Vereadores do município de Morro do Chapéu, na Chapada diamantina, encaminharam ao Poder Executivo um projeto de indicação que sugere a construção de anel viário na região. Segundo os edis, a indicação se justifica pela necessidade de melhorar o fluxo da cidade e reduzir os danos estruturais no centro de Morro do Chapéu.
No projeto, os parlamentares reforçam “que a construção do anel viário dará mais qualidade de vida aos habitantes, trazendo segurança a quem circula na cidade, bem como reduzirá despesa com recuperação de ruas danificadas pelo tráfego de veículos pesados”.
Pela indicação, o anel viário deverá interligar a BA-053 e a BA-144. Há ainda a sugestão de que o projeto seja encaminhado ao governador do Estado, Rui Costa (PT), para que a obra seja viabilizada em parceria.
A peça foi assinada pelos vereadores Rocha (Podemos); Adriano Pela Frango (PV); Isabela Rocha (PV); Tárcio Maia (PR); Augusto Bley (PR); Francisca Neide (PSL); Denilson Souza (Podemos); Márcio Kléber (PCdoB); Oldair Ferraz (PRB); Professora Sheila (PT) e Zé Ribeiro (MDB) e segue para apreciação do Poder Executivo.
Fonte: Com informações de Assessoria
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
Mais de 600 quilos de carne de origem clandestina foram apreendidos e cinco pessoas foram presas em flagrante em uma operação de fiscalização realizada ontem (2) no Centro de Abastecimento de Jacobina e em uma feira livre de um distrito da cidade.
A ação, coordenada pela promotora de Justiça Rocío García, teve como objetivo inspecionar o transporte e comércio de carne clandestina ou em desacordo com as normas sanitárias, assim como averiguar a venda de produtos vencidos ou sem procedência declarada.
O Ministério Público estadual, a Vigilância Sanitária de Jacobina, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Polícia Militar da Bahia executaram a operação. A promotora responsável pela atividade explicou que, como prevê o art. 7 da lei 8.137/90, “vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias ao consumo é crime grave e coloca em risco a vida e a saúde da população”.
Fonte: MP-BA
O sorriso largo no rosto denunciava a felicidade dos moradores da Comunidade Quilombola Povoado de Ramos, no município de Presidente Dutra, região de Identidade Irecê, que receberam, no último sábado (01/06), do Governo do Estado, o Título de Domínio de Terra. O documento foi entregue por representantes da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
O título, que regulariza aproximadamente 1.200 hectares de terra, beneficiará cerca de 100 famílias. A solenidade de entrega ocorreu durante a I Feira Cultural de Ramos de Presidente Dutra. O documento regulariza o direito à terra, garantido pelo Estado da Bahia: “O título quilombola é um reconhecimento de domínio que, além de garantir a propriedade da terra pela comunidade, de forma coletiva, ele também carrega o aspecto da simbologia da identidade e da cultura de um povo. De posse do título é possível que as famílias tenham mais segurança para se desenvolver e acessar o conjunto de políticas públicas que a própria SDR desenvolve”, destacou Renata Rossi, coordenadora da CDA/SDR.
Nos últimos quatro anos, 10 comunidades quilombolas receberam títulos de domínio de terra e cerca de 1.000 famílias foram beneficiadas: “Por meio das políticas de regularização fundiária e da promoção da igualdade racial, nós reconhecemos a importância das comunidades tradicionais e em especial as comunidades quilombolas. Essa é uma ação de destaque no campo da reparação e na garantia de direitos”, afirmou Claudio dos Santos, coordenador executivo de Povos e Comunidades Tradicionais da Sepromi.
Comunidade Quilombola
Rosana Pio, presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Ramos, beneficiária do título e de políticas públicas como a do acesso à água, com a implantação de cisterna de produção e consumo, festejou junto com a comunidade a segurança jurídica conquistada com o recebimento do Título de Domínio: “Receber a titulação de nossa terra é muito importante, pois é uma conquista histórica, uma luta de muitos anos, dos nossos antepassados. Estou emocionada, pois isso é uma grande riqueza para o nosso povoado”.
Participaram do evento representantes da Prefeitura Municipal de Presidente Dutra, agricultores familiares, o deputado estadual Jacó e outras lideranças comunitárias. “Esse é um momento importante para toda a população de Ramos, pois esse título é fruto de muita resistência e dedicação e com ele alcançaremos mais melhorias sociais para nós”, salientou o jovem quilombola e estudante do Curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Hítalo Neiva.
Fonte: Secom-BA
Uma mulher acusada de tentativa de homicídio, identificada por Deliane Custódia da Silva foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado no Semiárido (CIPE/Semiárido).
Em nota, a polícia informou que no último domingo (02), por volta das 09h, uma guarnição da CIPE Semiárido, quando em patrulhamento na cidade de Xique-Xique, recebeu informações via telefone funcional, de que uma senhora teria tentado contra a vida de outra pessoa no centro da cidade. “A equipe deslocou para o local comprovando a veracidade dos fatos. Foi realizado buscas para encontrar a autora, logrando êxito. trata-se de Deliane Custódia da Silva, e a vítima, Joice de Carvalho de Aguiar, que encontra-se em observação no hospital municipal de Xique-Xique”, finaliza a nota.
Fonte: Central Notícia
O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, será marcado em Irecê pela exposição fotográfica “Bendito seja o Velho Chico”, conforme informações da assessoria de comunicação da Embasa. As imagens serão expostas na Praça da Prefeitura, em Irecê, das 8 da manhã às 6 da tarde.
De acordo com a nota, a exposição mostra o Rio São Francisco sob diferentes olhares - com imagens de diversos fotógrafos profissionais. O rio como fonte para atividade econômica dos pescadores, a diversidade cultural do Velho Chico, além da religiosidade dos ribeirinhos que vivem às suas margens.
Ainda segundo a Embasa, o encerramento da exposição vai contar com música ao vivo e recital de poesias sobre o rio São Francisco.
Fonte: Central Notícia
Na hora de fazer as compras do dia, da semana ou do mês prefira sempre o Alto Giro Super. Tudo em gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza, utilidades domésticas e muitas novidades para o São João, como fogos de artifício, bombas, foguetes, chuvinhas, apitos e muito mais.
Dona de casa que sabe economizar compra mais no Alto Giro Super, o endereço dos melhores preços.
Praça do Mercado, 04, bem no centro. Entrega suas compras em sua casa.
Telefone: (74) 3655 1130
WhatsApp: (74) 99959 7380
Alto Giro Super, o rei dos preços baixos!
Fonte: Informe Publicitário
O projeto Saúde em Movimento, iniciativa da Prefeitura de Irecê por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou cerca de dois mil atendimentos entre os dias 30/05 e 01/06. A ação, que fez parte das comemorações dos 86 anos da cidade, aconteceu no Hospital Municipal com realização de cirurgias eletivas, atendimentos e serviços especializados em diversas áreas da Saúde, como ortopedia, cardiologia, pediatria, pneumologia, ginecologia e exames laboratoriais para pacientes dos PSF’s dos bairros Baixão de Sinésia, Lagoa do Tió e São José.
Durante os três dias da ação, também foram realizados para toda a população testes rápidos em HIV, sífilis e hepatite B e C. “Além disso, fizemos a emissão do cartão SUS, vacinas de rotina e contra gripe para os grupos prioritários, e o incentivo à população no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, afirmou a secretária de Saúde Dulce Nunes, ressaltando que o evento foi um sucesso. “Tivemos um número muito expressivo de atendimentos. É sempre muito gratificante e enriquecedor oferecer esses serviços de qualidade e de maneira gratuita para quem mais precisa”.
Fonte: Ascom - PMI
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN