Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Política

O candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), ultrapassa Jair Bolsonaro (PSL) e assume a liderança das intenções de voto quando apresentado como candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra a pesquisa CUT/Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (13).

Quando colocado na condição de “apoiado por Lula”, Haddad alcança 22%, enquanto Bolsonaro cai para segundo, com 18%. Veja abaixo os resultados completos deste cenário da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado:

Fernando Haddad (PT), apoiado por Lula – 22%

Jair Bolsonaro (PSL) – 18%

Ciro Gomes (PDT) – 10%

Marina Silva (Rede) – 5%

Geraldo Alckmin (PSDB) – 4%

Outros – 5%

Ninguém/Branco/Nulo – 21%

Não soube ou não respondeu – 16%

CANDIDATO DE LULA

O instituto Vox Populi, responsável pela pesquisa, também perguntou aos entrevistados se eles reconhecem Haddad como o nome apoiado pelo ex-presidente. Em resposta, 53% deles disseram reconhecer o petista como candidato de Lula.

No entanto, ele é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhecê-lo só de nome. O desconhecimento é maior justamente na parcela mais propensa a seguir a recomendação de voto de Lula, os mais pobres e menos escolarizados.

Além disso, o melhor desempenho de Haddad é no Nordeste. Na região, ele atinge 31% dos votos. Sua pior performance eleitoral é no Sul, onde ele aparece com apenas 11%, mesmo quando associado ao ex-presidente.

O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios, entre os dias 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2 percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01669/2018.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Cidade

A reunião será na sede do sindicato, em Central (Foto: Central Notícia)

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central convida todos os filiados para uma reunião neste sábado dia 15/09 às 09:00 horas na sede do sindicato onde teremos uma pauta única:

Atraso salarial e medidas a serem tomadas.

Na oportunidade a assessoria jurídica estará esclarecendo e informando todas as medidas que já foram tomadas e a discussão sobre o movimento de greve.

Contamos com a presença de todos!

Aroldo Souza - Presidente

Fonte: Ascom/SSPC



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Achados e Perdidos

Uma mulher perdeu um óculos de grau no início dessa semana enquanto fazia caminhada na Avenida ACM, em Central.

Quem encontrou o óculos, pode entregar a Naná na recepção do Hospital Municipal de Central.  Telefone: (74) 99978 3483. Haverá gratificação.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Educação

A Faculdade Pitágoras de Irecê está com uma oferta imperdível. Para o segundo semestre de 2018, o candidato tem bolsa de estudo de até 50% durante todo o curso. Além disso, o centro de estudo está isentando os pagamentos dos meses de agosto e setembro. Para isso, o candidato precisa fazer o vestibular e efetivar sua matrícula. As inscrições podem ser realizadas por meio do portal pitágoras. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (74) 98104-9218.

Os aprovados no vestibular que efetivarem a matrícula passam a contar com o Canal Conecta, uma plataforma gratuita que tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e o mundo corporativo. Por meio da plataforma, as empresas postam suas vagas e os alunos completam seus currículos. O sistema promove o cruzamento de dados dos candidatos mais indicados para cargos das empresas inscritas, sugerindo aos empregadores quais participantes melhor se adequam às habilidades requisitadas. Dessa forma, o Conecta permite a consolidação de vagas de emprego para quem cursa graduação, pós-graduação e também para egressos da instituição.

Fonte: Ascom/Pitágoras



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Região

A Enel Green Power promove mais duas temporadas de atividades do Cinesolar, projeto itinerante e gratuito de cinema ao ar livre em que as projeções são movidas à energia solar. As exibições serão realizadas próximas aos parques eólicos de Morro do Chapéu Sul, nos dias 14 a 16 de setembro, e Curva dos Ventos, de 19 a 21 de setembro, ambos localizados no Estado da Bahia. Durante a passagem do projeto, serão promovidas sessões de cinema gratuitas, entre longas e curtas metragens, além de oficinas e uma exposição, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

O Cinesolar é o primeiro projeto do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar levar cultura a cidades dos interiores do país, democratizando o acesso ao cinema. Para projetar os filmes, o furgão está equipado com um sistema de captação de energia gerada pelo sol, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

Além das exibições de filmes, outro destaque da programação é a oficina de Forno Solar. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos moradores da região a oportunidade construir um forno que não usa gás, lenha ou energia elétrica, minimizando, assim, o impacto ao meio ambiente. Com a estrutura, é possível cozinhar alimentos utilizando apenas o calor do sol, que multiplica a incidência de raios ao encontrar superfícies espelhadas.

A oficina apresentará todos os benefícios provenientes da utilização da luz solar no preparo das refeições, que vão desde economia no orçamento doméstico, melhor aproveitamento dos alimentos e, consequentemente, preservação do meio ambiente. O projeto também oferecerá atividades audiovisuais nas comunidades, abordando temas da permacultura (criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos), bioconstrução e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidadas (ONU).

“O Cinesolar nos permite compartilhar atitudes em prol da preservação ambiental, já realizadas em nossos empreendimentos, para as comunidades vizinhas, que muitas vezes estão localizadas em áreas remotas. Pouco a pouco a nossa presença é percebida como um agregador de valor na região", destaca Márcia Massoti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil.

A iniciativa é realizada em parceria com a Brazucah Produções que, acreditando no potencial brasileiro de geração de energias renováveis, tem o objetivo democratizar o acesso à cultura com ações como o Cine Solar. “Além de possibilitar o acesso à produção audiovisual nacional, queremos trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem no país”, comenta Cynthia Alario, diretora da produtora.

Sobre o CineSolar

É o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar.  Além da projeção de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade por meio de oficinas e atividades artísticas e lúdicas. A iniciativa conta com um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 50 longas e 100 curtas-metragens com a temática socioambiental em 260 cidades. A iniciativa percorreu mais de 70 mil km pelo país e ofereceu cerca de 180 oficinemas, com 5,5 mil participantes, aproximadamente. Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, o que equivale a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

Sobre a Enel Green Power

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de cerca de 40 GW através de um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidroelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, nas plantas renováveis de energias.

Sobre a Brazucah

A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas.  Em seus projetos Cinesolar, Cinesolarzinho, Cine Autorama e CineB, em conjunto, a Brazucah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.

Programação:

Cristal - Cafarnaum

Data: 14/09 (sexta-feira)

Oficinas

Local: Escola Municipal Arlete Gois, centro.

Hora oficina: das 14h30 às 17h

Cinesolar

Local: Praça José Gonçalves, centro.

Horário: Sessão de curtas às 19h e sessão de longa às 20h

Serra Azul - Bonito

Data: 15/09 (sábado)

Oficinas

Local: Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, Povoado de Catuaba

Horário: das 14h30 às 17h

Cinesolar

Local: Praça Venâncio Alves. Povoado de Catuaba.

Hora sessão: Sessão de curtas às 19h e sessão de longa às 20h

Morro Azul - Morro do Chapéu

Data: 16/09 (domingo)

Oficinas

Local: Comunitária do Povoado de Lagoinha. Povoado de Lagoinha.

Horário: das 14h30 às 17h

Cinesolar

Local: Em frente à Igreja de Lagoinha, Povoado de Lagoinha

Horário: Sessão de curtas às 19h e sessão de longa às 20h

Fonte: Ascom/ Enel Green Power



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Publicidade

Atenção empresários (as) de Irecê e região!  Seja nosso franqueado e revenda a maquininha de passar cartão.

Sem taxa de propaganda e pós + kit de franqueado inclusos.

Entrada de R$ 1000 reais e 5 boletos R$ 1180. À vista 10% de desconto.

Entre em contato agora mesmo!

WhatsApp: (77) 9 9939 5769

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

A ação aconteceu na zona rural de Iraquara, região da Chapada Diamantina

Três motocicletas roubadas foram recuperadas,na última segunda-feira (10), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, no povoado Iraporanga, situado na zona rural de Iraquara.

As unidades faziam rondas na região quando perceberam a movimentação suspeita dos condutores. Os criminosos abandonaram os veículos e fugiram.

Foram localizadas uma Honda CG 125, vermelha, placa JOQ 9963, com chassi adulterado, e duas Bross 150, pretas, sem placas, e chassis raspados. Os veículos apreendidos foram levados para a delegacia territorial da cidade.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018

O cantor Mr. Catra, que faleceu no domingo (9) aos 49 anos (relembre aqui), não deixou bens materiais para suas 3 esposas e os 32 filhos. No entanto, os herdeiros do cantor ganharão dinheiro através dos direitos autorais de músicas novas gravadas pelo funkeiro.

Segundo o Extra, a casa onde ele vivia no Rio Janeiro e a outra residência em Mogi Das Cruzes, em São Paulo, eram alugadas. Com o diagnóstico de câncer no estômago, Catra também gastou muito dinheiro com o tratamento, mesmo possuindo um plano de saúde.

Silvia, a esposa mais antiga de Catra, anunciou que as músicas inéditas que estão gravadas ajudarão a manter a carreira do cantor viva. O dinheiro arrecadado dos direitos autorais deve ser uma forma de sustento para boa parte dos filhos do artista, até para aqueles que já possuem emprego.

Fonte: Extra



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Notícias

Uma juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) receberá ajuda de custo por um mês, no valor referente ao salário, de R$ 28.380, por se mudar de Irecê para Eunapólis, no sul do estado. A decisão de pagar a ajuda de custo foi publicada no Diário da Justiça do TRT-BA desta quarta-feira (12). Com a ajuda de custo, somente no mês de agosto, a referida magistrada recebeu R$ 62,7 mil. O valor compreende o pagamento do auxílio-moradia como vantagens pessoais no valor de R$ 4,3 mil, subsídio de R$ 28,9 mil e R$ 1 mil de indenizações. O valor líquido recebido pela juíza foi de R$ 51,4 mil.

Em nota ao Bahia Notícias, o TRT defendeu a legalidade do pagamento. "A juíza tendo em vista remoção da Vara do Trabalho de Irecê para a Vara do Trabalho de Eunápolis faz jus a Ajuda de Custo, em valor equivalente a uma remuneração. A Coordenadoria Administrativa de Pessoas manifestou-se indicando a legislação que rege a matéria, bem como informando que a magistrada não percebeu valores a título de ajuda de custo nos últimos dois anos. A Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LC 35/79) instituiu a ajuda de custo para cobrir despesas de transporte e mudança de magistrados, ou para moradia, onde não houvesse residência oficial disponível".

O TRT-BA, no despacho, autoriza o pagamento da ajuda de custo por atender os pressupostos previstos no Ato TRT5 554/2012. A norma afirma que a ajuda de custo se destina a “compensar despesas com instalação de magistrados e servidores do TRT que, no interesse da Administração, passem a ter exercício em outra localidade, com mudança de domicílio em caráter permanente”. A regra  também prevê pagamento de despesas de transporte pessoal do magistrado, servidor e de seus dependentes, além do transporte de mobiliário, bagagem e automóvel.  Ainda terão direito a ajuda de custo quando forem removidos por ofício, redistribuídos ou forem nomeados para cargo em comissão ou designados para exercício de função comissionada.  O Ato proíbe o duplo pagamento de ajuda de custo, a qualquer tempo, ao cônjuge ou ao companheiro que vier a ter exercício em órgão ou entidade da administração pública na mesma sede para a qual foi deslocado o magistrado ou o servidor. O benefício só pode ser pago uma vez a cada dois anos.

O valor da ajuda de custo será calculado com base na remuneração bruta percebida pelo magistrado ou servidor no mês em que ocorrer o deslocamento para a nova sede e não poderá exceder à importância relativa a três meses de remuneração. A ajuda de custo corresponderá a uma remuneração, caso o magistrado ou servidor possua até um dependente; a duas remunerações, caso possua dois dependentes; ou a três remunerações, se possuir três ou mais dependentes. Se entende como dependentes o cônjuge, os filhos e enteados menores de 21 anos que viva sob sua guarda e sustento, estudantes de nível superior menor de 24 anos, que não exerçam atividades remuneradas, além de pais que precisam de ajuda dos filhos. O ato entrou em vigor em 2012, quando o TRT era presidido pela desembargadora Vânia Chaves.

O pagamento da ajuda de custo tem aval do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pois a remoção de magistrados sempre atende ao interesse público, uma vez que tem por objetivo preencher um posto vago, e não apenas ao interesse particular de quem solicita a mudança.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Publicidade

As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.

Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.

Atacadão da Roupa

Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp