O prefeito e presidente do CDS, Hipólito Rodrigues Silva, deputado Jacó e secretário Ernani Dourado Lopes (Foto:Isabelle Lamenha)
O prefeito de São Gabriel, Hipólito Rodrigues Silva, e o secretário de Agricultura de Irecê, Ernani Dourado Lopes, estiveram nesta segunda-feira (01/04) reunidos com o deputado estadual Jacó (PT), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na pauta de discussões, o fortalecimento do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável de Irecê (CDS), do qual o primeiro é presidente.
A assinatura de novos convênios para o Consórcio, que venham a beneficiar os 18 municípios representados na entidade, dominou a conversa. Criado em 2009, o CDS trabalha em prol da recuperação de estradas, regularização fundiária, defesa do meio ambiente, entre outros temas de interesse da região. Segundo o presidente, uma preocupação no momento é com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para produtos de origem animal.
Empossado em janeiro para o biênio 2019/2020, Hipólito Rodrigues diz que o CDS se insere dentro de uma política mais ampla do governo estadual, e que sua proposta é tratar de forma coletiva e coesa as demandas dos municípios. Reuniões já ocorreram com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).
Fonte: Ascom - Deputado Mário Jacó
Uma criança de 1 anos e 2 meses foi estuprada pelo próprio pai, segundo a Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique. O crime foi registrado na tarde de segunda-feira (01), quando a Polícia Militar foi acionada por vizinhos que acharam o choro contínuo da bebê. As informações são da Polícia Civil.
De acordo com o delegado Alex Roza, a PM foi ao local, mas pai e filha já não estavam. Eles foram localizados na rua após buscas da Polícia Militar, que constatou manchas de sangue na roupa da criança. Levada a uma unidade hospitalar, o médico certificou que a vítima sofreu violência sexual.
Francisco Pinheiro dos Santos foi preso em flagrante. A bebê foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Irecê.
Fonte: Central Notícia
Ex-Globo, a jornalista Rosana Jatobá agora também já não faz mais parte do time de contratados da RedeTV!. Isso porque, após quase dois anos de vínculo, as partes decidiram romper o acordo e a profissional deixou o canal.
Em entrevista para a revista 'Contigo', Rosana revelou o real motivo que a fez deixar o canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. “Eu fui contratada com o propósito de apresentar um programa sobre sustentabilidade, tema ao qual me dedico há anos. A emissora tentou emplacar o projeto, houve um grande interesse, mas o mercado se mostrou muito retraído para investimentos em TV aberta. O digital tem sido o caminho escolhido pelas empresas para comunicar suas ações sustentáveis. Então, não fazia mais sentido dar continuidade a um contrato que dificilmente seria viabilizado, até porque a emissora passa por dificuldades financeiras”, falou a apresentadora.
“Sou grata pelo tempo que fiquei na emissora, por ter me relacionado com pessoas muito interessantes e queridas. Sempre fui muito bem tratada. E sentia um esforço por parte da casa de encontrar um espaço adequado para mim. Agora é hora de seguir com os projetos voltados para sustentabilidade que já desenvolvo no mundo corporativo, com grandes multinacionais”, acrescentou.
Na emissora, a jornalista comandava o 'Leitura Dinâmica' e o 'RedeTV News', mas não era a titular de nenhum desses telejornais. Como ficou sem função, acabou demitida do canal paulista. Vale lembrar que Rosana já trabalhou por 12 anos na Globo e 4 na Band.
Fonte: Notícias ao Minuto
Xique-Xique - Na noite da última sexta-feira (29), um homem de identidade não revelada morreu após trocar tiros com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semiárido – Caesa.
Segundo a polícia, os militares receberam a informação que um homem estaria armado e atirando aleatoriamente nas imediações da Central de Abastecimento da cidade.
Uma equipe se deslocou para o local onde localizou o suspeito. Conforme a polícia, foi dada voz de prisão, mas o suspeito não obedeceu e atirou contra os militares, que reagiram.
Atingido pelos tiros, o homem foi levado para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu. A Polícia apreendeu um revólver calibre 32 com três cartuchos deflagrados e dois intactos.
Fonte: Central Notícia
Aconteceu no Gran Fest, em Irecê, solenidade de formatura das turmas dos cursos Técnicos Integrados em Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Irecê. Pais, amigos e demais familiares, puderam acompanhar de perto esse ato selene.
Também marcaram presença no evento o Diretor-Geral Pró Tempore do Campus, Prof. Robério Batista, a Diretora de Ensino, Ana Carolina Guedes, o coordenador do curso de Biocombustíveis, prof. Ubaldo Martins dos Anjos, além de professores, técnicos e trabalhadores do Campus.
Para Raynne Pires, formanda em Biocombustíveis, esse foi um momento “único, extremamente especial, que despertou a sensação de dever cumprido”. A concluinte demostra muita gratidão à comunidade do IFBA. “Ao IFBA só tenho gratidão, gratidão por ter me tornada o ser humano que sou hoje, gratidão por todo conhecimento compartilhado, gratidão pelos servidores de corações imensos”. “Se em breve eu me tornar uma engenheira, todos os créditos são para esta instituição”, conclui a agora técnica.
Kévin Mário, concluinte do curso de Eletromecânica, lembrou os desafios enfrentados. “Entrar no IFBA foi algo novo, um pouco complicado, uma nova rotina, pessoas novas, longe da família, horas e horas de estudo”. Segundo ele, “pensar positivo, olhando pra frente, pensar no momento da formatura foi importante”. Para Kévin a formatura foi a realização de um sonho, conseguido com a ajuda de muitos. “Quando fui chamado, quase não vi o que acontecia em volta, pois foi um momento que sonhei tanto, quis tanto que acontecesse. Agradeço a todo o pessoal que nunca desistiu de mim, pelo apoio dos Diretores, professores, pedagogos, de todos os servidores, que sempre me ajudaram e apoiaram. O IFBA pra mim foi uma família”. “Hoje digo que tudo valeu muito a pena. Subir no palco e ouvir meu nome ser chamado, ‘formando Kevin Mário’, foi um momento único na minha vida, que nunca vou esquecer”, conclui.
O concluinte Samuel Miranda, agora Técnico em Informática, lembra sua chegada no IFBA. “Desde minha chegada no IFBA, em 2015, senti-me muito à vontade, muito acolhido, o que facilitou muito minha adaptação à nova realidade de ensino”. Para ele a formatura é um “momento de muita felicidade, não só pelo sentimento de dever cumprido, mas pelo sentimento de dever cumprido da melhor maneira possível”. “Sempre serei grato ao IFBA por tudo que me proporcionou ao logo desses quatro anos. Muito obrigado IFBA e a todos os profissionais que fazem parte dessa maravilha instituição de ensino”, finaliza.
Robério, que participa dessa edição com um gostinho de despedida, tendo em vista o fim do seu mandato como Diretor-Geral, se diz muito realizado. “Essa foi nossa 5ª edição da solenidade, sinto-me muito orgulho de ter participado de todos elas na condição de Diretor-Geral. Acredito que estamos no cainho certo e que os nossos alunos, concluintes, também etão no caminho certo”, relata.
Fonte: IFBA Irecê
A vítima morava em Irecê e atualmente estava 'passando um tempo em Jacobina' (Foto: Montagem/CN)
Uma mulher de 52 anos identificada por Doralice Reis dos Santos, conhecida por Dora, foi morta a tiros na tarde do último sábado (30), em Jacobina. A vítima já morou em Irecê.
Segundo o site Augusto Urgente, a vítima estava em um apartamento onde morava na Rua José Prado Alves, próximo ao Cemitério Jardim da Saudade, quando foi surpreendida pelos criminosos que estava em uma moto.
Após os disparos que ceifaram a vida da vítima, os suspeitos fugiram. A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. O corpo da mulher foi levado para o Instituto Médico Legal de Jacobina.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.
Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.
Atacadão da Roupa
Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.
Fonte: Informe Publicitário
Lula foi condenado na primeira e na segunda instâncias da Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesse caso. A pena foi fixada pelo TRF-4 em 12 anos e um mês de prisão. O petista está preso em Curitiba desde abril do ano passado.
O STJ é a terceira instância da Justiça, e uma confirmação da condenação nessa corte esvaziaria, no caso de Lula, a discussão no Supremo Tribunal Federal sobre prender ou não condenados em segunda instância - esse julgamento está marcado para 10 de abril.
No último dia 25, o recurso especial no STJ estava pronto para ser julgado. Desde então, há a possibilidade de que o relator, o ministro Felix Fischer, leve o processo em mesa (sem inclusão na pauta, no jargão jurídico) para ser apreciado nas próximas sessões.
Diante dessa expectativa, a defesa de Lula protocolou no STJ, no dia 26 de março, um novo pedido. Os advogados querem que a corte anule o processo na 13ª Vara Federal em Curitiba e no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre, sob o argumento de que o julgamento deveria ter sido realizado pela Justiça Eleitoral.
A defesa se baseou no entendimento firmado no último dia 14 pelo plenário do Supremo, de que crimes de corrupção e lavagem de dinheiro associados a caixa dois devem ir para a Justiça Eleitoral, e não Federal. A decisão do STF foi considerada uma derrota para a Lava Jato.
Segundo a defesa - que nega os crimes -, o processo do tríplex tratou de um esquema de arrecadação de dinheiro, liderado por Lula, que visava garantir 1) a governabilidade do PT no Congresso, 2) a perpetuação do partido no poder, a partir dos recursos de empresas que tinham contrato com a Petrobras e 3) enriquecimento ilícito.
"O enquadramento jurídico da versão acima descrita aponta na direção da ocorrência de delitos contra a administração pública (corrupção passiva) e contra a administração da Justiça (lavagem de capitais), como também de crimes eleitorais (falsidade ideológica eleitoral e/ou apropriação indébita eleitoral). Em havendo conexão entre crimes de natureza eleitoral e crimes comuns, é obviamente competente a Justiça Eleitoral", alegaram os advogados de Lula.
Eles também pediram ao ministro Felix Fischer que divulgue previamente a data do julgamento do recurso para assegurar o acompanhamento e a participação da defesa.
No último dia 18, os advogados de Lula já haviam pedido para o STJ realizar novas diligências antes de julgar o recurso.
Eles apresentaram a Fischer fatos novos que ensejariam uma nova análise, como o acordo entre a Petrobras e autoridades americanas - que gerou o fundo bilionário que a força-tarefa da Lava Jato pretendia gerir - e documentos juntados a um processo trabalhista que apontariam que Leo Pinheiro, da OAS, pagou ex-funcionários com o objetivo de "modular" suas delações.
Para a defesa, isso "torna ainda mais passível de descrédito o depoimento prestado pelo corréu [Leo Pinheiro] para incriminar o ex-presidente Lula em troca de benefícios".
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN