Em reunião realizada na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na tarde desta quinta-feira (13), ficou decidido que o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e os deputados estaduais Jacó (PT), Eduardo Alencar (PSD) e Marcelo Veiga (PSB) irão até a Casa Civil, na primeira semana de julho, para debater os problemas da Bacia do Rio Utinga e mobilizar recursos do governo em prol da melhoria da infraestrutura na região.
Construir barragens como forma de minimizar as perdas que o rio de 70 km de extensão na Chapada Diamantina vem sofrendo com o uso desordenado de suas águas para a agricultura foi um ponto pacífico para os deputados, diretores e representantes do Inema, Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) presentes na reunião. Afinal, o mesmo rio que move a economia local, serve ao consumo de famílias em assentamentos, indígenas e quilombolas que ocupam suas margens.
A revitalização do rio Utinga foi tema de uma grande audiência pública realizada no dia 15 de maio, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A sessão reuniu governo, ambientalistas e moradores.
Fonte: As informações são de assessoria
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) em entrevista gravada na quarta (12) e transmitida na quinta (13) pela emissora TVT. Juca Kfouri, blogueiro do Uol, e o jornalista José Trajano falaram com o petista na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso desde abril do ano passado.
Lula disse que, como resultado de sua ausência nas duas últimas eleições, "o país pariu essa coisa chamada Bolsonaro".
Ele também questionou o ataque a faca que vitimou o então candidato à Presidência em Juiz de Fora (MG). Após o episódio, Bolsonaro passou por duas cirurgias.
"Eu, sinceramente...aquela facada tem uma coisa muito estranha, uma facada que não aparece sangue, que o cara é protegido pelos seguranças do Bolsonaro".
Confrontado por Juca Kfouri sobre os eleitores que se sentiram traídos pelo PT, Lula disse que havia outros candidatos para as pessoas exercerem "vingança".
"Alguém que se sentiu traído pelo PT não poderia ter votado no Bolsonaro. Se o cara se sentiu traído, poderia ter votado em coisa melhor, o Boulos foi candidato, o Ciro, embora não mereça porque é muito grosseiro, foi candidato", disse.
Parafraseando o escritor moçambicano Mia Couto, Lula disse que a sociedade, com medo, se aproximou do "monstro para pegar proteção" e elegeu o que classificou como "o pior dos coronéis". Ele mencionou que o pesselista tem filhos no Senado, na Câmara de Deputados e na Câmara Municipal do Rio.
"Ele [Bolsonaro] conseguiu se vender para a sociedade enraivecida como antissistema. E a tendência é não dar certo", disse, criticando a gestão de Bolsonaro.
Lula também diz que deseja voltar a ser presidente para "rever e refazer coisas que eu não tinha consciência de que era preciso fazer" e defendeu mais concorrência entre os meios de comunicação.
"Esse país não pode ter os meios dominados por nove famílias. É preciso regular. A última regulação é de 1962, quando não se tinha nem telefone celular."
Mensagens de Moro vazadas Sobre as publicações de conversas vazadas entre o ex-juiz federal Sergio Moro, agora ministro a Justiça, e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Lula disse que trouxeram "a verdade à sociedade brasileira", mas que não arriscaria dizer que consequências terão as revelações. As mensagens foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil, que afirma tê-las recebido de fonte anônima.
"Estou ficando feliz com o fato de que o país finalmente vai conhecer a verdade", disse, ressaltando que sempre disse que "Moro é mentiroso" e estava "condenado a condená-lo" porque "a mentira tinha ido muito longe". Disse ainda que o procurador Deltan deveria ter sido preso ao dizer que não tinha provas, mas tinha convicção. "Ele deveria ter sido preso ali." Essa frase, contudo, não foi proferida pelo procurador da forma como foi divulgado na internet e nas redes sociais.
"Pode pegar a turma da força-tarefa, o Moro, enfiar num liquidificador, e quando for tomar o suco, não dá a honestidade do Lula", disse.
Lula disse que as apurações contra a corrupção devem continuar, e políticos e empresários corruptos têm de ser presos com base em mecanismos e leis que, segundo ele, foram criadas pelo PT. E voltou a dizer que não sujaria a mão por um apartamento que ele poderia comprar, se referindo ao caso do tríplex de Guarujá (SP), que o colocou na prisão em abril do ano passado.
"Já falei que vou casar" Sobre sua situação, preso pela Lava Jato, Lula disse não se considerar "ferrado", mas sim "acabrunhado", porque gostaria de estar em liberdade. "Ver o meu Corinthians jogar, ver a minha família. Eu já falei pra todo mundo que, quando eu sair daqui, eu vou casar", disse.
Disse, no entanto, estar consciente de que existem milhões de brasileiros em pior situação que a dele, que está preso. "Vi [pela televisão] pessoas invadindo caminhão de lixo para catar comida para comer. E nós tínhamos acabado com a fome", disse.
Fonte: Com informações do UOL e Folha de S.Paulo
Na operação, policiais conseguiram apreender um revólver calibre 38, uma espingarda tradicional e 16 balinhas de maconha.
Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Semiárido e da 4ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Xique-Xique), apreenderam na madrugada desta quarta-feira (12), um revólver calibre 38, uma espingarda e 16 balinhas de maconha com Joedson de Jesus Rodrigues, 19 anos, no bairro Populares do Beca, em Cafarnaum, na região de Irecê.
Durante uma ronda na região, policiais foram recebidos a tiros por Joedson, que comercializava drogas no bairro. “Apreendemos um revólver calibre 38, uma espingarda tradicional e 16 balinhas de maconha”, contou o comandante da 7º BPM, major Carlos Maltez. Joedson foi encaminhado para o Hospital Municipal de Mãe Olímpia, mas não resistiu. O caso foi apresentado à Delegacia Territorial de Cafarnaum.
Fonte: As informações são da SSP-BA
Uma máquina de Tinta Iquine que faz 1200 cores a preço de branco. As Tintas Iquine apresentam o Icores, primeiro sistema tintométrico 100% base água do mercado. Saiba mais!
Temos também uma serraria/marcenaria completa.
Comprando sua madeira, você poderá beneficiar a mesma na hora, planeando e lixando.
Fazemos também, todo serviço de carpintaria.
O menor preço da região está aqui!
O Cimentão, na Praça do Mercado, 23, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9913 8444 ou WhatsApp: (74) 9. 9970 4306.
Fonte: Informe Publicitário
Cinco meses após a segunda captação de órgãos, o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Irecê, realizou no último dia 30 de maio a terceira captação de sua história. O nobre gesto foi possível graças a autorização da família do paciente Uochinton Alves Boaventura, de 27 anos, que teve a morte cerebral confirmada após um traumatismo cranioencefálico, causado por um acidente automobilístico. Durante o procedimento, realizado pela equipe da Central Estadual de Transplantes da Bahia e por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do complexo hospitalar, foram retirados seis órgãos, sendo dois rins, um coração, um fígado e duas córneas.
“Mesmo em meio a muita dor, a família autorizou a doação dos órgãos porque é importante salvar a vida de outras pessoas. É bom lembrar que nós também poderemos precisar dessa doação um dia”, ressaltou Marcos Miguel Sobrinho, tio do paciente. “Desde o primeiro momento, a família se mostrou muito esclarecida em relação a abertura de todo o processo de doação de órgãos do seu ente querido. É uma situação de dor para os familiares, mas também de esperança para tantas outras famílias que aguardam pelos órgãos que foram doados”, explica o médico Elson Nunes Machado, coordenador da Emergência do Hospital Regional.
Fonte: Ascom - HRI
Imagem: Divulgação/ Simone e Simaria
A dupla Simone e Simaria poderá se apresentar no São João de sua terra natal - Uibaí, na região de Irecê. A informação foi divulgada por uma página na Rede Social Facebook.
De acordo com informações da página, a apresentação das irmãs será no dia 24 de junho e terá a presença também de Rodrigo Faro, onde gravará uma reportagem para a Record TV. Elas também iriam se apresentar no São João de Irecê.
O Central Notícia entrou em contato com a assessoria de imprensa da dupla, já que a agenda de shows das sertanejas não está atualizada no site para esse mês junho. Segundo a assessoria, as sertanejas estarão em Uibaí para a gravação do programa [Hora do Faro], mas não afirmou se a dupla irá fazer alguma apresentação no São João.
As Coleguinhas, como são conhecidas, investem em músicas autorais e são responsáveis por grandes sucessos do forró, como “Eu te Esperarei” e “Sorte”.
Fonte: Central Notícia
Um rapaz identificado por Bruno Santana da Silva, o Bruninho foi preso nesta quarta-feira (12) por uma equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Irecê.
Os policiais localizaram o suspeito após denúncia anônima, indicando a existência de tráfico de drogas em uma casa, localizada na Avenida Guararapes, Bairro Lagoa do Tió.
Em nota, a DTE informou que o suspeito foi flagrado na posse de trouxinhas de cocaína, confessando o crime de tráfico. Além disso, na sua residência ainda foram localizadas duas trouxas de maconha, caderno de anotações e uma balança de precisão.
Ainda segundo a polícia, Bruno já estava sendo investigado por envolvimento com o tráfico de drogas.
Na ação, a DTE teve o apoio das equipes da 1° Delegacia Territorial de Irecê e do Serviço de Inteligência da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.
Materiais apreendidos:
Fonte: Central Notícia
Os professores municipais da cidade de Jussara, na região de Irecê, entraram em greve no dia 28 de maio após cobranças de atrasos salariais. Cerca de 3 mil alunos estão sem aulas.
De acordo com Márcia Fernandes, diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), os funcionários da educação que trabalham no município não receberam os salários de março, abril e maio.
Segundo a diretora, a prefeitura fez uma proposta de parcelamento dos pagamentos referentes a março, abril e maio, mas que não agradou a categoria.
"A nossa proposta é de que eles [prefeitura] paguem os salários de março e abril e nós encerramos a greve. Nós aceitamos negociar o débito de maio após o encerramento", disse Márcia Fernandes.
A reportagem entrou em contato com o secretário de Educação da cidade, Gladiston Ribeiro, que confirmou os atrasos nos salários dos funcionários e disse que foi criada uma comissão para fazer uma auditoria da folha de pagamento.
Conforme Gladiston Ribeiro, não há um prazo para os pagamentos dos salários atrasados, pois o órgão está com dificuldade de quitar a folha salarial dos funcionários porque a despesa é maior do que a receita atual.
Fonte: G1
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN