A vítima conduzia uma bicicleta quando foi morta – Foto: Reprodução/ WhatsApp
Um homem identificado por João Pereira da Cruz, 36 anos, foi morto a tiros na manhã dessa sexta-feira (26) por volta das 10h30, em Xique-Xique.
A Polícia Civil informou que a vítima vinha conduzindo sua bicicleta em via pública, quando dois homens se aproximaram em uma motocicleta, efetuando vários disparos de arma de fogo à queima-roupa.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o homem para uma unidade hospitalar local, mas ele não resistiu aos ferimentos.
Após o crime, a dupla fugiu. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Da Redação
Regras não são cumpridas e os serviços de autoatendimento são humilhantes.
Há muito tempo clientes das agências bancárias Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal na cidade de Irecê reclamam do atendimento e das longas filas de espera. Vereadores já até criaram uma norma para que as agências disponibilizem cadeiras, cafezinho, banheiros e realizem o atendimento em até 20 minutos.
“Algumas dessas normas são parcialmente atendidas, mas a espera pelo atendimento é um absurdo. É indigno e humilhante o atendimento dado aos clientes. Diz o agricultor e comerciante Antônio Firmício, de 62 anos. “Um dia fui descontar um cheque no Banco do Brasil, cheguei 11h30 e só fui atendido às 15h47. Prejuízos pela longa espera, cansaço e raiva”, desabafou.
A assistente social Deuraci Vieira esteve na agência da Caixa Econômica no último sábado, 20, para fazer pagamentos e saques. Não conseguiu. “O primeiro terminal reconheceu a senha, mas pedia a data de nascimento, quando informava, não concluía a operação. Troquei de terminal quatro vezes. Repeti, até que o cartão foi bloqueado. Segui as orientações para desbloqueio e o sistema dizia que não estava bloqueado, voltava a tentar e constava o bloqueio. Um inferno. Isso ocorreu com todos que estavam na agência. Mais de 20 pessoas saíram xingando e revoltadas”, disse.
“Todo início de mês, por vários dias seguidos, centenas de pessoas são humilhadas sob o sol ou chuvas, em longa fila que se inicia na porta da agência, dobra a esquina da Assembleia de Deus e se estende pela calçada da Praça do Feijão. São homens e mulheres de diferentes idades que passam por esta situação e é preciso que se adote uma atitude resolutiva”, aponta o presidente do Sindicato Rural de Irecê, João Gonçalves.
Para ele, a Caixa Econômica deveria convocar pessoas aprovadas no último concurso e abrir uma nova agência, além de deixar um profissional de prontidão nos finais de semana e noites do meio de semana, para resolver emergências de atendimento aos usuários dos serviços do banco.
De acordo com informações do Presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, “o último concurso para atender necessidades da Caixa Econômica ocorreu em 2014. Estaria prescrito em 2018, mas por ações judiciais movidas, o mesmo ainda está válido”, informou Carlos Alberto.
Ele disse ainda que há uma expectativa de contratação imediata de 550 concursados e de 2100 até o final do ano. “Segundo anúncio do governo federal, municípios com população entre 20 e 40 mil pessoas poderão ter instaladas uma agência da Caixa, desde que os prefeitos adotem a Caixa para os serviços bancários das prefeituras”, informou o presidente do Sindicato dos Bancários, em Irecê.
Fonte: Cultura & Realidade
Na sessão dessa quarta-feira (24/03), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios determinaram que seja feita representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Teixeira Braga Filho, pelo pagamento indevido de multas e juros em razão de atraso no recolhimento de parcelas relativas a obrigações previdenciárias, no exercício de 2019.
O prefeito terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$27.491,23, com recursos pessoais, que foram pagos em juros e multas. O conselheiro substituto Cláudio Ventin, relator do processo, também imputou multa no valor de R$1 mil. Os conselheiros do TCM ressaltaram que o pagamento de multa e juros só ocorre devido à omissão dos gestores, que não cumprem adequadamente a obrigação legal de repassar/recolher as contribuições previdenciárias no prazo e montante exigidos na legislação.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM-BA
O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o Município de Jacobina por conta da paralisação das obras de esgotamento sanitário na cidade. “A Embasa e o Município de Jacobina estão cada vez mais distantes da meta da universalização e da efetiva prestação do serviço de esgotamento. As obras do esgotamento sanitário, que se iniciaram há mais de uma década, foram paralisadas mais uma vez em fevereiro deste ano, e quando acabadas atenderão apenas 70% da zona urbana”, destacou o promotor de Justiça Pablo de Almeida, autor da ação civil pública.
Ele complementou que, apesar do projeto de implantação do sistema de esgotamento sanitário ser datado inicialmente de 2004, atualmente mais de 88% dos habitantes não são atendidos pelo esgotamento sanitário na zona urbana de Jacobina, “sendo que as poucas residências atendidas o são por sistemas individuais de conjuntos habitacionais ou condomínios. As obras que deveriam ter sido finalizadas em 2007 foram novamente paralisadas este ano, sem qualquer previsão de retorno”, ressaltou.
Na ação, o MP requer, em tutela antecipada, que a Embasa, no prazo de 60 dias, realize novo processo licitatório para a contratação de empresa para a conclusão das obras de esgotamento sanitário de Jacobina, e inicie a operação do sistema de esgotamento sanitário em no máximo 365 dias; e, também no prazo de 365 dias, retome a plena operação da coleta e tratamento dos sistemas inoperantes na zona rural, nas localidades de Jenipapo, Olhos d’água e Itapeipú.
Além disso, o MP requer que a Justiça determine que a Embasa apresente novo Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), no prazo de 90 dias, e que observe todas as diretrizes, bem como as normas técnicas, determinando-se também que seja estabelecido cronograma rigoroso do cumprimento do Prad, com as datas de início e fim de cada etapa, bem como com as poligonais das áreas que deverão ser recuperadas naqueles prazos. O Prad deve incluir também o plantio de pelo menos 40 espécies vegetais distintas e mais de 13 mil mudas, com desassoreamento do rio e da lagoa Antonio Teixeira Sobrinho. Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, a Embasa deve estabelecer o cronograma financeiro, indicação de origem e quantidades de mudas, bem como instituição de monitoramento da revegetação.
Fonte: MP-BA
Na noite de terça-feira (23), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) receberam um alerta de incêndio florestal na Serra da Mandassaia, localizada no município de Lençóis, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Atuam no combate bombeiros florestais das bases de Itaberaba e Lençóis, brigadistas do ICMBio e a Brigada Voluntária de Lençóis (BVL) e de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL).
Para realizar o apoio aéreo, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), através do Programa Bahia Sem Fogo, encaminhou duas aeronaves Air Tractor, com capacidade de armazenamento de dois mil litros de água.
O uso das aeronaves reduz o tempo de combate na operação já que o lançamento da água é administrado por um computador que ajusta a descarga nos focos de incêndio, controlando assim as chamas em determinados locais. Além disso, os aviões facilitam o combate em pontos de difícil e arriscado acesso para os bombeiros militares e brigadistas. Ainda não há informações sobre a extensão do fogo e área atingida.
Bahia Sem Fogo - Criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.
Canais de denúncia
A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.
Fonte: Ascom - SEMA
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Na tarde dessa terça-feira (23), por volta das 14h, uma equipe Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido ao proceder com abordagem a um veículo em atitude suspeita, constatou restrição de roubo/furto no estado de SP, tendo a PLACA original BAD-5751, licença de São Paulo. A apreensão ocorreu na cidade de Bonito, na Chapada Diamantina. As informações são da CIPE-Semiárido.
Uma hora depois, às 15h, outra guarnição da CIPE ao averiguar denúncia de pessoas armados no povoado Baixa Grande, zona rural do município de Gentio do Ouro, na região de Irecê, flagrou um homem portando uma espingarda, além de uma motocicleta que foi abandonada no momento que outros suspeitos empreenderam fuga ao perceber aproximação da equipe.
Material apreendido:
Os veículos foram apresentados nas delegacias de Polícia Civil de Bonito e Gentio do Ouro.
Fonte: Da Redação
Por meio de uma indicação, a deputada Fabíola Mansur solicitou ao governador Rui Costa que, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que o município de Irecê seja incluído no plano de expansão de unidades do Corpo de Bombeiros Militar.Tendo em vista que o município figura como um núcleo do Território de Identidade, a medida será de fundamental importância para beneficiar as localidades vizinhas, América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba,Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão,Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel e Xique-Xique.
Para Fabíola, a iniciativa é uma grande ação preventiva para as cidades que fazem parte da região.“Defendemos essa indicação que visa salvaguardar a segurança pública da população do Território de Irecê, visando o bem-estar de toda comunidade. Sabemos da importância que essa região tem para a Bahia, uma vez que a mesma encontra-se em uma posição estratégica no Estado”, afirmou Mansur.
Fonte: Ascom/Deputada Fabíola Mansur
Declaração também foi de agradecimento pela decisão do STF de manter decretos estaduais
O governador Rui Costa comentou na tarde desta terça-feira(23) a decisão do ministro do STF - Supremo Trbunal Federal, Marco Aurélio, que rejeitou a ação em que o presidente da República pediu na Justiça que derrubasse decretos estaduais que restringiram a locomoção da população como forma de conter o avanço da Covid-19.
Rui fez uma defesa de esforços em favor da vida e da busca por mais vacinas, cobrando uma ação efetiva de coordenação por parte da União para ampliar a estrutura de saúde no combate à pandemia do novo coronavírus no país.
Fonte: Secom-BA
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) renovou o reconhecimento da ocorrência de calamidade pública por causa da pandemia da Covid-19 nos municípios baianos de Castro Alves, Central, Itabuna, Jaborandi, Remanso, São Miguel das Matas e Ubaíra. O projeto de decreto legislativo foi aprovado pelo plenário virtual da Casa em sessão extraordinária realizada no dia 18 e publicado no Diário Oficial do Legislativo no último dia 20.
O decreto aprovado pelo Parlamento entrou em vigor na data da sua publicação e tem validade até 30 de junho deste ano de 2021. O reconhecimento de calamidade pública pelo Legislativo está previsto no Art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O dispositivo abranda os limites da lei, ao suspender contagem de prazos, dispensar atingimento de metas fiscais, assim como limites e condições na contratação de operação de crédito e recebimento de transferências voluntárias de recursos de outros entes federativos.
A discussão dos projetos de decreto legislativo na sessão em que foram aprovados ocorreu graças ao entendimento dos líderes da maioria e da minoria, respectivamente deputados Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (DEM), que entraram em acordo para inclusão dos textos na pauta de votação.
Fonte: Ascom - ALBA
Mesmo após tomar as duas doses do imunizante chinês CoronaVac, o coordenador da UTI do Hospital Regional Vicentina Goulart, no município de Jacobina, na Chapada Norte, Laudenor Lemos Junior, de 37 anos, testou positivo para a covid-19 na última terça-feira (16). A informação foi divulgada por sites da região durante o último final de semana.
O cardiologista cumpre isolamento residencial e, de acordo com informações do portal Augusto Urgente, ele está sintomático, com cerca dos 25% de pulmões acometidos. Para a detecção do vírus, o médico realizou o teste swab antígeno, há 30 dias da última dose, tomada em 16 de janeiro.
“Lidamos com uma doença incerta, mutante e ignorada. Qualquer um de nós pode ter. Para todos os que pensam estar livres desse risco, vocês estão errados. Vacina é o melhor caminho, mas precisa ser em toda a população. Uma vacina em um único indivíduo, por supostamente melhor que pareça, não protegem ninguém. Só assim, conseguiremos diminuir a quantidade de casos circulantes e as tantas e tantas mutações que tem acontecido”, teria afirmado Lemos, conforme o site.
“Meu quadro é quadro leve, estou bem monitorado e assistido, poupada a minha família que cuida perfeitamente de mim. Em alguns dias estarei de volta, presencialmente, para continuar na missão. Temos muito mesmo o que fazer” completa o cardiologista.
Fonte: Jornal da Chapada
Neste sábado (26), o prefeito de Presidente Dutra e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê...
O município de Irecê deu início a um grande mutirão de exames, realizado na sede da Policlínica Regional, como parte de uma par...
Foto: Reprodução Na madrugada desta segunda-feira (21), um motorista fic...
Sede do INSS - Foto: Reprodução O presidente do INSS (Instituto Nacional...
Foto: Reprodução Na noite da última terça-feira (22), por volta das 18h1...