Pacientes cardiológicos terão à disposição mais 64 leitos de internação, sendo 32 imediatos e outros 32 leitos em janeiro de 2019. O novo serviço do Hospital Santo Antônio das Obras Sociais de Irmã Dulce, em Salvador, foi aberto nesta sexta-feira (23) com a presença do secretário da Saúde do Estado Fábio Vilas-Boas. Ele dará suporte aos pacientes no pré-operatório de procedimentos cardiológicos e aos que precisam de acompanhamento após alguma emergência. Para o funcionamento dos leitos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) investirá cerca de R$1,2 milhão por ano.
Essa é a primeira enfermaria cardiológica do Hospital Santo Antônio. De acordo com a gestora de saúde da entidade, Lucrécia Savernini, os encaminhamentos serão feitos via Central Estadual de Regulação. “A ideia é que os pacientes tenham todo o tratamento agilizado, seja para realizar algum procedimento cirúrgico ou pra que possa continuar o tratamento em casa quando já estiver em condições de alta médica”, explicou.
Na avaliação do secretário, o Governo do Estado tem cumprido com o seu papel em ampliar e descentralizar a assistência a saúde, em especial, na área de cardiologia. “Recentemente entregamos uma UTI cardiovascular e um novo serviço de hemodinâmica no Hospital Geral Roberto Santos, aqui na capital, e Ilhéus, implantamos o serviço de hemodinâmica no Hospital Costa do Cacau. Em 2019 serão inaugurados novos serviços de hemodinâmica nos hospitais estaduais de Barreiras e Irecê", pontuou Fábio Vilas-Boas.
O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que há atendimento especializado em cardiologia nas oito Policlínicas Regionais de Saúde em funcionamento nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana. Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Valença. Outras 10 policlínicas estão em construção nos municípios de Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vitória da Conquista.
Fonte: Sesab
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou o resultado do concurso de Vídeo Educativo – Saúde na Escola, criado para promover o protagonismo estudantil ao estimular a abordagem da temática aliada à produção de audiovisual. Foram selecionados sete trabalhos, com 14 estudantes envolvidos. Os vídeos têm até cinco minutos de duração e abordam questões como a Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); Controle do Aedes aegypti e Prevenção às arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika, entre outras); Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção à alimentação saudável; Promoção da saúde ambiental e sustentabilidade socioambiental; Promoção da cultura de paz; e Respeito à vida. Confira a lista dos selecionados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
A estudante Vitória Maia, 17, 2º ano do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Corrente, no município de Santa Maria da Vitória, foi uma das selecionadas e fala sobre a alegria de ter seu vídeo sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS selecionado no concurso. “Foi muito gratificante esta vitória porque nos dedicamos muito ao trabalho, que nos trouxe muito aprendizado. Trazer para a nossa escola a premiação foi um orgulho grande. Comemoramos demais”, conta a aluna, que teve como parceira a colega Thaiane da Silva.
O CETEP Bacia do Rio Corrente foi vencedor também com o curta sobre prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika, ambos realizados sob a orientação da professora Aldenir Godrim. “Estamos muito felizes com esta dupla vitória. A execução dos vídeos foi uma maneira diferente de lidar com questões de Saúde, por meio de uma linguagem que eles se identificam. Nossos alunos ficaram muito empolgados e se sentiram protagonistas de verdade das atividades e, com isso, elevaram sua autoestima e gosto pelos estudos”, relata a educadora.
O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fábio Barbosa, fala sobre a importância do concurso, do qual concorreram na etapa estadual cerca de 100 alunos. “Trata-se de uma estratégia pedagógica para estimular as unidades escolares a trabalhar as questões de promoção à saúde e prevenção a situações de agravo e de vulnerabilidade dos nossos estudantes por meio da produção de vídeos educativos dos quais os alunos são autores. São atividades que dialogam diretamente com o currículo da escola, que tem um papel fundamental na formação integral dos nossos estudantes. E trabalhar a temática da Saúde é o principal objetivo desta ação, que incentiva o protagonismo juvenil, através de uma ferramenta que eles têm familiaridade, que é o audiovisual”.
Sobre o concurso – O concurso público de vídeos, realizado de 18 de maio a 9 de novembro de 2018, envolveu as etapas escolares, territorial e estadual, esta última envolveu uma comissão julgadora da Secretaria da Educação do Estado. A ação promoveu a reflexão entre os estudantes e professores sobre a temática e estimulou ações de prevenção de doenças e agravos, direcionadas ao enfrentamento das vulnerabilidades dos estudantes, além da promoção de hábitos e atitudes saudáveis, na perspectiva do desenvolvimento integral dos estudantes, fortalecendo o eixo pedagógico. Participaram estudantes regularmente matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio e na Educação Profissional, que produziram seus vídeos nas unidades escolares ou em seu entorno. A ação pedagógica foi realizada em dupla de alunos e cada uma teve a orientação de um professor.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou nesta sexta-feira (23) que vai apresentar no início de 2019 um projeto de lei de combate à corrupção. Durante evento organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele comentou que os alvos devem ser "os grandes crimes de corrupção".
"A ideia é primeiro, apresentar um projeto de lei contra a corrupção, especialmente os crimes de grande corrupção, contra o crime organizado e contra crimes violentos. Já o início da próxima gestão, logo após a nova legislatura", disse Moro, que era o responsável pelos processos da Operação Lava Jato em 1ª instância.
De acordo com a reportagem, ele destacou que o Legislativo deveria trabalhar especialmente em três pontos: proibir a progressão de regime a presos que mantêm vínculos com organizações criminosas, incentivar o modelo de forças-tarefas e deixar mais clara a diferença entre caixa 2 e e crimes como lavagem de dinheiro e corrupção.
Fonte: G1
O foragido está preso no Complexo Policial de Irecê (Foto: Reprodução/ Cicom)
Policiais militares do município de Lapão, região de Irecê, prenderam um homem com uma ficha criminal extensa. Trata-se de José Dias da Silva Neto, 48 anos, conhecido por Rato, natural de Palmeira, no estado do Piauí. A prisão ocorreu no dia 14 de novembro, mas os mandados de prisão em aberto só foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (23), por volta das 11h30, após a polícia ter a certeza do seu nome verdadeiro.
Uma equipe da 14ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior, em Irecê, foi informada pelo delegado Ivo Tourinho, da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), que José Dias iria fazer no último dia 04 de novembro a prova do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) na Escola Municipal Lucas Cardoso Costa, em Lapão.
Em nota, a Polícia Civil informou que se deslocou até Lapão, mas ao chegar na referida escola, os agentes foram informados que o suspeito já teria saído, já que não teve acesso à sala de aula por estar portando apenas xérox da cédula de identidade.
Ainda conforme a PC, foram colhidas imagens do circuito de monitoramento interno da escola e do Centro Integrado de Comunicação – Cicom, onde foi possível identificar o suspeito e o veículo que utilizava. As informações foram repassadas à Polícia Militar.
Na delegacia, o fugitivo foi interrogado pelo delegado Almir Fernandes, coordenador da 14ª Coorpin, e na sequência foram cumpridos os cinco mandados de prisão abertos.
O foragido está preso em uma das celas do Complexo Policial de Irecê. A autoridade policial encaminhou ofícios de comunicação à Justiça e à Polinter.
Fonte: Central Notícia
Após falar rapidamente sobre depressão na série da Netflix "Vai, Anitta", a cantora deu mais detalhes de como percebeu a doença. Em entrevista ao programa "Bem Estar", ela iniciou: "Tive bem no início, com 18 anos, e sempre achava que tinha um motivo. Porque falavam mal… Até que veio o 'Vai Malandra', que deu muito certo e eu não estava feliz, aí acendeu a minha luzinha. Era difícil sair de casa, levantar da cama, não conseguia atender os fãs no camarim”.
A poderosa disse que toma um remédio antidepressivo que não traz efeitos. "Tá funcionando para mim". Após sentir a volta da doença, ela confessou que está se cuidando mais. "Estou numa pegada super pesada de trabalho, amo trabalhar, mas nesta semana, decidi: vou cancelar porque preciso de um tempo para mim”.
Sobre o que motivava a doença, ela explica: “O estímulo da competitividade nos faz entrar em uma pressão muito grande na nossa cabeça. Quando a gente vê, já tá lá. Eu nunca estava feliz com meu corpo. A celulite estava lá, ficava lutando contra elas, que não saía do meu corpo nunca. Mas hoje, tenho várias outras coisas que compensam e tá maravilhoso”.
Fonte: Bahia Notícias
Afonso Araújo foi abordado por guarnições da Cipe Chapada e 42ª CIPM, nas proximidades de sua residência, em Lençóis.
Guarnições das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e da 42ª Polícia Militar (CIPM) de Lençóis capturaram, na noite de quinta-feira (22), no município de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, Afonso Ferreira Araújo, 23 anos. Ele cultivava uma plantação de maconha em casa.
Durante abordagem, os policiais sentiram o cheiro da droga, tendo Afonso acabado por confessar possuir uma plantação de maconha nas depedências de sua residência. "Ele mesmo disse que, além de usar, também plantava e comercializava entorpecente", disse o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos, acrescentando que no local foi encontrado um vaso, com um pé de maconha de aproximadamente um metro, e que Afonso e o material apreendido seguiram para a Delegacia Territorial de Lençóis.
Fonte: SSP/BA
Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Investigação levou à abordagem do veículo, que possuía chassi adulterado e registro de roubo — Foto: Polícia Civil...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução