Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020
Notícias

O corpo de um homem foi encontrado no final da tarde desta quarta-feira no Rio São Francisco, em Xique-Xique.

Segundo a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, a corporação recebeu uma ligação informando que um homem tinha se afogado às margens do Rio são Francisco, enquanto nadava na companhia de amigos. “Foi deslocado de imediato uma equipe da Cipe-Semiárido, que utilizando uma embarcação desta unidade e com apoio de pescadores, realizou buscas no rio objetivando encontrar o homem desaparecido”, diz a nota.

Ainda conforme o comunicado, depois de 50 minutos de buscas, com a utilização de uma rede de arrasto, foi encontrado o corpo do homem, mas já sem vida.

O corpo do homem sem identificação foi encaminhado ao Hospital Julieta Viana para adoção das medidas necessárias.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020
Notícias

A Prefeitura de Jussara por meio da Secretaria de Saúde tem realizado um trabalho social focado na prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Além de máscaras, foram entregues Kits de higiene e limpeza corporal na Comunidade Quilombola de Algodões.

As ações para minimizar o impacto da pandemia estão sendo realizadas no município, além do material distribuído nas comunidades quilombolas, as equipes de saúde estão levando conscientização às pessoas sobre o perigo do Coronavírus, os cuidados com a higienização e a importância do distanciamento social.

Fonte: Ascom - PMJ



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020
Notícias

A venda de produtos na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária está a todo vapor e entre os destaques está o Flocão de Milho não transgênico, produzido pela Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), primeiro lugar no ranking dos produtos mais pedidos. 

O Flocão está na loja virtual, onde os internautas encontram para comprar mais de 600 itens produzidos em todas as regiões da Bahia. Tem cafés, queijo, doces, banana da terra chips, mel, palmito, chocolates, castanha e muito mais. A entrega é feita na residência e gratuita.

Produzido com milho não transgênico, cultivado e beneficiado pela Copirecê, o Flocão também não tem glúten, não possui aditivos químicos ou veneno, é um produto com origem reconhecida, possui o Selo de Identificação da Agricultura Familiar da Bahia. Por isso, foi uma das escolhas da fisioterapeuta Daiane Mota, que viu na Feira virtual praticidade para comprar produtos de seu consumo diário: “Como uma boa nordestina, amo cuscuz. Além de ser gostoso, ele combina com tudo e faz parte das minhas refeições durante a semana. Alimento é remédio. Ter uma alimentação saudável, consumindo produtos sem agrotóxicos e diretamente do produtor, como os produtos da agricultura familiar, nos proporciona isso”. 

A Copirecê comercializa ainda o Mingau de Milho Verde, Mingau Multicereais, Mugunzá e Creme de Milho, todos produtos não transgênicos, que estão disponíveis no site da Feira. 

A gestora de mercados Copirecê, Vamary de Jesus, conta que está animada com as vendas: “Essa feira está sendo importante para a cooperativa, pois estamos acessando um novo mercado, o de consumidores que compram on-line. Trouxemos três toneladas de Flocão e a expectativa é que até o fim da feira a gente tenha vendido tudo”. 

Além de comprar os produtos, quem acessar o site pode conhecer mais da região onde ele é produzido. No espaço Trilhas, estão os 27 Territórios de Identidade da Bahia com suas características e as cooperativas e associações que estão participando do evento.

A 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária segue até domingo (13) e traz uma rica programação, que inclui ainda Cozinha Show e seminários e palestras sobre o rural e atrações culturais. 

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020
Notícias

Nesta quarta-feira (09), como parte das atividades previstas na consulta pública que está sendo realizada sobre o processo de concessão à iniciativa privada das etapas 03 a 05 do Perímetro Irrigado Baixio de Irecê, na Bahia, acontecerá uma audiência pública. O evento ocorrerá a partir das 10 horas no Auditório Parque Aquático Ponta das Pedras, na Praça Nilo Castelo Branco Pinheiro, em Ponta das Pedras em Xique-Xique.

O evento será realizado, em parceria, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI).

 A audiência será transmitida em tempo real, por meio do canal no Youtube e da página no Facebook da Codevasf. Será transmitida ao vivo também na Câmara de Vereadores de Itaguaçu da Bahia, município sede do perímetro irrigado, e no escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Irecê, que é vinculado à 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa. 

Na terça-feira (8/12), dia anterior, também acontecerá, no mesmo local e horário, outro evento relacionado ao Baixio de Irecê. Quatro produtores do perímetro irrigado realizarão a assinatura de contratos de financiamento agrícola com o Banco do Nordeste. O crédito total concedido chega a R$ 350.773,36. Eles estarão aptos a iniciar o plantio em suas áreas. Outros cerca de 47 agricultores já deram entrada na elaboração dos projetos junto à empresa projetista e brevemente também deverão ser contemplados com a liberação de recursos.  

Os produtores beneficiados pela ação são Dermivaldo Souza, Eduardo Neiva, Gilberto Silva e Vanderlei Silva.

No mesmo evento, também será autorizada a pavimentação asfáltica do acesso ao perímetro. Serão pavimentados cerca de 40 quilômetros da estrada vicinal que liga a comunidade de Lajes, no município de Itaguaçu da Bahia, ao Baixio de Irecê. A ação será realizada pela Codevasf em parceria com a prefeitura municipal de Itaguaçu da Bahia, representando um investimento total de R$ 16.267.000,00. Os recursos federais são oriundos do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 09 de Dezembro de 2020
Notícias

Após confirmar que a Bahia vive uma segunda onda do novo coronavírus, o governador Rui Costa participou, nesta terça-feira (8), junto com gestores de outros estados, de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A principal reivindicação dos governadores é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove e registre as vacinas com a maior rapidez possível.

Rui contou que o ministro confirmou que o Brasil fará a aquisição das vacinas, à medida que elas forem aprovadas e registradas pela Anvisa. “Por isso, nosso principal pleito é que esse registro seja feito com celeridade, assim que os laboratórios solicitarem, já que o Brasil, assim como outras nações, deve utilizar mais de uma vacina para imunizar a população. A Pfizer, por exemplo, acenou com a disponibilização de 70 milhões de doses para o Brasil, em um primeiro momento, sendo que cada indivíduo precisa de duas doses, e essa quantidade não cobre todos os brasileiros”, explicou o governador.

Rui também comentou que há atualmente 11 mil pessoas com vírus ativos na Bahia. “A taxa de transmissão segue crescendo e a elevação, ainda que pequena, no número de mortes, nos preocupa. A doença já está em todos os 417 municípios e uma contaminação desenfreada pode levar os serviços de saúde a um colapso. Em função disso, determinei que a Secretaria de Segurança Pública monitore propostas e convites para a realização de aglomerações, em ambientes fechados ou públicos, a fim de impedir a realização desses eventos. Além do que, também instruí o órgão a abrir processos criminais, na medida em que os responsáveis por essas aglomerações sejam identificados, não importando se são pousadas, boates ou até mesmo um cidadão com o som do carro alto ligado”, conclui.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020
Notícias

O pacamã (Lophiosilurus alexandri), uma espécie nativa da bacia hidrográfica do rio São Francisco e ameaçada de extinção no Médio São Francisco, está reaparecendo na região a partir de um trabalho de pesquisa, produção e repovoamento por meio de peixamentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Na última quinta-feira (26), a Companhia introduziu cerca de 57 mil alevinos de pacamã em trechos do rio nos municípios baianos de Bom Jesus da Lapa (BA) e de Xique-Xique (BA). A reintrodução da espécie é fruto do trabalho do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique da Codevasf.

Em Bom Jesus da Lapa, o peixamento introduziu 20 mil alevinos de pacamã no trecho do São Francisco localizado na comunidade Barrinha. “O que nós estamos fazendo é trazer sustentabilidade para o rio. Esse repovoamento, principalmente do pacamã, traz mais vida não só para o rio, mas também para os ribeirinhos que aqui habitam. No sentido social e financeiro”, diz o artista regional e morador do município, Paulão Araújo.

Já em Xique-Xique, a soltura dos 37 mil espécimes aconteceu em um trecho do rio São Francisco tradicionalmente utilizado como local de pesca pelas comunidades de Nova Iguira, Marreca Velha, Alto Grande e Mendonça, que juntas reúnem mais de 350 pescadores.

“É uma coisa muito boa para a comunidade, pois ajuda a manter nossas pescarias. O que nós temos visto é que o pacamã está cada vez mais difícil de encontrar e, se Deus quiser, daqui a dois anos, vamos poder pegar esses pacamãs que foram soltos”, disse o pescador Carlos Antônio Cruz, morador do povoado de Nova Iguira.

De acordo com o técnico da Codevasf Rodrigo Bernardes, lotado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, a unidade iniciou o trabalho de repovoamento com o pacamã devido a ameaça de extinção da espécie, que já consta na lista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de peixes ameaçados.

“O pacamã está sendo considerada como uma espécie vulnerável. Normalmente, nós trabalhamos com as espécies migradoras, como surubim, dourado, curimba e piau. No entanto, iniciamos o trabalho também com o pacamã por causa desse risco de extinção”, revelou o técnico da Codevasf.

Já o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, Antônio Nascimento, detalhou as ações da unidade para domínio da tecnologia de reprodução da espécie. “Estamos realizando vários estudos com o objetivo de desenvolver a reprodução, larvicultura e alevinagem do pacamã. Com isso, pretendemos ampliar os programas de repovoamento. E os resultados têm sido bastante positivos. Até o momento, já foram soltos mais de 120 mil alevinos da espécie no Médio São Francisco através do trabalho do Centro”, afirmou.

Ainda segundo o chefe do Centro de Aquicultura da Codevasf, a tecnologia reprodutiva do pacamã também é desenvolvida por outros centros integrados da Codevasf, como o de Três Marias (MG), Bebedouro, em Petrolina (PE), Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL) e Betume, em Neópolis (SE).

“O pacamã é uma das espécies nativas do rio São Francisco e faz parte da cadeia alimentar do rio e fonte de alimento e renda para o ribeirinho. Essa espécie tem um grande interesse comercial na região. Esses peixamentos de pacamã foram realizados no início da piracema, que é justamente agora em novembro” comenta Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020
Notícias

Xique-Xique - Na última sexta-feira (04), durante a realização do Patrulhamento Ostensivo na avenida Virgílio Bessa, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido percebeu uma pessoa totalmente transtornada, que parou uma motocicleta Honda CG 150, cor vermelha, obstruindo a via, ameaçando transeuntes enquanto insinuava que estava portando alguma arma e gritava que “estava preparado pra matar ou pra morrer”.

Ao perceber a aproximação do efetivo policial o homem ainda tentou empreender fuga, desobedecendo aos comandos de abordagem, entretanto foi contido e encaminhada para delegacia da cidade de Xique-Xique.

Material apreendido:

01 Motocicleta HONDA CG 150, Placa Policial JON9072.

Fonte: Com informações da CIPE-Semiárido



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020
Notícias

Continuam abertas as inscrições para os Editais Municipais de Cultura da Lei Aldir Blanc até o dia 13/12/2020

A comunidade cultural de Jussara pode acessar os editais da Lei de auxílio emergencial Aldir Blanc.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 02/12 e 13/12 por meio de formulário online que pode ser acessado e baixado neste link: http://www.jussara.ba.gov.br preenchendo e enviando para o e-mail (governo@jussara.ba.gov.br)

Prefeitura Municipal de Jussara - Desenvolvimento e Compromisso Social.

Fonte: Ascom - PMJ



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020
Notícias

Os alunos Rodrigo Alberto e Andjise Souza, estudantes do 4º ano do curso Técnico de Nível Médio em Informática - Forma Integrada, do IFBA - Campus Irecê, sob orientação do Professor Gustavo Falcão e apoio do Professor Rogério Vilas Boas, são finalistas da 4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos, promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O tema deste ano é “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.

Através da proposta de uma ferramenta colaborativa, intitulada ‘Ecoligente’ os estudantes buscam dinamizar e tornar mais eficiente o processo de coleta e descarte de resíduos sólidos nas cidades brasileiras. Utilizando de técnicas de geolocalização presentes em dispositivos móveis, o aplicativo Ecoligente permite ao usuário mapear pontos com problemas de acumulo de resíduos, sugerir novos espaços destinados à coleta seletiva além de servir de plataforma para conscientização e informação sobre o descarte correto de resíduos. Todas as informações encaminhadas pelos usuários do aplicativo serão enviadas para as empresas responsáveis pela coleta de lixo. Através dessas informações será possível reorganizar itinerários e períodos de coleta dos resíduos, tornando mais dinâmico e eficiente todo o processo.

A quarta e última etapa da Olimpíada põe a prova a aceitação social da proposta por meio da divulgação do vídeo-pitch do aplicativo. Minutos visualizados, curtidas e o número de visualizadores distintos da publicação original estão sendo utilizados como critérios de classificação.

A equipe Ecoligente conta com sua participação nessa fase final da competição! Acesse o vídeo-pitch da  equipe.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 06 de Dezembro de 2020
Notícias

O Governo do Estado está implantando o Polo Agroindustrial do Médio São Francisco - Foto: SDE

O potencial do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, em implantação na região pelo governo baiano, foi apresentado durante o I Encontro Interinstitucional de Ciências, Pesquisa e Inovação do São Francisco, realizado nesta sexta-feira (4), na sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). Durante o evento, foi assinado ainda um protocolo de intenções para cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) e a universidade, que vai viabilizar a execução de ações conjuntas no projeto da Fazenda Escola Modelo, no município de Barra (BA).

“A Univasf será uma grande parceira na formação e capacitação profissional, tanto no Polo Agroindustrial, quanto na Fazenda Escola que está sendo montada no CEEP Águas, Escola Lamartine Roriz. Os projetos que realizamos na região incluem empreendimentos agropecuários, agroindustriais, de energias renováveis e poder contar com a expertise da universidade será de extrema importância”, ressalta o vice-governador João Leão, secretário titular da SDE.

O reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, destaca que a parceria tem como instrumento um projeto que será catalizador de um processo de desenvolvimento regional inclusivo e empoderador, seja pelo viés econômico, social ou ambiental, além de contribuir para a formação dos estudantes. “Esse projeto possibilitará que os estudantes da Univasf vivenciem, por intermédio de seus cursos, experiências formativas singulares. Também será importante para implementar um projeto de inclusão social e econômica exitoso e de altíssimo poder de transformação e empoderamento social, bem como de incremento no desenvolvimento de uma região ainda carente de oportunidades, entregando oportunidades inéditas à região onde será realizado”, afirma.

Polo Agroindustrial

O Médio São Francisco baiano apresenta condições edafoclimáticas ideais para o desenvolvimento de projetos agroindustriais, baseados no uso da irrigação e de tecnologias de ponta. Possui disponibilidade de terras férteis de baixo custo, baixíssima inclinação e disponibilidade hídrica, com o Rio Grande e o Rio São Francisco. Pensando em tornar a região uma nova fronteira agrícola, o Governo do Estado está implantando o Polo Agroindustrial e Bioenergético.

O projeto tem previsão de gerar 37,2 mil empregos diretos, com um aporte de investimentos privados na ordem de R$ 3,1 bilhões nos municípios de Barra, Xique-Xique e Muquém de São Francisco. O Polo está sendo instalado por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Agricultura (Seagri), Desenvolvimento Rural (SDR) e Educação , com o apoio da Univasf, Ufob, Codevasf e Embrapa.

Fonte: Ascom/SDE



Compartilhar no Whatsapp