A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que até o dia 26 de maio deste ano foram notificados 1.090 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 82 óbitos. Dentre esses casos, 209 foram confirmados para Influenza, sendo 164 pelo subtipo A H1N1, com 19 deles evoluindo para óbito.
No mesmo período de 2017 foram notificados 275 casos de SRAG, com 21 óbitos. Dentre eles, 23 foram confirmados para Influenza, sendo dois casos de Influenza A H1N1 e nenhum óbito por A H1N1.
Foram confirmados casos de A H1N1 em 43 municípios e os óbitos ocorreram em nove deles. Salvador registrou onze (11) óbitos. Os outros municípios foram Apuarema (1); Camaçari (1); Irará (1); Lauro de Freitas (1); Retirolândia (1); Saúde (1); Serrinha (1) e Vitória da Conquista (1).
A faixa etária de maior ocorrência ficou entre os menores de cinco anos (57 casos e sete óbitos) e maiores de 60 anos (24 casos e cinco óbitos), sendo que 66,6% dos óbitos ocorreram no grupo dos menores de cinco anos.
Fonte: Sesab
O terceiro e último dia da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, em Salvador, foi marcada pela eleição dos delegados que irão representar a Bahia na Conferência Nacional, que será realizada de 19 a 23 de junho, em São Paulo. Ao todo, 19 estudantes foram eleitos delegados e irão apresentar, nacionalmente, projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas das redes estadual, municipais e particular da Bahia, que levantam e sugerem soluções para problemas socioambientais nas comunidades onde vivem.
Desde segunda-feira (28), que 200 estudantes participam da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema central foi “As Escolas da Bahia Cuidando das Águas”. Vindos de várias partes do Estado, os alunos tiverem seus projetos selecionados nas etapas escolares e territoriais e aproveitam os três dias em Salvador para apresentar e socializar as suas experiências. Os dias também foram de muito aprendizado com a participação nas oficinas e seminários realizados como parte da programação.
O estudante Cauã Moutinho, 13, 9º ano, do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, localizado em Salvador, apresentou o projeto “A reutilização do papel para reduzir o consumo de água”. “Para se produzir papel gasta-se muita água, um exemplo disso é que uma árvore de eucalipto absorve muita água e suas raízes perfuram os lençóis freáticos e, quando as árvores são cortadas, a área se torna um deserto e os córregos de água próximos também secam. Por isso, devemos conscientizar as pessoas a usarem menos papel e reaproveitá-lo”, afirmou.
Maria Clara Silva, 14, 9° ano, do Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, localizado em Feira de Santana, chamou a atenção para um problema local de sua cidade com o seu projeto “S.O.S Rio Joanes”. “O Rio Joanes está passando por um processo de eutrofização devido ao acúmulo de materiais orgânicos que se decompõem causando a poluição. Com isso, a água passa a ficar turva, o nível de oxigênio diminui, causando a morte dos peixes”, explicou a estudante.
Yan Felipe Santana, 11, 7º ano, do Colégio Estadual Hildete Lomanto, localizado em Juazeiro, apresentou o projeto “Mais água, menos desperdício”, no qual defende a reutilização deste bem de uso comum a todos. “Meu projeto relata uma alternativa de conservação e reutilização da água dos bebedouros do colégio que pode ser utilizada para regar a nossa horta suspensa. A água que seria desperdiçada poderá ser armazenada em um recipiente e, no final do dia, recolhida para a reutilização”, abordou.
O coordenador de Educação Ambiental e Saúde do Estado, Fábio Barbosa, ressaltou a importância do evento para o aprendizado dos estudantes e fez um balanço. “O evento foi muito estimulante para os mais de 200 estudantes das diversas redes que participaram e trocaram conhecimento. Nós conseguimos mobilizar os municípios e Núcleo Territoriais de Educação e, nessa perspectiva, a gente acredita que a Bahia sai com um saldo positivo, porque também é uma das estratégias para o fortalecimento da Política Estadual de Educação Ambiental. A conferência mostra que a pauta ambiental é de suma importância e discutida nas escolas, por meio de um currículo vivo, onde os problemas socioambientais locais são discutidos e são propostos aspectos de solução”, pontuou.
A III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é organizada pela Comissão Organizadora Estadual – COE/BA, formada por representantes da Secretarias Estaduais da Educação (SEC), do Meio Ambiente (SEMA), de Comunicação Social (SECOM), de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Bahia (UNDIME/BA), além de universidades, movimentos, associações, conselhos e sindicatos.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Fundada em 2011, na cidade de Central, a quadrilha “Maria Bunita” está em seu sétimo ano de tradição.
Todos os anos se esforçando para levar o melhor ao público, a bixinha mais arrumada da região de Irecê, inicia mais um ciclo de São João!
A “Maria Bunita” traz a cultura do cangaço e a tradição dos cordéis. Foi a primeira quadrilha a ser totalmente coreografada e ter cordéis introduzidos em sua apresentação.
Conta com cerca de 35 integrantes (dançarinos, narrador e comissão), e o apoio de todos os envolvidos.
Leve a Maria Bunita até sua cidade e encha os olhos do público com uma belíssima apresentação!
Contatos: @quadrilhamariabunita
(74) 99936 2589
Fonte: Quadrilha Maria Bunita
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse na noite desta quinta-feira (31) que o governo vai punir com multa de 9,4 milhões de reais os postos de combustíveis que não repassarem, a partir de sábado, o desconto de 46 centavos por litro de óleo diesel nas bombas. A redução no preço foi uma das exigências dos caminhoneiros para encerrar a greve que durou dez dias.
Outras punições anunciadas pelo governo são a suspensão temporária do estabelecimento e a cassação da licença.
Uma portaria com as normas da fiscalização dos postos será publicada pelo Ministério da Justiça. Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, não haverá “tabelamento” de preços, mas os postos serão obrigados a repassar às bombas o desconto de 46 centavos. Marun também afirmou que o novo preço já será visto a partir de segunda-feira, na medida em que os estabelecimentos sejam abastecidos com os novos descontos praticados nas refinarias.
O governo também anunciou nesta quinta a criação de uma rede fiscalizadora de postos para “delatar” o combustível caro. A estrutura contará com a participação da Advocacia-Geral da União, a Agência Nacional de Petróleo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e os Procons estaduais.
CONTRIBUINTE
Ao anunciar o fim dos bloqueios nas estradas, Padilha admitiu que a conta do prejuízo pelo cumprimento das exigências dos caminhoneiros será paga pelo contribuinte. “Quem paga a conta é sempre o cidadão”, disse. “Todo mundo está bravo porque vai pagar.”
Para redução de 46 centavos no óleo, o governo acertou cortes nos impostos. Padilha disse que, do total do desconto, 5 centavos foram tirados do imposto da Cide, 11 centavos do Cofins e outros 30 centavos serão subvencionados pelo Tesouro. É aí que o governo fará um “esforço hercúleo” no Orçamento. “O corte será horizontal”, minimizou o ministro.
DESCONTO MENOR?
Apesar do discurso do governo, entidades afirmam que o desconto para o consumidor será menor do que os 46 centavos anunciados. Segundo Fecombustíveis e a Plural, um “erro de cálculo” fez com que o governo ignorasse a mistura de 10% de biodiesel na composição do combustível, o que deve fazer com que a redução máxima na bomba atinja 41 centavos.
Fonte: Estadão Conteúdo
Venha conferir nossas linhas de hidratação capilar. Linha Capilar Bio Estrato.
Trabalhamos com Natura, Boticário, Jequiti e Hinode.
Paula Cosméticos, seu mundo da beleza
Rua do Comércio, 44, em Central/BA
Contato: (74) 99934 1294
Fonte: Informe Publicitário
Mobílie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
No final da tarde da última quarta-feira (30), um crime que ocorreu na localidade de Gabrielzinho, no município de São Gabriel, chamou a atenção da região de Irecê.
De acordo com a Polícia Militar, uma idosa de 66 anos, Valdecy Alves de Almeida, foi morta a golpes de faca. O suspeito é o ex-companheiro dela, que logo após, o crime, tentou suicídio. De acordo com populares, o suspeito [Edgar dos Santos, 67 anos] sofre com depressão.
A vítima de tentativa de suicídio foi socorrida ao Hospital Regional de Irecê por uma ambulância do município. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local e removeu o corpo da aposentada para o Instituto Médico Legal de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Área central da cidade de Irecê (Foto: Central Notícia)
O município de Irecê completa mais um ano de emancipação política nesta quinta-feira, 31 de maio de 2018. São 85 anos de história, trabalho e desenvolvimento.
Situado a 478 km da cidade de Salvador, o município de Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertence à bacia do São Francisco. Irecê ocupa posição de status por ser a maior cidade da região, tendo a maior população, e por ser a mais evoluída tecnologicamente. A região de Irecê é composta por 19 municípios.
Irecê ficou famoso e reconhecido pelo grande potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" e "Capital Mundial do Feijão" devido às grandes safras colhidas nas décadas de 1980 e 1990. O município, em seus tempos áureos foi o primeiro produtor de feijão do nordeste, e o segundo do País.
A economia do município e região é baseada na produção agrícola de policultura, dando-se destaque, além da produção de mamona e feijão, à produção de cebola, tomate, beterraba, cenoura, pinha (que também tem grande destaque na região); baseia-se, também, a economia, na pecuária e no comércio local, que, há muito, deixou de ter, na produção agrícola, sua fonte de renda majoritária, tornando-se um grande polo de prestação de serviços.
No mês de junho acontece uma das melhores festas de São João da Bahia, com várias atrações nacional, regional e local. Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé!
Feliz aniversário Irecê!
Fonte: Central Notícia
Hoje, quinta-feira, 31 de maio de 2018, é o aniversário do narrador esportivo e repórter Vlademir Moitinho Santana, conhecido por Quinzinho, que está completando 53 anos.
Parabéns! Que todos os votos de felicidades cheguem até ao trono de Deus, para realizá-los o mais rápido possível.
Você merece, e os homenageados de hoje somos todos nós que temos a sua amizade.
Que Deus abençoe você a cada ano, e que essa nova idade lhe traga muitas chances para vencer, pois você merece. Muitos anos de vida, e um feliz aniversário!
Quinzinho, atua no rádio de Irecê e região há cerca de 30 anos e, atualmente é repórter na Rede Caraíbas de Comunicação.
Fonte: Central Notícia
Parceria com a CAR reforça compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural Nesta sexta-feira, 24...
Vítima foi socorrida ao hospital e está fora de perigo; caso está sob investigação da Polícia Civil — Foto: Reprodução...
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Investimento de R$ 500 milhões projeta impactos positivos em diversos setores econômicos e sociais da região - Imagem Ilust...
Foto: CDL/Irecê...