O presidente do Poder Legislativo de Central, na região de Irecê, Valdir Belarmino da Silva, em nome de todos os vereadores e funcionários da câmara municipal, manifesta profundo pesar pelo assassinato do professor Aroldo Pereira de Souza, fato que ocorreu na manhã da última quinta-feira (08).
Aroldo deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo respeito, amor e dedicação à família e amigos. Lutou incansavelmente pelo esporte, educação e à frente do Sindicato dos Servidores Públicos local, em uma busca árdua por melhores condições de trabalho, aguerrido, combativo e sempre atuante, registrando assim, o reconhecimento do histórico de relevantes serviços prestados à sociedade centralense.
A câmara municipal irá requerer ao Ministério dos Direitos Humanos, ao Estado e às autoridade policiais que tomem providências urgentes quanto a apuração rigorosa e célere sobre o crime.
Diante dessa perda irreparável, prestamos solidariedade e sinceras condolências aos familiares e amigos por tão prematura a grande perda, rogando a Deus conforto para todos.
Decreto
Considerando o momento de consternação pelo bárbaro assassinato de um homem íntegro, pai de família, professor de várias matérias, sindicalista atuante e ilustre cidadão centralense, o Poder Legislativo de Central decreta luto oficial de cinco dias.
Fonte: Câmara de Vereadores de Central
A Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê (DTE) comandada pelo delegado Heloísio Sandro Lacerda, participou na última terça-feira (06) da Operação Faro Fino para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensões em São Félix do Coribe, onde dois alvos foram localizados no povoado de Serrinha, zona rural do município.
A operação foi instalada com objetivo de inibir ações de tráfico de drogas e desarticulação da atividade de refino, manuseio e mistura de drogas e afins na região.
Em nota, a polícia informou que o traficante Edson Silva Magalhães, conhecido como “Edinho da Serrinha”, ao presenciar a chegada das forças de Segurança Pública reagiu a ordem legal, efetuando dois disparos com uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 380. Em confronte inevitável o alvo foi atingido e socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santa Maria da Vitória, o qual não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Edinho da Serrinha já ficou preso no Presídio do Carandiru em SP, por crimes de homicídio e trafico de drogas.
Ainda segundo a nota, durante a operação foram apreendidos substâncias entorpecentes tipo crack, assim como cocaína, três armas de fogo (2 armas longas e 1 PT 380), 01 cofre, 05 notas promissórias e 02 cadernetas com anotações.
A Operação Faro Fino contou com a participação de equipes da 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (27 servidores), da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê (14ª Coorpin), com 2 servidores e a cadela farejadora Singer), Guarnições da Polícia Militar, Cipe Cerrado e Rondesp (20 servidores) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Todo material apreendido passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Fonte: Central Notícia
O evento Bahia Produtiva aconteceu em Seabra, na região da Chapada Diamantina, dia 06 de novembro, no Hotel Aliança e contou com a presença de pessoas como Jerônimo Rodrigues, Secretario Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia e Wilson Dias, Diretor e Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, para discutir as conquistas do desenvolvimento rural na Bahia.
O Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado da Bahia, realizado a partir da Campanha de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), resulta da parceria entre o Banco Mundial, Bahia Mais Forte, Governo do Estado da Bahia, Cooperativa de Empreendimentos de Agricultura (Copeaf), Sindicato dos Produtores Rurais, Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (COOPERBIO) e Associação de Apicultores de Seabra (Adamel).
O evento contribuiu para o aumento de produção de lacticínio, de oito associações como: Associação Comunitária da Churé, Associação dos Produtores Lagoa da Boa Vista, Associação Brejos Aguiar (Ibicoara), Associação São Roque (Ibicoara), Associação Riachãozinho (Lençois), Associação Baixa do Cheiro (Bonito), Associação Gramia (Bonito) e Associação de Desenvolvimento Agrícola e Comunitário da Lagoa da Boa Vista (ADAC).
Para o produtor rural Laercio Alves “o evento deu certeza, que vamos ser contemplados com recursos importantes e significativos”. Isso porque o Banco Mundial disponibilizou 100 milhões de reais para toda Bahia, nos setores de café, apicultura e caprinocultura.
No intuito de que os produtores rurais multipliquem a produção, o Sindicato dos Produtores Rurais de Seabra apoiou esse projeto que busca fortalecer parcerias e incentiva à agricultura familiar a partir da captação de recursos para geração de emprego dos trabalhadores rurais e para o aumento do cultivo e renda dos produtores e comunidades tradicionais.
Fonte: SDR
Investidores dos segmentos de turismo e restaurantes elogiaram os baixos números de CVLIs na região.
Os baixos índices criminais na região da Chapada Diamantina têm atraído investidores das áreas de turismo, hotelaria e restaurantes. Em reunião na Secretaria de Turismo (Setur) do Estado, em Salvador, com representantes da Polícia Militar e empresários, o quesito segurança foi levantado como atrativo para o desenvolvimento e avanço destes seguimentos.
O comandante de Policiamento da Região da Chapada, coronel PM Valter Araújo, o secretário da Setur, José Alves, o prefeito da cidade de Lençóis, Marcos Airton, e o empresariado do ramo de hotéis e pousadas também participaram da mesa redonda. A expansão das atividades que movimentam a economia serão ampliadas e, segundo os investidores, a tranquilidade é um dos fatores fundamentais para a escolha da região.
Com mais de 1600 dias sem registro de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) - homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio -, o município de Abaíra lidera a lista das cidades com mais tempo sem estes tipos de delitos. Quase 50% dos municípios que compõem a a Risp/Chapada Diamantina não tiveram registro de CVLIs este ano.
"É muito bom ver que o nosso trabalho, além de ajudar a alcançar resultados positivos, é também reconhecido por gestores municipais e moradores", pontuou o oficial Valter Araújo.
Fonte: SSP/BA
O Supermercado do Povo preparou promoções especiais para você.
Confira:
Aqui você encontra a maior variedade de produtos com o menor preço da cidade. Aceitamos cartões de crédito e débito!
Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo tem.
Fonte: Informe Publicitário
Na manhã desta quinta-feira (08), o companheiro Aroldo Pereira de Souza, 47 anos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do município de Central, na região de Irecê, foi vítima de uma emboscada e perdeu a vida quando chegava na sua propriedade rural.
De acordo com as investigações, o criminoso pilotava uma moto e acetou três tiros em Aroldo, que foi socorrido, mas não resistiu.
Magno Lavigne, presidente da União Geral dos Trabalhadores no Estado da Bahia (UGT-BA) lamentou a notícia e ressaltou a garra de Aroldo que sempre se manteve ativo na defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público de Central.
O presidente ugetista enfatizou que os noticiários locais destacam que o sindicalista liderou uma paralização de professores da rede municipal, que cobravam salários atrasados e que a polícia tem como uma das linhas de investigação, saber se Aroldo tinha inimigos ou divergências políticas.
“Casos como este não podem ser aceitados, pois em primeiro lugar estamos falando da vida de uma pessoa, um pai de família. Em segundo lugar, esta é a vida de um trabalhador que se dedicou a defender os interesses da sua categoria”, disse Magno, que concluiu: "Não sabemos ainda a motivação do crime, mas vemos com muita clareza um aumento da violência contra os que lutam por direitos sociais e trabalhistas, existe um clima de perseguição as lideranças sindicais, uma parte fruto das duras palavras de enfrentamento conosco ditas pelo presidente eleito. Esperamos que esse crime seja elucidado o mais rápido possível e estou torcendo para que não tenha motivações políticas, mas a impressão que tenho não é essa, já que o companheiro acabou de liderar uma greve dos trabalhadores".
Em sua página do facebook, deputado estadual Jacó (PT), lamentou a morte de Aroldo e se solidarizou com os familiares e amigos do sindicalista, pedindo empenho na apuração do caso que, segundo o próprio deputado, entristece e abala toda a região.
Fonte: UGT-BA
A FESPUMEB – Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Bahia, instituição de 2º Grau, no ordenamento sindical brasileiro, vem com grande consternação comunicar o ato atentatório praticado contra a democracia brasileira, através do homicídio ocorrido com o Presidente do SSPMC - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central – Bahia, o companheiro Aroldo Pereira de Souza, atualmente com 47 anos de vida, foi vítima de emboscada em sua propriedade na zona rural, local a qual costumava visitar todos os dia.
Aroldo, era conhecido no mundo sindical pela perseverança e dedicação em representar os servidores públicos, inclusive participava ativamente de encontros de lideranças sindicais em todo o estado da Bahia.
Aroldo, era um mobilizador nato, inclusive atualmente vinha conduzindo a paralisação dos professores que ocorria no Município de Central, a aproximadamente dois meses, inclusive hoje (08/11/2018), iria acontecer uma audiência no fórum da comarca visando solucionar a demanda da categoria.
Segundo informações, Aroldo foi alvejado por 4 (quatro) tiros, um atingiu braço, outro as costas, e outras dois no pescoço. O sindicalista foi socorrido em estado grave para uma unidade hospitalar local, e logo em seguida foi transferido para o hospital regional na cidade de Irecê – BA, mas não resistiu e veio a óbito.
Aroldo deixa três filhos e esposa, o clina em todo estado é de muita comoção, inclusive nos grupos de sindicalistas, espera-se, que a Secretária de Segurança Pública, possa através de seu efetivo desprender as diligências necessárias a fim de identificar imediatamente os autores e que a justiça seja feita.
O presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Bahia, decretou estado de luto por 3(três) dias, e buscará agora mobilizar o máximo de lideranças sindicais para que estejam em Central ainda hoje e amanhã para o adeus ao companheiro. Aroldo, combateu o bom combate, guardou a fé, agora descansa no reino da glória e com certeza deixa um legado de expressivo valor moral, ético, profissional e sindical. Direcionamos nossas orações e pesares a família enlutada!
Fonte: FESPUMEB
No final da tarde desta quinta-feira, 8, uma multidão saiu em manifesto pelas principais ruas da cidade de Central, em memória do sindicalista Aroldo Pereira de Souza, assassinado na manhã deste mesmo dia. Com faixas e carro de som, as pessoas tomaram as principais ruas da cidade, em protesto pacífico contra a violência e pedindo justiça, organizado pelo sindicato.
Os organizadores do evento homenagearam o sindicalista, apontando o seu histórico de lutas em defesa da causa dos servidores do município de Central e o público aplaudiu e soltou balões simbolizando o desejo de paz.
A Polícia descartou a possibilidade de crime por latrocínio e elegeu como principal eixo da causa do crime, a pauta sindical.
Ainda não há pistas concretas do assassino. Sabe-se que foi uma execução, pessoal ou por encomenda e o autor dos disparos fugiu por uma estrada vicinal, até a BA 052 e desapareceu em uma moto CG vermelha, rumo à região de Rio Verde, sentido município de Xique-Xique.
Fonte: Cultura & Realidade
O Sindicato dos Bancários de Irecê e Região manifesta seu pesar e repúdio pelo atentado ocorrido nesta manhã (8/11), que vitimou fatalmente o companheiro de luta e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade de Central (BA), Aroldo Pereira de Souza.
De acordo com as primeiras investigações, Aroldo estava saindo de sua roça no Povoado de Larguinha, Zona Rural de Central, quando um indivíduo ainda desconhecido, chegou pilotando uma motocicleta, e disparou arma de fogo atingindo o sindicalista com quatro tiros.
Desde o dia 20 de setembro deste ano, Aroldo esteve à frente de uma paralisação de professores da rede pública municipal e outros servidores de Central, onde nesta quinta-feira (08), seria realizada uma audiência de tentativa de conciliação para tratar sobre o movimento grevista que cobra o atraso do pagamento de salários.
Exigimos que todas as autoridades competentes se mobilizem e respondam a mais esse crime absurdo que acontece contra um dirigente sindical. Não podemos aceitar que esse ataque covarde, fique impune. Aroldo tinha 47 anos, e além de seu legado de lutas e várias conquistas para os trabalhadores da região de Irecê, deixa esposa e três filhos.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Irecê
O Sindicato dos Radialistas da Bahia SINTERP/BA, vem de público externar os sentimentos de pesar pelo passamento do professor e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Central, Aroldo Pereira de Souza, 47 anos, que covardemente teve sua vida ceifada na manhã desta quinta-feira, 08, quando se deslocava até sua propriedade rural na comunidade de Larquinha desde município.
Consternados e, ao mesmo ao tempo em que solidários com a família neste momento de sofrimento e dor, exigimos das autoridades competentes, celeridade nas investigações e elucidação deste covarde e bárbaro assassinato.
Aroldo Pereira, conhecido como um sindicalista ativo, aguerrido, lutava arduamente por uma causa coletiva e, foi vítima da intolerância. Não há dúvida que o seu assassinato está diretamente ligado a sua atuação firme em defesa daquilo que acreditava.
Nós e a sociedade exigimos uma resposta à altura, e que os culpados não fiquem impunes.
Fonte: SINTERP BA
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Investigação levou à abordagem do veículo, que possuía chassi adulterado e registro de roubo — Foto: Polícia Civil...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução