Terça-feira, 15 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

O empresário e ex-prefeito de Ibititá, Cafu Barreto (PSD) demonstra sua força política por onde passa. E, no último final de semana,  lideranças dos municípios de Ibotirama e Morpará,na região oeste do estado,  receberam o pré-candidato a deputado estadual, que mantém seu compromisso de lutar pelo desenvolvimento da Bahia.

 “Primeiro, passamos por Ibotirama, onde fomos recebidos pelos vereadores,  Dr. Tavares, Arera Junior, Adeilton Cruz, a liderança feminina, Fatineide e o nosso amigo, o advogado Dr. Higor Guimarães”, contou.

Em seguida, Cafu Barreto visitou os distritos de Capim de Raiz e Santa Rosa, em Morpará. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Câmara, o vereador Cemir, a ex-prefeita e vereadora Nalva Pereira, os vereadores Keu Santos, Rogério Alves, a liderança política Adonilson Barreto, além de Arera Junior e Dr. Higor Guimarães.

— Essa acolhida calorosa que recebo em cada região, cada cidade e povoados que estamos visitando, nos fortalece e traz ânimo para enfrentarmos a pré-campanha com muita positividade — ressaltou Cafu Barreto.

O postulante a uma das vagas da ALBA - Assembleia Legislativa da Bahia, ainda prestigiou a terceira Cavalgada Feminina na localidade de Santa Rosa. “Agradecemos toda equipe organizadora, as mulheres da cavalgada, lideranças, amigos e amigas que nos receberam tão bem nesse bonito evento”, disse Cafu Barreto.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 14 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

O prefeito da cidade de Irecê, Elmo Vaz (PSB), ainda não decidiu se será candidato a deputado federal nas eleições de outubro. Ele foi convidado durante o útimo congresso do PSB pela presidente estadual do partido, Lídice da Mata, para entrar na disputa.

O primeiro-secretário do PSB baiano, Rodrigo Hita, elogiou Vaz e disse que a região de Irecê é extremamente importante para os planos políticos da legenda. “Elmo é um excelente nome, um grande prefeito e um grande quadro do PSB. Nós temos um dos melhores prefeitos da Bahia, grande nome. Esperamos a resposta dele”, resumiu Hita.

Elmo Vaz foi reeleito em 2020 com 56,21%, totalizando 20.427 votos. Ele derrotou Luizinho Sobral, que ficou em segundo lugar com 41,01% (14.903 votos).

Fonte: Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 14 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

O governador Rui Costa (PT) comentou, na manhã deste segunda-feira (14), sobre um tema polêmico do cenário político da Bahia nos últimos dias. De acordo com o petista, não houve nenhum pedido de João Leão (PP) para que ele renunciasse o cargo de governador e confirmasse a sua candidatura ao Senado.

“Ele (Leão) nunca me pediu isso e soaria muito estranho se ele me me pedisse. Quem colocou a mim e a ele nos cargos de governador e vice foi o povo da Bahia. Assim eu pretendo concluir o meu cargo até 31 de dezembro deste ano. Todas as vezes eu me coloquei à disposição de conversar sobre qualquer possibilidade para facilitar a composição do grupo”, afirmou.

Conforme apurou o bahia.ba, João Leão fechou acordo com ACM Neto e vai apoiar o carlista nas eleições de outubro. O vice-governador, inclusive, será candidato a senador na chapa do democrata.

Fonte: Com informações do site Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 11 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

Vice-governador João Leão - Foto: Reprodução

Após o anúncio do senador Jaques Wagner de que o PT terá candidato próprio ao governo da Bahia, o PP, um dos principais aliados dos petistas no estado, ameaça romper a parceria e até pular no barco do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), maior adversário do PT na eleição deste ano e favorito nas pesquisas de intenção de voto.

A sinalização pela quebra da aliança foi dada nessa quarta-feira, 9, pelo vice-governador da Bahia, João Leão, presidente do PP no estado. Ele se reuniu em Brasília com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente licenciado do PP, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), um dos cabeças do partido e aliado do presidente Jair Bolsonaro. Em caso de apoio a ACM Neto, o nome do próprio Leão é cogitado como possível candidato ao Senado.

Um arranjo inicial previa que o governador baiano, Rui Costa (PT), renunciasse ao cargo em abril para concorrer ao Senado, abrindo espaço para que João Leão completasse o mandato até o final do ano. Conforme anunciou Wagner, no entanto, Costa vai continuar no governo e não disputará a eleição, diante da decisão do senador Otto Alencar (PSD) de não concorrer ao Executivo estadual e focar em sua reeleição ao Senado pela chapa governista – o PSD compõe, ao lado de PT e PP, a tríade que dá sustentação política à gestão Costa. O PT cogita três nomes para a cabeça de chapa.

“Após as declarações do senador Jaques Wagner, em entrevista no início da semana, descumprindo alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia precisa refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano”, disse João Leão.

Fora o cenário em que se cogita compor a chapa de ACM Neto, Leão afirmou que seu partido pode ter candidatura própria ao governo baiano. Ele próprio vinha falando em se lançar à sucessão de Rui Costa. O vice-governador, contudo, não bateu o martelo e citou conversas com o governador e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Qualquer decisão que o PP venha tomar sobre nossos rumos no estado será alinhada com as nossas bancadas, e também passará por uma conversa com o governador Rui Costa e com o ex-presidente Lula. Trabalhamos muito pelo nosso estado e o legado do PP precisa ser respeitado, da mesma forma como temos nutrido respeito por todos os nossos aliados”, afirmou.

Há dezesseis anos no poder na Bahia, o PT terá na eleição de 2022 a mais dura a ser enfrentada pelo grupo hegemônico desde que assumiu o poder, em 2007. ACM Neto deixou a prefeitura com uma gestão bem avaliada e conseguiu a eleição do sucessor, o prefeito Bruno Reis, ainda em primeiro turno. Neto é herdeiro político do senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), cujo grupo político foi desbancado do poder na Bahia pelo petista Jaques Wagner na eleição de 2006.

Fonte: Revista Veja



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 11 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

Em reunião realizada ontem (10) com deputados do PT e pré-candidatos do partido ao governo da Bahia, foi definido o nome do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, como representante do partido e da chapa governista na corrida pelo Palácio de Ondina.

Além dele, após a desistência de Jaques Wagner (PT) e a negativa de Otto Alencar (PSD), ambos em concorrer à sucessão estadual, o secretário Luiz Caetano (PT) e a prefeita Moema Gramacho (PT) também eram cotados para encabeçar a chapa governista.

Agora à tarde, a executiva estadual do PT realiza uma reunião formal para chancelar o nome de  Jerônimo. Participaram do encontro de ontem´também o senador Jaques Wagner e o governador Rui Costa (PT) e os representantes das seis correntes petistas.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 10 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

O PP nacional avalia que dentre as alternativas que se apresentam para o vice-governador João Leão na sucessão baiana a mais proveitosa até agora é a do apoio à candidatura ao governo do ex-prefeito ACM Neto (DEM).

A outra seria a de encabeçar uma chapa ao governo com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), cujos índices de intenção de voto no Estado são sofríveis, e poderia custar um mandato de senador para o vice.

Os termos da negociação que Neto empreendeu ontem com Leão, em Brasília, aos quais a imprensa não teve acesso, estão sendo descritos pelos líderes nacionais do PP como “muito bons”.

Por isso mesmo, eles não acreditam mais em uma retomada da relação de Leão com o PT baiano, ainda que o governador Rui Costa (PT), como antecipou o site Política Livre, planeje deixar o governo de qualquer jeito, o que permitiria que o vice assumisse o comando do Estado por nove meses.

Se a renúncia de Rui ocorrer, Leão vai assumir a gestão, mas sem o menor compromisso com o PT e o grupo governista, disse ao site Política Livre a mesma fonte do PP nacional.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 08 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

Preterido pelo senador Jaques Wagner (PT) na composição da chapa majoritária, o presidente estadual e vice-governador da Bahia, João Leão (PP), vai desembarcar nesta terça-feira (8) em Brasília e deve ter um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio da Silva nesta quarta (9), conforme apuração.

Leão deve chegar às 16h, e terá um encontro com o ministro da Casa Civil e ex-presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. Uma das tratativas de Leão é justamente impor uma candidatura ao Senado Federal, na tentativa de ser agraciado de alguma forma na formação da chapa majoritária.

Nesta segunda-feira (7), sem aviso prévio aos pepistas, Wagner concedeu entrevista à Rádio Metrópole e disse, em "primeiríssima mão" - como ele mesmo disse -, que o governador Rui Costa iria ficar até o final do mandato. A declaração caiu como uma bomba no PP, pois havia a expectativa de Leão em assumir o governo estadual por nove meses. Inclusive, Rui Costa já se preparava para deixar o Palácio de Ondina. Já estava, inclusive, colocando seus pertences em caixas.

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 07 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

Luizinho sobral, ex-prefeito de Irecê, é pré-candidato a deputado federal, apoiado por  ACM Neto (União Brasil), pré-candidato a governador da Bahia. Os dois concederam entrevistas em emissoras de rádio de Irecê na tarde desta segunda-feira (07).

‘Não poderia recusar esse convite de ACM para representar a região de Irecê e a Bahia na Câmara Federal’, declarou Luizinho Sobral.

Candidatura própria do PT

Depois do anúncio da candidatura própria do PT, especulou-se, por exemplo, a possibilidade de rompimento do PP, que desembarcaria na chapa de ACM Neto, do União Brasil. Sobre o assunto,  ACM Neto falou que, no momento,  não há contato com o PP.

“Não existe diálogo aberto com o Progressistas  (PP), de João Leão. Mas se houver interesse da parte deles, podemos sim conversar”, explicou Neto.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

O pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (União Brasil) vai visitar nesta sexta-feira (4) quatro municípios baianos na região do Centro Sul da Bahia. A agenda do movimento Pela Bahia terá como destinos as cidades de Jussiape, Rio de Contas, Dom Basílio e Tanhaçu.

A primeira visita está marcada para as 11h, enquanto a última será às 20h. Em todas elas, Neto irá realizar encontros políticos com lideranças locais e estaduais.

Esta é a primeira agenda de visitas a municípios de ACM Neto no mês de março. Antes, a última edição do movimento Pela Bahia foi às cidades de Barra, Buritirama, Mansidão, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Ipupiara, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 02 de Março de 2022
ELEIÇÕES 2022

Foto: Divulgação

Com as discussões para saber quem será o candidato governista na disputa pelo Palácio de Ondina neste ano avançando, ACM Neto (UB) avaliou que não irá se apressar em anunciar sua chapa.

Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio, como Rui Costa tem até o dia 2 de abril para renunciar, caso queira se candidatar ao Senado. "Neto decidiu esperar até lá para ver como as peças serão montadas no lado contrário do tabuleiro”. Na avaliação do ex-prefeito de Salvador, sem nome ainda do Palácio de Ondina no páreo, quem deve ter pressa é o adversário.

A maioria dos líderes do União Brasil apoiam a decisão de Neto em esperar uma definição do governo para só depois decidir o seu futuro.

Fonte: Política Ao Vivo



Compartilhar no Whatsapp