Nesta quarta-feira (30), na Governadoria do Estado, o pré-candidato a deputado estadual, Cafu Barreto, se encontrou com vários políticos, lideranças, e amigos de diversas regiões da Bahia.
Na oportunidade, juntamente com o Deputado Estadual e pré-candidato a deputado federal, Diego Coronel, se reuniu com a Prefeita de Cafarnaum, Sueli Novais, o ex-prefeito, Dr. Ivanilton Oliveira, o Vice-prefeito, Léo do Canal e o Secretário de Administração, Ademir Lima.
O momento foi de grande importância, pois foram abordados assuntos sobre as necessidades e demandas da cidade, e região.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Nesta quarta-feira (30), o prefeito Elmo Vaz pôs fim ao mistério que tem deixado muita gente sem dormir: esse ano, graças a Deus, vai ter São João em Irecê. Após dois anos sem festejos juninos por conta da pandemia, o prefeito confirmou a realização do tradicional Arraiá das Caraíbas 2022.
Em sua justificativa, Elmo destaca a importância cultural, a movimentação da economia e o potencial turístico do São João de Irecê. De forma responsável, o prefeito falou sobre os custos da festa e deixou claro que a prioridade da gestão continua sendo a recuperação da cidade, que teve a infraestrutura bastante prejudicada por conta do longo período chuvoso. Na avaliação de Elmo Vaz, além de estimular a união entre as famílias e a confraternização da comunidade, o São João 2022 é uma forma de ajudar o comércio e prestigiar os artistas locais, tão prejudicados pelas restrições da pandemia. “Entre os dias 22 e 26 de junho, Irecê vai se transformar na cidade do São João e você vai se apaixonar. Te esperamos com muita alegria e animação”, concluiu.
Fonte: As informações são de assessoria
Policiais rodoviários federais apreenderam, na manhã desta quarta-feira (30), um caminhão-baú transportando mercadorias sem nota fiscal. A ação aconteceu no km 408 da BR-242, no município de Seabra, na região da Chapada Diamantina.
O caminhão Ford/Cargo foi parado para fiscalização de rotina. O motorista de 53 anos apresentou os documentos de porte obrigatório, porém não foram apresentadas as notas fiscais dos produtos, o que constitui crime tributário.
Ele disse que a carga de macarrão foi embarcada em Salvador. Já o carregamento da cerveja foi realizado na cidade de Feira de Santana. As mercadorias seguiam para o estado de Goiás.
Ao todo foram apreendidos 14.643 litros de cerveja e mais 10.200 pacotes de macarrão instantâneo.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. A ocorrência foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ/BA) para os procedimentos administrativos, o que incluí pagamento do imposto sonegado e multas.
A PRF disponibiliza o telefone 191 para denúncia. Faça sua parte! O anonimato é garantido.
Fonte: PRF-BA
Nesta segunda-feira (28), a comunidade do Colégio Municipal Odete Nunes Dourado fez uma bonita festa para recepcionar convidados e autoridades durante a inauguração da Praça da Ciência, em Irecê. Ao som de uma banda formada por alunos da casa, a comitiva com integrantes do Estado e Governo Federal participou de coffee break e interagiu com gestores, professoras e representantes de conselhos e entidades ligadas à Educação.
Fruto de emenda da deputada federal Lídice da Mata, o Laboratório da Ciência foi construído em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti). O novo equipamento pedagógico do Colégio Odete é formado por brinquedos que estimulam o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. “Me sinto realizada em poder ajudar mais uma vez, trazendo o conhecimento científico de forma lúdica pra dentro da escola”, afirmou Lídice. “Além de interiorizar a Ciência, temos duas outras diretrizes: incentivar a diversidade e atuar com colaboração e compartilhamento”, completou a titular da Secti, Mara Souza.
Depois de destacar a alegria de (aos poucos) voltar ao convívio público, o inspirado prefeito Elmo Vaz citou o matemático grego Arquimedes, para logo em seguida render homenagem aos servidores e servidoras da rede municipal. “Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca que moverei o mundo... Essa praça possibilita que professores e alunos discutam e aprendam Ciência na prática, no dia a dia... Irecê é uma terra em que qualquer sementinha que se plantar, cresce e dá frutos. A terra aqui é fértil, assim como a Educação. Não à toa Irecê tem o segundo melhor IDEB do Estado (entre cidades com até 100 mil habitantes) e foi reconhecida com o Selo UNICEF e os prêmios Prefeito Amigo da Criança e Band Cidades Excelentes... Isso só foi possível pelo trabalho de uma rede de Educação apaixonada”.
Além da comunidade escolar e da diretora do colégio, Roberta Ferreira, participaram do ato solene a coordenadora do Ministério da Ciência, Silvana Copceski, vereadores, secretários e colaboradores da gestão Elmo Vaz. Também marcaram presença o vice-prefeito Erício Batista, o secretário de Educação Agnaldo de Freitas e representantes da PM, Espaço Colaborar, NUCA e do Núcleo Territorial de Educação.
Fonte: As informações são de assessoria
A estudante Maria Vitória da Gama, com deficiência intelectual, colou grau no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Irecê.
A cerimônia realizada do tipo de gabinete contou com a presença de outros 08 (oito) alunos/as, que também se formaram. Mas, Maria Vitória, foi entre todos/as uma presença muito marcante, que também ficará na história da instituição. Veja o motivo sabendo um pouco da sua história contada a seguir:
“Vitória tem uma história de superação. Antes mesmo do seu nascimento adquiriu uma infecção e ao nascer com apenas oito meses teve uma parada cardíaca que a deixou aparentemente sem sinais vitais. Mas após seis meses internada em uma UTI, sob muitos cuidados, Vitória recebeu alta.
A sua mãe, a senhora Jeane Gama, foi orientada que devido às tantas convulsões ela possuía problemas neurológicos que poderiam afetar a sua capacidade motora, cognitiva/intelectual, de linguagem.
E devido a um quadro de insuficiência respiratória, foi necessário que ela desse entrada inúmeras vezes no hospital e fizesse uso de muitas medicações fortes.
Todos os aspectos do desenvolvimento infantil de Vitória não foram dentro do esperado para a sua faixa etária. Apenas em torno dos dois anos ela começou a caminhar e só com mais dois anos era possível compreender o que ela verbalizava (era uma fala de difícil compreensão).
O ingresso escolar ocorreu por volta dos três anos e meio. Na escola as dificuldades eram visíveis, tanto comportamentais como na aprendizagem, mas nesse período já aprendeu o identificar as letras, cores e iniciou o processo de alfabetização. Também nessa época iniciou o acompanhamento psicológico, fonoaudiológico e pedagógico.
A sua mãe relata que procurou não criar expectativas em relação à Vitória, buscou não forçar nada. Tudo o que viesse seria lucro, mas sempre teve o cuidado de ouvir e esforçar para realizar cada orientação ouvida.
Mas nessa época, já era visível que Vitória conseguia ir além do esperado para o seu quadro clínico. Mas o que quadro clínico de Vitória? Ela foi além e mostrou que do modo dela e no tempo dela conseguiria superar o esperado para a sua vida. Com acompanhamento, suporte escolar devido, auxílios e adaptações, Vitória que segundo médicos, não chegaria aos dois anos de idade, concluiu o Ensino Médio, com êxito e sem repetência, mas com esforço, muito esforço mesmo.
Em 2015, aos 18 anos de idade, Vitória ingressa no Ensino Superior, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFBA, Campus Irecê.
Ela trouxe relatório médico que indicava que ela apresentava:
· Alterações comportamentais ansiosas;
· Déficit cognitivo, mnésico (memória) e de atenção;
· Dificuldade em abstrações;
· Discalculia;
· Dislexia;
· Incoordenação motora.
O que isso significou? Que seriam necessárias algumas adaptações e ela se desenvolveria. Nunca tivemos dúvida que ela conseguiria concluir o curso com êxito porque não pensamos deficiência como incapacidade. O nosso foco é no potencial do estudante.
Desse modo, toda a comunidade escolar, composta por docentes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e estudantes foram orientados quanto à condição de Maria Vitória e como tratá-la, para que ela fosse incluída e não sofresse nenhum tipo de discriminação.
O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – NAPNE, do Campus Irecê, composto de uma equipe multidisciplinar (profissional da área da educação inclusiva, pedagogos, psicóloga, médico (neurologista), assistente social e técnica em assuntos educacionais (com especialização em Psicopedagogia), trabalharam para atender a estudante durante o seu percurso escolar, orientar os docentes e promover palestras e formação em educação inclusiva para servidores e estudantes.Respeitando o tempo dela, Vitória se desenvolveu e concluiu a graduação. Assim o IFBA, Campus Irecê cumpre o seu papel em promover a inclusão: garantindo acesso, permanência, aprendizagem e conclusão com êxito.” - Narrado por Iza Rocha, coordenadora do Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).
Iza reconhece o papel importante da família, junto com toda a comunidade do IFBA para esse processo formativo. “Sendo a inclusão um processo coletivo, o Campus Irecê agradece a colaboração dos familiares da estudante, dos servidores docentes, técnicos administrativos, terceirizados e dos estudantes pelo acolhimento a Maria Vitória.” pontua.
O Diretor-Geral do Campus, Jeime Andrade, parabeniza Maria Vitória por essa conquista e diz “que se orgulha de tê-la como parte da história da instituição”. Para ele “Vitória, como acostumamos chamar, nos deixa uma importante lição sobre nosso papel na inclusão de alunos(as) com Necessidades Específicas. A percepção do quão longe eles(as) conseguem chegar com o apoio devido”.
Fonte: IFBA Irecê
Com o investimento superior a R$ 4,5 milhões na reforma, ampliação e aquisição de equipamentos do hospital Dr. Benedito Ney Santos, em João Dourado, a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, representando o governador Rui Costa, entregou na sexta-feira (25), a nova unidade à população. Na ocasião, acompanhada pelo prefeito Diamerson Cardoso.
O investimento é fruto de emendas parlamentares e um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura. “Hoje a população passa a ter acesso a uma unidade com enfermarias amplas, humanizadas e climatizadas, além de uma nova emergência com sala de estabilização e acolhimento com classificação de risco, bem como um novo centro cirúrgico e quartos de Pré-parto, Parto e Pós-Parto (PPP)”, ressalta a secretária Adélia Pinheiro.
No que tange à geração de emprego e renda, a unidade conta com 115 colaboradores entre médicos, enfermeiros e uma equipe multiprofissional que envolve psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, assistente social, dentre outros.
Dentre os novos equipamentos, destaque para ventiladores pulmonares, monitores, desfibriladores, fototerapia para recém-nascidos, incubadora portátil para transporte, além de eletrocardiograma (ECG) e berço aquecido. Com 28 leitos, o hospital Dr. Benedito Ney Santos ganhou ainda uma entrada exclusiva para ambulâncias, sala de nebulização e implantação de uma nova rede de gases.
Fonte: Ascom - Sesab
O pré-candidato a deputado estadual, Cafu Barreto, segue viajando pela Bahia, participando de conversas e buscando pessoas que também desejam o melhor para o estado.
Na noite de quarta-feira (23), chegou à Região Sudoeste, onde visitou a cidade de Vitória da Conquista, e, foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Luís Carlos Dudé.
O pré-candidato esteve presente na Sessão Especial, onde foi discutida a Campanha da Fraternidade 2022, “Fraternidade e Educação”.
Segundo Cafu, o momento foi de bastante aprendizado. Ele também agradeceu a Dudé, aos vereadores e aos amigos de Vitória da Conquista pela recepção.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Secretaria pede apoio das famílias e chama atenção para responsabilidades da Educação compartilhada!
Com o intuito de orientar pais e responsáveis, a Prefeitura de Irecê informa que neste sábado (26) haverá aula normal nos turnos matutino e vespertino na rede municipal de Ensino. Em virtude dos desafios da pandemia, a Secretaria de Educação preparou um cronograma de aulas presenciais que incluem alguns sábados como dias letivos.
De acordo com o titular da pasta, Agnaldo Freitas, pais e responsáveis precisam acompanhar de perto a rotina das escolas e o desenvolvimento dos seus filhos e filhas. “A Prefeitura tem compromisso com a segurança, o bem-estar e a qualidade da Educação das nossas crianças e as famílias são as grandes parceiras nesse processo de aprendizagem e conhecimento”, completou o gestor.
Então, não se esqueça: neste sábado, 26 de março, é dia de aula na rede municipal! Viva!
Fonte: As informações são de assessoria
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma lista de 140 cápsulas de emagrecimento que podem oferecer riscos à saúde, com orientações de suspensão do uso desses medicamentos. O alerta foi dado após o surgimento de alguns casos envolvendo complicações e até mortes com relação à ingestão desse tipo de cápsula, como o que aconteceu com uma enfermeira, em São Paulo, no começo do mês, que morreu em decorrência de uma hepatite fulminante relacionada ao uso dessas substâncias.
Por meio de nota, a Anvisa detalhou que a venda desse tipo de produto com origem natural requer um cuidado específico e deve passar por autorização. “Por lei, os medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias, independentemente da categoria (sintético, biológico, fitoterápico, homeopático, dinamizado, entre outros)”.
Promessas arriscadas e comercialização informal
“Por conta da origem natural e pela promessa de resultados milagrosos como o emagrecimento e a detoxificação do organismo, além de aumento do metabolismo e rejuvenescimento, muitas pessoas acabam sendo ludibriadas e adquirem esses produtos que não possuem comprovações técnicas de eficácia”, ressalta o farmacêutico e professor do IDOMED, Antônio Neto Machado, sobre o caminho perigoso que leva ao consumo arriscado dessas cápsulas e chás emagrecedores.
Impulsionada pela comercialização informal, a venda desses produtos sempre foi bastante negligenciada pelas autoridades. Hoje em dia, com o crescimento do e-commerce, não é difícil encontrar as cápsulas em portais eletrônicos de busca, facilitando ainda mais a compra desses itens.
Os riscos
Esses produtos contêm substâncias conjuntas que, mesmo sendo de origem natural, podem oferecer riscos ao organismo de qualquer pessoa, com ou sem comorbidades. Antônio aponta que nem tudo que é natural é seguro, principalmente pela forma como esses produtos são extraídos, misturando substâncias diversas que podem oferecer perigos e tem um grande potencial toxicológico.
O professor do IDOMED ressalta, ainda, que esse potencial tóxico contido pode destruir as células dos tecidos do trato gastrointestinal e das glândulas associadas, além de órgãos como o próprio fígado.
Antônio ainda faz um último alerta, para outro problema que pode ser gerado por esses produtos. “Todo medicamento deve ser utilizado apenas com prescrição médica e avaliado de forma acurada pelo farmacêutico. Por mais que esses produtos tenham origem natural, além de todos os riscos citados anteriormente, podem, inclusive, produzir interações medicamentosas com remédios nos casos de pacientes que estejam tratando alguma doença”, finaliza.
Sobre o IDOMED
O IDOMED é um grupo que reúne 16 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico. Estamos presentes em todas as regiões do país, com quase sete mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização, residência médica e cursos de atualização. Está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.
Fonte: As informações são de assessoria
Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa, o deputado Diego Coronel (PSD) propôs ao governador Rui Costa que determine à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) medidas necessárias para a pavimentação asfáltica de 70 Km da BA-156, na ligação entre a BR-242 e a sede do município de Ipupiara.
O parlamentar justificou sua iniciativa devido as péssimas condições da estrada e pela necessidade de viabilizar o acesso da população à BR-242, assim como da zona rural à sede do município. A demanda, de acordo com o deputado, atende aos anseios da população da região e considera a necessidade de fomentar o desenvolvimento socioeconômico, o escoamento da produção agrícola e a garantia da segurança da BA-156 no trecho em questão e nas localidades circunvizinhas.
Segundo o parlamentar, a pavimentação requerida “beneficiará toda a região, em sua maioria composta de pessoas de baixa renda, que sobrevivem de atividades próprias da agricultura familiar”.
Fonte: Ascom - ALBA
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Stefane Xavier da Silva foi atacada pelo próprio pit bull em Cidade Ocidental, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...