O guitarrista da banda do cantor de reggae Edson Gomes, Antônio Ramos de Oliveira, de 64 anos, teve uma parada cardíaca em cima do palco, antes do início de um show, em João Pessoa (PB), na noite do último sábado (24). Poucas horas depois, em Campina Grande, na madrugada de domingo (25), o cantor e equipe foram assaltados após uma apresentação. Os shows fazem parte da turnê de comemoração aos 50 anos de carreira do artista.
O show de João Pessoa, que aconteceu no Clube Cabo Branco, foi o primeiro da noite. De acordo com o G1 Paraíba, quando a banda estava preparada para começar, o guitarrista teve uma parada cardíaca em cima do palco. Pessoas que estavam na plateia ajudaram no socorro até a chegada do Samu.
O músico foi levado para a UPA Oceania e transferido, na tarde deste domingo, para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo a unidade de saúde, ele está internado na área vermelha do hospital, entubado e em estado grave.
O G1 local tentou entrar em contato com a equipe do artista por telefone, mas não obteve resposta. O Clube Cabo Branco também foi procurado, por mensagens de aplicativo, mas até o momento não respondeu o contato.
Ainda conforme a publicação, Edson Gomes seguiu com o show em João Pessoa e depois foi cumprir agenda em Campina Grande, no Jardins Club. Na saída da apresentação, quatro homens armados abordaram a equipe e anunciaram o assalto, levando uma quantia em dinheiro, conforme informações da Polícia Militar. A quantia levada não foi especificada.
Fonte: Augusto Urgente
As 33 famílias do quilombo Velame, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, estão sendo afetadas com agrotóxicos aplicados, até duas vezes ao dia, em monocultivos de fazendas de cebola próximas ao local. Essa aplicação acontece com maior intensidade entre os meses de outubro e fevereiro.
“Não tem como dormir à noite. O cheiro é muito forte, dá dor de cabeça”. “Mesmo com a porta fechada, entra aquele fedor em casa”. “A gente fica zonzo, sente arder o olho, os lábios, como se fosse pimenta”. “Eu devo ter alergia, porque sempre que vem esse cheiro passo mal, vomito, fico de cama”. Esses são alguns dos depoimentos dos quilombolas. As famílias relatam ainda coceira, espirros, dores de cabeça, vômitos e até mesmo dificuldade no cultivo orgânico.
Os pesticidas geralmente são aplicados ao nascer e ao pôr do sol. A Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola. Contudo, a legislação brasileira não estabelece uma distância mínima para os casos de pulverização terrestre de agrotóxicos.
Entre os 10 princípios ativos mais pulverizados em Morro do Chapéu estão os inseticidas Metomil, classificado como altamente tóxico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Clorfenapir, considerado perigoso para o meio ambiente. A lista de agrotóxicos foi obtida em 2019 a pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), que solicitou uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) para apurar indícios de contaminação no município e em outros nove da microrregião de Jacobina (BA).
O MPBA constatou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não monitorava a presença de pelo menos dois agrotóxicos na água que abastece a região: Mancozebe (“suspeita-se que prejudique a fertilidade ou o feto”, segundo a bula) e Permetrina, considerado muito perigoso para o meio ambiente. A Embasa afirmou que seus resultados de análises de agrotóxicos apresentam valores abaixo dos permitidos pela legislação vigente, o que “não caracteriza risco à saúde da população”.
Nos últimos cinco anos, Morro do Chapéu registrou apenas 39 incidentes de intoxicação exógena por agrotóxicos – quando a absorção ocorre por pele e mucosas, via respiratória ou digestiva. O município tem 0,26% da população da Bahia, mas em 2020 concentrou 13,6% de todos os episódios contabilizados no estado, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Os indícios de subnotificação na região são enfatizados pelo MPBA e se repetem nos demais territórios visitados. A Associação Comunitária dos Agricultores Remanescentes de Quilombo do Velame orienta os moradores a procurarem uma unidade de saúde assim que percebem os primeiros sintomas de intoxicação. “A tontura, ardência nos olhos, dor de cabeça, dura de 15 a 30 minutos. As pessoas sabem que vai passar e não procuram um médico”, explica a entidade.
Fonte: Projeto Colabora
Considerada a capital da Chapada Diamantina, Seabra, celebrou nesta quinta-feira (22), mais uma importante inauguração. Foi entregue pelo Estado da Bahia, a Unidade de Beneficiamento de Derivados da Mandioca para a Associação Comunitária Povoado Riacho das Palmeiras, localizada na comunidade de Riacho das Palmeiras.
O equipamento foi totalmente reformado, proporcionando a 20 famílias de agricultores e agricultoras familiares um local mais adequado para o trabalho de beneficiamento da mandioca. Na unidade serão produzidos 18 tipos de produtos, a exemplo de beijus, bolos e sequilhos, dentre outros.
O presidente da Associação, Mauro Sérgio de Oliveira, agradeceu pela unidade e falou sobre a importância desse equipamento para a comunidade. “Iremos ver o nosso povo trabalhando mais, gerando renda e comercializando nossos produtos para outras regiões”.
Foram investimentos mais de R$ 338 mil na Associação, investidos na reforma da unidade de beneficiamento, aquisição de equipamentos e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os recursos são provenientes do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
A ação visa apoiar a inclusão social, geração de emprego e renda e segurança alimentar e nutricional para agricultores e agricultoras da comunidade, bem como a qualificação técnica com a promoção de treinamentos, cursos e oficinas referentes ao tema e à sustentabilidade socioeconômica dessas famílias, a partir da produção e fornecimento de alimentos derivados da mandioca.
Outras entregas
Ainda no município de Seabra, a comunidade de Prata de Baixo foi contemplada com a aquisição de equipamentos e um caminhão equipado com baú, para o apoio à logística da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca e na cozinha comunitária.
A ação beneficia cerca de 35 famílias que fazem parte da Associação e trabalham também com produção de polpas de frutas. As famílias recebem ainda o serviço de ATER, prestado por meio do projeto Bahia Produtiva. No total, estão sendo investidos mais de R$ 350 mil, para qualificar o beneficiamento da mandioca, produzindo beijus, bolos, sequilhos, entre outros, gerando mais emprego e renda e promovendo segurança alimentar e nutricional de agricultores e agricultoras.
Fonte: Com informações de assessoria.
E não tem descanso para o candidato a deputado estadual, Cafu Barreto. Após uma grande maratona de compromissos na última semana, Cafu continua cumprindo agenda, visitando os municípios e participando de encontros e eventos políticos.
Em Barra, foi recebido por Paulinho do Destak, e, ao lado dos vereadores Neide do Destak, Socorro e Vadu, caminhou pelas ruas da cidade, onde dialogou com a população e conheceu as necessidades e anseios do povo. Logo após, participou do comício do Time de Lula, ao lado do governador Rui Costa e outras lideranças do estado.
Em Buritirama, Cafu se encontrou com o vereador Ari do Caminhão e outras lideranças, e visitou a Associação de Moradores do povoado de Boca do Saco.
A terceira cidade que o candidato visitou nesta semana foi Mansidão, onde esteve com os vereadores Denis Messias e Cristina Rocha, em importante encontro com lideranças.
A correria desta semana terá um fechamento com chave de ouro, isso, porque no próximo sábado, 24 de setembro, acontecerá o maior evento da campanha de Cafu Barreto. Em Irecê, a partir das 14h55, uma mega carreata, que contará com a presença de lideranças e apoiadores de todos os cantos do estado, promete parar a cidade e ser uma das maiores da história da região.
O evento será finalizado em frente ao Comitê Central do candidato, na praça das rádios, e deverá reunir uma multidão, deixando ainda mais evidente a força de Cafu.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
O governo da Bahia decidiu suspender as atividades do SineBahia de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, que é gerida pela prefeita Juliana Araújo (PL), integrante da oposição ao grupo governista e apoiadora de ACM Neto (União Brasil).
A medida prejudica trabalhadores de Morro do Chapéu e também do entorno, em especial aqueles que atuam no parque eólico. O município tem se tornado, nos últimos anos, um importante polo de produção de energia eólica no estado, atraindo diversos investimentos e ampliando a geração de emprego.
Em ofício enviado à Superintendência do Desenvolvimento do Trabalho à gestão municipal, o governo alega problemas estruturais, mas aliados da prefeita dizem que a suspensão do SineBahia foi uma perseguição do governo, uma vez que Juliana Araújo é desafeto do governador Rui Costa (PT).
Aliados da prefeita apontam que uma das questões é que o governo deu apenas 24 horas de prazo para fechamento da unidade após ter enviado o ofício. Além disso, dizem que esta é a segunda vez recente que o governo adota uma medida de perseguição.
O momento anterior foi no mês passado, quando o governo exonerou o comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, capitão Costa Neto, e o delegado Marcos Edmundo Pina, que atuam na região e são muito ligados à prefeita.
Durante o período de interrupção das atividades, o governo ainda orienta que os trabalhadores do município que estiverem em busca dos serviços de intermediação de mão de obra, seguro desemprego e emissão de carteira de identidade deverão procurar as unidades do SineBahia nos municípios de Jacobina e Irecê.
Com isso, os maiores prejudicados serão os trabalhadores, pois as duas cidades ficam distantes de Morro do Chapéu em torno de 80 quilômetros, o que vai exigir um grande deslocamento e aumentar o custo para as pessoas que buscam o serviço de intermediação de mão de obra.
Fonte: Informe Baiano
As vagas estão distribuídas por unidades de ensino do Instituto Federal da Bahia em 21 municípios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de sistema online até o dia 11 de novembro.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para ingresso no ano letivo de 2023 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ProSel 2023) na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio. No total, estão sendo ofertadas mais de 5 mil vagas distribuídas por 21 cidades baianas que contam com campi do Instituto.
Nesse processo o Campus Irecê oferta vagas na forma integrada (não ofertamos vagas no forma subsequente), sendo 150 no total, distribuídas entre os cursos de Biocombustíveis (50), Eletromecânica (50) e Informática (50).
DOS CURSOS INTEGRADOS - O ProSel 2023 para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano) e a seleção é classificatória e continuará sendo por meio de Análise de Histórico Escolar.
Para fazer a inscrição para os cursos da forma integrada, o(a) candidato(a) deve apresentar notas e documento escolar do 6º, 7º e 8º ano do fundamental, de Português, Matemática, História e Geografia.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas por meio digital entre os dias 19 de setembro e 11 de novembro de 2022, no período definido no cronograma do Edital ProSel 2023 – Cursos Integrados, para cursos dos campi Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. A inscrição poderá ser feita, exclusivamente, no prazo específico definido no edital, por meio do sistema online de inscrição no ProSel 2023, disponível no site de endereço eletrônico https://prosel.ifba.edu.br.
Para realizar a inscrição no processo seletivo é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema de inscrição.
Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível na página do Processo Seletivo no Portal do IFBA.
Fonte: Ascom - IFBA Irecê
Na manhã dessa segunda-feira (19), um jovem de 23 anos, suspeito de roubo, foi preso durante uma fiscalização a um ônibus de turismo, na BR-242, no município de Seabra, região da Chapada Diamantina.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ação aconteceu no Km 408, com foco no combate à criminalidade. O homem estava com mandado de prisão aberto emitido em 29/07/2022 pela 2ª Vara Mista de Cuité (PB). Não há mais detalhes sobre o crime.
Ainda conforme a PRF, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil competente.
Fonte: Da Redação
Os deputados federais Félix Mendonça Júnior (PDT) e Marcelo Nilo (Republicanos), desafetos há anos, trocaram agressões verbais no Aeroporto de Salvador na manhã desta terça-feira (20). Mendonça teria chamado Nilo de “filho da put*” e Nilo teria reagido atirando o celular, que atingiu a perna do deputado Adolfo Viana (PSDB).
Segundo uma fonte do Política Livre, Nilo também fez menção de dar um soco e um pontapé, mas errou o alvo, acertando o deputado estadual Tiago Correia (PSDB).
Além deles, outros parlamentares aliados do ex-prefeito ACM Neto (União) estavam no local. Neto viajou a Brasília para se reunir com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
Fonte: Política Livre
Garis, coveiros e operadores de raios X devem ter direitos reconhecidos devido à insalubridade no município de Utinga, na Chapada Diamantina. A informação é do prefeito Joyuson Vieira (PSB).
Ancorado legalmente pela Emenda Constitucional 120/2022, que estabeleceu os direitos insalubridade para Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, o gestor envia Projeto de Lei ao Poder Legislativo para instituir os mesmos direitos para as categorias municipais.
Segundo a gestão municipal, o vice-prefeito Átila Karaoglan (PSDB), que é advogado, contribuiu para a análise jurídica que viabiliza o benefício justo para quem realmente trabalha em atividades insalubres em Utinga.
Fonte: Com informações de assessoria.
Na sessão de quinta-feira (15/09), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram denúncia apresentada contra o ex-secretário de saúde do município de Seabra, Leandro Athayde de Souza, em razão de irregularidades nas contratações diretas de Antônio Costa dos Santos e Josenar Ferreira de Souza – através de diversas dispensas de licitação – nos exercícios de 2017 e 2018. Os contratos tinham por objeto a locação de um automóvel no modelo Spin, no valor total de R$56 mil, bem como de um ônibus para transporte de pacientes.
O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-secretário – ordenador de despesas do Fundo Municipal de Saúde –, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Ele ainda foi punido com multa de R$3 mil.
Em relação ao credor Antônio Costa dos Santos, a denúncia revela que foram realizadas sete contratações diretas, cada uma delas no valor máximo de R$8 mil, de modo a fundamentá-las no inciso II do artigo 24 da Lei de Licitações. Já no caso de Josenar Ferreira de Souza, foram identificadas a realização de quatro dispensas de licitação, todas dentro deste limite.
Para o conselheiro Fernando Vita, a similitude dos objetos contratados, através de procedimentos de dispensa de licitação, indica a presença da irregularidade descrita na denúncia de fragmentação de despesas. Além disso, a alegação do ex-secretário acerca da emergência administrativa – a qual sequer foi comprovada no processo –, não é hábil a desconstituir a irregularidade, pois a aparente urgência da contratação não possibilita ao gestor exceder os limites legais para contratação.
O Ministério Público de Contas, por meio da procuradora Camila Vasquez, se manifestou pela procedência da denúncia.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM-BA
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...