A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, sediou na terça-feira (21) uma reunião para alinhar as propostas de gestão do Mercado do Produtor. O ato, que aconteceu no Auditório do Setaf, contou com a presença do secretário de Agricultura de Irecê, José Marcelino Silva; demais secretários da pasta de todo o Território; presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê (CDS/Irecê) e prefeito de São Gabriel, Hipólito Gomes; e da agente de Desenvolvimento Territorial/SEPLAN, Marcela Leite.
"Foi um momento muito importante, pois estamos definindo o funcionamento da operação do Mercado do Produtor a partir de uma gestão compartilhada”, disse o secretário José Marcelino. “Esse é um equipamento de suma importância para nossos agricultores familiares”, completou, destacando que após a reunião foi realizada uma visita ao local, onde os secretários tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura.
Além de Irecê e São Gabriel, estiveram presentes representantes dos municípios de América Dourada, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, João Dourado, Lapão, Presidente Dutra, Mulungu do Morro e Uibaí.
Fonte: Ascom/PMI
Fiscalização de barragens e lixões, resgate de animais silvestres, multas por desmatamento, interdição de mineração ilegal e prisões foram alguns dos resultados alcançados pela 44ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizada em dez cidades da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A força-tarefa da FPI teve a participação do Ministério Público estadual e contou com colaboração de mais de 150 membros de mais de 30 órgãos públicos durante as duas semanas de atuação, nas quais visitou os municípios de Andorinha, Campo Formoso, Mirangaba, Miguel Calmon, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Ourolândia, Umburanas, Jaguarari e Jacobina. Nesta última cidade, o relatório final de atividades foi apresentado na sexta-feira (17), junto a integrantes da força-tarefa, promotores de Justiça, representantes de movimentos sociais e sindicais e gestores do poder público.
As fiscalizações incluíram diversas áreas da Bacia do Rio São Francisco. 18 barragens da região, por exemplo, foram visitadas pela equipe – entre elas, 16 não possuíam ou possuem de forma inoperante as estruturas de liberação do fluxo hídrico à jusante, o que representa risco para os ecossistemas aquáticos. Além disso, duas das barragens já haviam sido rompidas e outras 15 apresentaram grande número de problemas que afetam sua segurança estrutural. Em relação à fauna silvestre da região, a atuação da FPI resultou na prisão de 20 pessoas, a maior parte por caça ilegal de animal silvestre ou por posse de animal silvestre em cativeiro sem licença do IBAMA, e no resgate de mais de 800 animais. Outro ponto de fiscalização, as 13 comunidades tradicionais dos municípios, compostas por territórios quilombolas, indígenas e de fundo de pasto, relataram à força-tarefa da FPI falta de serviços básicos, escassez de recursos hídricos e perda gradativa de suas terras.
Outras áreas que receberam trabalhos da FPI foram as de saneamento básico, educação ambiental, desmatamento, utilização de agrotóxicos, uso irregular de água, extração mineral, patrimônio cultural e histórico e patrimônio espeleológico (referente a grutas e cavernas). A promotora de Justiça Luciana Khoury, coordenadora do projeto, ressalta que a ida a campo nas 10 cidades revelou muitos problemas ambientais na região: “identificamos diversos vetores de degradação da bacia, como o uso excessivo e indiscriminado de agrotóxicos nas produções agrícolas. Nossos técnicos em campo observaram, ainda, problemas relacionados ao esgotamento sanitário e ao saneamento básico”, exemplificou a promotora. As informações coletadas pela força-tarefa serão enviadas a promotores de Justiça para que as medidas cabíveis a cada caso sejam adotadas.
Fonte: MP-BA
Foto: Reprodução/Rede Social
Um rapaz identificado por Jardel Silva de Oliveira, de 21 anos, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (21), por volta das 19h30, na comunidade de Capivara, zona rural do município de Canarana, região de Irecê.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos estavam em um veículo de cor prata. A vítima morreu no local após ser atingida pelos disparos. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.
Ainda segundo a polícia, duas trouxinhas de maconha e um aparelho de celular foram encontrados com a vítima. A polícia acredita que o crime pode estar relacionado ao tráfico de drogas.
A Polícia Civil vai abri inquérito para apurar o caso.
Fonte: Central Notícia
As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.
Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.
Atacadão da Roupa
Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.
Fonte: Informe Publicitário
O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (21/05), julgou parcialmente procedente Termo de Ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de América Dourada, Joelson Cardoso do Rosário, por ausência de processos de pagamentos de subsídios e pagamentos divergentes do definido em lei referentes aos secretários municipais, no exercício de 2016. O conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, multou o ex-gestor em R$ 2,5 mil.
O ex-prefeito terá que restituir aos cofres municipais a quantia de R$60 mil, com recursos pessoais, em razão da não apresentação de processos de pagamentos de subsídios aos secretários municipais. O gestor foi notificado do processo, mas não apresentou justificativa nem qualquer documento que descaracterizasse as irregularidades.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM-BA
Um lavrador de 51 anos passou por uma cirurgia em um hospital de Jacobina, na região norte da Bahia, para a retirada de uma pedra de mais de 1,3 Kg e com 18 cm de comprimento que estava na bexiga.
O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20). O médico que realizou o procedimento, o cirurgião João Cleber Coutiunho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo.
O médico afirmou que o paciente relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga, mas somente em janeiro ele procurou saber as causas. Exames identificaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para Salvador, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia.
O procedimento cirúrgico durou cerca de 1h e, além do médico João Cleber, outros cinco especialistas participaram da operação.
O paciente, que não teve nome divulgado, ainda está internado, mas segundo os médicos, está bem e falando.
O médico explica que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inflamação do órgão. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior.
Fonte: G1
O SineBahia divulgou uma vaga de emprego disponível para esta terça-feira (21)), em Morro do Chapéu, região da chapada diamantina.
Os interessados devem se apresentar a unidade do órgão com carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.
Em Morro do Chapéu, o SineBahia fica localizado na Praça Flaviano Guimarães, 314 – B, área central da cidade. Para mais informações, o telefone para contato é o (74) 3653-1025.
Vagas exclusivas para Morro do Chapéu (21/05)
ATENDENTE DE FARMÁCIA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 VAGA
Fonte: Central Notícia
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
Foi lançado recentemente em São Paulo o livro intitulado Conquistando o Nosso Interior, escrito pelo centralense Gilvá Pereira de Souza.
A obra fala com profundidade sobre crescimento espiritual, saúde emocional e aspectos religiosos. Além de trazer respostas para as dúvidas da alma, o livro também traz capítulos inspiradores e cheios de lições.
“Foi um desafio e uma imensa alegria poder escrever este livro”. Feliz com o novo momento, o escritor convida a todos conterrâneos e pessoas da região para adquirirem o livro através desta página.
Gilvá é Pastor da Igreja Assembleia de Deus. Seus familiares residem no povoado de Caldeirãozinho, zona rural da cidade de Central.
Para mais informações, pode entrar em contato pelo WhatsApp (11) 95850-6486.
Fonte: Central Notícia
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN