O caminhão que bateu contra o helicóptero que levava o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci estava a cerca de 40 km/h no momento do acidente, que completa um mês nesta segunda-feira (11). A conclusão é de um laudo do Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo.
O documento, divulgado pelo G1, comprova que o caminhão estava dentro do limite de velocidade ao pedágio do Rodonel em direção à Rodovia Anhanguera. O motorista do veículo, João Adroaldo Tomackeves, teve apenas ferimentos leves e sobreviveu à colisão.
Fonte: G1
Jaine continua internada no Hospital Regional de Irecê (Foto: Divulgação)
Na manhã desta segunda-feira (11), por volta das 10h30, Gledson Melo de Oliveira, 21 anos foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Barra do Mendes, na região de Irecê. Ele estava acompanhado de um advogado e familiares.
O rapaz é suspeito de ter tentado assassinar sua prima Jaine Rosa Santos Barreto, 24 anos, na madrugada da última quinta-feira (07), quando a mulher saía de uma festa de carnaval e se deslocava até sua residência. Ele utilizou um paralelepípedo para cometer o crime, segundo a polícia. O rosto da vítima ficou irreconhecível. A perseguição do suspeito e o momento do ataque foram filmados por câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais.
De acordo com a delegacia de Barra do Mendes, o suspeito tinha um mandado de prisão preventiva em aberto (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Segundo informações do repórter José Bastos, Gledson, ainda dentro da viatura, confessou e disse que estava com uma dívida relacionada à droga e que foi pressionado a praticar o crime. Falou também que não manteve relação sexual com a vítima.
Ainda não há informação se o suspeito mudou a versão quando em conversa com a autoridade policial. A delegacia de Barra do Mendes disse à reportagem que o suspeito ficou preso pois já existia uma mandado de prisão preventiva contra ele.
Matéria relacionada:
Fonte: Central Notícia
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado estadual Nelson Leal, participou hoje (11.03), ao lado do vice-governador João Leão, do senador Otto Alencar, do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gildásio Penedo, da posse do novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Plínio Carneiro Filho. “Para minha alegria especial, o jovem analista de controle externo do TCM é agora o presidente Plínio Carneiro da Silva Filho. Foi indicado pela Assembleia Legislativa por ampla maioria dos deputados estaduais, entre os quais me incluo. Não digo que sou um dos pais da criança, porque, modestamente, sou tão jovem quanto ele”, destacou Leal.
O chefe do Legislativo baiano destacou que Plínio é funcionário concursado do Tribunal há mais de 30 anos, e um bom exemplo de que a persistência e a resiliência são os motores propulsores da vitória. “Plínio é um bom exemplo de que podemos vencer, graças ao trabalho, em qualquer campo da atividade humana: na atividade profissional, nas artes, no esporte, no amor. Tenho certeza que ele irá contribui para elevar o bom conceito do TCM no cumprimento do dever constitucional de bem zelar pela correta aplicação dos recursos públicos municipais”, disse o presidente da ALBA.
O conselheiro Plínio Carneiro Filho irá dirigir o TCM para o biênio 2019-2021, em substituição ao conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, que assume a direção da Escola de Contas. Na nova mesa diretora do TCM, constam ainda os nomes dos conselheiros Raimundo Moreira, eleito vice-presidente, e Fernando Vita, escolhido para a Corregedoria.
SERVIDOR CONCURSADO
Plínio Carneiro Filho foi o primeiro servidor concursado do corpo técnico do TCM a ascender ao cargo de conselheiro, em vaga não destinada a auditor. Ele começou a trabalhar no TCM no final da década de 1980, exercendo cargo comissionado, embora tenha sido aprovado em concurso público para a função de Analista Técnico de Controle Externo. Em 2010, foi indicado pelo então governador Jaques Wagner e aprovado pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro, na vaga decorrente da aposentadoria do senador Otto Alencar.
O novo presidente do TCM tem 49 anos e é bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade do Estado da Bahia. Tem ainda cursos de especialização em Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Orçamento e Contabilidade Pública. No ano passado, ele foi eleito para ocupar uma das diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).
Fonte: ALBA - Ascom/Gabinete da Presidência
O prefeito da cidade de Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, ajuizou uma ação de reparação por danos morais na Justiça contra uma agente comunitária de saúde do município após ter sido supostamente chamado de “monstro”, “vagabundo” e “ladrão”. O pedido foi negado pelo juiz Fernando Antônio Sales Abreu, no dia 25 de fevereiro deste ano. O caso se arrastava desde 2017.
Segundo informações publicadas nesta segunda-feira (11) no Diário da Justiça do Estado da Bahia, Reinaldo Braga Filho (MDB) afirmou que tomou conhecimento das declarações por meio de uma enfermeira que era coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Edilson Avelino Oliveira. De acordo com a servidora, as acusações aconteceram dentro da unidade.
Em sua defesa, a agente comunitária justificou “ausência de prova essencial”, e acrescentou que “as supostas ofensas tratam-se de “disse me disse” de funcionária da prefeitura que ocupa cargo de confiança do prefeito”. A agente negou “a autoria das informações que lhe são atribuídas e registrou que o seu conteúdo está circunscrito nos limites da liberdade de pensamento e de expressão”.
De acordo com o juiz, os documentos apresentados pelo prefeito não comprovaram os supostos danos alegados. “Assim, não há nos autos qualquer comprovação da suposta calúnia, injúria ou difamação, praticada pela acionada, tampouco que tenha a conduta desta atingido a honra e moral do requerente, passível de surgir o dever de indenizar. Isto porque, simplesmente, não há provas de que a acionada agiu com intuito deliberado de prejudicar o autor”, afirma em sua decisão.
O magistrado acrescenta que cabia a defesa do prefeito “produzir prova que demonstrasse a conduta delituosa praticada, a exemplo da oitiva de testemunhas que confirmassem as alegações da peça exordial para comprovar o fato exposto na inicial, o que não ocorreu”. Diante da situação, o juiz entendeu que não havia provas concretas no processo que servisse de base para a afirmação exposta e negou o “pedido de indenização por danos morais”.
Fonte: BNews
Alunos do 9º semestre do curso de Enfermagem da FAI, tendo como coordenador o professor Edilson Filho, realizaram a abertura do Grupo de Estudos e Pesquisa em Urgências Clínicas (GEPUC). Durante o evento, foi apresentada a proposta do grupo aos alunos e docentes da instituição, além de uma mesa redonda onde se abordou o tema das Centrais de regulação e o uso da ferramenta de classificação de risco.
Além de alunos e professores da FAI, participaram do debate a Enfermeira Silvia Claudia, coordenadora do Centro de Regulação de Urgência - CRU - da macro região centro norte; a médica reguladora da CRU Sarah Guimarães e Claudio José, enfermeiro da unidade de emergência do hospital de referência da região de Irecê.
De acordo com a Coordenadora do curso de Enfermagem da FAI, Nádja Shirley, a abertura do Grupo de Estudos foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências. "O GEPUC veio para ficar, esta é apenas uma semente do grande trabalho que iremos realizar", afirmou, entusiasmada, a Coordenadora.
Fonte: Ascom/FAI
Uma máquina de tinta Iquine que faz 1200 cores a preço de branco e uma serraria marcenaria completa.
Comprando sua madeira, você poderá beneficiar a mesma na hora, planeando e lixando.
Fazemos também, todo serviço de carpintaria.
O menor preço da região está aqui!
Venha conferir as novidades em ferragens, irrigação, ferramentas e maquinários.
Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
O Governo da Bahia está preparando um Termo de Referência para realizar uma licitação ampla envolvendo serviços na área de telecomunicações e conectividade que serão disponibilizados através da Rede Governo. Nesta sexta-feira (08), o assunto foi tratado em reunião entre os secretários do Planejamento, Walter Pinheiro, e da Casa Civil, Bruno Dauster, com a participação de técnicos das secretaria de Administração (Saeb) e do Planejamento (Seplan), na sede da Seplan, no Centro Administrativo (CAB).
De acordo com Pinheiro, a ideia é criar um escopo de serviços contratados de forma unificada para a melhoria da efetividade dos serviços, gerando também economicidade para o Estado e democratização do acesso. “Vamos focar nos serviços com qualidade, conectividade, convergência tecnológica, cobertura e com uma velocidade mínima garantida para que o Estado possa avançar nessa área de internet, com serviços de imagem e de telemedicina, serviços para a área de educação e o próprio nível de consolidação para começar a pensar no vídeo monitoramento em todas as etapas”, destacou Pinheiro.
O secretário ressalta ainda que depois de finalizado o Termo de Referência serão realizadas Audiências Públicas para debater o assunto com os interessados e, consequentemente, será disparado o processo licitatório.
Fonte: Secom/BA
A região da Chapada Diamantina é referência na produção de cervejas artesanais, cafés especiais, vinhos e hidromel. Mas passa a contar agora com uma nova opção de bebida que é o refrigerante natural e artesanal ‘Sempre Viva Kombucha’. Esse produto é uma parceria do fotógrafo Açony Santos e da sabática produtora cultural Monique Ferrari. ‘Sempre Viva Kombucha’ é produzida em Lençóis, município histórico da região chapadeira, e seu nome é uma referência à bebida vida e também uma homenagem à flor sempre-viva – típica da região e símbolo da sua preservação.
Recomendando por nutricionistas, a ‘Kombucha’ é produzida de maneira artesanal e apenas com ingredientes naturais. A bebida é gaseificada, livre de conservantes e corantes, sendo um saboroso e saudável substituto a refrigerantes e bebidas alcoólicas. ‘Kombucha’ é uma bebida probiótica com ricas propriedades nutritivas, inúmeros benefícios à saúde e de agradável sabor. De origem chinesa, a ‘Kombucha’ é consumida há milhares de anos em diversas culturas, popularizando-se mundialmente como o “elixir da vida”.
A ‘Kombucha’ alimenta-se uma colônia de leveduras e bactérias com o chá verde e açúcar. Acontece, então, um processo de fermentação, em que a ‘Kombucha’ consome a maior parte dessas substâncias, oferecendo em troca uma bebida com diversas vitaminas, enzimas e ácidos orgânicos essenciais à nossa saúde. No universo da cultura da ‘Kombucha’, existe uma prática de se compartilhar conhecimentos, receitas e também de doar os chamados ‘filhotes’ de kombucha a amigos e vizinhos. Foi assim que os sócios de conheceram.
Monique Ferrari fazia sua própria ‘kombucha’, doava os filhotes aos amigos e divulgava boca a boca os benefícios da bebida. Açony Santos fazia o mesmo, além de vendê-la para uma lista de amigos. Quando Monique experimentou a kombucha de Açony e Açony conheceu as ideias de Monique, a parceia começou. Juntos, os dois dão conta de cada detalhe do novo empreendimento: compras, produção, comercialização e distribuição da bebida, além da identidade visual, produção de conteúdo, comunicação e divulgação do produto.
A primeira leva da ‘Sempre Viva Kombucha’ foi distribuída em janeiro de 2019, oferecida em três sabores: abacaxi com hortelã, hibisco, gengibre e canela e maracujá com cúrcuma. A ideia é oferecer um sabor especial a cada mês; em fevereiro foi produzida a Kombucha de Cambuí com limão e foi a mais pedida do carnaval. “Agora, nossa meta é alcançar mais cidades da Chapada Diamantina, começando pelo Vale do Capão e Mucugê” comenta Monique Ferrari.
Fonte: Com informações do site Guia Chapada Diamantina
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN