Domingo, 10 de Março de 2019
Irecê

A obra de requalificação da Praça Mário Dourado Sobrinho começou na tarde desse sábado (09). A ação contou com a presença do prefeito Elmo Vaz, além de secretários municipais, vereadores e outras lideranças, que fizeram questão de acompanhar o início.

“A nova praça será interligada em forma de calçadão desde o Banco do Brasil até a Igreja Assembleia de Deus, garantindo acessibilidade, mobilidade, paisagismo e a melhoria do trânsito no local”, destacou o prefeito. “O projeto foi pensado para que desempenhe importantes funções, entre elas a integração da comunidade e a melhoria da qualidade ambiental”.

Segundo o prefeito, o novo espaço será também uma excelente opção para o entretenimento. “Teremos no local um sistema de iluminação, parklet com pergolado, paisagismo adequado ao ambiente urbano, estacionamento e faixa de ciclovia, além da melhoria que vai gerar no trânsito”, finalizou.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Março de 2019
Irecê

Em reunião com representantes dos Agentes de Saúde e Endemias, o prefeito Elmo Vaz assumiu o compromisso de enviar para a Câmara de Vereadores, logo após o Carnaval, o Projeto de Lei que reajusta o salário dos profissionais. A nova proposta atende o piso nacional da categoria, no valor de R$ 1.250.

“Também assumi o compromisso de manter a gratificação atualmente paga aos Agentes até que sejam estabelecidos novos critérios para efetivação da mesma” afirmou, destacando que, a pedido da categoria, a diferença referente ao mês de fevereiro será paga até o dia 10, após o pagamento do PMAC que deverá ocorrer logo após o carnaval.

“Desde o início da gestão tenho procurado valorizar os ACS e de Endemias por entender que esses profissionais são a base de toda a estrutura de saúde preconizada pelo SUS e tudo que peço é que eles façam um bom trabalho junto à nossa população”, enfatizou Elmo Vaz.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Saúde e Administração, Dulce Nunes e Leandro Magalhães, o procurador geral do município, Alex Machado, o presidente do Sindiagente, João Purcino Pereira, a presidente da Associação dos Agentes de Irecê, Maria Zenilda Gomes de Souza, o vice-presidente, Jucelio, além dos membros da diretoria, Noelma, Joscineide, Sebastião Marinheiro de Souza e Antônia Alves.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 04 de Março de 2019
Irecê

Em decorrência das festas carnavalescas e dia do comerciário, a feira livre do dia 4 de fevereiro (segunda-feira) será transferida para o dia 6 de março (quarta-feira).

A informação foi assegurada pela Prefeitura Municipal de Irecê, por meio da Secretaria da Indústria e Comércio.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2019
Irecê

Evento realizado pelo Sebrae Conecta abordou temas como inovação, qualidade e tendências de mercado

Cerca de 50 pessoas participaram da palestra “Como Inovar para aumentar as vendas na sua gráfica”, realizada pelo Sebrae, através do Sebrae Conecta Indústrias, no dia 19 de fevereiro. O evento aconteceu no auditório do hotel Quatro Rodas, em Irecê, e reuniu empresários e colaboradores de gráficas, copiadoras e empresas de publicidade.

O palestrante Ricardo Minoru, que é autor de mais de 80 livros técnicos na área de editoração, destacou a importância da inovação para a fidelização de clientes e falou sobre também sobre da qualidade do material final produzido pelas gráficas.

“As gráficas precisam se modernizar e oferecer para o seu cliente um produto diferenciado. É preciso investir em equipamentos e também nos formatos que são oferecidos”, aponta o especialista.

Silvio Filho, dono na Gráfica Irecê, destacou a importância dos temas abordados e deu ênfase a capacitação contínua para o aprimoramento das atividades na sua empresa.

“Fiquei muito feliz em assistir de perto um profissional que já acompanho nos livros e na internet. O Sebrae nos oferece essa oportunidade e estou aproveitando cada curso e capacitação”, disse.

Na abertura do evento, o gestor de projetos do Sebrae, Mauro Viana, apresentou as ferramentas do Sebrae Conecta e divulgou as datas das próximas Missões de Indústria Gráfica, que vão acontecer em São Paulo e estão com as inscrições abertas.

“Estamos trazendo um suporte relevante para os empresários do setor de gráficas, incluindo capacitações, cursos, consultorias e missões técnicas. Estamos também com inscrições abertas para a Feira de Impressão Digital (Fespa - Digital Printing), que acontece em São Paulo, entres os dias 20 e 23 de março. É uma ótima oportunidade de reciclagem e aprendizado”, explica.

Para informações e inscrições, os interessados devem procurar o Sebrae em Irecê, na rua Reggio Emília, 62, Centro. Os telefones da entidade são (74) 3641-3991 e (74) 98128-0161. As vagas são limitadas.

Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Irecê

Visando melhorar cada vez mais o atendimento à população, a Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira (15), na Praça CEU, um treinamento de Saúde Bucal. A ação foi voltada para dentistas e auxiliares que prestam serviço no município.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal do município, Tatiani Arruda Massoni, a ação contou com as palestras “Humanização e Acolhimento”, ministrada pelo Dr. Agostinho Ribeiro e “Central de Materiais e Esterilização” pela biomédica Uilgna Carla. “A capacitação foi importante para atualizar e também discutir conceitos com esses profissionais”, destacou. “Nossa intenção é garantir um tratamento de excelência para a população”, finalizou.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Irecê

O mercado de aplicativos para celulares (apps) tem previsão de crescimento de mais de 300% nos próximos 5 anos, segundo dados do eMarketer. Estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, perceberam essa evolução dos aplicativos e criaram a umbu.tech, que teve o seu primeiro aplicativo lançado em junho de 2017, o ‘Pede Aí’.

Os jovens passaram a desenvolver ferramentas que solucionem problemas das empresas da região e tragam mais comodidade à população. O app Pede.ai foi criado com intuito de facilitar a maneira de realizar pedidos delivery de comidas e bebidas. A ideia surgiu ao diagnosticarem a própria dificuldade e de vários amigos em pedir delivery em Juazeiro (BA). Foi quando eles decidiram arregaçar as mangas e aproveitar essa necessidade do mercado local. Hoje, o Pede.ai possui mais de 60 mil downloads e 125 empresas parceiras nas cidades onde está operando: Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Senhor do Bonfim (BA).

Após um ano e meio de operação nas primeiras cidades, segundo os jovens, evoluindo o aplicativo e validando a ideia com os restaurantes parceiros e usuários do aplicativo, a proposta para 2019 é expandir as operações em cidades da região, como Jacobina (BA), Salgueiro (PE), Serra Talhada (PE) e Irecê (BA), nesta última, o Pede.ai está sendo lançado já em fevereiro, e vai contar inicialmente com cerca de 10 empresas disponíveis para que as pessoas possam pedir, dentre elas: restaurantes, pizzarias, lanchonetes e comida oriental.

O acesso ao serviço pode ser feito através do site https://pede.ai, e as pessoas podem realizar o pedido pelo website ou baixando em seus celulares o aplicativo ‘Pede.ai’, que está disponível na Google Play, para aqueles com sistema operacional Android, e na App Store para pessoas que possuem o modelo iPhone.

Números

A quantidade de usuários de smartphones no Brasil chega a números continentais. É o que diz a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. No final de 2018, o país já possuía mais de 1 smartphone ativo para cada habitante, totalizando um número superior a 220 milhões de celulares inteligentes ativos no Brasil, com uma população estimada de 210 milhões de pessoas. A criação de aplicativos de diferentes funções cresce no mesmo ritmo e muitos jovens passaram a prestar muita atenção nesse mercado em expansão, com o Brasil sendo o 11º país mais lucrativo do mundo em downloads de apps.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019
Irecê

Nesta segunda-feira, dia 18, aconteceu a primeira reunião do ano da Associação dos Municípios da Microrregião de Irecê (Unipi). Participaram da reunião, além dos Prefeitos associados, Elmo Vaz de Irecê, Djalma (Ju), de Tapiramutá,Hailton Dias de Jussara e Fredson Souza de Mulungú do Morro, o prefeito Ricardo Rodrigues, presidente do Consórcio de Saúde, Joelson Matos, representando o prefeito de São Gabriel e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável(CDS), Hipólito Rodrigues, o Superintendente regional da Embasa, Raimundo Neto, o gerente regional da instituição em Irecê, Odirlei Rocha, o diretor do Hospital Regional de Irecê, Ivanildo Oliveira, secretários municipais, além dos secretários de Assistência Social dos municípios associados, que foram pedir apoio a Unipi para juntos lutarem pelos repasses estaduais da Assistência Social.

A Presidente da Unipi, Rose Dourado destacou a importância da reunião, e o empenho dos Prefeitos na busca de benefícios para os municípios da região “Fico feliz em reunir tantas pessoas para discutir assuntos tão importantes para os nossos municípios . Vamos fazer outras reuniões abertas à sociedade, com o objetivo de somar forças nesta luta”, explica

Durante a reunião, a secretária de Assistência Social de América Dourada, Ediana Castro, foi escolhida pelos outros secretários dos municípios associados, para falar representando a classe, sobre a falta de repasses estaduais para a Ação Social. Durante a reunião, os secretários pediram a parceria da Unipi para formalizar um documento, e levar até o Governo do Estado, através dos municípios e também através da Assembleia Legislativa “A Assistência Social é inclusão, garantia de direitos, e muitos avanços na emancipação dos cidadão. Precisamos lutar juntos para garantir os nossos direitos e conseguir garantir serviços essenciais como o CRAS por exemplo. As Políticas públicas têm feito uma grande diferença na vida das pessoas e não vamos deixar de lutar em prol das pessoas que mais precisam”, diz.

O diretor técnico do Hospital Regional de Irecê, Dr. Mário Dourado Sobrinho, conversou com os presentes, sobre os atendimentos realizados mensalmente pela unidade hospitalar, e convidou os prefeitos e demais autoridades para visitarem o Hospital e tirarem qualquer dúvida sobre os internamentos “ Vinte municípios da região fazem compactuação com o Hospital de Irecê, e por isso estamos aqui conversando sobre as nossas dificuldades e fazendo também um convite público aos prefeitos e representantes, para acompanhar de perto as nossa atividades”, diz.

Segundo Ivanildo, o hospital conta hoje com 120 leitos, mas em breve com a reforma e ampliação do Hospital, terá cerca de 180 leitos, o que vai melhorar o atendimento, inclusive de oncologia e hemodinâmica “ São 12 mil pacientes regulados por mês, e essa tendência é aumentar após a reforma. Essa relação mais próxima entre os prefeitos, secretários e hospital, certamente será muito importante ”, explica.

Ricardo Rodrigues, prefeito de Lapão, e presidente do Consórcio de Saúde da Região, falou dos números do último mutirão de ortopedia, e destacou a importância dos mutirões para melhorar o atendimento em Saúde na nossa região “Neste último mutirão fizemos 1.786 atendimentos ortopédicos, entre consultas médicas, ressonâncias e ultrassons. Muitos pacientes já saíram com o medicamento em mãos. Serão realizados quatro mutirões de Saúde no ano, com o objetivo de reduzir as filas que temos nos municípios. Esse evento é muito importante para a nossa saúde , e até serviu de modelo para o Governo do Estado”, diz

Raimundo Neto superintendente da Embasa,falou sobre a importância dos municípios, regularizarem a prestação de serviços da embasa, e se colocou a disposição para receber os prefeitos, através do Consórcio de Desenvolvimento (CDS) “Estive com o presidente do consórcio Hipólito semana passada e hoje vim reforçar a pauta aqui na reunião da Unipi. É fundamental que os prefeitos se empenhem nesta demanda”, diz.

Ao final da reunião, a Presidente da Unipi, Rose Dourado, agradeceu a presença de todos, falou sobre as próximas reuniões da Unipi, e sobre as ações de planejamento da instituição para 2019 “No início de Março faremos mais uma reunião ordinária com os prefeitos para tratar sobre o planejamento de ações para 2019, e outra reunião extraordinária, com as primeiras damas para estreitar essa relação tão importante. Queremos trabalhar juntos em prol dos municípios do nosso território”, ressalta.

Fonte: Unipi



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019
Irecê

Evento foi realizado pelo Sebrae, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do hotel Quatro Rodas

Irecê - Cerca de 70 pessoas participaram da palestra “Inovações no setor de Saúde e Projeções Saudáveis para 2019”, realizada pelo Sebrae, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do hotel Quatro Rodas em Irecê.

Jeângela Alves Matos, gerente do laboratório Irlab em Irecê, ressaltou a importância do tema abordado pelo palestrante “Já estou pensando em outras formas de inovar. Realizamos muitas ações, mas sempre é bom reciclar”, aponta.

O médico Augusto Césare, delegado regional do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), parceiro do evento, falou sobre a importância de qualificar os serviços em saúde. “Qualquer projeto que envolva o crescimento da medicina e dos serviços de saúde, nós estaremos em parceria. É preciso que tudo seja feito com qualidade e ética, e o crescimento seja voltado não apenas para a economia, mas principalmente no sentido de preservar uma medicina ética e qualificada”, diz.

Michele Nonato, gestora de projetos do Sebrae em Seabra, apresentou alguns serviços que serão disponibilizados pela instituição para as empresas de Irecê e região por meio do programa Sebrae Conecta.

“Estamos chegando com um projeto de relevância e que teve uma aceitação muito boa da parte dos empresários de saúde da região. Em breve, vamos divulgar as consultorias, as visitas nas empresas para o diagnóstico, e a missão que faremos para a Feira de Saúde em São Paulo”, diz.

O gerente regional da instituição Edirlan Souza, ressaltou o dinamismo e o mercado de saúde de Irecê e região. “Nossa região concentra um número muito grande de empresas que atendem no setor de saúde, recebendo pacientes de grandes distâncias. Cada vez mais o público está exigente, e os empresários precisam acompanhar essa tendência, de inovação e qualidade nos sérvios. O Sebrae chega com mais essa ferramenta de gestão e inovação, que é o Sebrae Conecta”, explica.

Elmo Vaz, prefeito de Irecê, também participou do evento, e destacou a ousadia dos empresários que investem no mercado de saúde. “Irecê recebe diariamente mais de 10 mil pessoas por dia, que utilizam os serviços de saúde e compram no comércio da nossa cidade. Hoje, teremos também a faculdade de medicina, que vai atrair outro público da área, trazendo mais desenvolvimento para o território”, avalia.

Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019
Irecê

Durante a abertura da Jornada Pedagógica 2019, na noite desta segunda-feira (11), no Espaço CDL Irecê, o prefeito Elmo Vaz anunciou o reajuste anual de 4,17% para os profissionais da educação. O novo teto salarial foi concedido em sua integralidade e será retroativo ao mês de janeiro deste ano.

“Esta medida é mais um reconhecimento da nossa gestão a esses profissionais que prestam um serviço fundamental à sociedade”, destacou Elmo Vaz. “Tenho a convicção de que estamos avançando, com o compromisso de fazer o melhor pelas nossas crianças, estamos aqui por elas".

A Jornada Pedagógica 2019 tem o tema “(Auto)Formação: Comunidades em Aprendizagem”. O ato de abertura foi voltado para educadores da Rede Municipal e autoridades convidadas. “Os trabalhos da Jornada vêm acontecendo desde o dia 04 e vão até o dia 22 de fevereiro”, disse o secretário de Educação Agnaldo Freitas. “Esta é mais uma ação de planejamento e começamos o ano letivo felizes, com a garantia dos nossos direitos", comemora.

Elmo Vaz fez questão de reafirmar o bom momento que vive a educação no município. “Na nossa gestão atingimos a meta do Ideb projetada para 2021 e abrimos mais duas escolas de Educação Integral e Integrada. A Jornada é o aquecimento para que cheguemos no dia 25, início das aulas, dando o nosso melhor”, finalizou.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Irecê

Na última terça-feira (05), a Faculdade Irecê (FAI), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Estado da Bahia, realizou a palestra "Interações medicamentosas: análise e resolutividade". O evento marcou a passagem do dia do farmacêutico (ocorrido no último dia 20 de janeiro) e teve como ponto central a promoção de um debate acadêmico aberto, crítico e construtivo sobre essa área tão importante para a atuação do farmacêutico.

De acordo com a Coordenação do Curso de Farmácia, o evento, direcionado a estudantes, profissionais e professores da área teve como objetivo principal promover uma discussão acerca do uso simultâneo de medicamentos e sobre as muitas possibilidades de interação entre as substâncias. De acordo com a Coordenadora do Curso, Joseneide Alves, o tema é de grande importância, uma vez que as Interações medicamentosas são muito comuns entre usuários de medicamentos em diferentes estágios e tipos de tratamento. "Pensando nisso, a FAI em parceria com o CRF/BA trouxe aos profissionais farmacêuticos e estudantes da nossa região este tema tão importante. Afinal, somos e seremos sempre o profissional do medicamento e precisamos estar atentos a que postura tomar diante de um problema tão sério", afirmou a professora.

O Evento contou com a presença do professor de farmacologia e farmácia hospitalar da Unime Itabuna, Glesley Lemos, além do representante do Conselho Regional de Farmácia, Allan Brito, e do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Altamiro Santos, que demonstraram ferramentas práticas e suas diferentes aplicações no trabalho com as interações medicamentosas. De acordo, com a professora Mabel Sodré, as discussões, em parceria com com os Conselhos Federal e Estadual de Farmácia são sempre de grande relevância porque "estreitam os laços entre os futuros profissionais com os orgãos que regulamentam a nossa profissão", concluiu a professora.

Fonte: Ascom/FAI



Compartilhar no Whatsapp