Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018
Publicidade

Mobílie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018
Publicidade

Não deixe para depois! Inicie seu Curso Superior ainda neste Semestre!

Ainda dá tempo decidir seu Futuro.

Modalidade SemiPresencial e 100%online

Graduação Digital

Mensalidades que cabem no bolso

Qualidade de Ensino

Material Didático Grátis

Maior Plataforma Ead do Brasil

Biblioteca com Mais de 3 mil volumes

Um verdadeiro Ambiente Acadêmico

Inscrições: http://unoparead.com.br/

Telefones: 74.99904-3106/3641-8000

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018
Política

A decisão do ex-presidente Lula de esticar a corda e insistir no discurso de sua candidatura até o limite desagradou aos aliados de seu vice e provável substituto, Fernando Haddad. A avaliação de auxiliares do ex-prefeito de São Paulo, somados a governadores e deputados do PT, é que há risco de dispersão dos eleitores de Lula ao prolongar ainda mais o prazo para a substituição da candidatura petista.

Nesta segunda-feira (3), após horas de reunião dentro de sua cela em Curitiba, Lula deu aval para seus advogados entrarem com recursos no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a derrubada da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que barrou sua candidatura ao Planalto na semana passada.

A sinalização do ex-presidente, portanto, é manter a tática de que vai lutar em todas as instâncias para garantir seu registro de candidato. Nos bastidores, porém, não há otimismo e a maior parte dos petistas não acredita que o Supremo conceda uma liminar para que Lula concorra em outubro.

Segundo aliados de Haddad, a narrativa do ex-presidente tem funcionado até agora, mas o cenário pode mudar após a resolução do TSE.

O argumento é que, com o bloqueio institucional no caminho do ex-presidente, seus eleitores entenderam, na prática, que ele não será candidato e podem começar a se desmobilizar, inclusive, migrando o voto para um candidato identificado com bandeiras mais à esquerda, como Ciro Gomes (PDT).

Como mostrou a Folha de S.Paulo no fim de agosto, além de Ciro e Marina Silva (Rede), que aparecem nas pesquisas como herdeiros do espólio lulista, o discurso pró-segurança de Jair Bolsonaro (PSL) tem seduzido eleitores de Lula no Nordeste e preocupado a campanha do PT.

A outra ala do partido, capitaneada pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PR), discorda da tese de antecipar a substituição e defende manter o discurso de que Lula é candidato até o limite -nesse caso, dia 11 de setembro, quando acaba o prazo dado pelo TSE para a troca na chapa.

Auxiliares de Haddad -e o próprio ex-prefeito- temem que o tempo seja escasso para fazer seu nome, pouco conhecido nacionalmente, angariar o apoio que hoje está na órbita de Lula -o ex-presidente tem 39% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

A partir do dia 11 de setembro, Haddad terá apenas 25 dias para fazer o eleitor de Lula entender que ele será o representante do ex-presidente na urna e que sua imagem estará plenamente fundida à do ex-presidente.

Lula defendia que a mudança fosse feita o mais perto possível do primeiro turno mas, após a decisão do TSE de barrar sua candidatura, quis ouvir aliados que pensam o contrário. Mesmo assim, não foi convencido, e decidiu manter a estratégia.

Dentro do partido ainda há um grupo minoritário que defende ir com Lula até o fim, ou seja, insistir na candidatura do petista e não fazer a troca na chapa, numa espécie de boicote à eleição. O ex-presidente, porém, não concorda.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Setembro de 2018
Coluna Social

Paula Leal agradece aos clientes e amigos pela preferência (Foto: Central Notícia)

Na data de hoje, 04 de setembro de 2018, a loja Paula Cosméticos comemora 08  anos de fundação.

“Hoje a loja Paula Cosméticos completa 8 anos. Venho, por meio deste, agradecer aos clientes e amigos pela preferência. Sou grata por tudo. Ressalto que meu comércio deu certo todos esses anos pelo bom atendimento e respeito aos clientes”,  disse a proprietária da loja, Paula Leal.

A loja Paula Cosméticos fica localizada na Rua do Comércio, em Central.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Setembro de 2018
Educação

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 avaliou a educação de municípios da região de Irecê. A pesquisa levanta por município do Brasil o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB das Redes Federal, Estadual, Municipal e Pública.

Na região de Irecê, os municípios que tiveram o melhor desempenho em 2017, segundo o Ideb, foram Barra do Mendes e Souto Soares, com média de 5,9. Em seguida vem Irecê com 5,5. O município de Central que em 2015 teve a pior nota, comparado a outros municípios vizinhos (3,8), subiu no ranking e, em 2017 obteve 4,5 – mesmo assim não alcançou a meta projetada pelo Ideb que foi 4,8 para 2017.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino no país.

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o país, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino. A média do sistema educacional dos países desenvolvidos é de 6 pontos.

Municípios da região e adjacentes (Ideb 2017)

América Dourada 4.9

Barra 4.2

Barra do Mendes 5.9

Barro Alto 5.1

Bonito 5.0

Central 4.5

Canarana 4.4

Gentio do Ouro 5.4

Ibipeba 4.8

Ibititá 4.3

Iraquara 5.6

Irecê 5.5

Itaguaçu da Bahia 4.4

João Dourado 4.7

Jussara 4.8

Lapão 4.6

Mulungu do Morro 4,3

Morro do Chapéu 4.4

Presidente Dutra 5,1

São Gabriel 5.0

Seabra 5.8

Souto Soares 5.9

Uibaí 4.6

Utinga 4.7

Xique-Xique 4.6

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Setembro de 2018
Agricultura

A área é cultivada na localidade de Recife, no município de jussara, região de Irecê (Foto: Irecê Agrícola)

Pequenos agricultores do Sertão da Bahia apostaram no maracujá como fonte de renda e estão felizes com o resultado.

Entre ramos e folhas, o maracujá está pronto para ser colhido. A fruta é a principal fonte de renda, ainda de uma quantidade limitada de pequenos produtores da localidade de Recife, zona rural do município de Jussara, na região de Irecê.

O maracujá precisa de água pelo menos duas vezes por semana. Quando o período de chuva na região é satisfatório, a irrigação é natural, com água da chuva. Mas, habitualmente os agricultores precisam usar um sistema artificial que construíram para garantir a produtividade da lavoura.

A propriedade de João Marcos Nunes de Figueiredo, 22 anos, comporta em torno de 4 mil plantas, totalizando mais ou menos 1200 plantas por hectare em espaçamento de 3 m entre linhas e 3 m entre plantas (3m x 3m). As informações foram repassadas ao Central Notícia pelo Engenheiro Agrônomo Adle Mendes Novaes.

A irrigação da área é localizada, em forma de gotejamento e a água advinda de poço semi-artesiano, através do conjunto motor/bomba é bombeada até a área da irrigação para lavoura.

São colhidas até quatro safras no manejo do produtor, com uma média de produção de 2500 caixas de 16 kg na safra, totalizando 10 mil caixas no ano.

Cerca de 80% da produção é escoada para o Vale do São Francisco, Juazeiro/Petrolina e,  os outros 20% ficam nas feiras e quitandas da região de Irecê.

Toda área é acompanhada pelo  Engenheiro Agrônomo Adle Mendes Novaes, da empresa Biolchim, que dá o suporte de assistência técnica.

De acordo com Adle Mendes, na região de Irecê, o cultivo do maracujá gigante amarelo, em média grande escala ainda é pouco, porém, há uma outra área de tamanho expressivo, também em Jussara. A perspectiva é aumentar o tamanho da área no próximo semestre.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Setembro de 2018
Notícias

Há quase uma semana, um incêndio está destruindo a vegetação de parte de uma área de preservação ambiental no município de Sento Sé, na região norte da Bahia: o Parque Nacional Boqueirão da Onça.

O incêndio já atingiu mais de mil hectares da área, localizada no semiárido baiano. Há cinco dias, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tentam conter as chamas. O trabalho é realizado por 26 brigadistas, mas a área é de difícil acesso.

"É um local onde tem serras, topos de morros, vales, então é muito difícil de acessar. Qualquer coisa fica a mais de 20 km. E a gente está em comunicação com outros órgãos para que a gente consiga um apoio aéreo", disse Camile Lugarini, representante do Instituto Chico Mendes, à reportagem da TV São Francisco.

O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em abril deste ano. Lá existe uma área nativa da vegetação caatinga que é preservada. A unidade de conservação de proteção integral tem 349 mil hectares, e abrange os municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas.

Foram 16 anos de espera para a criação do parque. O lugar abriga uma rica biodiversidade animal e vegetal. O instituto ainda não sabe a proporção dos danos ambientais, mas é grande o prejuízo, principalmente com a queima da vegetação nativa.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 04 de Setembro de 2018
Política

O indeferimento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), definida no sábado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), animou a campanha do PDT em São Paulo nas eleições 2018. Aliados do presidenciável Ciro Gomes acreditam que ele pode abocanhar boa parcela do eleitorado simpático a Lula no Estado.

O candidato do PDT ao governo de São Paulo, Marcelo Cândido, disse ao Broadcast Político do jornal Estadão, que "Ciro se torna uma alternativa segura para o eleitor. A chamada união da esquerda, que tentamos no primeiro turno, pode se dar agora de forma forçada".

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Setembro de 2018
Notícias

Uma Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe Semiárido, quando realizava ronda na localidade de Lagoa do Zeca, zona rural do município de Canarana, região de Irecê, abordou uma motocicleta Honda Bros, cor preta, sem placa de identificação.

Após averiguação, os militares constataram que os números dos identificadores motor e chassi estavam parcialmente suprimidos. O condutor identificado por Danilo Ferreira da Silva e o veículo foram apresentados à delegacia local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp