Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018
Publicidade

Mês dos Pais mais barato da Bahia! É na Center Móveis e Eletros. Vem para a Center Móveis e Eletros e compre o presente do paizão com entrega e montagem grátis em toda região e pagamento facilitado em até 10x sem juros no cartão!

Irecê, João Dourado, Morro do Chapéu ou Xique-Xique.

Center Móveis e Eletros, a loja que Vende Mais Barato na Bahia!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018
Política

Com aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT decidiu oficializar neste domingo (5) o nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como vice na chapa do partido ao Planalto.

Com a decisão, o PT deflagrou o chamado plano B, admitindo, mesmo que nos bastidores, que Lula deve ser impugnado antes do primeiro turno, e então poderá ser substituído na cabeça de chapa pelo próprio Haddad.

Após uma negociação que consumiu todo o dia, os petistas conseguiram firmar ainda uma aliança com o PCdoB, que garantirá a vaga de vice ao partido quando o ex-presidente for impedido de concorrer e o ex-prefeito assumir seu lugar.

O martelo foi batido depois de horas de reuniões e divergências, e contrariando o plano inicial do próprio Lula, que queria indicar um vice apenas em 15 de agosto, data limite para o registro das candidaturas.

Em mensagem ao partido neste domingo, o ex-presidente disse que Haddad é a melhor opção para assumir a vaga agora e enfrentar o debate eleitoral pela sigla, mas pediu que o partido não desistisse de um acordo com o PCdoB. E assim foi feito. Durante todo o dia, o PT articulou à espera da aliança.

Petistas queriam que o PCdoB abrisse mão de sua candidatura presidencial agora, coligasse com o PT, e esperasse, "na reserva", para assumir a vice de Lula quando ele fosse declarado inelegível. Nesse caso, Haddad ficaria com a cabeça de chapa.

De início, integrantes do PCdoB não aceitaram a proposta -feita desde o fim da semana passada- e disseram que petistas chegaram a ameaçar romper acordos regionais no Rio e em outros estados caso a sigla não se aliasse ao PT nacionalmente.

Ainda durante o domingo, o PCdoB avaliava três possibilidades: manter a candidatura de Manuela D'Ávila, se aliar a Ciro Gomes (PDT) ou mesmo ao PT. E então, dizem dirigentes do PCdoB, a pressão petista ficou mais forte.

O PCdoB chegou a anunciar a manutenção de Manuela na disputa, com Adilson Araújo, também do partido, como seu vice.

Por volta das 22h, uma comitiva petista foi para a sede do PCdoB em São Paulo, para a última tentativa de acordo, que deu certo.

A ata do acordo foi registrada pouco antes da meia-noite deste domingo, limite para que o documento fosse fechado.

A partir de agora, Haddad falará em nome de Lula e do partido, com credenciais para defender o programa de governo, do qual foi coordenador, enquanto o ex-presidente não for barrado com base na Lei da Ficha Limpa -ele está preso em Curitiba por corrupção e lavagem de dinheiro desde o início de abril.

A negociação dos últimos dias foi marcada por muita tensão e incertezas mesmo dentro do partido. Com a negativa de Jaques Wagner, cotado como plano B caso o ex-presidente seja impugnado, de assumir o posto de vice, o ex-presidente deu aval para que Haddad ficasse com a vaga. Ele também é apontado como opção quando o ex-presidente for declarado inelegível.

O nome do ex-prefeito, porém, sofria resistências internas no PT. Até os últimos momentos das tratativas, ainda havia dirigentes da sigla que defendiam que a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PR), assumisse a vice de Lula.

Gleisi não fazia autopropaganda abertamente e, inclusive, conversou com Wagner por telefone, na sexta-feira (3), insistindo para que ele aceitasse a missão e fosse declarado vice de Lula.

O argumento do grupo que resistia ao ex-prefeito era o de que lançar Haddad seria como antecipar o plano B do partido, expondo precocemente o nome a desgates e admitindo, mesmo que informalmente, que o PT já não conta com Lula na disputa.

Em contraponto, os defensores de Haddad -que entrou na CNB, corrente majoritária petista, para tentar vencer resistências- diziam que ele poderia representar o ex-presidente nos debates, entrevistas e eventos dos quais Lula não pode participar, inclusive, nacionalizando seu nome e fortalecendo a imagem do partido.

Além disso, afirmam, o ex-prefeito tem o apoio da juventude petista. Seu desafio, porém, é melhorar o discurso -considerado empolado e bastante frio- e crescer entre os eleitores do Nordeste, principal reduto da sigla.

De acordo com advogados do PT especializados em direito eleitoral, com Haddad sacramentado, seria possível indicar um novo nome como vice quando o ex-presidente for declarado inelegível.

O calendário causa divergência dentro do próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Há quem avalie que a oficialização das chapas deve ser feita até o dia final para o registro das candidaturas, como foi até a eleição passada -este ano, a data é 15 de agosto. Mas uma manifestação da corte sobre o fim do prazo das convenções, em 5 de agosto, abriu margem para dúvidas e fez com que os partidos corressem com os prazos para este domingo.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 05 de Agosto de 2018
Irecê

Na madrugada deste sábado (04), durante um show que realizava na cidade de Irecê, o cantor Devinho Novaes foi furtado no camarim.

Em vídeo, o artista desabafou nas redes sociais. “Acabamos o show aqui em Irecê, minha bolsa foi levada do camarim com documentos, cartão, dinheiro e outras coisas pessoais. Estou aqui meio atordoado com as coisas que perdi hoje. Eu cantando no palco, do nada minha bolsa some do camarim...”, lamentou. Ainda nos relatos, ele pediu desculpas aos fãs que ficaram na porta esperando em vão para tirar foto. “Estava muito chateado”.

O evento realizado contou  também com a participação da banda Parangolé.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 05 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina oferece oportunidades únicas de exploração de grutas e cavernas que podem ser roteirizadas, a partir de um plano de um novo trabalho que inclua sinalização turística, infraestrutura, capacitação da mão de obra e promoção. Em síntese, foi o que sugeriu o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta sexta-feira (3), aos guardiões das grutas, com o objetivo de fortalecer o turismo, conciliando a visitação com a preservação ambiental.

O plano sugerido pela Setur-BA prevê ação conjunta entre os poderes público e privado, a exemplo da experiência que permitiu o lançamento da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca. José Alves afirmou que a união de esforços abrange diversos setores do governo estadual, como Meio Ambiente e Infraestrutura. A meta é aperfeiçoar os roteiros para ampliar o fluxo turístico, contribuindo para que o visitante permaneça por mais tempo na Bahia.

Durante a reunião realizada na sede da Setur, os representantes das grutas firmaram compromisso de formatar novos roteiros das chamadas cavernas monumentais e já marcaram nova reunião para detalhamento do trabalho. Enquanto isso, a Setur vai articular ações junto às secretarias do Meio Ambiente (Sema) e Infraestrutura (Seinfra). Haverá empenho para acelerar a solução de questões relativas ao plano de manejo das grutas e cavernas e para garantir a melhoria de estradas vicinais.

Participaram da reunião representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sociedade Baiana de Espeleologia, Poço Azul, Poço Encantado, Gruta Lapa Doce, Pratinha e Gruta da Fumaça.  

Catalogadas

A Bahia possui 1.303 cavernas catalogadas pelo Centro  Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As cavernas formadas em arenitos, do Grupo Chapada Diamantina, estão entre as mais espetaculares e raras do mundo, a exemplo da Gruta do Lapão, no Município de Lençóis, que tem mais de 1 quilômetro de extensão.

Entre as grutas existentes com formação calcária, destacam-se, como as mais extensas, a Lapa Doce ll, com 9.800m; a Gruta da Torrinha, com 6.500m; a Gruta do Ioiô e a Gruta do Impossível, ambas com 4.000m de extensão. Atualmente, são exploradas turisticamente a Lapa Doce l, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul e a Gruta do Lapão, em Lençóis, esta última esculpida em arenitos.

Fonte: Secom/BA



Compartilhar no Whatsapp






Domingo, 05 de Agosto de 2018
Publicidade

Agende agora a sua Prova ou utilize a sua Nota do ENEM para fazer parte da maior instituição de ensino do Território de Irecê.

Datas disponíveis: 04, 11, 18 e 25 de agosto.

Confira nossos cursos presenciais e venha fazer parte da Faculdade que mais cresce na Bahia:

✅Agronomia

✅Engenharia Civil

✅Medicina Veterinária

✅Geografia

✅Matemática

✅Enfermagem

✅Farmácia

✅Biologia

✅Psicologia

✅Irrigação e Drenagem

O Mundo está mais Exigente. E você Também!

Informações e Inscrições através do site www.faifaculdade.com.br ou pelos telefones: (74) 3641.8000 ou 99904-3106 (whatsapp).

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 05 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

A cada sexta-feira uma escola no município de Itaberaba recebe a visita de integrantes do Comando de Policiamento Regional da Chapada (CPRC) para  a realização de palestras sobre as consequências das drogas e a necessidade dos estudos. Na última sexta (3), cerca de 90 crianças da Escola Nelson Alves de Guimarães Carvalho participaram do evento.

Criado com a intenção de mostrar a esse público os maus que as drogas causam, o projeto intitulado de 'Resgate Cívico nas Escolas' já atendeu aproximadamente oito instituições de ensino, nos bairros mais periféricos da cidade.

Antes da palestra os alunos recebem lanches  acompanhados dos professores. Com a presença de guarnições das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada, abordagens a veículos e pessoas são realizadas nos entornos das escolas.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 05 de Agosto de 2018
Política

O Partido dos Trabalhadores confirmou neste sábado (4) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

O anúncio foi feito pela presidente da legenda, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), durante a convenção nacional do PT, no bairro da Liberdade, no Centro de São Paulo.

A ex-presidente Dilma Rousseff, o candidato ao governo de São Paulo pelo partido, Luiz Marinho, o ex-ministro Celso Amorim, o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad, e o senador Lindberg Farias estavam presentes no evento.

Lula está preso desde abril, condenado em segunda instância no caso do triplex em Guarujá, a doze anos e um mês de prisão, o que, de acordo com a lei da ficha limpa, o torna inelegível. A questão só pode ser julgada pelo TSE depois do registro oficial em 15 de agosto.

Fonte: Notícia ao Minuto



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 04 de Agosto de 2018
Justiça

O comunicador Ray Cruz e Luizinho Sobral (Foto: Montagem CN)

A Justiça julgou improcedente recurso do ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, requerendo a condenação do radialista Ray Cruz ao pagamento de indenização por danos morais, em razão de supostas injúrias e difamações contra ele.

“Ele  [Luizinho Sobral] fazendo uso do seu direito legal, resolveu questionar-me na justiça, quando publiquei em rede social facebook, algumas considerações sobre o processo político em Irecê, desde o início das eleições de 2016, que culminaram na sua derrota eleitoral, disse Cruz.

“Fiquei surpreso ao ser notificado para comparecer e responder o processo não em Irecê, mas em Salvador. Com a consciência tranquila de que não havia cometido nenhum crime, compareci as audiências, que transcorreram dentro da normalidade”, completou.

A decisão da justiça foi proferida em desfavor do autor, destacando que: “percebe-se a inexistência da vontade de insultar a pessoa pública autora, de maneira que o réu apenas repassa informações de interesse da vida política em Irecê...". "E julgo improcedente a queixa prestada por Luiz Pimentel Sobral contra Ray Cruz”.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 04 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

No último fim de semana, aconteceu em Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina, a primeira Corrida em Trilha do Morro. Foram mais de 300 inscritos para a prova, que foi dividida em três categorias, de 5, de 11 e de 21 quilômetros, essa última considerada a principal da disputa.

O pódio masculino da prova mais longa ficou com Silvano Araújo de Lima, na primeira colocação, João de Lima Alves, na segunda, e Fabiano de Oliveira Souza, em terceiro lugar. Já na prova feminina as vencedoras foram Rísia Freitas Silva, Juliana Pereira da Rocha e Ana Caroline, com o ouro, prata e bronze, respectivamente.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp