Um homem identificado por Daniel da Gama Lopes, de 30 anos, morreu nesse domingo (24) após tentar atravessar um trecho do Rio São Francisco a nado.
O caso ocorreu no município de Sento Sé, no norte da Bahia. De acordo com o site Sento Sé Notícias, o corpo da vítima foi encontrado por brigadistas voluntários da Força e Resgate, somente na manhã de segunda-feira (25), por volta das 11h, no fundo do rio, a poucos metros de onde se afogou.
O corpo de Daniel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro para ser periciado.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução/ Rede Caraíbas
O ex-vereador de Irecê, Espedito Moreira, 69 anos, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (25) no Hospital Regional.
De acordo com as primeiras informações, Moreira teria sido vítima de uma parada cardíaca. Levado ao hospital, não resistiu. Ele foi vereador em Irecê por dois mandatos consecutivos. Em 2020 não conseguiu se eleger.
Além de político, Espedito era também empresário do ramo de construção.
Ainda não há informação sobre horário do velório e sepultamento do ex-parlamentar.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Na última sexta-feira (22), o Diário Oficial do município traz o decreto nº 556, assinado pelo prefeito Elmo Vaz, que delimita a faixa de utilidade pública de servidão para construção do primeiro Canal de Macrodrenagem de Irecê. Situada no perímetro do Bairro Vida Bela, a rede de escoamento é um projeto audacioso da gestão municipal para garantir a passagem das águas pluviais, acabar com alagamentos e reduzir os impactos da chuva na Infraestrutura de um dos pontos com maior volume de deságua da cidade.
De acordo com o prefeito, o Canal de Macrodrenagem “é uma solução urbanística para corrigir problemas estruturais históricos que afetam o município há mais de 50 anos”. Por conta da sua importância social, sobre a referida área de utilidade pública “não podem ser levantadas construções de quaisquer espécies, nem poderão ser opostos quaisquer embaraços que inviabilizem ou prejudiquem a execução da obra”. Enquanto isso, em alerta 24 horas, a Secretaria de Infraestrutura está focada na limpeza das vias, monitoramento de pontos críticos e desobstrução dos canais da rede de Irecê.
Fonte: Com informações de assessoria
Médico foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma clínica particular na cidade de Barra do Rio Grande - Foto: Reprodução
Um homem apontado como mandante do homicídio do médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos, teve o mandado de prisão temporária cumprido, na tarde dessa sexta-feira (22), ao se apresentar na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Barreiras.
Outras quatro pessoas envolvidas no crime, ocorrido no dia 23 de setembro, na clínica onde a vítima trabalhava na cidade de Barra, já foram presas e permanecem à disposição da Justiça. Um capacete e a motocicleta usada por um dos suspeitos também foram apreendidas.
“A Polícia Civil empregou várias técnicas de investigação e instrumentos de inteligência para identificar e localizar todos os envolvidos no crime”, ressaltou a diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegada Rogéria Araújo, destacando o empenho de equipes da 14ª Coorpin/Irecê na elucidação do homicídio.
Fonte: Polícia Civil da Bahia
Durante esta semana, nas dependências do Antigo Projeto Rondon, 500 crianças da rede municipal de Educação estão sendo avaliadas por diversos especialistas da área da Saúde. As crianças foram previamente indicadas pelas equipes de Coordenação das escolas e agora são examinadas por multiprofissionais de fonoaudiologia, neuropediatria e psicopedagogia. Garantindo acolhimento e inclusão, a parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde tem o respaldo do Centro de Referência Multidisciplinar da Educação Inclusiva - CERMULT.
“A dificuldade de aprendizagem pode ser motivada por um problema de audição, visão ou por qualquer outra razão fisiológica. O que não podemos é rotular as crianças. Até mesmo as famílias, às vezes, não têm a correta compreensão. Estamos aqui para ajudar e mostrar que todas as crianças são capazes”, afirmou o prefeito Elmo Vaz, para logo em seguida parabenizar a execução do projeto. Com estrutura mais completa do que as unidades da rede particular, o CERMULT é uma “joia” da Prefeitura de Irecê concebida para auxiliar no completo desenvolvimento físico, mental e cognitivo dos alunos e alunas do município.
Fonte: Ascom - PMI
A partir de novembro, a Fundação Fabamed ampliará em 150% o número de cirurgias ortopédicas realizadas no Hospital Santa Rita, em Barra, que é referência para 50 municípios do Centro-Norte e Oeste da Bahia. A boa notícia é fruto da cessão de um Arco Cirúrgico por parte da prefeitura, que foi adquirido utilizando a emenda do deputado federal, Cacá Leão.
"O prefeito Artur e o deputado Cacá Leão estão contribuindo para a melhoria da assistência à saúde no município e na região, pois um esse equipamento oferece ao cirurgião uma visualização dinâmica e em tempo real de todas as estruturas internas, reduzindo o tamanho de cortes e permitindo movimentos mais precisos", afirma o presidente da Fundação Fabamed e gestor do Hospital Santa Rita, José Saturnino Rodrigues.
A expectativa é saltar de 40 para 100 procedimentos ortopédicos mensais. "Nos últimos meses tivemos uma revolução, com a implantação de leitos de UTI e mesmo estando distante a 730 km da capital baiana, não devemos nada para os grandes centros. A unidade possui uma equipe treinada e especializada em cuidados intensivos, com todos os recursos disponíveis, sejam insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares e máquinas para diálise, nos casos de insuficiência renal", ressalta o presidente da Fabamed.
A Fundação Fabamed atualmente administra cerca de 500 leitos nas cidades de Senhor do Bonfim, Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra, Simões Filho, São Francisco do Conde e Madre de Deus.
Fonte: Ascom - Fabamed
Entre os dias 09 e 11 de novembro de 2021, será realizada a III Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, Campus de Xique-Xique.
Pela segunda vez, o evento vai ser no formato online, sendo possível acompanhar pelo canal do You Tube do Campus Xique-Xique, com o tema “ A Transversalidade da Ciência, Educação, Tecnologia e Inovações no Semiárido”.
Conforme o IF Baiano, em Xique-Xique, a Ciência e Tecnologia promove o estímulo à percepção do objetivo da ciência à sociedade, visando a divulgação do conhecimento científico e tecnológico.
Ainda de acordo com o instituto, o evento será voltado para alunos, docentes, técnicos e público externo em geral.
Para fazer sua inscrição, basta clicar no link e preencher o formulário.
Fonte: Da Redação
Garantia da sucessão rural e segurança jurídica viraram realidade para 16 famílias de agricultores familiares do município de Irecê, Território de Identidade Irecê, que receberam, na segunda-feira (18), o título de terra. O ato aconteceu no auditório do Hotel Copa 70, durante reunião do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê. Representando o governador Rui Costa, o secretário de Relações Institucionais, Luiz Carlos Caetano, participou da agenda.
Ainda esta semana, acontecerá a entrega de 360 títulos de terra em benefício de agricultores de outros municípios que compõem o território: São Gabriel, Lapão, Presidente Dutra, Ibititá, Ibipeba, Cafarnaum e Mulungu do Morro. Estas agendas são desdobramento das entregas de títulos de terra anunciadas pelo governador Rui Costa, durante ato simbólico realizado no dia 10 de setembro, no município de Irecê.
A iniciativa está sendo concretizada por meio da parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, que conta ainda com a parceria da Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), viabilizando a entrega do título já registrado em cartório.
O título de terra é resultado do processo de regularização fundiária, importante política pública que permite ao Estado o conhecimento da malha fundiária, favorecendo o planejamento das ações no meio rural e o fortalecimento da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais.
“Seguimos com o compromisso de beneficiar nossos agricultores familiares com as entregas de título de terra, documento estratégico para o fortalecimento da agricultura familiar. As parcerias que temos com os Consórcios Públicos e com a Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia, além da dedicação e competência técnicas das equipes da Coordenação de Desenvolvimento Agrário, têm sido determinantes para a conclusão dos processos de regularização fundiária”, afirmou a coordenadora executiva da CDA/SDR, Camilla Batista.
O título de terra possibilita ao agricultor familiar acessar recursos de investimento e custeio, junto a instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além de aquisição de bens duráveis.
Nivaldo Martins, agricultor familiar da comunidade de Itapicuru, em Irecê, reflete sobre os benefícios do documento: “Eu acho o título muito importante porque se for preciso fazermos um empréstimo, ele ajudará todos nós agricultores. No meu ponto de vista foi a coisa mais útil que aconteceu aqui para os agricultores”.
Parceria Mais Forte
Na oportunidade, foi apresentada, pelo chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, a estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que visa a integração das ações do Governo do Estado, com prefeituras municipais, Consórcios Públicos Territoriais e demais parceiros do poder público e de organizações que representam ou atuam no segmento da agricultura familiar. O objetivo é fortalecer, estruturar e consolidar sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, a partir da execução de ações articuladas em grupos produtivos locais, entre outros objetivos.
Fonte: Ascom - SDR
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) converteu em preventiva, na tarde de segunda-feira (18), a prisão em flagrante de advogado criminalista, José Luiz de Britto Meira Júnior, suspeito de matar a namorada, Kezia Stefany da Silva Ribeiro, de 21 anos.
No entanto, a prisão preventiva pode ser substituída pela domiciliar, caso seja comprovada a inexistência de unidade prisional compatível para recolhimento do advogado, conforme decisão do juiz Horácio Moraes Pinheiro.
Caso a inexistência seja certificada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Luís deverá permanecer custodiado na casa onde reside e apenas poderá sair do imóvel por questão de saúde, devidamente justificada, ou para atender aos chamados judiciais do processo correspondente.
Crime
O casal tinha um relacionamento há dois anos. Horas antes de ser morta, a jovem postou um vídeo, nas redes sociais, tomando bebida em uma piscina. Ela estava em uma casa de frente para o mar, mas não há como identificar se ela estava sozinha ou acompanhada.
Kezia foi morta a tiros na madrugada do domingo (17). O suspeito levou o corpo da jovem para o Hospital Geral do Estado (HGE) e fugiu em seguida. A Polícia Militar o encontrou, horas depois, na casa de familiares. Ele foi autuado e levado para o DHPP.
Defesa
Segundo a defesa do suspeito, José Luiz não teve a intenção de matar Kezia e prestou socorro após o disparo. A defesa ainda pontuou que o casal tinha brigas constantes e que a arma era do advogado.
O presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Adriano Batista, chegou a informar, ainda no domingo (17), que a versão de José Luiz é de ele que agiu para se defender.
No entanto, a família da vítima questiona o fato de o tiro ter sido acidental. “Não tem condições do tiro ter sido acidental. Pela proporção do ferimento. Um tiro de pistola na boca de uma adolescente [jovem]… você vai imaginar que uma adolescente [jovem] dessa vai sobreviver? É difícil. Acidental? O tiro poderia ter pegado na perna, no braço, de raspão… a gente poderia até imaginar um acidente. Mas assim, certeiro?”, pontuou a tia da vítima, Loide Gusmão.
Possibilidade de afastamento
O presidente da comissão da OAB-BA informou que José Luiz poderá ser afastado das atividades, caso seja comprovado criminalmente que se trata de um feminicídio.
“Se ficar caracterizado [feminicídio], ele vai responder e a OAB vai se posicionar também, com um possível afastamento da posição de advogado. Ele poderá responder por processo criminal, poderá responder também pelo afastamento do nosso quadro”, esclareceu ao G1.
Fonte: G1
O radialista José Carlos Benigno do Rosário acaba de falecer vítima Covid-19. O comunicador estava internado no Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, desde a semana passada. Infelizmente, no final da tarde dessa terça-feira (19), ele não resistiu ao agravamento da doença, vindo a óbito.
Apresentador do Programa Blitz Total Terceira Edição, na Rádio Jacobina FM, José Carlos Benigno era um dos mais populares radialistas da cidade.
Todos estamos chocados com a perda de mais um companheiro de maneira prematura.
Fonte: Jacobina 24h
Neste sábado (26), o prefeito de Presidente Dutra e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê...
O município de Irecê deu início a um grande mutirão de exames, realizado na sede da Policlínica Regional, como parte de uma par...
Foto: Reprodução Na noite da última terça-feira (22), por volta das 18h1...
Foto: Agência Brasil A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...
Foto: Reprodução O tradicional Supermercado Prakasa, fundado em 1980 pel...