Sexta-feira, 10 de Maio de 2019
Notícias

Uma série de crimes ambientais, como o tráfico de animais silvestres e a extração ilegal de areia, foi identificada na 44ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que acontece de 6 a 17 de maio em dez municípios do centro-norte baiano. Até o momento, 11 pessoas foram presas, quase 300 animais silvestres resgatados, um carro roubado foi recuperado, além de apreendidos uma arma, cerca de R$ 5 mil em dinheiro e metais preciosos oriundos da atividade de garimpo ilegal. A operação, comandada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), é realizada por 30 órgãos públicos estaduais e federais, além de organizações não-governamentais. As fiscalizações estão acontecendo nos municípios de Jacobina, Andorinha, Campo Formoso, Mirangaba, Miguel Calmon, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Ourolândia, Umburanas e Jaguarari.

Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, da Promotoria Regional Ambiental de Jacobina, a fiscalização é bastante ampla e pretender fazer um diagnóstico da situação ambiental da região. Estão sendo verificadas questões como o saneamento ambiental, através de inspeções em lixões e no sistema de esgotamento sanitário; a qualidade das águas; a ocorrência de desmatamento e existência de carvoarias; a comercialização e aplicação de agrotóxicos; a situação do patrimônio histórico e artístico; a situação de áreas de preservação permanente e de reserva legal, tanto em áreas públicas quanto em propriedades privadas; e a extração mineral. Além disso, as equipes também estão realizando visitas às 28 barragens de água, muitas delas funcionando sem licença ambiental e sem garantir a vazão do rio, explica Pablo Almeida. “Estas barragens têm promovido a morte do Rio Salitre”, advertiu ele.

A caça predatória, o tráfico de animais silvestres e a criação ilegal de animais são outros graves problemas identificados na região que estão sendo combatidos durante a fiscalização. Somente em uma residência no município de Jacobina, foram encontrados 35 animais silvestres em cativeiro ilegal, além de partes de um animal abatido, R$ 5 mil reais em dinheiro e 300 gramas de ouro. O dono do imóvel, que já tinha passagem pela polícia por crimes ambientais, se apresentou na Delegacia e foi preso. Outras oito pessoas presas nos primeiros dias de FPI foram liberadas e responderão pela manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro. No município de Mirangaba, durante a apuração de existência de um cativeiro ilegal de animais, uma das equipes da FPI ainda identificou um veículo clonado, que teria sido roubado em Salvador em novembro de 2013. O homem que se identificou como dono do carro foi preso e responderá pelo crime de receptação.

A FPI também identificou a extração ilegal de areia na região, sendo que uma pessoa foi presa em flagrante por receptação do material e seis caminhões que realizavam transporte irregular foram apreendidos.

Audiência Pública

No próximo dia 17, às 8h, os resultados das ações da FPI serão apresentados em uma audiência pública no Auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda, situado na Rua Antônio Vieira de Mesquita, S/N, Bairro Félix Tomás, Jacobina

Fonte: Ascom - FPI



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Maio de 2019
Publicidade

Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 10 de Maio de 2019

Deputados da bancada evangélica da Câmara articulam para tentar derrubar o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza o porte armas . O armamento é umas das principais discordâncias dos religiosos no Legislativo em relação ao governo. Com a força de 195 deputados inscritos,o grupo foi fundamental para a eleição de Bolsonaro .

PSOL, PT e Rede já apresentaram projetos de decretos legislativos que revogam integralmente a medida. Os deputados evangélicos, porém, não querem apoiar as iniciativas de partidos de esquerda, e sim apresentar um projeto próprio, se for o caso.

A bancada ainda não deliberou formalmente sobre o tema. Um vice-líder do governo, porém, avalia que com a força dos evangélicos a derrubada do decreto é um risco real para o Planalto.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Maio de 2019
Notícias

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (8), a Segunda Fase da “Operação Integrada”, com foco no combate aos crimes de homicídio, roubo e o tráfico de drogas. A ação integrada abrange municípios da região de Irecê e Chapada Diamantina e reúne dezenas de profissionais das forças de Segurança Pública, com o objetivo de combater ações criminosas  nos municípios de Cafarnaum, Mulungu do Morro, Canarana, Barro Alto, Barra do Mendes, Souto Soares e Iraquara.

Com o foco principal na diminuição dos índices de Crimes Violentos e Crimes contra o Patrimônio, busca também coibir o transporte de armas e drogas, além de cumprir mandados de prisão e captura de integrantes de ORCRIM’s, instalados nesta região com o objetivo de articular delitos.

Como isso, a ação busca ampliar a sensação de segurança das comunidades, reafirmando o compromisso dos Órgãos de Segurança Pública em garantir a ordem e a paz do povo baiano.

Participam da Operação Integrada as Unidades do 7°Batalhão, 29° CIPM, 42° CIPM, Batalhão de Polícia Rodoviária, RONDESP, CIPE CHAPADA e CIPE SEMIÁRIDO, totalizando um efetivo de 60 policiais militares.

Fonte: Polícia Militar da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Maio de 2019
Publicidade

As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.

Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.

Atacadão da Roupa

Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Maio de 2019
Chapada Diamantina

Uma audiência pública marcada para o dia 15 de maio vai discutir a preservação ambiental do Rio Utinga, que além de Utinga corta outros municípios da Chapada Diamantina. Segundo informe da prefeitura de Utinga, nas redes sociais, o encontro ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado, a partir das 9h.

Ao Jornal da Chapada, o prefeito Joyuson Vieira disse acreditar na recuperação do rio e da possibilidade de minimizar o problema da falta de água na região. O rio abastece abastece também as didades de Wagner, Andaraí e Lajedinho.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 09 de Maio de 2019
Irecê

Irecê, fundada oficialmente há 85 anos, se prepara para o início da época mais festiva do ano. A amada terra, antes conhecida como Carahybas, faz aniversário agora no final de maio e, logo a seguir, comemora o São João, a maior festa do interior do país.

Há quem prefira o carnaval, mas as festas juninas movimentam o país de cima a baixo, seja em junho (no nordeste) ou em julho (no sul e sudeste). Acompanhando o calendário escolar, as comemorações acontecem antes no norte e nordeste, para alegria do povo sofrido destas regiões.

Intitulada a “capital mundial do feijão”, Irecê já foi o grande pólo agrícola do centro norte baiano. Com um comércio pujante, a cidade aproveita as festas do meio do ano para celebrar suas origens, sua história e preocupa-se com seu futuro, em meio a opções econômicas complicadas do país, atualmente.

Mas nenhuma dificuldade vai impedir que a região se afaste de sua vocação na data de festejar sua terra. No dia 24 de Junho, o São João será celebrado com toda alegria. Comidas, bebidas, danças, fogos e muita música boa será ouvida em todos os cantos da cidade.

Cidade esta, com aproximadamente 75 mil habitantes, que vê sua população aumentar durante os festejos e já começa a se preparar antes da alegria começar. O Arraiá das Caraíbas acontece todos os anos na Praça Clériston Andrade, no centro da cidade. Em 2019, o prefeito anunciou a apresentação dos artistas Zé Neto e Cristiano, uma das duplas sertanejas de grande sucesso em todo o país, mas em todos os dias da folia vai haver boas atrações musicais para a população, que enche a praça e se diverte.

Os paulistas José Toscano Martins Neto (Zé Neto) e Irineu Táparo Vaccari (o Cristiano) se conhecem desde muito jovens. Se tornaram amigos e começaram a cantar em 2011. Possuem dois DVDs lançados e você pode ouvir um pouco do trabalho deles clicando aqui.

Irecê - História e tradição

Uma curiosidade sobre a região de Irecê que muito pouca gente fala, mas que explica muito sobre o povo da região fundada, oficialmente, pela família Dourado. Você sabia que a estrada do feijão já existia desde antes do descobrimento do Brasil?

Arqueólogos e historiadores afirmam que o Peabiru ou Maerapê – nome indígena pelo qual os caminhos eram conhecidos antigamente – é de séculos antes da chegada dos portugueses! Desde sempre, ele já ligava o litoral ao centro do estado.

Uma das maiores tradições da região, na época do São João, é um desfile de belíssimas carroças enfeitadas e que remonta tanto das origens indígenas quanto das portuguesas. Estudantes e demais membros da comunidade local se caracterizam e desfilam pelas ruas centrais do município, numa festa muito bonita. 

Outra curiosidade inusitada – que acontece quase sempre nas comemorações do aniversário da cidade – é o Forrock! Um grande encontro dos motociclistas da região, regado a cerveja (vinho e quentão também são muito vistos), além do bom e velho rock, por mais diferente que possa parecer! Uma festa cosmopolita no interior.

E tem mais do que festa junina, a cidade aglutina diversas manifestações culturais das demais localidades da região. Há encontros de poesia, de rock pesado, religiosos (evangélicos, católicos e ecumênicos), além do tradicional carnaval fora de época, a micareta de Irecê.

A região faz parte da Chapada Diamantina, mas não tem as mesmas atrações naturais que outras cidades próximas. Mas a cidade é acolhedora e recebe turistas com alegria e bom humor durante todo o São João.

Fonte: Assessoria - Agência Pigs Can Fly



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Maio de 2019
Região

Um caminhão sem freio atingiu dois veículos e uma retroescavadeira na tarde da última terça-feira (07), na avenida Francisco Barbosa do Nascimento, centro da cidade de Canarana, região de Irecê.

De acordo com informações da polícia, o condutor do veículo alegou que ficou sem freio e jogou o veículo para a calçada.

Ninguém ficou ferido.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Maio de 2019
Notícias

Instituir, na Bahia, o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal, lembrado todo ano na data de 30 de maio, como forma de alerta para a adoção de hábitos saudáveis e diagnóstico precoce para prevenir a doença, é o que pretende o deputado Jacó Lula da Silva (PT) ao apresentar, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Projeto de Lei 23.274/2019.

 Com base em dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o petista mostra que, em 2018, cerca de 14.700 novos casos de câncer bucal foram diagnosticados no Brasil, sendo 11.200, em homens, e 3.500, em mulheres.

No projeto de lei, o parlamentar explica que o câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e a língua. Jacó fala ainda sobre as formas de prevenção, que incluem o hábito de não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas, manter boa higiene bucal e usar preservativo na prática do sexo oral.

 "É preciso estar atento ainda aos sinais e sintomas da doença para buscar a ajuda profissional de forma consciente", ressalta o deputado. Nesse sentido, observa ele, devem ser analisadas feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, "além de manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, bem como nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente".

O legislador diz que o diagnóstico inicial permite tratamento com melhor resultado funcional, visto que tumores diagnosticados em estágios mais avançados vão implicar em tratamentos mais agressivos, com maior chance de sequelas.

Por fim, Jacó pede o apoio dos pares no acolhimento desta proposição, instituindo a data de 30 de maio como o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal.

Fonte: Agência Alba



Compartilhar no Whatsapp