O programa Partiu Estágio, do Governo do Estado, abriu 2.325 novas vagas hoje, quarta-feira (30). Os interessados terão até o dia 24 de fevereiro para fazer a inscrição, pelo site do projeto. O edital está disponível no portal da Secretaria da Administração (Saeb).
As oportunidades de estágio são para 62 órgãos estaduais, distribuídos entre 49 municípios baianos, incluindo Irecê e Xique-Xique.
Podem se inscrever todos os estudantes universitários que moram na Bahia e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de instituições estaduais, federais e privadas com sede no estado.
Para participar, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos e ter cumprido pelo menos 50% do curso de formação. Conforme o governo, o cadastro de cada candidato vai compor um banco, que terá validade de seis meses, do qual sairão as convocações dos novos estagiários do Estado.
O programa terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Desta forma, terão prioridade sobre as vagas não reservadas estudantes que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública, ou com bolsa integral na rede privada, e universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Não poderão participar estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.
Inscrições – Candidatos que estejam se inscrevendo pela primeira vez no Partiu Estágio devem estar atentos sobre o processo de inscrição. Inicialmente, é preciso acessar o site do programa e criar uma conta, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido. O sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado os dados para acesso ao sistema de inscrição.
De posse dos dados para acesso, o candidato deverá preencher os dados cadastrais no site de inscrição e, posteriormente, selecionar seu curso e em quais órgãos que pretende estagiar, além de especificar o turno – o máximo de três órgãos deve ser selecionado. O candidato ainda deve estar atento a um detalhe: apenas poderá escolher o curso e o órgão para estágio no município que estuda ou reside. Caso já tenha se inscrito em editais anteriores, o candidato deve acessar sua conta já existente e realizar o mesmo procedimento para escolha do curso e dos locais de estágio.
A lista completa das oportunidades de estágio no serviço público estará disponível no sistema de inscrição do Partiu Estágio (www.programaestagio.saeb.ba.gov.br). Para se inscrever corretamente, o candidato deverá identificar seu curso e a disponibilidade de vagas para cada órgão, observando se as oportunidades de estágio estão localizadas no município de sua residência ou no qual estuda. Na finalização do processo de inscrição, o candidato receberá, no e-mail cadastrado, o comprovante de inscrição.
O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante seja deficiente físico. A distribuição das vagas acontece mediante sorteio. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da Administração Pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.
Fonte: G1
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
Morro do Chapéu - Uma equipe da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido avistou na manhã de quarta-feira (30) uma caminhonete L200 de cor prata, placa JGN-7956, em atitude suspeita, que após consulta no sistema, foi constatado que o referido veículo possuía restrição de furto/roubo.
A polícia informou que o veículo e o condutor identificado Por Altamiro Souza Monte Negro foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil local.
Fonte: Central Notícia
Tudo começou por uma simpatia, como “amor à primeira vista”. Vitalina Araújo, encantou-se com a Rosa do Deserto, uma linda flor de origem africana que vem encantando decoradores em todo o mundo. No Brasil é crescente e os arquitetos tem indicado para diversas versões decorativas de ambientes internos e externos, residenciais e empresariais.
Vitalina disse que começou com uma brincadeira e hoje tem diversos canteiros de mudas, que ela comercializa a partir de R$ 15,00 (quinze reais) a unidade. As mudas expostas a um sol a pino, sem cobertura de viveiros, assustam a quem não conhece a dinâmica da planta.
Vitalina, com ares de produtora experiente, explica que a espécie gosta de sol, não de sequidão. “A umidade deve ser suficiente para que ela se sinta confortável, mas é uma planta que gosta de sol, afinal sua origem é africana”, explica a agora produtora.
Vitalina morou em Irecê por vários anos, onde se casou com o bancário (agora aposentado) Oldemar Alves Dourado Moitinho (Neguinho de Palito). Empresária no ramo de entretenimento, ela fechou a VitaVídeo, uma das primrrias lojas a garantir acesso “vídeocinematográfico” aos ireceenses, e foi com a família morar em Salvador, onde ainda tem residência e o marido abriu fábrica de móveis após aposentadoria.
A pouco tempo, o casal, com os filhos já seguindo a própria jornada, aventurou-se a realizar o sonho de morar na centro da chapada.
Arquiteto, Neguinho, o esposo, sempre foi “hiperativo”, projetou a nova casa, treinou equipe para produção dos tijolos e os fabricou, um a um, para que ficassem todos a seu jeito. Acompanhou a pari passu a construção da casa, que hoje é a preferida da família, na cidade de Palmeiras, no coração da Chapada Diamantina, perto dos rios correntes de águas gélidas e da alternativa comunidade do Capão, onde leva uma vida tranquila, só agitada pelas frequentes visitas de parentes e amigos.
É neste ambiente renovado, que Vitalina decidiu, a três anos, produzir, por diversão, a famosa Rosa do Deserto e hoje tem vários canteiros. Ela ainda não abriu o espaço para comercialização, mas não se nega a vender a quem procura.
Eu comprei a minha, que está ficando linda aqui em casa.
Curiosidade - Rosa do deserto é uma flor originária da África do Sul e faz parte da família Apocynaceae, podendo chegar a medir até 4 metros de altura e um metro e meio de largura quando cultivada em seu ambiente natural.
Originária de localidades muito quentes, esse tipo de flor adapta-se facilmente a países tropicais, e no seu formato, o caule é mais grosso na base porque precisa de estrutura para suportar bastante vento e reservar água. Esse formato faz com que a rosa do deserto lembre uma pequena árvore com raízes visíveis.
Fonte: Cultura & Realidade
A taxa média de desemprego do país fechou o trimestre móvel encerrado em dezembro de 2018 em 11,6% – queda de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre julho a setembro (11,9%). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação ao mesmo trimestre de 2017, quando a taxa média fechou o trimestre em 11,8%, o quadro é de estabilidade, embora a taxa media anual tenha recuado 0,4 ponto percentual, passando de 12,7%, em 2017, para 12,3% em 2018.
A população desocupada fechou o trimestre encerrado em dezembro em 12,2 milhões de pessoas, caindo 2,4% (menos 297 mil pessoas) em relação ao trimestre de julho a setembro de 2018. No confronto com igual trimestre de 2017, houve estabilidade.
Os dados da Pnad Contínua indicam que entre 2014 e 2018, o contingente médio de desempregados passou de 6,7 para 12,8 milhões, um aumento de mais 6,1 milhões de pessoas, quase dobrando entre os dois períodos ao crescer 90,3%.
A população ocupada aumentou fechou dezembro em 93,0 milhões, um crescimento de 0,4%, mais 381 mil pessoas em relação ao trimestre de julho a setembro de 2018 e 1,0% (894 mil pessoas) em relação a igual trimestre de 2017. Ao longo de todo o ano passado a taxa média de ocupação cresceu 1,3%, em relação a 2017, ao passar de 90,6 milhões para 91,9 milhões de pessoas ocupadas.
Fonte: Agência Brasil
O vereador Adevaldo Ribeiro Dias (PR), conhecido por Ninho de Enock foi reeleito presidente da Câmara dos Vereadores do São Gabriel/BA, na Região de Irecê, e cumprirá mais dois anos de mandato à frente da Casa do Povo.
A votação para a escolha da nova mesa diretora do Poder Legislativo Municipal para o biênio 2019-2020 foi realizada na última segunda-feira (28).
Ao todo, participaram 06 dos 11 vereadores do São Gabriel. Ninho de Enock recebeu todos os 06 votos dos vereadores presentes.
A disputa pela presidência da Câmara de São Gabriel aconteceu após anulação de eleição e cassação de liminar.
Matérias relacionadas:
TJ-BA derruba decisão que suspendeu eleição de Mesa Diretora da Câmara de São Gabriel
Fonte: Central Notícia
Um homem identificado por Deijan Caetano Pereira, 44 anos, foi morto com vários tiros, em Jussara, Região de Irecê.
Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu na noite da última terça-feira (29), por volta das 19h20, quando a vítima estava em uma borracharia e foi surpreendido pelos criminosos que estavam numa moto e chegaram atirando.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima correu para os fundos do estabelecimento no intuito de se livrar dos disparos, mas não teve jeito. Deijan foi alvejado por diversos tiros de pistola 380 e morreu na hora.
A dupla fugiu por uma estrada vicinal que liga a localidade de Cruel, zona rural da cidade. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e removeram o corpo do homem para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML).
O caso foi registrado na delegacia cidade, cuja equipe investiga a real motivação do crime e tenta identificar os responsáveis pelos disparos.
Fonte: Central Notícia
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...