As forças de segurança da Bahia alcançaram em 2018 o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte) dos últimos seis anos. Este ano teve o menor registro de CVLIs desde 2012, com 5.506 casos em todo o estado, entre 1 de janeiro a 25 de dezembro, 715 a menos que o mesmo período do ano passado. Com isso, além de baterem a meta de redução estabelecida pelo Governo do Estado, que é de 6%, as equipes conseguiram subir para 11,5% a redução dos crimes contra a vida.
Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (27), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. “Sem dúvidas creditamos esse resultado a um trabalho árduo e conjunto, com foco na quebra do poderio do tráfico de drogas. Tivemos grandes operações ao longo do ano, que não só retiraram dos grupos criminosos a matéria-prima do comércio ilícito com a apreensão de várias toneladas de drogas, mas, principalmente ajudaram a enfraquecer o poder financeiro que essas quadrilhas detinham”, afirmou Barbosa.
Disse ainda que só a última grande operação, deflagrada no mês de dezembro, desarticulou uma quadrilha que movimentava cerca de R$ 1 milhão por mês. Ao longo do ano, cerca de R$ 5 milhões foram retidos apenas de uma quadrilha, entre dinheiro apreendido, contas congeladas, imóveis sequestrados. Vinte e nove veículos também foram recolhidos.
Crimes contra o Patrimônio
O ano de 2018 também foi marcado pelas reduções nos índices de roubo de veículos, a ônibus, ataques a bancos e a estabelecimentos comerciais. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o número de veículos tomados de assalto caiu 5,7%, passando de 5.656 em 2017 para 5.332 em 2018, menos 324.
A tendência de redução também seguiu para os casos de roubos a ônibus, que passou de 2.601 para 1.988, representando uma diminuição de 23,6%, menos 613 casos. Os casos de ataques a bancos, reunindo as ações tentadas e consumadas foram de 65, 41 a menos que em 2017, representando a queda de 38,7%.
Produtividade Policial
Entre os principais destaques do ano está a quantidade de drogas apreendidas: Mais de 31 toneladas, a maioria alcançada graças às operações conjuntas entre as polícias Militar, Civil e Federal. O número é um marco nos últimos anos. A quantidade de armas de fogo retiradas das ruas também foi expressiva. No total foram 4.687 peças, de diversos calibres, dentre elas 24 fuzis.
O trabalho policial também foi responsável por tirar de circulação mais de 22 mil pessoas, através da 18.954 prisões em flagrante e do cumprimento de 3.622 mandados de prisão. Mais de 5 mil adolescentes foram apreendidos no período. No trabalho ostensivo foram realizadas 15 milhões de abordagens a pessoas e 5,9 milhões a veículos, sendo 153 mil a Táxis, Uber e demais veículos de transporte.
Efetivo, tecnologia e investimento
Foram convocados em 2018 mais 3.582 profissionais de segurança para ampliar o efetivo das quatro forças, dentre 2.680 policiais militares, 44 civis, 23 técnicos e 835 bombeiros militares. Dentre as novidades lançadas pela pasta este ano aparece o Vídeo Policiamento, sistema inteligente que contribuirá para a localização de criminosos através da identificação de rostos e de veículos com restrições por meio das placas.
As informações captadas serão repassadas em tempo real para o Centro de Operações e Inteligência. Cerca de 18 milhões foram empregados na tecnologia. Em todo o estado foram inaugurados cinco Distritos Integrados de Segurança Pública (Maragojipe, Luís Eduardo Magalhães, Barra, Amargosa, Vera Cruz), uma delegacia (Caitité), um 18º Grupamento dos Bombeiros Militar (Teixeira de Freitas), duas sedes do Departamento de Polícia Técnica (Jequié e Camaçari), seis Centros Integrados de Comunicação (Santa Maria da Vitória, Valença, Teixeira de Freitas, Euclides da Cunha, Brumado e Serrinha) e a Base Comunitária de Segurança (Barreiras).
O Comando de Policiamento Especializado, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) também ganharam novas sedes. Para ampliar o combate a violência de gênero, a SSP também investiu em cinco novas sedes para a Operação Ronda Maria da Penha (Barreiras, Jacobina, Lauro de Freitas, Guanambi, Itaparica).
Fonte: SSP/BA
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) pediu a cassação do diploma eleitoral do ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (Pode), deputado estadual suplente. Sobral tornou-se inelegível ao ser condenado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder.
A notícia da cassação vai de encontro a matéria “TSE indefere pedido de cassação de diploma de Luizinho Sobral”, postada nessa quinta-feira (27) em uma página da Rede Social Facebook. A reportagem diz que o ex-prefeito de Irecê, que já havia sido derrotado nas últimas eleições municipais, está apto a assumir um eventual mandato de deputado estadual. Segundo a publicação, “o pedido de cassação do diploma de 1º suplente foi negado pelo TSE, e em decisão assinada pela ministra Rosa Weber, o Tribunal Superior decidiu que enquanto o órgão colegiado não decidir sobre o mérito da questão, Luizinho Sobral poderá exercer o mandato em toda a sua plenitude”.
Acontece que a notícia publicada na página do Facebook passa longe da verdade. Segundo explica o advogado Flávio Rodrigues Cordeiro, a matéria é falsa e tendenciosa. “A Decisão da ministra Rosa Weber trata de um pedido Liminar na Ação Contra Expedição de Diploma, onde, até o presente momento não fora julgado o mérito do Recurso”, afirma. “Portanto, a matéria passa longe da verdade e tenta manipular o leitor, afirmando algo que não corresponde com a verdade e passando informação mentirosa”.
Ainda segundo o advogado, o TRE deve analisar os pedidos da PRE para decidir, ou não, pela cassação dos diplomas. “Até lá, o ex-prefeito continua inelegível”.
Matéria relacionada:
Fonte: Central Notícia
A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Irecê (biênio 2019/2020) já tem nova data definida. O atual presidente Rogério Santos Amorim (Figueredo) informou que a eleição vai ocorrer nesta quinta-feira (27), às 19h, em cumprimento a uma decisão proferida pela Justiça local no último dia 24 de dezembro.
Conforme informações divulgadas pela assessoria da Câmara, o regimento interno da Casa determina que o prazo para alteração das chapas já registradas no dia 05 do mês corrente é de até às 18h de hoje, ou seja, uma hora antes da votação.
Duas chapas haviam sido registradas para a disputada do cargo. Pelo grupo governista, o vereador Tertuliano Leal Libório, o Tertinho concorre com Paulo Joaquim de Souza, conhecido por Paulinho do Destack.
Matérias relacionadas:
Irecê: Briga pela presidência da Câmara está a todo vapor nos bastidores
Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Irecê tem data marcada para 15 de dezembro
Irecê: eleição da Mesa Diretora da Câmara de vereadores é marcada com tumulto
Presidente da Câmara de Vereadores de Irecê esclarece suspensão da eleição da mesa diretora
Fonte: Central Notícia
A pequena Clara Beatriz, de 10 anos, já leu vários livros e conseguiu realizar o sonho de um projeto denominado “Casinha de Livros” que está instalado em locais públicos da cidade de Irecê e tem a finalidade de incentivar o hábito de leitura para todos, mas principalmente crianças. Hoje, o seu acervo conta com mais de 1400 livros doados por diferentes pessoas. ‘Na realidade, o objetivo fazer com que a leitura não morresse e que muitas pessoas começassem a ler novamente’, disse.
Estava num shopping em Salvador, quando avistei uma casinha de livros (sic) achei a ideia muito interessante, então resolvi pedir para meus pais me ajudar. Eles não levaram muito a sério, mas eu insisti e eles resolveram tentar. Nasceu a primeira a casa, no dia 10 de outubro, na Praça Chico Mendes. O projeto foi crescendo e fizemos a segunda na Praça das Rádios, sendo inaugurada no último sábado (22).
Para dar vida ao projeto, lançou uma campanha de arrecadação de livros pelo aplicativo WhatsApp (74) 9.9999 2979. A iniciativa garantiu um acervo que conta com livros didáticos a populares clássicos da literatura brasileira.
Exemplo de cidadania e consciência social, a garota é filha de Maria José Maciel, uma centralense que reside em Irecê.
Fonte: Central Notícia
Estudantes do Centro Educacional Antônio Honorato, em Casa Nova, na região Norte da Bahia (a 573 km de Salvador), realizam neste domingo (30), às 15h, a entrega de uma casa a uma família carente do bairro Vila do Papelão. A ação faz parte do projeto desenvolvido na unidade escolar para a produção do bloco ecológico que utiliza a fibra do coco, abundante na região, em substituição à areia, agregando outros materiais descartados pela construção civil.
O projeto é uma alternativa sustentável que contribui para a proteção do meio ambiente. Além disso, a iniciativa tem um foco social, pois irá utilizar o material em localidades carentes onde muitas residências são feitas de taipas. “Conseguimos produzir um bloco que tem um custo 50% mais barato do que o tradicional. Dentro do projeto também realizamos um trabalho de campo para vermos a viabilidade do projeto com moradores que residam em casas de taipa. O objetivo é divulgar ao máximo o bloco sustentável para conseguirmos apoiadores que venham produzir em grande quantidade, para que possamos mudar a realidade da nossa região ajudando a quem precisa”, explicou a estudante Leide Vânia Nunes, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio.
A professora e orientadora, Andréa Araújo, disse que a entrega será realizada com a participação dos estudantes envolvidos e comunidade. “Vamos realizar um culto de ação de graças com algumas apresentações musicais doa alunos. Ficamos muito felizes em contribuir para ajudar essa família que vai ganhar um novo imóvel com sala, cozinha, quarto, banheiro e varanda, além de alguns móveis doados como sofá, cama e estante”, explicou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Um processo movido pelo Ministério Público Eleitoral pode cassar o diploma de Luizinho Sobral (Pode), deputado estadual suplente, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), que pediu a anulação.
Candidato ao cargo de Deputado Estadual na Bahia pelo (Pode), Sobral obteve 46.162 votos totalizados (0,66% dos votos válidos) mas não foi eleito no pleito de outubro.
Além do ex-prefeito de Irecê, mais dois políticos eleitos este ano podem ter também os diplomas invalidados. São eles: Charles Fernandes, eleito deputado federal suplente pelo PSD e o Pastor Tom (Patri), eleito deputado estadual, que tiveram sua inelegibilidade configurada ou confirmada após as eleições.
Luiz Pimentel Sobral tornou-se inelegível ao ser condenado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder nas eleições municipais de 2012, quando, à época, foi eleito prefeito de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Venha conferir nossas linhas de hidratação capilar. Linha Capilar Bio Estrato.
Trabalhamos com Natura, Boticário, Jequiti e Hinode.
Paula Cosméticos, seu mundo da beleza!
Rua do Comércio, 44, em Central/BA
Contato: (74) 99934 1294
Fonte: Informe Publicitário
Sthefany Absoluta, 27 anos, voltou a ser assunto na mídia, desta vez sob acusação de aplicar um golpe no ex-marido. Após se separar de Rogério Cardoso, a dona do hit sobre o famoso Crossfox o teria denunciado à Delegacia da Mulher. Pouco tempo depois, contudo, a casa do homem de 53 anos teria sido esvaziada.
Em vídeo divulgado pelo portal 180, Cardoso surge se lamentando pelo suposto ocorrido, afirmando que Sthefany levou “tudo que Deus me deu”. “Estou triste, minha alma está triste e abalada com o que aconteceu, está tudo em sigilo, mas vai sair. Eu quero dizer que minha esposa abandonou a casa no dia 10 do mês 10, levou minha filha”, desabafou.
“Coloquei tudo na mão da minha esposa. Eu não sei ler, sou um homem que não tem leitura, mas Deus me abençoou muito. Nunca fiz conta bancária, mas fiz com a minha esposa, tive que confiar nela, mas levei um grande golpe. Estou numa situação difícil”, disse o homem, pai de uma criança com a ex-cantora.
Cardoso afirma estar impossibilitado de ver a filha devido às acusações de Sthefany na delegacia. “Ela prestou queixa na Lei Maria da Penha, em Teresina, e disse que ficava em cárcere privado, que eu prendia ela… Dia 17 de outubro, ela prestou essa queixa contra mim, e no dia 26 ela invadiu a casa e tirou tudo de lá”, relatou o suposto lesado.
“[Isso] destruiu a minha vida, eu nunca fui ao colégio. O dinheiro que eu pegava do trabalho eu enterrava. Depois que ela chegou, fechei a conta e entreguei tudo na mão da minha esposa e eu só sei que ela fez isso comigo. Estou triste, abalado e não sei o que devo fazer”, concluiu Cardoso.
O outro lado
A atual cantora gospel ainda não se pronunciou acerca do fim de seu casamento, nem sobre as declarações do ex-marido. Contudo, nas redes sociais, ela tem mandado indiretas. No Natal (25/12), a morena publicou uma foto em família e disparou um possível recado.
“Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga bênçãos de Deus e que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz, é tempo de recomeço”, disse.
Vale lembrar que, em 2016, começaram a surgir rumores de que Sthefany estaria vivendo em cárcere privado. Porém, após a repercussão do tema, a própria desmentiu os boatos e afirmou que tudo não passava de um conflito familiar já resolvido.
O casal oficializou a relação em 2015 e chamou a atenção pelo casório nada convencional. Sthefany chegou à igreja montada em um jumento e estampou vários tabloides, principalmente pela diferença de idade entre ela e o então noivo.
Fonte: Metrópoles
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Investigação levou à abordagem do veículo, que possuía chassi adulterado e registro de roubo — Foto: Polícia Civil...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução