A arma apreendida - Foto: Divulgação/Caesa
Um homem identificado por Vilson Alves da Silva foi preso posse ilegal de armas de fogo em Irecê na tarde desta terça-feira (18). A prisão ocorreu após denúncia anônima de que um homem guardava armas de fogo em sua residência.
Na casa do autor foram encontrados um revólver calibre 22, marca Rossi, com 07 munições intactas de mesmo calibre, além de uma munição de calibre 9mm.
O suspeito e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Cerca de 10 empresários que fazem parte do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae em Irecê, participaram do projeto social ALI em Ação através de uma mesa redonda, realizada na última quarta-feira, 12 de junho, no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), com estudantes de Administração. O projeto tem como objetivo integrar empresas e escola, visando a transformação dos participantes através de capacitações e troca de experiências práticas.
Durante o encontro, os estudantes fizeram perguntas sobre o mudo empresarial e sobre as dificuldades para implementar um negócio. Os empresários falaram sobre os desafios da gestão de uma empresa e suas particularidades.
Para a diretora administrativa da empresa Mega News, Elci Martins, assuntos como empreendedorismo e seus desafios são importantes para agregar conhecimento, principalmente para uma turma que está no 4º período de Administração e que tem este desafio de ingressar no mercado de trabalho.
“A constante busca pelo conhecimento faz com que o profissional seja mais preparado para enfrentar os obstáculos diários de uma empresa. A Mega News se mantém à disposição de trabalhos voltados para a educação empreendedora, na capacitação e formação de jovens, retribuindo assim a aceitação que recebe da comunidade onde está inserida”, diz.
Ainda de acordo com a empresária, o projeto ALI em Ação serve de exemplo para outras regiões onde o Sebrae atua. “Esse projeto vai dar a oportunidade para 30 estudantes se capacitarem de forma prática, conhecendo de perto as demandas das empresas e podendo até conseguir uma efetivação”, aponta.
O bate-papo envolveu assuntos como busca por capacitação, inovação, visão de futuro e empreendedorismo. De acordo com a técnica do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, os jovens que serão beneficiados estão entusiasmados com a oportunidade que será dada através do projeto.
“Tivemos um momento de muito aprendizado e descobertas, em que falamos sobre planejamento, processo seletivo, capacitação, mercado de trabalho, entre outros temas. Foi muito proveitoso tanto para os empresários, que puderam falar sobre a trajetória profissional de cada um, quanto para os estudantes, que aprenderam que, para ter sucesso, é preciso ter atitudes inovadoras e persistir no objetivo”, explica.
Participaram do encontro representantes das empresas, Mirla Modas, Mega News, Alfe Material de Construção, Papelaria Monalisa, Sertão Ferro e Organização Macedo.
Projeto ALI em Ação
O ALI em Ação é um projeto piloto que está sendo realizado pela regional do Sebrae em Irecê e conta com as seguintes empresas parceiras: Sancal Modas, RM Engenharia, Organização Macedo, Mirla Modas, Casa Medeiros, ALFE Construção e Madeira , Sertão Ferro, Casa Rural, Cléia Fotos, Jacyonete Calçados, Megga Centro, Mega News, Farmácia Vitória, CEOM, Ponto.Com Tintas, Comercial Carvalho, Dibama, Mercantil Souza, Irecê Modas, Mateus Material de Construção, Áudio Clínica, César Material de Construção, Magazine, Secretaria de Indústria e Comércio de Irecê.
Fonte: Sebrae Irecê/Nara Zaneli
A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/17 aprovou, nesta terça-feira (18), o texto que prevê aumento em 1% dos repasses da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a serem creditados no mês de setembro de cada ano.
A PEC já havia sido aprovada pelo Senado e pela Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. A proposta segue agora para votação no plenário da Câmara, com expectativa do Movimento Municipalista de que a matéria seja aprovada ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar, para que possa valer já no próximo ano.
Com a Câmara dos Deputados aprovando a matéria, sem alteração no texto vindo do Senado, a PEC segue para promulgação. O acréscimo no repasse, então, será de forma escalonada: 0,25% no primeiro e no segundo ano, 0,5% no terceiro e 1% a partir do quarto. Assim, os municípios poderão receber quase R$ 10 bilhões a mais nos próximos quatro anos, estima a Confederação Nacional de Municípios (CNM).
“É um passo importante para mais essa conquista municipalista. Vamos pressionar o Colégio de Líderes para pautar a matéria o quanto antes em plenário e trazer esse alento aos municípios já no próximo ano”, reforçou o presidente da UPB e vice-presidente da CNM, Eures Ribeiro. Segundo ele, o FPM é a principal fonte de receita para 80% dos municípios baianos e o acréscimo do repasse representa um “ganho significativo, sobretudo aos municípios menores”.
Fonte: Ascom - UPB
Central - Senhores é com muita alegria que informamos que hoje conseguimos mais uma decisão obrigando ao prefeito municipal efetuar o pagamento dos servidores desse processo até o quinto dia útil, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). Os servidores contemplados serão avisados no PV.
Juntos, unidos e confiantes na Justiça lutaremos para que em breve todos que entregaram a documentação sejam contemplados com uma decisão judicial que fixe multa no caso de atraso salarial objetivando fazer com que o município efetue o pagamento desses servidores até o quinto dia útil de cada mês e caso insista no atraso lutaremos pela conquista do sequestro mensal e sucessivo.
"Juntos somos imbatíveis!"
Atenciosamente,
DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE CENTRAL
Fonte: Ascom -SSPC
Na tarde de segunda-feira (17) por volta das 13h, uma equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Irecê, prendeu um casal, suspeito de tráfico de drogas.
Em nota, a polícia informou que a equipe se deslocou até o bairro Fundação Bradesco, onde abordou o casal no meio da rua. João Pedro Macedo dos Santos e Elisangela Gregório dos Santos, a polícia encontrou sacola plástica contendo cocaína, pronta para comercialização.
Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, onde foram presos em flagrante pelo delegado Alex Nunes.
Fonte: Central Notícia
O jornalista Luciano Castro reconheceu que o site Central Notícia cometeu um erro ao publicar uma reportagem nesta segunda-feira, 17 de junho de 2019 (veja aqui) sobre um assalto em que foram vítimas três mulheres na cidade de Irecê.
No momento da redação da matéria, ao invés de ser colocado o nome do suspeito do crime [Valdeliço da Silva], que supostamente praticou o assalto, foi digitado erroneamente o nome do senhor João Dácio Xavier Freitas que não tinha nada a ver com o delito, cujo nome logo em seguida foi deletado da página do Central Noticia e feito a respectiva correção pelo site. Pedimos desculpas pelo o equívoco a João Dácio Xavier Freitas, homem trabalhador e honesto, que exerce a função de mototaxista na cidade de Irecê, ou seja, é uma pessoa idônea, sem qualquer vinculação ao delito informado naquela matéria.
Como toda atividade humana, o jornalismo não é imune a erros. Os controles existem, são eficientes na maior parte das vezes, mas há casos em que uma sucessão de eventos que vai da pauta à publicação de uma reportagem produz um equívoco. Cada caso é um caso, inclusive nesse caso nos baseamos em informações passadas pelo Cicom, mas que logo em seguida fomos alertados sobre o erro e efetuamos a respectiva correção informando o nome do real suspeito por aquele delito.
A reportagem errou, sem dolo. “Acredito que não há fórmula, e nem jamais haverá, que torne o jornalismo imune a erros. Quando eles acontecem, é obrigação do veículo corrigi-los de maneira clara”, destaca Luciano Castro, editor do site.
É o objetivo desta Carta aos Leitores. Explicar o erro cometido e pedir desculpas ao cidadão de bem o senhor João Dácio e aos leitores do Central Notícia.
Fonte: Central Notícia
Morte de adolescente por dengue é confirmada na região de Irecê - Foto: Reprodução
A adolescente Thalia Ferreira Silva, 16 anos, que morava na comunidade de Campo Formoso, no município de Presidente Dutra, morreu em decorrência de dengue, de acordo com o Núcleo Regional de Saúde que atende a região de Irecê. O resultado confirmando a doença saiu nesta segunda-feira (17). O exame que indica o tipo de dengue deverá ter resultado divulgado nos próximos dias.
A garota reclamava de dores abdominais quando foi internada no dia 10 de junho no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Ela faleceu um dia após dar entrada na unidade. Amostras do sangue da adolescente foram enviadas para o Laboratório Central (Lacen), em Salvador, onde foram analisadas.
Matéria relacionada:
Adolescente de Presidente Dutra morre com suspeita de dengue no Hospital Regional de Irecê
Fonte: Central Notícia
Um símbolo que marcou Irecê, como uma das maiores produtoras de feijão do Brasil, o arado de tração animal usado para lavrar a terra fértil do sertão nos idos tempos de grande produção de grãos, volta ao seu local de origem, Praça Francisco Marques Dourado, que recebeu a alcunha de Praça do Feijão, onde se localizava os grandes armazéns, e caminhões carregados de grãos estacionavam.
O equipamento que representa o princípio da agricultura no desenvolvimento da economia de Irecê, foi arrancado do local na gestão do ex-prefeito Luizinho Sobral, que ao reformar a praça, não se ateve da importância de recolar o símbolo no local, e após críticas, resolveu colocá-lo na Praça da Prefeitura, descaracterizando toda uma simbologia.
O atual prefeito da cidade, Elmo Vaz, entendendo a importância do equipamento na historicidade do município, como um símbolo da cultura imaterial, resolveu trazer o equipamento para o seu divido local, sendo totalmente restaurado, ganhou mais um reforço, uma escultura, esculpida pelo artista ireceense Jailson Paiva.
Fonte: Com informações de Ray Cruz
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN