Foto: Eudes Benício/GOVBA
Cerca de 60 ônibus que fazem parte da rede de transporte público na cidade de Barcelona, na Espanha, são movidos a hidrogênio verde. A Bahia tem projetos em andamento para a geração desse tipo de energia limpa e, nesta segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues foi conhecer uma planta de produção, armazenamento e distribuição, onde os veículos são abastecidos.
A unidade, localizada no distrito de Sants-Montjuic, foi instalada pela Iberdrola, holding espanhola do ramo de produção, distribuição e comercialização de energias renováveis. A planta visitada pela comitiva baiana já tem mais de quatro anos de funcionamento e é a primeira da Espanha voltada para veículos do transporte público.
O delegado institucional da Iberdrola na Cataluña, Andrés Carasso, recepcionou o governador e apresentou as instalações da planta. No abastecimento dos ônibus, o hidrogênio verde é medido em quilos e, com 18 quilos do produto, os veículos conseguem percorrer cerca de 200 quilômetros.
Além do governador, a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida; e o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE, Paulo Guimarães, participaram desta agenda. Também acompanhou os encontros uma delegação baiana do Senai/Cimatec, formada por Walter Pinheiro, relações corporativas e governamentais; Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação e reitor do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia; e José Luis Gonçalves de Almeida, gerente executivo e coordenador de programas.
Tecnologia a favor do desenvolvimento
Depois do hidrogênio verde, a agenda governamental seguiu no campo tecnológico com uma reunião entre a comitiva baiana e lideranças da empresa Satellogic, companhia argentina que desenvolve tecnologia em satélites para monitoramento geoespacial. O governador avaliou a possibilidade de estudos, em colaboração com o Senai/Cimatec, para estabelecer possíveis parcerias entre o Governo do Estado e a empresa para utilização da tecnologia, do monitoramento e geração de imagens oferecidos pela Satellogic.
“Nós estamos aqui, primeiro, para entender que tipo de serviço podemos fazer em parceria com a Satellogic. Eles lançam os satélites e, da Órbita, mandam informações de um estado, de um país, de uma empresa, para, por exemplo, monitorar incêndios ou acompanhar obras em estradas. Vamos estudar o que podemos contratualizar para a Bahia e, também, se há condições deles instalarem uma unidade de produção de satélite no estado”, adiantou Jerônimo.
Hidrogênio verde na Bahia
Para fortalecer a posição da Bahia na transição para uma economia de baixo carbono, o Governo do Estado lançou o Atlas do Hidrogênio Verde durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, em dezembro do ano passado. O H²V Atlas Bahia é fruto de uma parceria entre o governo estadual e a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), sendo o primeiro do mundo, o que destaca o potencial do estado na produção de energia limpa, consolidando-o como referência global no setor de energias renováveis. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso da Bahia em promover práticas sustentáveis e preservar seus ecossistemas.
Paralelamente, a parceria entre o Governo e a Unigel – referência na produção de fertilizantes – é outro marco significativo no avanço rumo à economia de baixo carbono. A primeira etapa do projeto de implantação de uma planta de produção de hidrogênio verde em Camaçari já está em construção e conta com investimento de US$ 120 milhões e com a tecnologia de eletrólise de alta eficiência da alemã Thyssenkrupp Nucera.
A iniciativa posiciona a Bahia como protagonista na produção de energias limpas, bem como impulsiona a economia local e regional. A produção da Unigel inclui, também, a utilização da amônia verde como combustível, em especial por navios graneleiros e porta-contêineres.
Fonte: Gov Bahia
Foto: Divulgação
Mais um importante passo está sendo dado em prol do exercício da gestão democrática na rede estadual de ensino da Bahia. Até o dia 6 de março, os alunos poderão participar da eleição de líderes e vice-líderes estudantis para o ano letivo de 2024. A proposta da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é promover o empoderamento juvenil - contribuindo para a manutenção do clima colaborativo na escola - e a representação dos estudantes junto à gestão participativa das unidades escolares.
A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, fala sobre o impacto desta vivência para os estudantes. “Acreditamos que os nossos estudantes são os protagonistas do espaço escolar, que é um lugar de formação integral porque quando incentivamos que eles participem de um processo de eleição estamos ensinando sobre cidadania. São jovens mais comprometidos não só com a sua realidade, mas com a comunidade, com a política. Precisamos estar cada vez mais disponíveis à escuta e entender quais são as suas demandas, bem como fortalecer o espaço onde eles queiram estar para fortalecer os sonhos individuais e coletivos”.
Atribuições - Além de serem o elo entre colegas, professores e gestores da unidade de ensino, os líderes de classe têm, entre as principais atribuições, buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias; estimular o bom relacionamento da classe, através do diálogo; elaborar um plano de ação que contemple as necessidades da unidade escolar, visando melhorias no processo de ensino e aprendizagem; e estabelecer contato permanente com os demais líderes para a troca de experiências e preposições para o fortalecimento do processo educativo, entre outras prerrogativas.
Nos dias que antecedem as eleições, estudantes que lançaram suas candidaturas se mobilizam ativamente, dinamizando o ambiente escolar. Este é o caso do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, localizado em Feira de Santana, onde Paloma da Silva, 15 anos, e Heitor Martins, 16, almejam ser eleitos como líderes de classe. “Ser líder é ter responsabilidade de ser exemplo e auxiliar a classe, sempre representando os estudantes e dando assistência a todos da turma, sendo sempre acolhedor e incluindo todos”, ressalta Heitor. Já Paloma considera que é um cargo que exige muitas responsabilidades e qualidades, das quais ela se identifica e acredita estar preparada para o desafio.
Cronograma - O cronograma da eleição está dividido em quatro etapas. Entre os dias 26 de fevereiro e 6 de março é realizada a eleição de líderes de classe para a escolha de cada representante por turma, em todas as unidades escolares, nas sedes e anexos, e modalidades de ensino. A partir do dia 7 a 15 de março, cada unidade de ensino escolherá uma data para a realização da eleição de líderes escolares. Após esses dois processos, serão iniciadas as etapas Municipais, entre os dias 18 e 22 de março, e Territoriais, de 25 a 28 de março, que são conduzidas pelos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Nesses dois últimos períodos, a eleição é feita de forma on-line, por meio de reuniões no Google Meet, quando os candidatos apresentam suas plataformas, e através de formulários do Informs.
Fonte: Ascom - SEC/BA
Segurança do Trabalho é um dos cursos que serão ofertados – Foto: Reprodução
Em 2024, o Senac abre as portas para a oferta de cursos técnicos em oito cidades baianas. A iniciativa faz parte de uma estratégia socioeconômica para inserção rápida no mercado de trabalho e especialização prática dos baianos. São mais de 300 vagas em títulos dos segmentos de gestão, tecnologia da informação, segurança e saúde. Entre as vagas disponíveis, estão aquelas destinadas às bolsas de estudos de 100% do PSG (Programa Senac de Gratuidade).
Todos os cursos técnicos do Senac estão alinhados com áreas de alta demanda no mercado de trabalho. Para essa programação estão abertas as turmas de Desenvolvimento de Sistemas, Computação Gráfica, Administração, Logística, Segurança do Trabalho, Estética e Podologia. As aulas começam entre março e junho, com opções nos turnos matutino, vespertino e noturno.
"O Senac está comprometido em proporcionar uma educação técnica de alta qualidade, alinhada com as demandas do mercado de trabalho. A expansão para essas oito cidades baianas reforça nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento das diversas regiões da Bahia, capacitando os estudantes com competências práticas, conhecimentos especializados e com espírito empreendedor", afirmou Ana Rita Andrade, diretora interina do Senac Bahia.
Curso inédito – Pela primeira vez, as cidades de Alagoinhas, Amargosa, Irecê e Santo Antônio de Jesus recebem um curso técnico parte do PSG – as bolsas são para pessoas com renda per capita por família de até 2 salários-mínimos. As inscrições são presenciais, por ordem de chegada e o candidato precisa estar em mãos com RG/CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade – original e cópia. Confira as vagas disponíveis no site www.ba.senac.br/psg.
Além desses municípios, Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista seguem com uma programação de referência em cursos de gestão e tecnologia da informação – para essas cidades são ofertados os cursos de computação gráfica, desenvolvimento de sistemas, logística, administração e segurança do trabalho. Confira todas as informações no site https://mkt.ba.senac.br/cursos-tecnicos-2024 ou entre em contato pelo whatsapp (71) 3186-4000.
Fonte: Ascom - Senac/BA
Foto: Divulgação
A prefeitura de Morro do Chapéu intensificou as ações de combate à epidemia de dengue no município após um surto da doença ser constatado. Desde o surgimento dos primeiros casos, a gestão de Juliana Araújo (PL) iniciou uma verdadeira força-tarefa, com agentes comunitários realizando o trabalho de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, e ampliando o atendimento hospitalar na região.
De 1º de janeiro até o último sábado (17), Morro do Chapéu contabilizou 480 casos prováveis de dengue. É notável o aumento progressivo de casos suspeitos ao longo do tempo: 71 na quarta semana epidemiológica deste ano, 100 na quinta semana e 136 na sexta semana. No período de 12 de fevereiro até o último domingo (18), seis pessoas apresentando sintomas de dengue foram internadas no Hospital São Vicente de Paulo.
Atualmente, os casos continuam sendo considerados como suspeitos de dengue devido à necessidade de envio das amostras laboratoriais para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o que pode levar até 15 dias para obter os resultados. Portanto, são registrados todos os pacientes que procuram as unidades de saúde com sintomas clínicos de dengue e recebem diagnóstico médico. Como resultado, é possível que os dados epidemiológicos atuais aumentem nas próximas semanas à medida que mais casos sejam confirmados.
Com o intuito de promover ações eficazes de combate à dengue no município, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) estão percorrendo diversas ruas, visitando residências e conscientizando a população sobre a importância de evitar o armazenamento de pneus, garrafas PET e outros objetos que possam servir como recipientes de água parada, favorecendo a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Além de disseminar a conscientização entre a população, os agentes têm realizado a pulverização de inseticidas por meio de equipamento costal para eliminar os mosquitos e, assim, interromper a transmissão. Diante do aumento exponencial dos casos, uma característica do vírus da dengue circulante no país, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) já solicitou o ‘carro fumacê’ à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que aprovou o pedido e implementará a estratégia no município.
Prefeita faz alerta
A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, destacou que as vistorias têm detectado muitos focos de reprodução do mosquito nas residências. “Apesar da gravidade da dengue e das campanhas educativas que estamos fazendo, ainda encontramos nas casas das pessoas muitos pontos de água parada, como em pneus abandonados, sucata descartada de maneira inadequada, reservatórios de água descobertos e bebedouros de animais”, afirma a gestora.
“Por isso que a gente tem insistido muito nesse alerta e nesse pedido à nossa população: é fundamental que todo mundo colabore para combater a dengue. Infelizmente, não há como a saúde municipal estar em todos os lugares e extinguir a água parada de toda a cidade. Então, pedimos que cada morresse faça a sua parte inspecionando as suas casas pelo menos uma vez por semana, conversando com os amigos, familiares e vizinhos sobre as ameaças. Se a gente se unir, vamos, sim, conseguir controlar a proliferação do mosquito em nossa cidade”, finaliza Juliana.
Fonte: Aratu On
O combate à Dengue na Bahia ganhou mais uma aliada: a tecnologia. O Governo do Estado deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar em áreas de difícil acesso focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.
Nesta primeira semana da operação promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde da Bahia e do Corpo de Bombeiros, e dos Municípios, um drone sobrevoou bairros das cidades de Piripá e Jacaraçi, no sudoeste baiano. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.
Nos próximos dias, Ibiacussê, Mortugaba e Barra do Choça também receberão a operação com drone, reforçando as medidas de controle e prevenção da doença.
Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o momento é de unir esforços para combater o aumento do número de casos nos municípios baianos. "O Governo do Estado não tem poupado investimento para o combate à Dengue. Agora, contamos com mais esse reforço dos drones, que são equipamentos que conseguem mostrar uma visão panorâmica e ajudam os agentes de endemias a mapearem possíveis focos em locais de difícil acesso. Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa para proteger a saúde pública através da ação conjunta entre diferentes entes públicos e a comunidade para enfrentar situações de alerta”, afirmou.
Força-tarefa
O combate ao Aedes aegypti tem sido intensificado em diversas regiões do Estado, principalmente no sudoeste baiano. O Governo da Bahia montou uma operação de combate ao mosquito e assistência à saúde em diversas regiões, com a distribuição de larvicidas, equipamentos e carros fumacês para reforçar os trabalhos dos municípios.
Dentre as ações realizadas, estão a aquisição de novos carros fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades.
"Mas reforçamos o chamado: a população precisa estar consciente do seu papel nessa luta. Mais de 80% dos focos do Aedes aegypti estão em residências. Então, é hora de unir forças para combater essa doença", completa a secretária.
64 municípios em epidemia
O número de casos prováveis de dengue na Bahia atingiu 16.771 em 2024, até o dia 24 de fevereiro. Este dado representa um incremento de quase 100% em relação a 2023, quando, no mesmo período, foram notificados 8.408 casos prováveis. A elevação foi puxada principalmente por municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambos em situação epidêmica. No total 64 municípios estão em situação de epidemia para dengue.
Até o momento há quatro óbitos confirmado pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito, sendo um em Ibiassucê, dois em Jacaraci e um em Piripá.
Fonte: As informações são de assessoria.
Jaguatirica será avaliada pelo Inema antes de ser reintroduzida na natureza – Foto: CIPPA/Lençóis
Na manhã de sexta-feira (23), uma cena incomum marcou a região de Irecê, Bahia, quando uma jovem jaguatirica foi entregue voluntariamente às autoridades ambientais.
O resgate foi realizado pela equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis), em uma operação que mobilizou esforços para garantir o bem-estar do felino.
A jaguatirica, espécie ameaçada, foi encaminhada ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde passará por avaliação veterinária antes de ser preparada para reintegração ao seu habitat natural. Esse ato ressalta a importância da conscientização ambiental e do papel ativo na proteção da fauna local.
Autoridades enfatizaram que a entrega voluntária de animais selvagens contribui significativamente para a preservação da biodiversidade. O Inema reforça que a reintrodução da jaguatirica na natureza será feita com o máximo cuidado e respeito ao seu ambiente natural.
Proteger a natureza é responsabilidade de todos, e a comunidade de Irecê demonstra seu compromisso com essa causa fundamental.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...