Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020
Notícias

Após receber denúncias relativas à poluição sonora praticada em estabelecimentos comerciais, residências e veículos no município de Presidente Dutra, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez uma série de recomendações à prefeitura da cidade. O objetivo é fazer com que a administração pública fiscalize eventos, festas e outras atividades que emitam sonorização de qualquer espécie, com ações da polícia para coibir excessos e punir os infratores.

A lista de recomendações inclui a integração de procedimentos de autorização para construção e/ou de alvarás para o funcionamento das atividades sonoras; exigência de licença ambiental emitida pela secretaria; notificação de igrejas, empreendimentos industriais, comerciais e recreativos em funcionamento para que obedeçam às normas de licenciamento, dentro do prazo de 10 dias após o recebimento desta recomendação; fiscalização imediata desses espaços e implantação de um sistema de fiscalização para coibir a poluição sonora, a partir de medidores de ruídos devidamente aferidos; e solicitação de apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil para que cumpram as diligências necessárias.

O Ministério Público fixa o prazo de 30 dias para que a prefeitura informe quais providências foram adotadas. Caso o Poder Público ignore a recomendação, o órgão fiscalizador alerta que medidas judiciais e extrajudiciais podem ser tomadas para garantir a prevalência das normas de proteção ao meio ambiente.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020
Notícias

Professor de História e irmão do vereador Murilo França Paiva Silva - o Murilo do Asa Sul - , Alan França Paiva Silva ganhou um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Rui Costa. Em agosto de 2018, Alan França foi afastado da prefeitura de Irecê pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por suspeita de nepotismo na gestão do prefeito Elmo Vaz (PSB.

Na SDR, o historiador foi nomeado Coordenador Técnico, símbolo DAS-2D, da Diretoria Operacional, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020
Região

Um homem identificado por José Euclides de Souza, o Rá, morreu no final da tarde dessa segunda-feira (27), após entrar em confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido), no município de Canarana, região de Irecê.

A polícia disse, em nota, que uma guarnição fazia rondas na comunidade Umburana do Querer, interior do município, quando avistou um homem a bordo de uma motocicleta. Ao tentar abordá-lo, anunciando a ordem de parada, o condutor evadiu-se do local em alta velocidade, diz a PM.

Ainda segundo a PM, e equipe fez o acompanhamento tático do motociclista em fuga e em certo momento, ele colidiu a motocicleta contra uma cerca e caiu no chão, sendo que ato contínuo sacou uma pistola calibre 9 mm, e efetuou vários disparos contra a guarnição, que para repelir a injusta agressão também efetuou disparos de arma de fogo.

Na troca de tiros, o suspeito foi baleado. Em seguida, ainda de acordo com a PM, ele foi socorrido à unidade de saúde do município, mas não resistiu e morreu.

Com ele, a polícia apreendeu uma pistola calibre 9 mm, marca HK, numeração 1465 e uma moto marca Honda, modelo Titan 150, cor vermelha, placa  FFY-2950.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp









Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020
Artigo

Diariamente somos surpreendidos com notícias de suicídio. Em todo o mundo, aproximadamente 800.000 pessoas morrem por suicídio a cada ano, representando 1,5% de todas as mortes e é a principal causa entre pessoas de 15 a 24 anos de idade.

De acordo com estudos recentes do Jornal Inglês de Medicina, as taxas de suicídio têm aumentado nas Américas; nos Estados Unidos, por exemplo, subiram 1,5% ao ano desde 2000. Fatores de risco foram investigados na população. Além disso, fatores predisponentes e eventos precipitantes foram examinados. Cada um pode ser mediado por características genéticas, psicológicas e de personalidade. Fatores individuais, particularmente distúrbios psiquiátricos, têm o efeito mais forte no suicídio.

A depressão bipolar, distúrbios do espectro da esquizofrenia, transtornos por uso de substâncias, epilepsia e lesão cerebral traumática aumentam a probabilidade de suicídio em aproximadamente 3 vezes. Há também fatores predisponentes, que incluem tentativa prévia de suicídio, abuso sexual na infância, histórico familiar de comportamento suicida e perda dos pais por suicídio na primeira infância. Portanto, fatores predisponentes e precipitantes juntos são considerados decisivos nas mudanças psicológicas, o que inclui se sentir sozinho, sem esperança, o que leva ao isolamento social.

Desse modo, estratégias de prevenção ao suicídio devem ser utilizadas a fim de evitar o pior. Em todo o mundo, o enforcamento é responsável por aproximadamente 40% mortes por suicídio, e os pesticidas são responsáveis por 14 a 20%. As restrições a pesticidas foram avaliadas em 16 países e proibições de venda foram associados com reduções de suicídios no Sri Lanka, Bangladesh e Coréia do Sul. Porém, essas medidas por si só não são suficientes.

Fica evidente que a pessoa com ideação suicida necessita de apoio, de ser enxergado, seja no seu leito familiar ou no seu convívio social diário. Alguns sinais podem ser demonstrados mas, infelizmente, não são percebidos pela maioria das pessoas. Cabe-nos não julgar ou menosprezar o sentimento alheio e sempre ofertar o abraço e o ombro amigo para ajudar. Ajude! Oriente! Em suma, diante de uma sociedade conturbada e imersa em inversões de valores, cuidar da nossa saúde mental é imprescindível. Do contrário, corpo e mente estarão em curto-circuito.

Tiago Nunes é médico e escreve para o Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020
Publicidade

Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020
BRASIL

Inicialmente programadas para terem início nesta terça-feira (28), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) foram suspensas pelo Ministério da Educação na segunda-feira (27). O ministério ainda não estipulou nova data.

A decisão foi tomada após o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região suspender a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o MEC, o cronograma do Sisu e o do Prouni, ambos programas de acesso à educação superior, só serão divulgados após uma decisão final da justiça.

O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior. Já o Prouni oferta bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Mas ambos utilizam notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como foi comprovada a falha na correção de algumas provas do Enem, a justiça atendeu o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de suspender a divulgação dos resultados do Sisu. A ideia é não comprometer a transparência e a lisura do procedimento que dá acesso às vagas, seja de um programa, seja de outro.

Segundo a DPU, em seu pedido, a revisão das notas pode provocar alteração nos resultados finais de todos os candidatos. E essa alteração, ainda que de décimos, pode ser a diferença entre conseguir ou não a vaga pretendida.

O MEC, no entanto, vai disponibilizar aos estudantes a consulta de bolsas do Prouni, uma vez que se trata apenas de uma informação. Com isso, a consulta das mais de 251 mil bolsas relativas ao processo seletivo 1/2020 já está aberta.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
Central

A Polícia Civil de Central tomou conhecimento na manhã desta segunda-feira (27) acerca de possível maus-tratos sofridos por um animal no dia 24/01/2020, em uma propriedade rural. De imediato foram tomadas todas as medidas cabíveis, tendo sido instaurado procedimento policial para investigar o caso.

Após as diligências, verificou-se que tratava-se de um cachorro, sem raça definida, conhecido por “Bezerro”, pertencente a uma família da cidade, o qual foi lesionado no pescoço, por um indivíduo de iniciais D.O.R., de 38 anos. Segundo a apuração, o autor teria usado um instrumento corto-contundente (tipo facão) contra o animal, pois este estaria invadindo sua propriedade. “Bezerro” foi levado para uma clínica veterinária e passou por cirurgia.

Circularam em redes sociais vídeos e imagens do ocorrido, tendo este fato tomado grande repercussão midiática. Ressalte-se que a Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA-BA) está acompanhando essa situação de maus-tratos, bem como outras que já ocorreram neste município. A Delegacia Territorial de Central está atenta a casos como este e exercerá seu papel em defesa da proteção animal.

Fonte: Polícia Civil/ Delegado Michael Alves



Compartilhar no Whatsapp