Na última quarta-feira (17), o Ministério da Agricultura autorizou o pagamento do ‘Garantia-Safra’ referente à safra 2017/18 aos produtores que aderiram ao programa.
Conforme a Portaria 3.165, de 17/7/2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU), “os pagamentos serão realizados a partir deste mês [julho], nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal”.
No estado da Bahia, 27 municípios foram contemplados, dentre eles, Mulungu do Morro, na região de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Após matar uma cobra jiboia de 3,2 metros, na zona rural do município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, um caçador, que não teve o nome revelado, foi multado. Ele responderá na justiça pelo crime, por ação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). O animal é protegido por lei e corre risco de extinção.
Depois que matou o animal, o caçador levou e exibiu na comunidade de Rosa Benta, onde reside. Os moradores filmaram a ação e divulgaram um vídeo na internet. Ao abrir a barriga da serpente, foi encontrado um veado ainda em perfeito estado de conservação.
Assim que o vídeo foi divulgado, gerou repercussão, levando os agentes do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) até a residência do caçador.
Acionada, a Polícia Militar foi ao local, mas o suspeito conseguiu fugir. Os ambientalistas encontraram o couro da jiboia.
Fonte: Central Notícia
Um pedido de apoio para os agricultores da lavoura de mamão em Utinga, município da Chapada Diamantina, foi feito na última terça-feira (16) à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMA). As informações dão conta de que as plantações estão sofrendo com uma doença chamada ‘mosaico do mamão’, ou mancha anelar. Essa doença é uma das mais sérias do mamoeiro. É causado por um vírus e é transmitido pelo pulgão, inseto que se instala nas ervas daninhas que crescem em volta dos pés.
O pulgão carrega o vírus causador do mosaico e quando pica o mamoeiro doente, ele adquire o vírus, vai para outras plantas e transmite para os pés sadios. Os primeiros sintomas aparecem nas folhas, que começam a ficar deformadas, com manchas mais claras, por isso o nome de mosaico. Outro sintoma aparece no talo, tipo uma estria, e nos frutos, em formato de anel. Às vezes, os frutos estão aparentemente saudáveis, mas a lavoura já está comprometida. Quando o mosaico é detectado, não tem jeito, a única solução é cortar as árvores.
Segundo a SMA, o mamão tem sido um produto forte na agricultura local. “O cuidado da secretaria é no sentido de dar o maior suporte possível aos nossos produtores rurais”, afirmou o órgão em nota. O pedido é que a Adab possa ir aos locais com suspeita da doença, verificar e tomar as providências cabíveis. Inclusive a administração municipal do prefeito Joyuson vieira (PSL) disponibilizou, de imediato, veículos, combustível e o que mais for preciso para essa verificação. Os agricultores de Utinga aguardam a posição da Adab.
Fonte: Com informações do Jornal da Chapada
Um homem morreu em Salvador, no Hospital Geral do Estado (HGE), devido a complicações em lesões na face, crânio e perna esquerda após ser mordido por um cachorro da raça pitbull. A morte aconteceu na quarta-feira (17).
Informações obtidas pelo G1 junto a unidade de saúde, indicam que o ataque do animal aconteceu na cidade de Mutuípe, na segunda-feria (15). A equipe médica viu a necessidade de transferências do paciente para Salvador devido a gravidade dos ferimentos.
Não há informações sobre sepultamento da vítima. O caso é investigando pela Polícia Civil.
Fonte: G1
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
As estratégias de aumento da produção e consumo de café foram debatidas no segundo Fórum Mundial de Produtores, realizado em Campinas, no estado de São Paulo, com a participação de cafeicultores de todo o país, em destaque para o nordeste, na região da Chapada Diamantina. Em todo o mundo, a rubiácea teve seu maior crescimento em consumo no Brasil, em 2018, dado que interessa aos produtores baianos, principalmente porque, apesar deste aumento na sede pela bebida preta, os países asiáticos registram maior avanço na produção em número de sacas.
O aumento do uso das mídias sociais para divulgação do produto tem levado países que habitualmente preferiam o chá a trocarem de bebida pelo café, como é o exemplo da Indonésia, onde o consumo virou hábito social depois de uma intensiva campanha publicitária pela web. O café baiano é representado por 17 cooperativas de agricultura familiar, que vêm obtendo reconhecimento nacional em todos os concursos nos quais participam, devido ao sabor peculiar do produto cultivado em áreas de clima ameno da Chapada Diamantina.
A mais conhecida delas, a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), vem enfrentando concorrência forte há anos de outras coirmãs da região, especialmente de Mucugê, onde o cultivo é feito em solo considerado ideal. Não basta para os cooperados alcançar os melhores resultados comerciais, embora eles sigam as leis de mercado para obter mais saldo em vendas.
O valor maior entre os cooperados é o desenvolvimento da cafeicultura sustentável. Esta sustentabilidade perseguida pelos produtores está relacionada ao respeito no trato com o meio ambiente e o trabalhador rural, visando um comércio mais justo, no qual os ganhos são compartilhados.
Fonte: A Tarde
Conheça o PROFAI, o programa de financiamento estudantil da Faculdade Irecê que parcela 50% do seu curso!
Sobre o PROFAI
O Programa de Parcelamento Próprio da FAI (PROFAI) tem como objetivo conceder financiamento a estudantes calouros com renda familiar per capita de até três salários mínimos matriculados nos cursos superiores de Graduação da FAI – Faculdade Irecê. O PROFAI financia 50% do valor da mensalidade, possibilitando o pagamento após o término do curso a juros zero!
Com o PROFAI a mensalidade vai caber no seu bolso para você começar a estudar agora no 2º Semestre, pagando apenas 50% do valor da sua mensalidade e os outros 50% você começará pagar assim que concluir seu curso e sem juros, não é legal?.
Leia o Regulamento, o Edital 2019.2 e obtenha mais informações sobre o PROFAI e suas condições de contratação.
Acesse AQUI e saiba mais: ou fale conosco pelos telefones: (74) 3641.8000/4234 e Whatsapp 9.9904-3106.
Fonte: Ascom - FAI
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Foto: Google Street View O Magazine Luiza (Magalu), uma das maiores rede...
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 16h, na Casa do Comércio, o Procon vai atender moradores de Irecê e da região, que...
Foto: SSP-BA