O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, deve ser demitido nesta segunda-feira (18). Na última sexta-feira (15), ao deixar o hotel onde mora, em Brasília, Bebianno afirmou que está com a consciência tranquila e que ainda tem “carinho” pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas essa opinião parece ter mudado, de acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo Jardim, o ministro afirmou a um interlocutor que “o problema não é o pimpolho”, em referência a Carlos Bolsonaro, filho do presidente e vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. “O Jair [Bolsonaro] é o problema. Ele usa o Carlos como instrumento. É assustador.”
A decepção de Bebianno não parou por aí. De acordo com o colunista, Bebianno teria afirmado ao mesmo interlocutor que “perdeu a confiança” no presidente. “Tenho vergonha de ter acreditado nele. É uma pessoa louca, um perigo para o Brasil”. Ao jornal Folha de São Paulo, Bebianno negou “veementemente” ter dito tais frases. “Nunca falei nada parecido sobre o presidente”, escreve a coluna de Mônica Bergamo. “Estou triste com a situação, mas não chamei ele de louco nem nada. Agora é o momento de esfriar a cabeça, buscar o equilíbrio e olhar para o futuro, olhar para o país”, teria afirmado o ministro.
A história de Bebianno e os Bolsonaros
Bebianno disse no último sábado que, “quando acabar” sua participação no governo, “se sentir vontade”, vai “dar satisfações”. Bebianno não recebeu visitas ao longo do dia, mas, em conversas com pessoas próximas, deixou claras a frustração e a mágoa com Carlos Bolsonaro. O filho do presidente chamou Bebianno de “mentiroso” logo após o ministro ter concedido entrevista ao jornal O Globo, na terça-feira, dizendo que não estava isolado no Palácio do Planalto depois da denúncia, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, de que teria patrocinado candidaturas laranjas do PSL em 2018, para desviar recursos do Fundo Eleitoral. À época, Bebianno presidia o PSL.
Na tentativa de mostrar que não havia crise, o ministro afirmou a O Globo que, no dia anterior, falara três vezes com o presidente, então internado no Hospital Albert Einstein, recuperando-se de cirurgia para reconstrução do trânsito intestinal. Carlos Bolsonaro desmentiu essas conversas no Twitter e o presidente endossou a atitude do filho, horas depois, em entrevista à TV Record. Mais tarde, no entanto, Bolsonaro também mandou Bebianno cancelar viagem para o Pará, com outros ministros, porque não gostou de saber que ele havia convidado um veículo de comunicação para acompanhar a comitiva. A partir daí, o ministro da Secretaria Geral da Presidência teria mostrado a amigos arquivos de áudio com a voz de Bolsonaro ordenando que ele suspendesse a viagem, além de outras conversas. O ministro nega o vazamento.
O ministro desabafou que considerou uma covardia o fato de Jair Bolsonaro não ter tido coragem para demiti-lo. Bolsonaro sinalizou que quer exonerar o ministro e ofereceu a ele um cargo na diretoria de Itaipu Binacional, embora a possibilidade seja vedada pela Lei das Estatais. A oferta foi prontamente recusada por Bebianno. Ele considerou inaceitável assumir um cargo em Itaipu, apesar do salário três vezes maior – pouco mais de R$ 1 milhão por ano. A amigos, disse que não veio para o governo para ganhar dinheiro e que será leal até o último minuto em que permanecer ministro. Nos últimos dias, políticos e militares tentaram interceder a favor de Bebianno.
Preocupados com a alta temperatura da crise, auxiliares do presidente observam, por sua vez, que Bebianno ainda pode criar muitos problemas para o governo, se a demissão não for revertida, porque seria o que se chama no jargão político de “homem bomba”. Nas conversas, Bebianno tem avisado que não cai sozinho, pois tanto a ala política, quanto a ala militar do governo, estão decididas a afastar Carlos Bolsonaro da Presidência. Nos últimos dias, o vereador tem sido mais comedidos nas redes sociais, compartilhando mensagens institucionais do governo e assuntos do Rio, como a venda da bebida em blocos de carnaval.
Fonte: Revista Exame
A estudante Luiza Carla Maciel, 19 anos, conquistou uma vaga para o curso de medicina Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em Barreiras, após atingir nota de aprovação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) divulgado recentemente.
Com a impressionante pontuação de 980 na redação, Luiza se destacou com uma das maiores notas do Brasil nessa categoria.
A jovem é filha de Carlinhos dos Correios e da professora Mimiza. Ela se prepara para o início das aulas, em agosto, e recebe felicitações de sua família e de toda população centralense, que se orgulha de sua conquista.
Parabéns, Luiza!
Veja mais informações da região no Central Notícia
Fonte: Central Notícia
Um confronto entre policiais da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido e uma equipe do 7° Batalhão de Polícia Militar (7° BPM) deixou um homem morto na localidade de Umburana do Querer, zona rural da cidade de Canarana, região de Irecê, na tarde de sexta-feira (15).
Segundo a polícia, as equipes realizavam patrulhamento no município, buscando a localização e prisão de meliantes contumazes, conforme levantamentos da Delegacia de Polícia Civil da cidade. Um suspeito de roubos conhecido por Alanzinho foi morto na ação após atirar contra os militares. As informações são da CAESA.
Na ação, os policiais apreenderam um revólver calibre 22, uma espingarda de fabricação artesanal, uma motocicleta, marca Honda, cor azul, sem placa de identificação e um aparelho de celular.
Fonte: Central Notícia
A cidade de Gentio do Ouro poderá ter a sua Comarca desativada e anexada ao município de Xique-Xique.
Desde 2011, o município sofre com ameaças de desativação. Após, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) retomar a discussão da desativação de comarcas de entrância inicial.
O prefeito da cidade, Robério Cunha (PDT), participou de uma reunião em Salvador, com os Desembargadores Exmo. Eserval Rocha, Exma. Ivone Bessa e o Presidente do Tribunal de Justiça Exmo. Gesivaldo Brito, para reivindicar a permanência da Comarca na sede de Gentio do Ouro.
O pedido de desativação foi feito pelo próprio presidente do TJ, desembargador Gesivaldo Britto. Nos últimos cinco anos, já foram desativadas 75 comarcas. Atualmente, são 203 comarcas ativas. Para desativar uma comarca, é preciso realização de um estudo prévio do impacto que causará para o tribunal. A partir deste estudo, a Comissão aprova ou não a proposta. Se for aprovada na comissão, o texto é levado para votação dos desembargadores no Tribunal Pleno, que dá a palavra final sobre a desativação.
Fonte: Conexão Gentio do Ouro
Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Publicidade
No que depender da Agência Nacional de Mineração (ANM), deve ser executada uma resolução para encerrar as atividades das barragens denominadas “a montante” até 15 de agosto 2021. Há 84 barragens desta modalidade em funcionamento no país, das quais 43 são classificadas de "alto dano potencial": quando há risco de rompimento com ameaça a vidas e prejuízos econômicos e ambientais.
A agência recomenda que a resolução seja publicada de forma imediata, “desde que possível e viável juridicamente”.
“A ANM propõe algumas medidas que salvaguardarão a sociedade brasileira de possíveis rupturas destas estruturas, permitindo que a mineração continue tendo um papel vital para o desenvolvimento da sociedade e de tantos municípios mineradores que possuímos no país”, diz em nota técnica.
A nota técnica da ANM foi divulgada na noite de sexta-feira (15) e uma resolução é aguardada no Diário Oficial da União.
Histórico
No período dos anos de 1970 a 1990, modelo “a montante” era a opção. Porém, a agência listou um “histórico de acidentes recentes em barragens de mineração”: Herculano Mineração, Samarco Mineração, Mont Polley (Canadá) e Vale S.A.
“Constata-se que este método não pode mais ser tolerado na atualidade, uma vez que crescem os registros de acidentes relacionados a este método construtivo, bem como se observa que várias destas estruturas já ultrapassam algumas dezenas de anos de vida útil, além de terem sido alteadas ao longo dos anos, o que aumentou paulatinamente a carga de rejeitos em suas bacias”, diz a nota.
Orientação
Pela proposta, as mineradoras devem fazer o descomissionamento ou descaracterização de suas barragens a montante no prazo fixado. Neste período as barragens que estiverem ativas serão monitoradas com freqüência até sua extinção ou adaptação.
A agência também quer obrigar as mineradoras a retirar todas as instalações com presença humana na chamada "Zona de Autossalvamento (ZAS)" das barragens, para reduzir o dano potencial.
“Também é prevista a retirada de todas as instalações com ocupação humana que existam na Zona de Autossalvamento (ZAS), de modo a reduzir significativamente o dano potencial associado dessas barragens”, diz a nota.
Em seguida, o texto acrescenta: “Os empreendedores responsáveis por barragens de mineração inseridas na PNSB, independentemente do método construtivo adotado, ficam proibidos de manter ou construir estruturas na ZAS”.
A resolução ressalta ainda a necessidade de reduzir ao máximo a entrada de água nas barragens de mineração para afastar o efeito liquefação, apontado como a mais provável causa do rompimento em Brumadinho.
Fonte: Agência Brasil
A cratera é na BA-052, em Central, região de Irecê (Foto: Montagem - Central Notícia)
Motoristas que passam pela rodovia BA-052, em Central, na região de Irecê, na manhã deste sábado (16) precisam redobrar a atenção por causa da abertura de uma cratera às margens da via.
O trecho em que a cratera se abriu fica nas imediações da comunidade de Larguinha, a cerca de 5 quilômetros da sede do município. O buraco se abriu devido a chuva forte que ocorreu na cidade na noite de sexta-feira (15).
No local, dois capotamentos de veículos já ocorreram. Na rede social, um internauta fez um post e chamou à atenção de motoristas de Central e região que trafegam pela estrada. “Pessoal que passa pela BA-052, o asfalto tá cedendo no trecho que fica entre Central e o povoado da larguinha (sic), da noite de ontem pra cá, já foram dois acidentes, graças a Deus sem vítimas fatais”.
Fonte: Central Notícia
Uma equipe do SAMU foi acionada, mas quando chegou ao local o suspeito já estava morto (Foto: Divulgação)
Um rapaz de 22 anos foi morto durante uma tentativa de furto a um estabelecimento comercial localizado na rua Canário, na madrugada deste sábado (16), por volta de 01h, em Irecê.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito identificado por Cristiano Oliveira Ventura, o “Tripa”, invadiu pelos telhados a Panificadora e Mercadinho Sodré, de propriedade de Valter Rui Mendes Sodré e, quando o dono foi verificar o que estava ocorrendo, foi atacado à golpes de faca pelo ladrão.
Ainda de acordo com a PC, Valter se apoderou de um facão e passou a defender a si e a sua família, quando desferiu alguns golpes que atingiram o suspeito, que teve uma mão decepada.
Conforme a polícia, Valter acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar que foram para o local, onde prestaram atendimento ao suspeito, que morreu logo em seguida.
No local foram recolhidas a faca e o facão. O corpo do suspeito foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O comerciante se apresentou de forma espontânea à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê onde foi interrogado e depois liberado.
Fonte: Central Notícia
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...