Um anoitecer de outubro. Todos os brasileiros, mesmo que involuntariamente, seguem imersos na desconfiança para os possíveis rumos da política no país. A presente dicotomia eleitoral intensifica as incertezas e elucida a superficialidade das discussões. Os acalorados debates deixam de lado o essencial: ideias e propostas pragmáticas que possam fazer do Brasil um país pujante.
É notório que apresentamos problemas estruturais graves e o clamor da sociedade vai da educação a investimentos em ciência e tecnologia. As atuais travas para o desenvolvimento nacional perpassam pelo direcionamento político dado por nossos representantes. Os avanços alcançados devem ser aprimorados e o norte para o progresso deve ser buscado com empenho sempre. Entretanto, este período de campanha eleitoral tem aprimorado mais o viés ideológico, que sobrepõe o bom senso e a autocrítica, do que o desejo de ver o país nos trilhos.
O cenário eleitoral tem se assemelhado a um jogo de futebol onde os torcedores de cada time incitam a derrota aos seus opositores a qualquer custo, como se estivessem em barcos opostos. Porém, esquecem que ao fim da campanha, o que estará em voga são os caminhos do país para os próximos quatro anos. Podemos nos refutar de discutir ideias, de ler os programas de governo de cada candidato? Devemos continuar nas acusações pessoais e esquecer-se de discutir o país?
Muitos brasileiros não se atentam ao fato de que os representantes do povo (seja no legislativo ou no executivo) estão ou estarão nesses cargos por um tempo e, assim sendo, as figuras passam, mas o país permanece. Direcionar o Brasil para avanços reais, como educação de qualidade, cidadania efetiva, saúde, segurança pública eficiente, desenvolvimento industrial e tecnológico tem de ser o arcabouço de qualquer governo.
Ao ser mantida a parcialidade irrestrita a qualquer que seja o candidato e fundamentada tão somente pela ideologia política, com o passar do tempo, nos tornamos cegos ou coniventes para sinais de incoerências na administração do que é público. Daí a necessidade de uma constante avaliação imparcial do que será bom ao país e, jamais, do que será favorável a um partido ou o político em questão.
Seremos coniventes com atitudes erradas? Manteremos a acomodação e normalidade ao “rouba, mas faz”? Isso que queremos para o país? No momento em que o Brasil apresentar uma volumosa massa crítica e que não sirva mais como objeto de manobra, sem dúvidas, estaremos livres das amarras politiqueiras e ascendendo a uma sociedade mais criteriosa, esclarecida e que preza pelo bem comum. Um país que enxergará avanços e jamais retrocessos. Em suma, não podemos recorrer a irracionalidades que atrasam uma nação.
Fonte: Tiago Nunes é médico e colunista do Central Notícia
Alugamos o espaço para festas de casamentos, aniversários, batizados e eventos evangélicos.
Um espaço recreativo com piscinas para adultos e crianças, aos domingos, das 09 às 17h.
Venha você também para o Club do Sertão, em Central (BA).
Mais informações, pelo telefone (74) 9 9936 0375.
Fale com Iolanda.
Fonte: Informe Publicitário
Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
Na manhã desta terça-feira (16), por volta das 11h, uma Guarnição CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido, quando em patrulhamento no povoado de Marrecas, zona rural do município de Xique-Xique, recuperou uma motocicleta Honda/NXR 150 Bros ESD, 2012, laranja, PP. EYY-5621/SP.
Após consulta no sistema Módulo de Operações Policiais (MOP), foi constatada que a placa original é FFY-3225/SP, e que tratava -se de produto de furto/roubo.
O condutor de nome Jailton Cunha Barbosa, foi conduzido para a delegacia de Xique-Xique para as medidas cabíveis.
Fonte: Central Notícia com informações da CAESA
A Policia Federal (PF) indiciou o presidente Michel Temer e mais dez pessoas no inquérito que apura o suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A na edição do chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado em maio do ano passado pelo presidente. Eles foram indiciados pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Os indiciamentos estão no relatório final da investigação, entregue nesta terça-feira (16) ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Após receber o documento, Barroso pediu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que terá 15 dias para se manifestar sobre eventual denúncia contra os acusados. A filha de Temer, Maristela de Toledo Temer Lulia também está na lista de indiciados.
No relatório final, o delegado responsável pelo caso também pediu ao Supremo o bloqueio de bens de todos os acusados e prisão preventiva de quatro deles, o coronel João Batista Lima Filho, amigo de Temer, a arquiteta Maria Rita Fratezi, mulher de Batista, e os investigados Carlos Alberto Costa, sócio do coronel, e Almir Martins Ferreira. Ao enviar o caso à PGR, Barroso também proibiu os acusados que tiveram prisão solicitada de deixarem o país.
O advogado do presidente no processo envolvendo o inquérito dos portos, Brian Prado, informou que ainda não teve acesso ao relatório e não se manifestará a respeito por enquanto. O Palácio Planalto, até o fechamento desta reportagem, não se manifestou a respeito.
Indiciados:
1. Michel Miguel Elias Temer Lulia
2. Rodrigo Santos da Rocha Loures (ex-deputado)
3. Antônio Celso Grecco (sócio da Rodrimar)
4. Ricardo Conrado Mesquita (sócio da Rodrimar)
5. Gonçalo Borges Torrealba (Grupo Libra)
6 - João Baptista Lima Filho
7. Maria Rita Fratezi
8 - Carlos Alberto Costa Filho
9 – Carlos Alberto Costa
10. Almir Martins Ferreira
11. Maristela de Toledo Temer Lulia (filha de Temer)
Fonte: Agência Brasil
Sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Central (Foto: Central Notícia)
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central convida todos os servidores para uma assembleia extraordinária nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, às 09h, na sede da entidade.
Na reunião será tratado exclusivamente da situação salarial, atrasos e movimento grevista .
Contamos com a presença de todos!
Aroldo Souza
Fonte: SSPC
O veículo foi encontrado abandonado nas imediações da antiga EBDA, em Irecê (Foto: Cicom)
Um veículo marca Fiat/toro, prata, roubado na tarde desta segunda-feira (15), por volta das 15h, na cidade de Lapão, foi recuperado em Irecê.
A localização do carro só foi possível porque as câmeras de videomonitoramento do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) gravaram o trajeto do veículo de Lapão até Irecê, onde foi visto pela última vez até ser recuperado.
O Cicom acionou as Polícias Civil e Militar que localizou o carro abandonado nas imediações da antiga EBDA.
O veículo foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.
Fonte: Central Notícia
No início da tarde desta segunda-feira (15), por volta das 13h uma Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe Semiárido realizando rondas cidade de Cafarnaum, região de Irecê, localizou uma motocicleta NXR Bros 150, cor preta, abandonada.
Em nota, a polícia informou que após averiguação constatou-se que seus identificadores estavam suprimidos, sendo apresentada na Delegacia de Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
A Secretaria da Educação do Estado abriu consulta pública para a construção coletiva do novo Currículo Bahia, referente às Educações Infantil e Fundamental. As contribuições poderão ser realizadas a partir desta segunda-feira (15), até o dia 13 de novembro, através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Poderão participar professores, estudantes e gestores das redes públicas e privada, além de representantes de diferentes instituições educacionais e da sociedade civil, de modo a contextualizar os diversos componentes curriculares com a realidade baiana e os conteúdos educacionais trazidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
As contribuições passarão por uma avaliação e servirão para a construção da versão final do Currículo Bahia. No Portal, estão sendo disponibilizados textos introdutórios dos componentes curriculares, organizações curriculares, além de textos integradores ao currículo voltados a questões como Territorialidade, Educação Socioambiental, Educação Inclusiva e Diversidade, para orientar na formulação das contribuições.
O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, destacou a importância das contribuições dos educadores, estudantes e sociedade civil. “O nosso compromisso é de que no dia 10 de dezembro façamos a entrega ao Conselho de Educação da Bahia de uma proposta curricular diferenciada, que atenda às perspectivas dos estudantes e que seja capaz de promover a qualidade na oferta associada ao Ensino Médio. A intenção é que, entendendo a educação como um processo integral e integrado, esta mudança no currículo do Ensino Fundamental, repercuta na formação do aluno que chega no Ensino Médio, para que ele tenha continuidade no seu percurso formativo”, ressaltou.
BNCC - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Venha conferir nossas linhas de hidratação capilar. Linha Capilar Bio Estrato.
Trabalhamos com Natura, Boticário, Jequiti e Hinode.
Paula Cosméticos, seu mundo da beleza
Rua do Comércio, 44, em Central/BA
Contato: (74) 99934 1294
Fonte: Informe Publicitário
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Investigação levou à abordagem do veículo, que possuía chassi adulterado e registro de roubo — Foto: Polícia Civil...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução