Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
Artigo

Em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais. Desde então, uma série de medidas estratégicas através do SUS (Sistema Único de Saúde) são postas em prática para enfrentar as hepatites no Brasil. Porém, muitos são os desafios para que os altos índices diminuam a cada ano. A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de mortes por hepatite B, de acordo com dados do ministério da saúde.

A hepatite viral (tipos A, B, C, D e E) é um grande problema de saúde em todo o mundo. Milhões de pessoas estão infectadas com as hepatites do tipo B e C, por exemplo. Na grande maioria desses pacientes, mesmo com a doença de forma cronificada, podem não apresentar sintomas. Assim sendo, aumentam os riscos para as consequências do não tratamento, que incluem cirrose, insuficiência hepática e cêncer de fígado. Coletivamente, as hepatites B e C crônicas são a causa mais frequente de transplante hepático.

A nova estratégia do Setor Global de Hepatite da Saúde define metas para a eliminação da hepatite viral como uma ameaça à saúde pública até 2030 e fornece metas de resultados para reduções de novas infecções e mortalidade, bem como metas de prestação de serviços que incluem testes, diagnóstico e tratamento. As diretrizes de testes de hepatite da OMS para adultos, adolescentes e crianças em países de renda baixa e média descrevem a abordagem de saúde pública para fortalecer e expandir as práticas atuais de testagem das hepatites virais, bem como intervenções para promover a ligação à prevenção e cuidados.

As direções futuras e inovações nos testes de hepatite incluem estratégias para melhorar o acesso (ampliando a informação sobre a doença e seus riscos), como por meio do uso de instalações existentes - a exemplo das Unidades Básicas de Saúde. Estudos recentes tem sido direcionados a estabelecer plataformas de multi-doença para permitir testes de múltiplos patógenos (doenças) e autoteste potencial para hepatite viral. Além disso, soma-se os esforços da comunidade científica em desenvolver novos medicamentos para o tratamento das hepatites, que tem demostrado alta eficácia terapêutica (acima de 90%), e pela busca vacina para hepatite C (vírus com alta taxa de mutação, o que dificulta o desenvolvimento da vacina).

Em suma, é imprescindível à população atentar para os riscos de transmissão das hepatites (relações sexuais desprotegidas, materiais não esterilizados em estúdios de tatuagem, compartilhamento de instrumentos de manicure, uso de lâminas de barbear de outras pessoas, compartilhamento de agulhas, seringas pra uso de drogas), saber das medidas de preventivas como a vacinação. Em paralelo, associando-se ao incremento de esforços do poder público em ampliar os investimentos no combate à hepatite para que definitivamente deixe de ser uma ameça à saúde pública. Desse modo, milhares de vidas serão preservadas e poderemos de fato ver os índices de hepatite caírem significativamente.

Tiago Nunes é médico e escreve para o Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
Chapada Diamantina

Nesta segunda-feira (19), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira reuniu os titulares da Agricultura, Lucas Costa; do Turismo, Fausto Franco; de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes; e de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro. O encontro teve como objetivo tratar de uma agenda conjunta para a região da Chapada Diamantina. Também esteve presente o coordenador geral do Agropolo Mucugê/Ibicoara, Evilásio Fraga.

Na ocasião, foram discutidos assuntos que envolvem serviços hídricos, enoturismo, bionergia, preservação do meio ambiente e consórcio da Chapada, dentre outros. O intuito é que as secretarias se unam para que as ações sejam feitas em conjunto, potencializando a atuação do Governo da Bahia no interior. O anfitrião, João Carlos, pontuou que a agenda do meio ambiente perpassa outras secretarias e esta união vai resultar em desenvolvimento para o estado.

Durante o encontro foram identificadas outras agendas que deverão ser conjuntas. O secretário da Agricultura, Lucas Costa destacou o potencial do Vale do São Francisco, com as vinícolas que deverão ser trabalhadas para fomentar cada vez mais o enoturismo. Já o secretário do Turismo, Fausto Franco, ressaltou que “não adianta, por exemplo, promover o destino se o acesso não estiver em boas condições ou se não tiver abastecimento de água suficiente para atender o crescimento da demanda do lugar”.

Fonte: Setur



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
Notícias

A Prefeitura de Irecê encaminhou à Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (08/08), o projeto de Lei Complementar Nº 17/2019 que possibilitará a realização de concurso público para cargos efetivos.

No projeto de lei, a Prefeitura solicita a criação de novos cargos, como intérprete de libras, além de ampliar vagas para os cargos de odontólogo, fisioterapeuta, nutricionista, administrador, arquiteto, fiscal de tributos e de meio ambiente, entre outras áreas.

“Estamos cumprindo uma TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o MP, e já enviamos o Projeto de Lei à Câmara. Com a aprovação, a realização do concurso público para servidores efetivos poderá acontecer ainda esse ano”, salienta o prefeito Elmo Vaz, destacando que todos os esforços da administração estão direcionados para que o lançamento do edital e aplicação das provas aconteça nos próximos meses.

O projeto segue agora para a avaliação do setor jurídico da Câmara de Vereadores, de onde segue para a votação na Casa Legislativa.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 20 de Agosto de 2019
Publicidade

O maior feirão de colchões e cama box da Bahia é na Center Móveis e Eletros! Corra e aproveite, é em 10x sem juros e com entrega e montagem grátis em toda região!

Center Móveis e Eletros

A loja que vende mais barato na Bahia!

Rua Augusto Pereira Nunes, Centro, Irecê/BA

Telefone: (74) 3641 2024

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Cidade

Prezados servidores,

Convidamos a todos os servidores para participar de uma Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada às 09 horas do dia 24 de agosto de 2019 (sábado) na sede deste sindicato para tratar da seguinte ordem do dia:

a) Atraso salarial (medidas jurídicas já tomadas e demais medidas a serem tomadas);

b) Insalubridade do pessoal da saúde;

c) revisão salarial para quem ganhava acima do mínimo e agora equiparou-se ao salário mínimo;

d) Remoções;

e) Aposentadoria -(direito adquirido);

f) Precatorio do FUNDEF - possibilidade de rateio entre os profissionais da educação;

g) Posicionamento do Sindicato para as eleições municipais de 2020.

Contamos com a presença de todos nessa assembléia, pois, trataremos de assuntos importantes em busca de melhorias para a categoria.

Atenciosamente,

DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CENTRAL

Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos de Central



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Notícias

No início da noite deste domingo (18), por volta das 18h, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido durante rondas pelo bairro BNH Velho, em Xique-Xique, abordou cinco pessoas.

Na residência, onde estavam as pessoas, a polícia encontrou uma pequena quantidade de cocaína pronta para uso e materiais de possível furto levado para averiguação. As informações são da (Cipe) Semiárido.

Foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique, Caíque da Silva Lima, com passagens por tráfico de drogas e homicídio, Micael Pereira da Costa, Valter Paranhos Rio Branco, Alan da Silva Santos e Pedro Paulo dos Santos Silva.

Todo material apreendido foi encaminhado para a delegacia onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Publicidade

Quer abastecer sua loja ou até mesmo abrir sua loja de roupas e não sabe como?

Nós, do Atacadão da Roupa temos uma dica muito boa. Veja as ofertas do atacadão da roupa, roupas com preço de fábrica. Temos moda feminina,masculina,   bebê, inverno, evangélica, praia, fitness,plus size e muito mais!

O envio é super rápido por correios, transportadoras, aéreo e excursões. Aqui para região de Irecê são enviadas por Marcelo Turismo, todas segundas e na terça-feira -as roupas já estão aqui para ser retiradas. Ah! O pagamento é super facilitado via depósito ou boleto com 5% de desconto ou em até 6x sem juros no cartão de crédito pelo mercado pago.

Veja mais informações e whatsapp no link roupas no atacado

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

 O plenário da Câmara dos Deputados pode votar, esta semana, o Projeto de Lei 3.723/19, do Poder Executivo, que permite a concessão, por decreto presidencial, de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Na semana passada, o plenário da Casa aprovou o regime de urgência para votação da proposta. Atualmente, o porte só é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais.

O porte de armas consiste na autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Já a posse só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho. O relator do projeto, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), acatou três das 20 emendas apresentadas à proposta, como estender o porte de arma para os oficiais de Justiça e para os oficiais do Ministério Público.

Outra emenda quer incluir os integrantes dos órgãos policiais da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das assembleias legislativas dos estados na lista dos autorizados a ter porte de arma e permitir os órgãos a comprar armas de fogo de uso restrito sem autorização do Comando do Exército.

Reforma tributária

A comissão especial da Câmara que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC 45/19) da reforma tributária vai ouvir na terça-feira (20) o autor da matéria, deputado Baleia Rossi (MDB-SP). Também será ouvido o economista Bernardo Appy, que preparou a proposta da Câmara, que unifica tributos sobre a produção e o consumo arrecadados pela União, pelos estados e pelos municípios, e cria outro imposto sobre bens e serviços específicos, cujas receitas ficarão apenas com o governo federal.

Na semana passada, a comissão aprovou o plano de trabalho do relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele propôs oito audiências públicas na Câmara sempre às terças-feiras, e seminários em cada uma das cinco regiões do país, em datas ainda serem definidas. O relator espera apresentar o parecer a partir de 8 de outubro.

Aposentadoria dos militares

A comissão especial da Câmara que vai debater a aposentadoria dos militares das Forças Armadas se reúne na terça-feira (20) para eleger os três vice-presidentes e para definir o roteiro de trabalho do colegiado. Na semana passada, a comissão elegeu como presidente o deputado José Priante (MDB-PA) e como relator o deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP).

A instalação do colegiado, composto de 34 membros titulares e igual número de suplentes, foi feita na quarta-feira (14). Segundo o Projeto de Lei 1645/19, enviado pelo governo em março deste ano, os militares passarão a contribuir mais para a previdência especial e a trabalhar mais para terem direito a aposentadorias e pensões.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp