Sábado, 26 de Janeiro de 2019
Política

Luizinho Sobral (Podemos), Angelo Almeida (PSB), Charles Fernandes (PSD) Joseildo Ramos (PT) e Paulo Magalhães (PSD)

O nome de pelo menos cinco suplentes de deputados federais e estaduais do grupo do governo têm sido mencionados com chances de assumir mandatos em decorrência da reforma administrativa do governador Rui Costa (PT), que ninguém sabe até agora quando será definitivamente anunciada.

Na Assembleia, um dos que mais aparece é o de Luizinho Sobral (Podemos), ex-prefeito de Irecê, que não conseguiu se eleger deputado estadual por causa de 12 votos. Outro citado com frequência é o de Angelo Almeida, do PSB, que também era suplente nesta legislatura, conseguiu assumir o mandato, mas nas eleições passadas novamente ficou na suplência.

Almeida representa o município de Feira de Santana, cidade comandada pelo DEM e sem nenhum representante na Assembleia. O terceiro deles é o petista Bira Coroa, oriundo de Camaçari, cidade na qual o PT brilhou durante anos, mas agora ficou sem nenhuma representação governista depois da declaração de inelegibilidade do deputado federal Luiz Caetano.

Na esfera federal, os destaques vão para Charles Fernandes, do PSD de Guanambi, que provisoriamente recebeu o diploma de deputado devido aos problemas da candidatura de Luiz Caetano, e Joseildo Ramos, de Alagoinhas, outro petista que aguarda também uma posição do governador Rui Costa (PT) para assumir o mandato na Câmara dos Deputados, além de Paulo Magalhães (PSD), que está na fila esperando o mesmo.

No grupo do prefeito ACM Neto (DEM), os suplentes parecem estar com a vida já resolvida. O vereador Thiago Correia (PSDB), por exemplo, deve assumir uma vaga no lugar de Léo Prates, que, segundo o prefeito, vai para uma secretaria. O deputado estadual Luciano Ribeiro, que também não conseguiu se reeleger, é outro que deve assumir um cargo na gestão de Neto.

Na esfera federal, a deputada federal Tia Eron (PRB) assumiu uma secretaria executiva no ministério da polêmica ministra Damares Alves (Mulher) e José Carlos Aleluia (DEM) deve também ser contemplado com um cargo federal, enquanto Antônio Imbassahy (PSDB) já comanda a representação do governo de São Paulo em Brasília.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019
Política

Sem revelar nomes, o governador Rui Costa (PT) disse, na manhã desta segunda-feira (21), que dois deputados federais serão nomeados secretários no seu segundo governo.

Nos bastidores, os nomes mais comentados são: Josias Gomes (PT), que pode assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Nelson Pelegrino (PT), que pode ser titular da Justiça, e Charles Fernandes (PSD) que pode assumir a pasta de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

“Essa semana, com absoluta certeza, eu concluo [as conversas] e anuncio [os nomes]. Falta definir alguns nomes para algumas pastas”, declarou, durante autorização de obras de urbanização em comunidade do Costa Azul, em Salvador.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Política

Denúncia foi feita pela Revista Veja em 2012 (Foto: Divulgação)

No dia 1º de abril de 2012 chegava as bancas uma edição da revista Veja com uma reportagem acusando o ex-assessor do Ministério da Saúde, Edson Pereira de Oliveira, de ter recebido propina para nomeação de servidores no Ministério. A notícia deu origem a dois procedimentos investigativos, um administrativo através da CGU e outro pela Polícia Federal.  Dr. Edson, como é mais conhecido, foi candidato a Deputado Federal pela região de Irecê em 2006 e a prefeito de Ibititá no ano de 2008.

Passados quase sete anos da publicação, Dr. Edson comemora o fato de ter se encerrado uma longa investigação feita pela Controladoria Geral da União, lhe inocentando da prática de qualquer ilícito noticiado pela revista. No último dia 08 de Janeiro, o Diário Oficial da União publicou uma Decisão do Ministro da CGU, o absolvendo e determinando o arquivamento do processo.

Ainda no ano de 2012, o Ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal havia determinado o arquivamento do inquérito conduzido pela Polícia Federal, que investigava os mesmos fatos. Na decisão o Ministro afirmou que não havia indícios dos crimes investigados e que a matéria jornalística, por si só não constituía provas de ilícitos. Assim, a investigação criminal foi arquivada logo no início.

Segundo Dr Edson, não era suficiente o arquivamento precoce do inquérito policial, pois ele desejava uma decisão com análise dos fatos, por isso, fazia questão da investigação completa. No processo da CGU, bastante longo, foram ouvidas testemunhas, com análise de dados bancários e fiscais do investigado, onde, segundo ele, foi possível chegar a uma conclusão dos fatos.

O relatório da comissão processante concluiu, “não ser possível configurar o cometimento de qualquer irregularidade”. Por essa razão, o ministro Wagner de Campos Rosário, acatando o parecer da Conjur (Consultoria Jurídica do Ministério), decidiu pela absolvição do investigado e arquivamento do processo. “Ainda que tardia, a decisão da CGU traz um alento”, declarou Dr Edson, após a publicação da decisão no Diário Oficial. “Nesse período, sofri com a injusta acusação feita pela Veja, que publicou mentiras, sem qualquer indício de veracidade e ainda tive de aguentar pessoas que desconheciam os fatos, fazendo insinuações”, desabafou.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019
Política

O vereador Paulo Joaquim de Souza, conhecido por Paulinho do Destak (Podemos), volta a morar na cidade de Irecê após ser eleito presidente do Poder Legislativo.

Assim que foi reeleito vereador nas eleições de 2016, Paulinho do Destaque mudou-se para o município de Barra, na região do Vale do São Francisco.

A Câmara Municipal dos vereadores de Irecê está em recesso até o mês de fevereiro.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019
Política

Senador eleito pela Bahia, Jaques Wagner (Foto: Central Notícia)

Prevista para o início de fevereiro, a eleição para a presidência Senado já começa a dominar as conversas políticas e articulações entre partidos governistas e oposicionistas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em entrevista à Rádio Metrópole nesta terça-feira (8), durante o Jornal da Metrópole no Ar, o senador eleito Jaques Wagner (PT-BA) declarou que há a necessidade de se buscar um nome que não tenha ligação com o governo federal.

Para ele, dois nomes ganham destaque: Renan Calheiros (MDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB). “Renan e Tasso têm mais experiência e envergadura. Mas não tem um perfeito ali. Existem quem está chegando, como o Major [Olímpio (PSL-SP] eu não conheço, mas a militância dele em São Paulo agradaria meu povo do PT, porque ele batia muito em Alckmin. Mas não se senta naquela cadeira sem experiência”, disse Wagner, sem citar Ângelo Coronel (PSD-BA), que integrou a chapa vencedora que representará a Bahia no Senado.

Além dos dois, o estado conta ainda com Otto Alencar (PSD-BA), também integrante da base do governador Rui Costa (PT).

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Janeiro de 2019
Política

A manhã de terça-feira (01), como estava sendo esperado, era o dia de anunciar o mais novo nome da presidência da Câmara Municipal de vereadores de Ibipeba, na região de Irecê, para o biênio 2019-2020, porém 05 dos 11 vereadores, que deveriam compor a sessão, faltaram, sem justificar a ausência.

A Casa de Leis estava lotada, a sessão para escolha da nova mesa diretora não necessitou ser remarcada para outra data, e pela primeira vez na história da casa legislativa teve um presidente reeleito, Willian José Da Rocha foi reeleito presidente para presidir a Câmara Municipal de Ibipeba para o biênio 2019-2020, o presidente reeleito Willian que em discurso ressaltou. "Isso é uma vergonha. Legislar não é bricadeira de esconde-esconde. Sinto-me envergonhado", disse.

E até momento os faltosos não se pronunciaram, sem justificar o motivo que não compareceram a população ibipebense está sem resposta, Os vereadores que não comparecem foram: Frairan Gomes Dos Santos (ex Vice-presidente), Jairo Bastos Júnior (ex 1° Secretário), José Aurélio Nunes Martins (ex 2° Secretário), Florisvaldo Batista Filho e Genário Bento Neiva.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Dezembro de 2018
Política

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou na manhã desta sexta-feira (28) que seus deputados e senadores eleitos não participarão da cerimônia de posse de Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo a nota do partido, o resultado das urnas é legítimo, entretanto "isso não impede [o PT] de denunciar que a lisura do processo eleitoral de 2018 foi descaracterizada pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad".

O partido também diz que a ausência na cerimônia é um ato de resistência, em protesto a "discursos e ações que estimulam o ódio, a intolerância e a discriminação. Não aceitamos que tais práticas sejam naturalizadas como instrumento da disputa política".

O comunicado é assinado por Gleisi Hoffmann, presidente do PT e deputada federal eleita; Lindbergh Farias, líder do PT no Senado, e Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara.

No dia 1º, dia da posse de Jair Bolsonaro como presidente eleito, apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planejam fazer atos em defesa da democracia na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula cumpre pena.

A assessoria do PT não confirmou se haverá a participação de parlamentares nas manifestações no dia 1º em Curitiba.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2018
Política

O vereador Paulo Joaquim de Souza (PTN), conhecido por Paulinho do Destak, venceu a eleição e será o próximo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Irecê. Ele encabeçou a chapa de oposição formada pelo vereador Leonardo da Silva (Léo da Unibel), na vice-presidência, Antônio de Jesus (Toinho do Judô), primeiro secretário e a vereadora Valdereis Lopes, segunda secretária.

A sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora (biênio 2019/2020), aconteceu na noite desta quinta-feira (27), em segunda convocação.

A chapa da situação teve o vereador Fabiano Oliveira Silva dos Santos (Fabiano Bia), como candidato a presidente, havendo, portanto, alteração na composição. A oposição venceu por 8 votos a 7.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2018
Política

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) pediu a cassação do diploma eleitoral do ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (Pode), deputado estadual suplente. Sobral tornou-se inelegível ao ser condenado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder.

A notícia da cassação vai de encontro a matéria “TSE indefere pedido de cassação de diploma de Luizinho Sobral”, postada nessa quinta-feira (27) em uma página da Rede Social Facebook. A reportagem diz que o ex-prefeito de Irecê, que já havia sido derrotado nas últimas eleições municipais, está apto a assumir um eventual mandato de deputado estadual. Segundo a publicação, “o pedido de cassação do diploma de 1º suplente foi negado pelo TSE, e em decisão assinada pela ministra Rosa Weber, o Tribunal Superior decidiu que enquanto o órgão colegiado não decidir sobre o mérito da questão,  Luizinho Sobral poderá exercer o mandato em toda a sua plenitude”.

Acontece que a notícia publicada na página do Facebook passa longe da verdade.  Segundo explica o advogado Flávio Rodrigues Cordeiro, a matéria é falsa e tendenciosa. “A Decisão da ministra Rosa Weber trata de um pedido Liminar na Ação Contra Expedição de Diploma, onde, até o presente momento não fora julgado o mérito do Recurso”, afirma. “Portanto, a matéria passa longe da verdade e tenta manipular o leitor, afirmando algo que não corresponde com a verdade e passando informação  mentirosa”.

Ainda segundo o advogado, o TRE deve analisar os pedidos da PRE para decidir, ou não, pela cassação dos diplomas. “Até lá, o ex-prefeito continua inelegível”.

Matéria relacionada:

PRE pede cassação de diploma de Luizinho Sobral

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2018
Política

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Irecê (biênio 2019/2020) já tem nova data definida. O atual presidente Rogério Santos Amorim (Figueredo) informou que a eleição vai ocorrer nesta quinta-feira (27), às 19h, em cumprimento a uma decisão proferida pela Justiça local no último dia 24 de dezembro.

Conforme informações divulgadas pela assessoria da Câmara, o regimento interno da Casa determina que o prazo  para alteração das chapas já registradas no dia 05 do mês corrente é de até às 18h de hoje, ou seja, uma hora antes da votação.

Duas chapas haviam sido registradas para a disputada do cargo. Pelo grupo governista, o vereador Tertuliano Leal Libório, o Tertinho concorre com Paulo Joaquim de Souza, conhecido por Paulinho do Destack.

Matérias relacionadas:

Irecê: Briga pela presidência da Câmara está a todo vapor nos bastidores

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Irecê tem data marcada para 15 de dezembro

Irecê: eleição da Mesa Diretora da Câmara de vereadores é marcada com tumulto

Presidente da Câmara de Vereadores de Irecê esclarece suspensão da eleição da mesa diretora

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp