Domingo, 01 de Novembro de 2020
Irecê

O número de casos confirmados da Covid-19 é de 2.405 em Irecê – Foto: Central Notícia

A Prefeitura de Irecê (BA) informou na noite deste sábado (31) o registro de 32 mortes decorrentes de complicações da Covid-19 na cidade.

Segundo o boletim, 183 casos estão ativos e existem 241 monitorados. Desde o início da pandemia, já foram realizados 11.122 testes, sendo 8.717 negativos. 2.405 casos já foram confirmados.

Ainda de acordo com a última atualização, 2.190 casos estão recuperados e 58 são investigados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia).

Fonte: Da redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Irecê

Foto: Reprodução/ Cultura e Realidade

A chuva que caiu em Irecê na tarde desta quinta-feira (29), mais uma vez alagou ruas da região central e de alguns bairros da cidade. Choveu cerca de 35 milímetros.

O forte volume de água causou dificuldades para motoristas, motociclistas e pedestres.

Em toda a região, chuvas isoladas têm sido registradas desde segunda-feira (29), depois de um pequeno período de estiagem.

Segundo previsão da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), há possibilidade de continuidade das chuvas neste final de semana para a região de Irecê.

Fonte: Da redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 06 de Outubro de 2020
Irecê

Foto histórica: Em pé, da D/E: Erik Machado, Solon Barreto (Secretário de Cultura), José Galdino de Sousa e Lizealdo Alcãntara. Sentados da D/E: Jackson Rubem, Jorge Galvão e Irajá Claudino. (Exceto Solon, os demais são membros da ALI.

Dia 28 de setembro de 2020, embaixo da quixabeira histórica, na Av. Tertuliano Cambuí, aconteceu a apuração dos votos para a nova diretoria da Academia de Letras de Irecê (ALI).

O evento começou com membro Irajá Claudino fazendo uma oração, seguindo sugestão do confrade ex-presidente da Academia, Erik Machado.

Em seguida ele passou a palavra para o ex-presidente Jackson Rubem que autorizou o início da apuração dos votos.

Duas chapas disputaram a eleição. A chapa 1 que tinha como candidato à presidência Jorge Galvão e a chapa 2 que tinha como candidato à presidência o confrade Jorge Galvão.

O resultado mostrou a chapa 1 como vitoriosa, tendo 8 votos. A chapa 2 teve 3 votos. Houve um voto em branco e três abstenções.

Nova diretoria

Diretoria atual até 2022:

Presidente: Jorge Galvão Dourado

Vice-Presidente: Jackson Rubem

Secretário:

1º Evilásio Machado, 2º Luiz Freire, 3º Neudon Bosco

Tesoureiro:

1º Lizealdo Alcântara, 2º Jose Galdino Rodrigues; 3º Erik Machado.

Conselho:

Pedro Correia de Sousa, Erik Machado, Neudon Bosco, José Galdino Rodrigues, José Honório, Irajá, Iça Nunes

Discursos:

Em seu discurso, o ex-presidente Irajá Claudino parabenizou o novo o presidente Jorge Galvão e desejou-lhe muito sucesso.

Discursaram também os ex-presidentes Erik Machado e J. Galdino. Ambos ressaltaram a importância da Academia perante a sociedade e desejaram uma boa administração para Jorge Galvão.

Por último falou o secretário de Cultura Solon Barreto, após ser convidado para empossar o novo presidente. Solon elogiou as qualidades do novo presidente e falou sobre sua atividade como secretário de cultura.

Além disso, Solon anunciou a criação de um centro de cultura em Irecê, já como certo, e a criação de uma praça do artesanato. Falou da possibilidade grande da Academia de Letras ter um espaço reservado para exposição de livros.

Jorge Galvão assina a ata de posse como presidente da Academia de Letras de Irecê.

Foi um evento bonito, descontraído, apesar de poucas pessoas presentes, devido ao coronavírus. O que importa é que foi bem representado.

Em seu discurso de posse, o novo presidente Jorge Galvão Dourado se comprometeu a dar continuidade ao evento de premiação de entidades, personalidades ou empresas que se destacam em Irecê.

Além disso, quer interagir os acadêmicos junto a crianças e jovens em bairros periféricos, para que os jovens recebam um incentivo a mais para continuarem estudando e produzindo seus textos literários.

Fonte: Ascom - ALI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 25 de Agosto de 2020
Irecê

Aglomeração em bar na cidade de Irecê

Um bar localizado em Irecê desrespeitou as regras impostas pelos órgãos de saúde e permitiu a aglomeração de várias pessoas, principalmente, na frente do estabelecimento. O registro foi feito no último sábado (22), à noite, por uma seguidora do Central Notícia nas redes sociais.

“E o que dizer dos frequentadores de bares em Irecê. Sábado, 22, início da noite. Me diz quem, além do garçom, tá de máscara?”, questiona.

No local, dá para perceber que existem diversas pessoas sem nenhum controle de distanciamento entre as mesas. Por conta disso (bares cheios, aglomerações e muitos clientes sem usar a máscara de proteção), a Prefeitura de Irecê voltou a decretar o toque de recolher, válido desde segunda-feira (24), das 20h às 05h.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê, a região já registrou 36 óbitos por causa da Covid-19, sendo 17 mortes em Irecê (veja aqui).  

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020
Irecê

Município também registrou 41 novos resultados positivos - Foto: Central Notícia

A prefeitura de Irecê, na região Norte da Chapada Diamantina, divulgou nesta quinta-feira (13) que a cidade registrou a 15ª morte causada pelo novo coronavírus. Segundo o boletim,  a vítima é um homem de 80 anos, morador do bairro Ginásio de Esportes, com histórico de diabetes e hipertensão. O paciente estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional Dr. Mário Sobrinho.

Desde o último boletim epidemiológico, foram 41 novos resultados positivos para pacientes que tiveram sintomas da doença. Com isso, o município chegou a 705 casos confirmados do novo coronavírus.

Deste total, 556 pacientes são considerados recuperados/curados, por terem passado pelo tempo de isolamento e deixarem de apresentar sintomas.

Até a publicação desta reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde aguardava o resultado dos testes de 146 casos em investigação na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia).

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
Irecê

Com o objetivo de proporcionar apoio emocional à comunidade escolar, o Grêmio Estudantil do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, no município de Irecê, criou, por meio das redes sociais, o projeto "Posso Ajudar?". A ideia é promover discussões que envolvam o tema, realizando palestras com profissionais específicos, bate-papos e lives, além de publicações de mensagens, músicas, filmes, documentários, depoimentos e textos. Os conteúdos são disponibilizados no Instagram (@posso.ajudar2  e @gremiounfe_cetep) e Facebook.

O estudante e idealizador do projeto, Guilherme Teixeira, 16 anos,  2º ano do curso técnico de nível médio em Edificações, falou sobre a proposta do projeto de alcançar o máximo de pessoas que precisem de ajuda. "Queremos motivar a vida de alguém que esteja precisando de ajuda, levando apoio emocional, entretenimento, ajuda e solidariedade aos espectadores. Além de assuntos de saúde, tratamos de cultura, música, artes e temas diversos. Temos 18 pessoas na equipe, entre colaboradores e orientadores, que se dividem em edição, produção, roteiro e redes sociais. Nosso propósito é crescer e alcançar um grande número de pessoas"

Para a estudante e colaboradora Késia Silva, 17, do 3º ano do curso técnico de nível médio em Administração, o projeto se torna necessário e relevante para o contexto vivido no momento atual. "Com todas essas mudanças que modificaram a nossa rotina em relação ao estudo, ao trabalho e aos intensivos cuidados de higienização e prevenção ao Coronavírus, percebemos esta necessidade de instigar discussões sobre variados temas, como as alterações psicológicas, sequelas do isolamento, depressão, ansiedade e saúde mental. Então, com a participação de psicólogos, terapeutas e neurologistas em debates e postagens de motivação, empatia e humanidade, o projeto vem ganhando bastante força", disse.

Segundo a professora de Geografia e orientadora do projeto, Fernanda Campos, a iniciativa ressalta o protagonismo estudantil no enfrentamento às dificuldades em tempos de pandemia. "Ao lado dos professores Carlos Ney e Joice Machado, fazemos com os estudantes reuniões virtuais para planejamento e avaliação das ações do projeto. O momento está sendo de grande relevância para todos os envolvidos nesta prática do bem, principalmente para este jovens de 15 a 17 anos. Vislumbro que estamos praticando algo na linha das metodologias ativas de aprendizagem, na qual o estudante é o agente co-responsável e responsável por seu processo de aprendizagem, por meio da participação efetiva e da autonomia construída e adquirida", detalhou.

Suspensão das aulas - As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e deverão ser repostas presencialmente a partir de um novo calendário escolar.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 30 de Junho de 2020
Irecê

A partir desta terça-feira (30), empresas de serviços não essenciais do comércio de Irecê começarão a abrir em um novo horário, às 12 horas. Conforme nota divulgada pela prefeitura, a medida válida por um período de oito dias, visa diminuir a circulação de pessoas no Centro Comercial, também por conta do fluxo maior em bancos e lotéricas pela manhã no início do mês.

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, anuncio a medida na tarde desta segunda-feira (29) em uma live transmitida pela página da prefeitura no facebook.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 29 de Junho de 2020
Irecê

A doação de mais 25 protetores faciais (Face Shield) para serem usados pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente na luta contra a Cavid-19 aconteceu no último dia 25, no prédio do IFBA, e foi realizada pelo professor do Campus Leonardo Ferreira. 

Os protetores foram entregues ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Irecê (SINTESSI), e estão sendo repassadas para diversas unidades de saúde da região.

Com isso chega a 233 protetores doados pelo IFBA desde o início do projeto.

Os equipamentos doados servirão como barreiras mecânicas contra respingos, diminuindo o risco de contaminação dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente naquele município no combate à Covid-19.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 26 de Abril de 2020
Irecê

O Campus Irecê, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), entra na lista das instituições que estão produzindo barreiras mecânicas contra respingos (Máscaras faciais) conhecidas como Face Shield. A ação, parte do projeto intitulado Face Shield for Life 3D, visa à produção desses equipamentos para aumentar a vida útil das máscaras utilizadas pelos profissionais de saúde, que estão na linha de frente nos hospitais, lutando contra o Covid-19. A fabricação é feita de forma colaborativa e voluntária de Makers, com impressoras 3D, por profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e colaboradores em diversas áreas.

A participação do Campus Irecê partiu de um convite da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado da Bahia, ao Diretor-Geral, Jeime Andrade. A secretaria disponibilizou a impressora 3D para realização das atividades. A intenção é fornecer gratuitamente os EPIs fabricados em impressoras 3D para os profissionais de saúde da rede pública do Estado da Bahia. Com esse equipamento é possível ampliar o campo de proteção em procedimentos médicos.

Além da parceria com a SECTI, o campus conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretaria de Educação (SEC) do Estado da Bahia, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê e da Prefeitura Municipal de Irecê.

No Campus Irecê o projeto está sendo coordenado pelo professor Raphael Cardoso, com a colaboração dos servidores Reginey Barbosa, Gustavo Falcão da Silva, Leonardo de Jesus, Silvia Garcez, Iza Souza, Carlos Vinícios Almeida, Bruno Luiz Lemos e Deiky Lorhan Monteiro.

Raphael destaca que “a realização do projeto traz a oportunidade do IFBA Campus Irecê contribuir ativamente na luta contra a pandemia do novo Coronavírus que assola o mundo atualmente. Sendo assim, através desse ato de solidariedade, a instituição proporcionará melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde da nossa região no combate à pandemia”. “Eu me sinto grato e feliz em poder contribuir de alguma maneira nesse momento em que é preciso unir forças para o bem de todos. Espero que a nossa atitude possa ajudar direta e indiretamente muitas pessoas na nossa região”, conclui o docente.

Após sua impressão, os dispositivos passam por processo de higienização e são entregues às Unidades de Saúde. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), é responsável por coordenar a distribuição nas Unidades Hospitalares do sistema público.

Entrega feita no Hospital Regional de Irecê

A entrega do primeiro lote de impressões foi feita hoje, 20, no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Foram entregues 26 máscaras, que serão usadas nessa unidade de saúde. A direção do hospital agradeceu a doação e reconhece que veio em boa hora. "Em nome do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce,  agradeço a doação das  máscaras face shield pelo IFBA Irecê. No cenário atual é um equipamento de proteção individual de grande importância para proteger os nossos colaboradores em suas atividades junto à assistência ao paciente, colaborando com a segurança de todos", explica Celso Rangel Júnior, líder geral do Hospital Regional de Irecê.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 15 de Abril de 2020
Irecê

Através de exame de um teste rápido fornecido pelo Ministério da Saúde, Irecê registrou nesta terça-feira (14) o primeiro caso confirmado de Covid-19. O paciente é um homem, que reside em Irecê, mas que esteve recentemente em Manaus - AM.

A Prefeitura de Irecê informou por meio de nota divulgada no Facebook, que, no momento, o paciente e a família estão em isolamento domiciliar e as pessoas com quem tiveram contato estão sendo identificadas e monitoradas.

A Secretaria de Saúde local ressalta a necessidade dos cuidados de higiene e prevenção, e pede que as pessoas só saiam de suas residências em caso de extrema necessidade.

Matéria relacionada:

Sem coronavírus: Até o momento, Irecê tem 19 casos descartados após exames no Lacen

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp