Quinta-feira, 08 de Abril de 2021
Notícias

Na tarde dessa quarta-feira (07) por volta das 15h, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido ao realizar patrulhamento na Rua Pedro Batista, centro de Irecê, percebeu dois homens em atitude suspeita.

Segundo a corporação, os suspeitos fugiram quando perceberam a presença da polícia. Ainda conforme a CIPE, um deles foi localizado pela equipe. Com o suspeito, a polícia encontrou uma substância análoga a maconha.

Material apreendido:

  • 18 invólucros de substância análoga à maconha;
  • 01 simulacro de revólver;
  • 02 balanças de precisão.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 07 de Abril de 2021
Notícias

Na manhã dessa terça-feira (06) por volta das 09h, uma equipe da Polícia Militar do município de Central, na região de Irecê apreendeu em uma residência um revólver calibre 32, marca Taurus,  seis munições intactas, uma quantia de uma erva analóga a maconha, uma tesoura e alguns sacos plásticos, além de uma espingarda tipo socadeira.

A apreensão ocorreu Rua Francisco Ferreira dos Santos (Barreirão). De acordo com a corporação, a guarnição de serviço recebeu uma ligação informando que um homem teria sacado uma arma de fogo e ameaçado de morte outra pessoa. “ A vítima informava que o autor estaria em um veículo Parati Bola, de cor verde e vidro fumê. De imediato a equipe deslocou até o endereço do suposto autor, aonde avistar a viatura entrou em sua residência, retornando para fora novamente. Foi feito abordagem com busca pessoal, aonde ele foi questionado sobre a suposta arma de fogo, a todo instante negava que não sabia de arma”, diz a nota.

Ainda segundo a PM, a esposa do suspeito disse que a arma estava no interior da casa. O suspeito e o material foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 07 de Abril de 2021
Notícias

O estudante Helder dos Santos Lima, 19, do município de Xique-Xique, está entre os 28 estudantes do país que conquistaram a nota 1000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em meio a cerca de 2,4 milhões de candidatos que fizeram as provas do último exame. Esta é a terceira vez que ele alcança bom desempenho na redação, o que já contribuiu para o seu ingresso no curso de Direito, em 2020, na Universidade Federal de Goiás. 

Filho da professora Juliana, da rede municipal, e do porteiro Nilton, Helder é só orgulho dos pais por todo apoio que sempre deram a ele para estudar. “Venho de uma família simples em que poucos tiveram acesso ao estudo, mas, mesmo assim, sempre fui estimulado a estudar para garantir o melhor no meu futuro. Estou muito feliz e grato, principalmente aos meus pais, Juliana e Nilton, que sempre me deram incentivo para eu atingir esta conquista. Tive uma boa base no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Xique-Xique, onde conclui o Ensino Médio, e atribuo a minha conquista também ao meu permanente interesse pelo conhecimento”, revela.

Helder conta que, em 2018, passou a ter uma rígida rotina de estudos nos três turnos: pela manhã estudava Português e treinava redação, em casa; pela tarde frequentava as aulas do colégio; e à noite fazia o cursinho do UPT, programa do Governo do Estado da Bahia que se destina ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos das redes públicas de ensino estadual e municipais para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior. “Naquele ano, fiz o ENEM pela primeira vez e alcancei 680 pontos na redação, passando em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal de Goiás. Em 2019, mesmo já tendo ingressado no Ensino Superior, continuei fazendo o ENEM, quando tirei 880 na redação e, no ano passado, alcancei a nota máxima na redação”, celebrou.

Nascido em Xique-Xique, onde sempre morou, Helder também teve residência fixa em Gameleira do Assuruá, no município de Gentio do Ouro, onde estudou por todo o Ensino Fundamental. Já o 1° e 2° ano do Ensino Médio foram cursados no Colégio Estadual Maria Quitéria, localizado em Itajubaquara, outro distrito de Gentio do Ouro.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 07 de Abril de 2021
Notícias

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram procedente denúncia formulada contra o prefeito de Seabra, na Chapada Diamantina, Fábio Miranda de Oliveira, em razão de irregularidades na contratação direta – por inexigibilidade de licitação – da empresa “Pedro de Araújo Teles Júnior – ME”, no valor total de R$113.760,00. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Ele ainda foi multado em R$3 mil. A decisão foi proferida na sessão desta terça-feira (06/04), realizada por meio eletrônico.

A denúncia foi formulada pelo cidadão Oswaldo Teixeira de Almeida, que apontou supostas irregularidades em duas inexigibilidades de licitação (nº 0005I e nº 0008I) realizadas no exercício de 2019. Para o denunciante, as inexigibilidades não respeitaram os requisitos do artigo 25, II, da Lei nº 8.666/93, vez que não foram demonstradas a singularidade do objeto e a notória especialização da empresa.

O conselheiro Paolo Marconi, em seu voto, destacou que este não é o primeiro caso trazido a julgamento do plenário do TCM envolvendo irregularidades nas contratações realizadas pelo prefeito Fábio Miranda de Oliveira com a empresa “Pedro de Araújo Teles Júnior – ME”, que vem prestando serviços à prefeitura desde 2017, o que demonstra uma conduta reiterada do prefeito em não realizar licitação. Além disso, afirmou que o gestor não comprovou, em cada processo administrativo, a singularidade do objeto contratado e a notória especialização da empresa, comprometendo a legalidade dos procedimentos.

O Ministério Público de Contas, através da procuradora Camila Vasquez, também se manifestou pela procedência da denúncia, com imputação de multa e recomendação para que o prefeito se abstenha de contratar por inexigibilidade sem o preenchimento dos requisitos legais. A procuradora sugeriu, ainda, a representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, em razão da burla ao dever de licitar.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 06 de Abril de 2021
Notícias

Estudantes da rede estadual de ensino têm mostrado seu potencial pelo desempenho alcançado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". Nos municípios de Irecê e Valente, seis estudantes fizeram entre 900 e 940 pontos e alimentam o sonho de ingressar no Ensino Superior. Elas contaram que, ao longo de 2020, participaram dos programas voltados à preparação dos estudantes para o exame, promovido pela Secretaria da Educação do Estado  (SEC), dentre os quais o ENEM 100%, que envolveu aulões virtuais até às vésperas das provas; o Universidade para Todos (UPT); o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Simula SABE); e os “Estude em Casa” e “Hora do Enem”, exibidos pela TVE, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, entre outros programas.

Carla Emily Medeiros Souza, 18, do curso técnico de nível médio em Administração no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), no município de Irecê, alcançou 940 pontos na redação do ENEM 2020. “No primeiro instante, fiquei sem acreditar. Só depois de algum tempo a ficha caiu de verdade. Estou muito feliz. Sabia que tiraria uma boa nota, mas nunca imaginei que passaria dos 900 pontos. Desde o Ensino Fundamental, gosto de ler e escrever textos A Língua Portuguesa sempre me encantou e tenho muita afinidade com ela, o que me ajudou bastante”, relatou.

As colegas Késia Silva Oliveira e Lígia Souza Borges, ambas de 18, também externam a felicidade de terem conseguido, cada uma, fazer 920 pontos na redação. “Estou extremamente feliz. O resultado foi surpreendente, porque este foi o meu primeiro ENEM. Costumo ler muito e procurei me manter atenta às informações e buscando obter dicas de como fazer uma boa redação nos conteúdos disponibilizados pelo site da SEC e outros que também forneciam materiais de apoio e orientação de forma gratuita para o ENEM”, revela Késia. Lígia completa: “A preparação com o apoio do projeto do CETEP foi muito importante. Deu tudo certo, graças a Deus!”.

A diretora do CETEP de Irecê, Joice Machado Carvalho, comentou sobre a vitória das alunas da unidade, que inclui, ainda, Ionete Gomes, com 900 pontos na redação. “Saber que em meio à pandemia da Covid-19, elas romperam barreiras, com muito comprometimento em seus estudos, é algo muito significativo para a nossa unidade escolar, pois sabemos o quanto estão comprometidas em alcançar seus objetivos”.

Boas leituras – Estudante do 3º ano do Colégio Estadual de Valente, no município de Valente, Beatriz Sampaio Rios, 17, atribuiu o sucesso de alcançar 920 pontos na redação à sua própria dedicação e ao apoio dos educadores da sua unidade escolar. “Acredito que esta pontuação é consequência de uma bagagem que busco sempre enriquecer com boas leituras e com uma frequente prática na escrita das minhas redações, como também por ter encontrado professores muito competentes para me ajudar”.

A colega Roseane Almeida dos Santos, 18, 3º ano, contou que, ao tomar conhecimento de sua nota, sentiu um misto de emoções. “Estou muito feliz com a minha nota. Gostei do tema da redação, pois diz respeito a problemas altamente prejudiciais para a sociedade, principalmente quando se trata das redes sociais, que foi o ponto que mais ressaltei no meu texto”.

A diretora do colégio, Alessandra Barreto, comentou sobre o empenho e a dedicação das estudantes e dos professores.  “Estamos todos com o coração transbordando de alegria e satisfação com o resultado de um trabalho realizado com amor e dedicação à missão que escolhemos: garantir a todos o direito de aprender”. A professora de Redação da unidade, Vanusa Carvalho, falou que atribui o resultado à dedicação das alunas. “Elas são muito comprometidas com o processo de aprendizagem e leitoras em potencial, o que resulta em repertórios fantásticos para uma argumentação sólida".

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 06 de Abril de 2021
Notícias

Frigorífico entra em operação em Irecê - Foto: Divulgação

Entrou em operação nessa segunda-feira (06) o Frigorífico de Irecê. O empreendimento vai beneficiar não só o município, mas toda a região que vai começar a registrar mudanças no perfil econômico local.

Nesta primeira fase, o frigorífico gera cerca de 36 vagas de empregos direto, com a previsão de chegar em torno de 60 postos de trabalho até o final desta mês. Demanda antiga da população da região, o equipamento está localizado às margens da BA-052 (Estrada do Feijão), nas imediações da entrada para São Gabriel.

Conforme o proprietário da Frinordeste, João Lisboa, a expectativa é que daqui a quatro meses, a unidade possa abater 300 bois por dia, além de diversificar a produção para caprinos e suínos.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 05 de Abril de 2021
Notícias

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) protocolou, na última quarta-feira (31), os estudos de concessão das Etapas 3 a 9 do Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê no Tribunal de Contas da União (TCU).

O projeto foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a estruturação da concessão apresentada ao TCU foi conduzida pela Codevasf, PPI e Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Localizado na região do Médio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, o Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigável. A região tem grande disponibilidade hídrica para irrigação, solos mecanizáveis e com forte tradição agrícola. O acesso à área do projeto se dá pela Rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, onde se conecta à malha rodoviária para o Porto de Aratu e Salvador.

O Baixio de Irecê está dividido em nove etapas. As etapas 1 e 2 somam 16 mil hectares irrigáveis e já estão em fase de ocupação, com início de produção agrícola previsto para este ano.

O governo federal investiu cerca de R$ 1 bilhão na aquisição e regularização fundiária da área do projeto e na implantação de 42 quilômetros do canal principal, estação de bombeamento, adutoras, estação de pressurização e infraestrutura de suprimento energético, entre outros. Estima-se a necessidade de R$ 700 milhões adicionais para implantar toda a infraestrutura para atender as etapas 3 a 9.

O projeto a ser licitado prevê a Concessão do Direito Real de Uso – CDRU de uma área total de 50.531 hectares, sendo 31.500 hectares de áreas irrigáveis. A futura concessionária ficará responsável pela implantação, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação que atenderá a área concedida. A ocupação das áreas irrigáveis com produção agrícola também é obrigação da concessionária, que poderá optar por realizá-la por seus próprios meios ou via subconcessão para terceiros.

O Baixio do Irecê é o primeiro de um portfólio de projetos de parcerias com o setor privado para ocupação agrícola irrigada, por meio de contratos de concessão em larga escala, a ser desenvolvido pelo MDR, Codevasf e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com apoio do PPI.

O lançamento do edital está previsto para o 2º trimestre deste ano, e a licitação deverá ocorrer no 3º trimestre.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 04 de Abril de 2021
Notícias

Área central da cidade de Irecê (Foto: Central Notícia)

De acordo com o Decreto Nº 302, publicado pela Prefeitura de Irecê neste sábado, dia 03 de abril, o comércio local poderá abrir suas portas até às 19h30min, a partir da próxima segunda-feira. Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 19h30min, no período de 05 a 09 de abril (segunda a sexta-feira), sendo proibido som ao vivo ou mecânico. Será permitido o serviço de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até às 24h.

A Prefeitura de Irecê flexibilizou o horário de funcionamento em mais 1h:30min, em relação ao Decreto do Estado, que prevê fechamento às 18h.

Como determina o Decreto Estadual, a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, vai das 20h às 05h, de 05 até 12 de abril.

Segue vedada a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Está permitido o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local e observados os protocolos sanitários estabelecidos.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer observando os protocolos sanitários, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras e ocupação máxima de 30% da capacidade do local.

Final de semana:

Após diálogo com representantes de restaurantes, a gestão municipal faz uma flexibilização em relação ao Decreto Estadual:

Os restaurantes, lanchonetes e  food trucks (rangos), poderão funcionar no final de semana (10 e 11/abril), até às 18h, apenas para venda de alimentos, desde que atenda os seguintes requisitos:

I - Não será permitido qualquer tipo de música, mecânica, automotiva ou som ao vivo;

II - Limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local;

III - Não serão permitidas mesas ou cadeiras na área externa do estabelecimento, incluindo rangos e trailers;

IV - Proibida venda de bebida alcoólica presencial ou delivery;

V - Observar os protocolos sanitários estabelecidos.

No final de semana continuam permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até às 24h.

Segue proibida em todo Estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de sexta-feira, dia 09, até às 05h da manhã de segunda-feira, dia 12 de abril.

A Prefeitura segue trabalhando incansavelmente no enfrentamento à doença. Precisamos, mais do que nunca, da contribuição de todos para que possamos vencer essa batalha. Mantenha o distanciamento social, lave sempre as mãos e use máscara ao sair de casa!

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 04 de Abril de 2021
Notícias

A Statkraft Brasil iniciou a construção do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado em Uibaí, na Região de Irecê. Ao fim do projeto, previsto para ser inaugurado em 2023, a empresa mais do que dobrará a capacidade instalada no país, chegando a 967 MW.

A estratégia de atuação da companhia em território brasileiro é de triplicar a capacidade de geração de energia renovável até 2025. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia eólica é a segunda fonte mais utilizada no Brasil, e responde apenas por 9,1%

Com a construção do projeto, a Statkraft reforça seu compromisso com a sustentabilidade, e permite que futuras gerações possam usufruir do crescimento e desenvolvimento da região. Com isso, a empresa irá ampliar a oferta de energia renovável ao Brasil, contribuindo para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO²) no país e o ritmo do aquecimento global, já que energia eólica possui menor impacto ambiental do que as matrizes tradicionais.

“Além de contribuir para a preservação do meio ambiental e para redução das emissões de gases do efeito estufa, a Statkraft prioriza o desenvolvimento socioeconômico das regiões que receberão os projetos eólicos. Esse benefício ocorre por meio de contratação de mão de obra local, e do desenvolvimento de projetos sociais para o fortalecimento e capacitação da comunidade envolvida”, afirma Paula Suano, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Statkraft no Brasil.

Empregos

Desde o início das obras, já foram contratados mais de 200 profissionais. A expectativa é que aproximadamente 750 pessoas sejam contratadas durante toda a construção. Atualmente, existem 15 vagas disponíveis para o processo seletivo. Os postos são para servente de obras e não requerem experiência anterior.

Por possuir expertise no mercado e ter valores convergentes com os da Statkraft, a Seta Engenharia foi contratada para cuidar das admissões durante o período. A empresa atua na indústria civil pesada, e tem foco na execução de obras e terraplanagem em empreendimentos de geração de energia hidrelétrica, solar e eólica, entre outras obras.

De acordo com Carolina Brito, gerente de Pessoas & Cultura da Seta Engenharia, estão sendo priorizadas, nas contratações, mão de obra local. “Até o momento, 35% das vagas  foram preenchidas por trabalhadores da região”, afirma. 

Também estão sendo ofertadas vagas destinadas para PCDs. “Estamos com vagas para PCDs abertas no Sine/BA. Não especificamos atribuições, nem o cargo, pois iremos avaliar cada candidato individualmente, e destinar as vagas”, explica Brito.

Como candidatar-se

Os interessados possuem três meios para se candidatar às vagas abertas: enviar o currículo pelo endereço de e-mail curriculostaeugenia@setaengenharia.com.br, se deslocar até ao escritório da Seta, localizado em Uibaí, ou entregar no Centro de informações da Statkraft, localizado na comunidade de Boca D’Água.

A formação exigida irá depender de cada cargo, e as fases de contratação acontecerão conforme o cronograma de avanço das atividades em campo.

Projeto

Com investimento estimado de R$ 2,5 bilhões, o projeto compreende 10 parques eólicos, com um total de 91 turbinas, próximo a outros parques eólicos da empresa no estado. O projeto deve gerar o equivalente a 2,3 TWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras.

Fonte: Agência Canal Energia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 04 de Abril de 2021
Notícias

Instituto Médico Legal – IML de Irecê – Foto: Central Notícia

São Gabriel - Na noite dessa sábado (03) por volta das 21h20, chegou ao conhecimento do Plantão Central da Delegacia de Polícia Civil de Irecê, que após a Polícia Militar confirmar o homicídio de Pedro Linaldo da Silva, foi encontrado pela mesma guarnição, um pouco mais a frente, o corpo de Raimundo Rosa dos Santos, que seria vítima de homicídio provocado por instrumento contundente.

Segundo informações preliminares, os filhos de Pedro Linaldo da Silva, motivados por vingança mataram Raimundo.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp