Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021
Notícias

Empresários do Grupo J. Alves, especializado em comercialização e aplicação de fertilizantes líquidos, da Usina Iolando Leite, que há 30 anos produz etanol, aguardente e energia, em Sergipe, e do Rotary Club da Bahia integram a comitiva do Governo do Estado, conduzida pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, em visita ao Polo Agroindustrial e Bionergético do Médio São Francisco, na última sexta-feira (20) e no sábado (21). Os investidores conhecem o potencial e os principais projetos em implantação na região. A implantação do Polo Agroindustrial é coordenada pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Territorial (AG-TER).

“A atração e interiorização de investimentos são metas do Governo do Estado. O Polo Agroindustrial e Bionergético do Médio São Francisco é um bom exemplo de como ações bem planejadas podem mudar o destino de uma região. Temos 16 empreendimentos em fase de implantação, são quatros usinas de etanol e açúcar, dois projetos de pecuária e 10 projetos agroindustriais, 10 outros projetos em fase de análise e queremos atrair ainda mais", afirmou Leão.

O vice-governador lembra ainda que na semana passada um grupo de 11 produtores de uva de Santa Catarina estiveram na região e se interessaram no que viram: "Agora, temos executivos dessas duas empresas e representantes do Rotary visitando Muquém e Barra. Quanto mais investidores, melhor para o desenvolvimento da região e da Bahia”.

No primeiro dia da missão de negócios, a comitiva esteve no Muquém do São Francisco, na Fazenda Serpasa, a primeira usina sucroalcooleira de 11 que serão instaladas na região, além das fazendas Igarité, que terá um Polo frutífero, Caativa Agroindustrial, com criação de bovinos, ovinos e caprinos, São José, que produzirá soja, milho, feijão e tomate e Euroeste, do segmento da agropecuária, com expectativa de criação de 7,5 mil bois, todas em Barra.

No sábado (21), ainda em Barra, o grupo vai visitar as obras da ponte que ligará os municípios de Barra e Xique-Xique e conhecem também as instalações da Fazenda Escola Modelo, que vai desenvolver técnicas irrigadas e agroindustriais dentro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas.

Fonte: Ascom - Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Agosto de 2021
Notícias

Em mais um compromisso realizado, gestão Elmo Vaz entrega requalificação da Rua Damacena. Palavra dada, palavra cumprida!

Nesta quarta-feira, dia 25, a Prefeitura de Irecê iniciou a execução de mais um pacote de obras de pavimentação. Começando pela Rua Damacena, onde o prefeito firmou compromisso no ano passado, as pavimentações ainda vão beneficiar as ruas Natanael (acesso da Clínica de Hemodiálise), Washington Luís, Rio Araguaia, Rio Itapicuru, Avenida Caraíbas e trecho em frente à empresa Nova Schin.

Dona Carminha era só alegria. Da porta de sua casa, ela contemplava o trabalho das máquinas e fazia questão de comemorar a conquista. “Tá ficando bom demais, meu filho. O prefeito veio aqui, prometeu e agora tá cumprindo e fazendo esse asfalto maravilhoso”, disse, sem conseguir conter a emoção. 

Num ritmo frenético de trabalho no seu segundo mandato, o prefeito Elmo Vaz destacou mais um compromisso cumprido. Dessa vez, com seu Antero, morador histórico da Rua Damacena. “Eu tenho dito que é preciso devolver a esperança da população na política e nos políticos. A coisa mais importante que a gente tem é nossa palavra. Vou continuar trabalhando todos os dias para construir uma cidade cada vez mais a altura do nosso povo”, pontuou o gestor.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jazon Júnior, que acompanhou as obras de perto, destacou o empenho do prefeito Elmo Vaz e aproveitou para anunciar novas intervenções na Praça do São e na Rua Rio de Janeiro, que será pavimentada com asfalto quente. “Aqui o trabalho não para! Seja na sede ou nos povoados nosso dever é sempre ofertar serviços de qualidade para todos. Amanhã já estaremos na Lagoa Nova levando uma série de benefícios para comunidade”, finalizou.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Agosto de 2021
Notícias

Orgulho para família e para toda Irecê, estudante de 15 anos tem um futuro brilhante pela frente! Parabéns!

Anderson Sobrinho dos Santos, aluno do 9º ano na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães (Irecê), foi um dos agraciados com a medalha de bronze na 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com concessionárias do Espírito Santo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, a ONEE tem o nobre objetivo de "disseminar o papel da eficiência energética e educar para o consumo consciente de energia elétrica".

De acordo com informações dos organizadores, entre todos os estados participantes, foram inscritos 35 mil alunos e alunas de 600 escolas. Graças ao desempenho em provas e desafios online, Anderson dos Santos e os outros medalhistas de bronze, prata e ouro foram classificados automaticamente para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

Atendendo à uma política do Governo Elmo Vaz, a Antônio Carlos Magalhães e todas as escolas de Rede Municipal de Irecê incentivam a participação de alunos e professores em eventos desta natureza como forma de estimular o conhecimento científico e promover transformação social.  Anderson tem 15 anos e reside no Loteamento Vida Bela. É filho de Edenivea Santos Sobrinho Pereira e Carlos Roberto Pereira dos Santos. Orgulho para família e para toda cidade, tem um futuro brilhante pela frente! Parabéns! Você vai longe! Acredite em si mesmo e nunca desista!

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Agosto de 2021
Notícias

Um grupo formado por 12 produtores de vinho de Santa Catarina visitou o Vale do São Francisco e Médio São Francisco baiano, para conhecer oportunidades de investimentos e o potencial produtivo das regiões. Os empresários, representantes das vinícolas Florete, Santa Augusta, San Michele, Girola e Panceri, integraram a comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

“O Vale do São Francisco é uma das novas regiões vitivinícolas brasileiras produtoras de vinhos finos e internacionalmente é referência na produção de frutas, devido às condições extremamente favoráveis de clima, abastecimento de água e solo. O médio São Francisco busca trilhar o mesmo caminho para tornar-se uma potência, não somente na produção de vinho como também em outros segmentos agroindustriais e na produção de bioenergia”, explica João Leão.

A comitiva esteve no município de Casa Nova, onde visitou, dentre outros empreendimentos, as instalações da GrandValle, empresa dedicada à produção de vinhos de mesa, sucos, geleias e frutas in natura e a Vinícola TerraNova, do Grupo Miolo, que se dedica à produção de espumantes, vinhos jovens e frutados e suco de uva.

Já no domingo (15), no município de Barra, visitaram empreendimentos que integram o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, como a Fazenda São José, que irá produzir soja, milho, feijão e tomate, a Fazenda Euroeste, do segmento da agropecuária, com expectativa de criação de 7,5 mil bois até o final de 2021, e a Fazenda Desterro, que atualmente produz inhame e batata, mas que futuramente também produzirá grãos.

"Os investidores ficaram entusiasmados e tenho certeza que virão investir no estado. Eles voltam para casa, vão dialogar com os sócios e em breve sentaremos com novamente, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inclusive, para darmos prosseguimento nas tratativas", disse Leão.

Fazenda Escola Modelo

Ainda no domingo, os empresários conheceram as instalações da Fazenda Escola Modelo. O projeto visa o desenvolvimento de técnicas agropecuárias irrigadas, de sequeiro e agroindustriais dentro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra. A unidade servirá como suporte de formação e capacitação profissional e de experiências para o Polo Agroindustrial. Entre os principais pilares do projeto está a integração de educação, agronegócios, cooperativismo e desenvolvimento socioeconômico.

Fonte: Ascom - Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 22 de Agosto de 2021
Notícias

Na solenidade, Robertão esteve acompanhado de outras autoridades 

O prefeito de Presidente Dutra, Robertão, assinou, na tarde desse sábado (21), a ordem e serviço que tem como objetivo autorizar a pavimentação de ruas localizadas em três comunidades rurais, Canoãzinho, Matinha de Dió e Ramos.

“Vale ressaltar que o Pavimento intertravado é uma espécie de piso feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças”, destacou a assessoria de comunicação do município, através da página da prefeitura no Facebook.

Além da sede do município, Robertão ressalta a importância dessa ação com o desenvolvimento chegando também à zona rural.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 22 de Agosto de 2021
Notícias

A Prefeitura de Irecê publicou um novo Decreto nesta sexta-feira, prorrogando a validade das medidas até o dia 08 de setembro.

Segue proibida a realização de shows e festas, independente do número de participantes. Eventos esportivos continuam a acontecer, porém sem a presença de público.

Continuam mantidos os atos religiosos litúrgicos com a ocupação limitada a 50% da capacidade do local.

Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a ocupação a 50% da capacidade.

A pendemia não acabou! Mantenha as medidas de higiene, evite aglomerações e use máscara sempre que sair de casa.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 21 de Agosto de 2021
Notícias

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, participaram na quinta-feira (19) da cerimônia de liberação de R$ 17 milhões para financiamento da produção agrícola no Projeto Público Baixio de Irecê, localizado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, na região do Médio São Francisco baiano. Os valores são parte de contratos de financiamento que somam R$ 42 milhões, firmados pelo Banco do Nordeste (BNB) com produtores da Etapa 2 do Projeto para uso de recursos do Fundo Constitucional para Desenvolvimento do Nordeste.

O ministro Rogério Marinho destacou na ocasião a importância de projetos de irrigação para a geração de emprego e renda. “Para nós, esta é uma missão muito poderosa. Trabalharemos com as águas do rio São Francisco, dos canais e dos reservatórios a céu aberto para fazermos os perímetros irrigados. Com eles, poderemos gerar empregos, oportunidade e renda para a população do interior do Nordeste brasileiro”, afirmou.

“Hoje podemos celebrar o início de um novo momento para a população desta região. Aqueles 180 mil empregos, prometidos há muito tempo, agora começam a se tornar realidade”, disse o diretor-presidente da Codevasf. “Temos hoje na conta dos produtores cerca de R$ 17 milhões que já vão começar a ser aplicados de imediato e provavelmente em dezembro nós teremos todos os pivôs instalados e a produção sendo iniciada para que a primeira safra saia ainda no primeiro semestre de 2022”, acrescentou Marcelo Moreira.

Baixio de Irecê 19.08.2021 CO presidente do BNB, Romildo Rolim, ressaltou que a instituição trabalha pelo crédito produtivo de longo prazo. “O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, que faz a distribuição dos recursos do Fundo Constitucional do Nordeste, vem dizendo para o Banco do Nordeste aplicar os recursos nesses projetos estratégicos que geram os maiores impactos de desenvolvimento, os maiores impactos de geração de emprego e renda”, disse.

De acordo com Harley Xavier, superintendente regional da Codevasf, a entrada do Projeto Baixio de Irecê em fase de produção promoverá benefício direto a diversos municípios. “As regiões de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia, Central, Irecê, Gentio do Ouro e de vários outros municípios certamente serão muito conquistas vindouras, associados ao Projeto”, avalia. Participaram do evento o ministro da Cidadania, João Roma, o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, e parlamentares, entre outras autoridades.

A agenda da comitiva incluiu uma visita ao Projeto Baixio de Irecê e uma ação de soltura de alevinos da espécie curimatã. Os alevinos foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, uma das seis unidades do gênero mantidas pela Codevasf na bacia do rio São Francisco. “Essa é uma ação importante e mitigadora que a Codevasf faz há muitos anos. São seis estações, onde quase 10 milhões de alevinos são soltos por ano. Esta é mais uma ação importante para o processo de revitalização das bacias hidrográficas do São Francisco”, afirmou Rogério Marinho.

Projeto Baixio de Irecê

Baixio de Irecê 19.08.2021 DO Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê abrange 105 mil hectares, dos quais 48 mil são de área irrigável. A região tem grande disponibilidade hídrica para irrigação, solos mecanizáveis e forte tradição agrícola. O acesso à área do projeto se dá pela Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, onde se conecta à malha rodoviária para o Porto de Aratu e Salvador.

A área do Projeto está dividida em nove etapas. As etapas 1 e 2 possuem cerca de 16 mil hectares irrigáveis. A primeira delas está em fase de ocupação e deverá operar com culturas de grãos como milho, feijão e soja. As etapas 3 a 9 serão exploradas pela iniciativa privada por meio da Concessão do Direito Real de Uso (CDRU) de 50.531 hectares, dos quais 31.500 hectares são irrigáveis. A previsão da Codevasf é de que o edital de concessão do Projeto seja lançado em setembro e a licitação ocorra em novembro.

O governo federal investiu cerca de R$ 1 bilhão na aquisição e na regularização fundiária das áreas que compõem o Baixio de Irecê e na implantação de 42 quilômetros de canal, estação de bombeamento, adutoras, estação de pressurização e infraestrutura de suprimento energético, entre outras estruturas.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 20 de Agosto de 2021
Notícias

Inovação e profissionalismo. Essas duas características foram fundamentais para os pequenos negócios de Xique-Xique, que receberam cerca de 2 mil pessoas, entre pilotos, navegadores, mecânicos e equipes de apoio que acompanham o Rally do Sertões. A cidade foi anfitriã de uma das etapas da competição off-road, que percorreu trechos em 6 estados do Nordeste e movimentou cerca de um milhão de reais durante a passagem pelo município.

Quem aproveitou todos os bons ventos trazidos pelo Rally foi o empresário Tarcísio Macedo, do Macedo Golden Hotel e Restaurante. Tarcísio participou das capacitações do Sebrae, e incluiu a equipe em vários cursos oferecidos pela instituição. “Percebemos a importância de investir em capacitação e profissionalizar a equipe. Hoje, os nossos colaboradores estão preparados para outros momentos de grande demanda e também para atender a população local”, comentou.

Tarcísio destaca também a geração de renda que o evento movimentou. “A gente passou por um período muito difícil por conta da pandemia. Um evento como esse é uma injeção de ânimo, ainda mais com as orientações e capacitações que recebemos para atender o turista e o visitante da melhor forma possível, inclusive seguindo todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelos órgãos de saúde. O evento ajudou e muito a recuperar o nosso faturamento”, avaliou o empresário.

O gerente do Macedo Hotel, Kayam Almeida, ressalta ainda que o planejamento foi fundamental para atender bem os visitantes. “Em todo momento, o nosso buffet tinha comida e organizamos o cardápio do restaurante com uma variedade grande. Temos 32 apartamentos e, se tivéssemos 200, todos seriam ocupados. O Rally dos Sertões veio para nos motivar e o Sebrae foi um parceiro importante nessa jornada. Vamos continuar com os cursos e consultorias, sempre pensando em oferecer o melhor para o nosso cliente”, afirmou o gerente.

Ieuza Martins e Márcio Campos, donos de um quiosque à beira do Rio São Francisco, o Boteco do Bolinha, também aproveitaram a oportunidade e se capacitaram para receber os turistas. Participaram de cursos voltados para atendimento, marketing digital e biossegurança. Márcio, que é conhecido por todos como Bolinha, não escondeu a alegria em receber bem, e aumentar muito as vendas somente em um dia de evento na cidade

“O movimento foi muito bom. Fico feliz em estar preparado e agradeço ao Sebrae por tanto aprendizado. Criamos um menu especial para o evento, capacitamos a equipe para oferecer um bom atendimento e também já vínhamos implantando um ambiente para os clientes tirarem fotos com o Rio São Francisco ao fundo, o tal ambiente instagramável. Nosso Buteco está ‘bombando’”, comemorou o empresário.

Mas nem só de alimentação e hospedagem vive o visitante. Muitos outros serviços foram procurados, como segmentos de supermercado, farmácia e postos de combustíveis.

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, destacou a relevância da parceria com o Sebrae na preparação dos estabelecimentos para receber o Rally. Ele falou sobre a geração de renda que um evento desse movimenta e da continuação da parceria com o Sebrae na capacitação dos empreendimentos locais. “Foi uma ótima oportunidade para estreitarmos relações com o Sebrae. Além desse importante trabalho de capacitação e preparação dos pequenos negócios para o evento, que trouxe um retorno positivo para o comércio local, o Sebrae vai nos acompanhar também em outros momentos e queremos dar andamento às agendas de cursos e consultorias para auxiliar o pequeno negócio a se profissionalizar, e vender mais”, afirmou o prefeito.

Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, destaca a importância da realização de um evento turístico para movimentar a economia local depois de tanto tempo sem nenhuma atividade do segmento por conta da pandemia. “Tivemos esse olhar cuidadoso que o momento exige, e capacitamos as empresas também em relação aos cuidados e protocolos exigidos pelos órgãos de saúde. O Rally dos Sertões foi uma oportunidade de retomada importante para a prestação de serviço, comércio e turismo. Estamos felizes em poder participar, e contribuir com a capacitação das empresas de Xique-Xique”, comemorou.

Sebrae e Rally dos Sertões

Em parceria com o Rally dos Sertões, o Sebrae está capacitando 350 pequenos negócios em todo o circuito das cidades por onde a caravana de competidores e equipes de apoio passarão. O Sebrae capacitou os donos de micro e pequenas empresas em protocolos de biossegurança e concedeu o selo “Turismo Confiável” a esses estabelecimentos, para estimular o consumo por parte dos integrantes do evento.

Em 2021, a prova chega à sua 29ª edição, cruzando seis dos nove estados do Nordeste. Segundo os organizadores, o evento mobiliza quase dois mil participantes, durante os 10 dias de duração.

A capacitação realizada pelo Sebrae a esses donos de pequenos negócios, distribuídos ao longo do percurso do Rally, é composta por workshops, consultorias e cursos nos seguintes eixos: protocolos de biossegurança, formalização de empresas (MEI), boas práticas nos serviços de alimentação, sustentabilidade ambiental, marketing digital e estruturação de experiências turísticas a partir de produtos locais.

Fonte: Ascom - Sebrae Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 19 de Agosto de 2021
Notícias

Confiante no engajamento da juventude, prefeito Elmo Vaz convoca a galera pra se vacinar! Se ligue na ideia! 

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde registrou a marca de 41.394 aplicações da 1ª dose da vacina contra a covid-19 em Irecê, número que representa 78% do público-alvo da campanha nacional. O prefeito Elmo Vaz parabenizou as equipes da linha de frente pelo “desempenho, compromisso e eficiência”. O gestor também pediu a colaboração da comunidade na manutenção dos protocolos de distanciamento e segurança e aproveitou para fazer uma convocação. “Hoje estamos vacinando o pessoal com 25 anos de idade. Você que é jovem e tem o futuro inteiro pela frente, chegou a hora de agir com responsabilidade: venha tomar a primeira dose da vacina e ajude a proteger sua família e a sua galera. Se todo mundo se ligar na ideia, vamos sair dessa pandemia mais fortes e unidos”.

De acordo com dados oficiais, levando em conta estimativa de 73.524 habitantes em toda Irecê, mais de 56% da população recebeu a 1ª dose da vacina contra a covid-19, ao tempo em que 17.941 homens e mulheres de diferentes idades já receberam a 2ª dose. “Seguindo o planejamento da gestão, nesta sexta-feira,  vamos aplicar apenas a segunda dose. Então, quem já tomou a primeira tem que ficar atento: é muito importante completar o ciclo vacinal para ter a imunização adequada”, acrescentou a secretária de Saúde, Tarcila Miranda.

Com sua colaboração, Irecê diminui (a cada dia) o número de pessoas internadas e casos ativos. Mas, ainda não é hora de relaxar! A luta continua!

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021
Notícias

Liberação do recurso pelo Banco do Nordeste será realizada em cerimônia com a participação da comitiva

Nesta quinta-feira (19), a partir das 10h45, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o ministro da Cidadania João Roma e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, vão visitar o Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, no povoado de Boa Vista de Santo Antônio, em Xique-Xique.

De acordo com a Codevasf, o projeto é o primeiro de um amplo portfólio sob gestão do MDR e de seus órgãos vinculados, que será concedido pelo Governo Federal à iniciativa privada por meio de leilões.

Conforme  informação encaminhada ao Central Notícia, na ocasião, o Banco do Nordeste (BNB) realizará a liberação de R$ 17 milhões do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) para financiar a produção em lotes empresariais da Etapa 2 do Projeto. Os recursos serão repassados ao grupo Irriga Bahia, responsável pela administração, operação e manutenção da Etapa 2. As Etapas 1 e 2 do projeto de irrigação encontram-se em fase de ocupação e possuem área irrigável de aproximadamente 16 mil hectares.

O Baixio de Irecê é considerado o maior projeto de irrigação do Brasil. Localizado na região do Médio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigável. Grãos de milho, soja e feijão são as principais culturas potenciais do projeto.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp