A produção gourmet da Chapada Diamantina, com o café e o vinho encabeçando essa área, está sendo mais um atrativo para os visitantes conhecerem a região. Formado por 24 municípios, o território é um dos mais procurados por aqueles que desejam um tempo longe das cidades grandes. No último sábado (8), a TV Bahia exibiu a sétima reportagem do projeto “Avança”, que trata sobre o desenvolvimento econômico do estado, e mostrou segmentos que são destaque, setores com alta produtividade, exemplos de negócios e utilização de tecnologia.
A capital turística da Chapada é a cidade de Lençóis, que está localizada a cerca de 400 quilômetros de Salvador, capital do estado. No município, fica o único aeroporto da região. O Aeroporto Coronel Horácio de Matos. Atualmente, o terminal aéreo tem cinco voos que partem e chegam na cidade a cada semana. Mas é pela estrada que a maioria dos turistas chega. Por ano, o município recebe 120 mil visitantes, dez vezes a população local: 12 mil moradores.
Lençóis
“É uma cidade muito agradável, com uma bela natureza”, diz um turista holandês. Além do sossego da natureza, os turistas buscam aventura nas trilhas, vales, rios e cachoeiras da região. Há também barzinhos, restaurantes e um clima gostoso que convida o turista a relaxar, nas noites badaladas da cidade. Lençóis oferece 4 mil leitos em casas de aluguel, campings, hotéis e pousadas bem charmosas. Em um desses estabelecimentos, trabalha a instrutora de yoga Maira Kegler Vega. A gaúcha chegou na região a passeio, mas se apaixonou pelas belezas naturais e acabou ficando.
“O que trouxe aqui foi essa busca pelo contato com a natureza, a paz, a tranquilidade. E as pessoas que me procuram também estão em busca disso”, afirma a professora. “As pessoas daqui, os moradores, dependem direta ou indiretamente da vinda dos visitantes. Os artistas que fazem suas peças, tanto para os moradores quanto para decorar as pousadas”, destaca Roberta Ferraz, secretária de turismo de Lençóis.
Mucugê
A 150 quilômetros dali, fica a vizinha Mucugê. O município é o mais agrícola da Chapada Diamantina, responsável por 66% da produção, além de ser outro destino obrigatório na região. Uma das atrações turísticas é o Cemitério de Santa Isabel, conhecido como Cemitério Bizantino. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço é um dos poucos do país com esse tipo de arquitetura e com curiosos mausoléus construídos há quase 200 anos pelos barões do garimpo que viveram na região.
Mas além da história e das belas paisagens, o vinho também movimenta a economia na cidade. Uma das pessoas que investem nesse segmento é o produtor rural Fabiano Borré. Ele plantou uvas que já estão dando vinho de qualidade. Quando a vinícola estiver a todo vapor, em cerca de 4 anos, vai produzir 300 mil garrafas de vinhos finos. A expectativa do produtor é empregar 150 pessoas no complexo, que incluirá também um hotel.
Questionado sobre o que pode trazer um investimento como esse, ele diz que “No mínimo, eu lhe citaria, em termos de cultura, por exemplo, aberturas de escolas de língua para que as pessoas todas se capacitem para receber, inclusive, o público estrangeiro, algumas questões ligadas a alta gastronomia também”, afirma Borré. Atualmente, além do vinho, a fazenda dele também produz cafés especiais, com controle de todo o processo, desde o plantio à torrefação dos grãos. Mas o produtor não é o único na região.
Piatã
A 70 quilômetros de Mucugê, é também o café que atrai turistas e movimenta a economia da simpática cidade de Piatã. O bom solo, a altitude e, principalmente, o cuidado dos produtores fizeram o café do município ser descoberto pelo planeta. Um desses contribuintes é seu Antonio Rigno. A fazenda do produtor rural é três vezes campeã da “Cup of Excellence”, competição internacional que elege todos os anos o melhor café do mundo.
“É gente do mundo inteiro que vem aqui, conhecer e comprar o café da gente”, destaca. Aliado ao sucesso do setor, trabalha dona Terezinha, que é casada com seu Rigno. Cozinheira de mão cheia, ela abriu uma casinha de café colonial há 4 anos. No começo, era só para atender os negociadores de café, contudo, aos poucos, o lugar virou ponto turístico da região. “Vem gente do Japão, da Dinamarca, da Coreia. A cozinha é onde se reúne as pessoas com mais amor”, afirma a mulher.
Fonte: G1
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria da Educação do Estado, assinou com representantes do Fórum das Associação dos Docentes das Universidades Estaduais (Fórum das AD's – UNEB, UEFS e UESB), na noite desta segunda-feira (10), um termo de compromisso objetivando o fim da greve nas universidades estaduais. Também participaram da mesa de negociação, membros da Comissão de Educação e o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
No documento, ficaram pactuados, de forma consensual, que o Governo do Estado, após o fim da greve, enviará Projeto de Lei para a ALBA com proposta de reestruturação do quadro de vagas da carreira de professor, permitindo até 900 promoções. Também serão garantidos recursos da ordem de R$ 36 milhões para que as quatro universidades apliquem em Investimentos.
Outro ponto acordado foi o pagamento dos salários mediante reposição das aulas, devendo o plano de reposição ser submetido a Reitoria da Instituição de Ensino e à Secretaria da Administração do Estado (SAEB). A proposta é que se a greve acabar até dia 14 de junho, o Estado garantirá o pagamento integral do salário do mês de junho/2019 e mediante execução do plano de reposição das aulas, será pago o mês de maio junto com o mês de julho, e, em sequência, os dias de greve do mês de abril serão pagos no mês de agosto mediante execução do plano de reposição de aulas.
Além disso, até 72 horas após o encerramento da greve, será instalada uma nova mesa para negociação de outros pontos colocados pelas AD'S envolvendo as outras secretarias de Estado, a exemplo da Fazenda (SEFAZ) e Administração (SAEB).
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destaca os avanços da negociação. “A intermediação da ALBA foi muito importante desde o início, com a presença do líder do governo e da Comissão de Educação nesta mediação para o acordo assinado aqui. E longe da gente querer extrapolar o nosso papel, nós sabemos que as AD´s irão para as assembleias e, com toda a autonomia, irão pautar e negociar isso com seus pares. Mas, avaliamos este momento de hoje como muito positivo. Acreditamos que este período serviu para ponderar aquilo que a gente acha importante, mas não abrimos mão de reconhecer a importância das universidades para o desenvolvimento da Bahia. Em momento algum, o governador ou qualquer órgão de governo duvidou disso. E estamos confiantes com os pontos pactuados”.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia
O Ministério da Saúde abriu, na última sexta (7), mais 2.149 vagas para o Programa Mais Médicos. As vagas estão em municípios com índices de vulnerabilidade social e o número foi determinado pela demanda dos gestores locais. Na região de Irecê estão abertas 11 vagas, e apenas uma no município de Irecê.
Os profissionais aptos a participar desta fase tiveram até as 12h desta segunda-feira (10) para indicar as cidades em que querem trabalhar.
As vagas estão distribuídas em 1.130 municípios, em todos os estados do país e no DF.
Esta fase do programa Mais Médicos é voltada a "profissionais formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil", conforme o edital.
Foi dada prioridade para quem tem a formação voltada à atenção primária ou que tenha especialização em medicina da família e da comunidade.
A previsão é que os médicos comecem a atuar em junho deste ano.
As informações sobre as próximas etapas do programa estão no endereço http://www.maismedicos.gov.br/.
As vagas estão distribuídas em cidades que estão em área vulnerável, municípios em extrema pobreza, áreas de saúde indígena, cidades do grupo G 100 (100 municípios mais populosos e com maior vulnerabilidade socioeconômica) e do grupo I do Programa de Atenção Básica.
Confira abaixo os municípios, da Região de Irecê, com vagas nesta etapa do programa:
Irecê: 1 vaga
Morro do Chapéu: 3 vagas
Mulungu do Morro: 1 vaga
América Dourada: 1 vaga
Canarana: 2 vagas
Itaguaçu da Bahia: 2 vagas
João Dourado: 1 vaga
Fonte: G1
Uma máquina de Tinta Iquine que faz 1200 cores a preço de branco. As Tintas Iquine apresentam o Icores, primeiro sistema tintométrico 100% base água do mercado. Saiba mais!
Temos também uma serraria/marcenaria completa.
Comprando sua madeira, você poderá beneficiar a mesma na hora, planeando e lixando.
Fazemos também, todo serviço de carpintaria.
O menor preço da região está aqui!
O Cimentão, na Praça do Mercado, 23, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9913 8444 ou WhatsApp: (74) 9. 9970 4306.
Fonte: Informe Publicitário
A Prefeitura de Irecê entregou, na noite desse sábado (08), mais um obra muito aguardada pela população, a pavimentação com piso intertravado da Rua do Velame, no povoado de Umbuzeiro. A obra, que foi entregue com o Forró no povoado, faz parte do Programa Urbaniza Irecê, ação que já beneficiou mais de 150 ruas em todo o município com asfaltamento, construção de passeios e instalação de meios-fios, além de acessibilidade e arborização.
“Esse é mais um compromisso assumido e cumprido por nós. Há poucos dias inauguramos duas praças, a da Juventude e a Dr. Mário Dourado Sobrinho, e vamos seguir trabalhando para melhorar ainda mais a vida da nossa gente”, disse o prefeito Elmo Vaz.
Na ocasião, o prefeito destacou que vem investindo não apenas em asfalto, mas também em sinalização, saneamento básico, organização das vias e valorização das comunidades. “Tudo isso somado representa um grande avanço para a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento da cidade. O nosso principal compromisso é com a população", afirmou Elmo. “Tudo isso culminando no melhor São João da Bahia, um momento de muito trabalho para todos nós".
Morador da Rua do Velame desde que nasceu, José Marques destaca que antes o sofrimento era grande. “Hoje, após mais de 40 anos, eu e os moradores finalmente temos dignidade”. Já Ronicléio Miranda elogiou o esforço da Prefeitura de Irecê. “Hoje a gente consegue perceber que existe uma gestão que busca sanar todas as necessidades da população. O trabalho vem sendo feito todos estão de parabéns”, completou.
Fonte: Ascom - PMI
O deputado estadual Jacó (PT) também comentou, nesta segunda-feira (10), o vazamento pelo site The Intercept das conversas entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol na Operação Lava Jato. "Por onde andei nestes últimos tempos, sempre dizia que Lula é inocente e que tramaram contra o maior líder popular vivo para tirá-lo das eleições de 2018".
Vice-líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Jacó tem repetido que se trata de uma "farsa" a condenação de Lula e que o ex-presidente é um preso político. Quando assumiu o mandato na Alba, acrescentar o "Lula da Silva" em seu nome foi, mais que uma homenagem, uma forma de denunciar o sequestro político-judicial do ex-presidente.
De acordo com a reportagem do The Intercept, o jornalista Glenn Greenwald teve acesso a documentos inéditos que mostram que Moro, na época juiz responsável pela Lava Jato em Curitiba, orientou o procurador Deltan Dallagnol nas investigações.
Fonte: Ascom - Deputado Jacó
O governador Rui Costa usou as redes sociais, na noite deste domingo (9), para se manifestar sobre a troca de mensagens entre procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e o então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro. As conversas foram divulgadas pelo site The Intercept.
"O que o site The Intercept divulgou é muito grave. Provoca profunda indignação. É fundamental que todo o conteúdo seja esclarecido. O Brasil precisa saber toda a verdade. Caso contrário o País continuará sem oferecer segurança Jurídico Institucional, Credibilidade e Confiança. O Brasil precisa recuperar sua imagem no mundo. Chega de mentir e perseguir. É preciso retomar a credibilidade em nossas instituições", publicou o governador em seus perfis oficiais no Twitter, Instagram e Facebook.
Fonte: Secom-BA
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN