Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreenderam às 18h de sexta-feira (30), seis porções de cocaína, em uma chácara, localizada no K-01 da rodovia BA-160, em Xique-Xique. As informações são da CIPE-Simiárido.
De acordo com a corporação, a PM foi informada que no local estava ocorrendo uma festa de paredão e que estava acontecendo a comercialização de drogas. Ainda conforme a polícia, ao chegar ao local, foi visto pela guarnição um usuário dispersando algo por cima do muro, que foi encontrado ao longo da abordagem um papelote contendo uma substância branca análoga à cocaína, sendo ainda achado disperso no chão mais cinco papelotes da mesma substância.
O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.
Fonte: Da redação
Uma equipe da Rondesp Chapada apreendeu uma motocicleta da marca Honda, modelo CB Twister, cor vermelha, com a numeração do chassi removida, na manhã de quarta-feira (28), no distrito de Aguada nova, município de Lapão.
De acordo com a corporação, a placa da moto pertencia a outro veículo. O condutor e moto foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Lapão.
Fonte: Da redação
Filhos procuram pela mãe – Foto: Reprodução
Sem notícias há cerca de 25 anos, Hobinei Santos Brandão e seus três irmãos, Elcio, Everaldo e Leonardo têm esperança de encontrar a mãe Marineide Sousa Santos.
Ao Central Notícia, Hobinei informou que é natural de Ipirá, mas que tem familiares em Irecê. “ Temos parentes nas duas cidades e minha mãe morou em Irecê”, disse.
Os irmãos foram para São Paulo levados pelo pai Everealdo de Souza Brandão depois da separação com a mãe. Quem tiver informações que levem ao paradeiro da mãe de Hobinei e os seus irmãos, favor entrar em contato pelo telefone/ whatsApp (19) 9.9296-4158.
Filhos: Hobinei, Everaldo, Elcio e Leonardo
Pai: Everaldo de Souza Brandão
Mãe: Marineide Sousa Santos
Fonte: Da redação
Alegando ausência de identificação detalhada das áreas censitárias, no Plano Amostral de pesquisa de tendência de votos, realizada no município de Presidente Dutra pela C&R Pesquisas/Terra Viva, o Juiz da 95ª Zona Eleitoral, Alexandre Lopes, atendeu pedido do candidato a prefeito Pedro Rocha (PSB) e suspendeu a continuidade da divulgação, que foi feita no sábado, dia 17.
Durante os cinco dias de prazo que o TSE-Tribunal Superior Eleitoral concede aos interessados para contestar os pedidos de registros de pesquisas para divulgação, ninguém fez qualquer questionamento. Porém, após a divulgação do resultado, em que o candidato governista ‘Robertão’ Carlos Alves de Souza (MDB) aparece com 63% das intenções de voto, a coligação oposicionista, que aparece com apenas 30%, requereu a impugnação.
Juiz revisa decisão e confirma legalidade da pesquisa que aponta 63% para Robertão, 30% para Pedro Rocha e 7% de indecisos.
O Juiz, que é o titular da citada zona eleitoral, não concedeu à empresa pesquisadora, que fez a pesquisa a pedido do escritório de advocacia Terencio Cirino, o pétreo direito de defesa e contraditório, decidindo verticalmente ouvindo apenas a parte reclamante e, pelo visto, sem consultar o sítio eletrônico do TSE, onde constam todas as informações das ponderações sociais e eleitorais das áreas censitárias, conforme determina a Resolução 23600/2019, as quais a empresa pesquisadora anexou durante o pedido de registro.
Ao recorrer da decisão, através do advogado especialista, Dr. Alex Machado, a empresa prejudicada apresentou os esclarecimentos e informou ao Ministério Público e ao próprio juiz onde constavam as informações reclamadas por Pedro Rocha e seus coordenadores de campanha.
Ao avaliar os autos, a Promotora de Justiça Edna Márcia disse o seguinte: “no presente caso concreto, verifica-se que João Gonçalves, juntou aos autos de sua peça de defesa o Plano Amostral da Área Pesquisada, o qual traz em seu corpo as localidades onde a mencionada pesquisa foi efetuada. Assim, percebe-se que, apesar da referida pesquisa não trazer a delimitação dos bairros do município de Presidente Dutra/BA, ela traz a área em que foi realizada, conforme determina o inciso I do §7º do art. 2º da Resolução nº 23.600 do TSE. Diante do exposto, e pelas provas ora juntadas aos autos, opina o Ministério Público Eleitoral pela improcedência da representação.”
O Juiz Alexandre Lopes, diante das provas da regular pesquisa eleitoral, julgou, finalmente, como improcedente a representação eleitoral feita pelo candidato Pedro Rocha, tornando sem efeito a decisão anterior.
MANIFESTOS – O advogado Dr. Alex Machado informou à redação do Cultura&Realidade, que desde o início do debate judicial compreendeu que a decisão inicial seria revista. “Eu não tinha dúvida de que este seria o desfecho. Compreendo a elevada demanda dos atos judiciais neste período eleitoral, de modo que, assim como em qualquer atividade, impossível às vezes não ocorrer decisões passíveis de correção”.
João Gonçalves, dono do instituto, seguiu a mesma linha de discurso e foi além: “nunca duvidei da revisão da injusta decisão anterior. Disse a todos que nos atacaram, que tentaram de todas as formas, por pura sede de poder, descredibilizar nosso trabalho e emplacar nódoa na nossa história, de que a decisão seria revisada e foi. Passei 10 dias de profundo desconforto pelos severos ataques por parte de pessoas que nunca imaginei que fossem capazes de se comportarem do modo como fizeram. Mas, com a consciência tranquila, como em todos os atos da minha vida pessoal, política e profissional, aguardei o momento certo para comemorar e fazer com que os meus algozes vissem o quanto estavam equivocados. Esperava que isso ocorresse na noite do próximo dia 15 de novembro, mas Deus estabeleceu que fosse nesta nublada tarde de 27 de outubro, dia em que, no ano de 1924, foi fundada na União Soviética, a República Socialista Soviética Uzbeque”.
Com referência aos ataques feitos pelos seguidores de Pedro Rocha nas redes sociais, colocando em xeque a legalidade da pesquisa e a sua honrabilidade pessoal e profissional, João Gonçalves disse tão somente: “Que Deus os perdoe! Espero que em 24 horas todos eles tenham a dignidade de reconhecer o erro e pedir desculpas e retirem suas injustas postagens. Caso não o façam, entrarei com ações judiciais contra todos individualmente, para que o façam por força da justiça e reclamarei indenização por danos morais, cujos valores serão doados às famílias que tenham interesse em implantar sistemas agroflorestais em Presidente Dutra, para recuperar solos degradados. Tenho o dossiê completo de todos que cometeram os atos de injúria, calúnia e difamação, comentando negativamente a meu respeito com base nas falas de Reginaldo Machado, Rafael Alecrim e Pedro Rocha, cujas provas já se encontram à disposição de três advogados”, finalizou.
Fonte: Cultura & Realidade
Um homem identificado por João Pereira dos Santos, 38 anos, foi morto a tiros no início da noite desta segunda-feira (26) em Irecê.
Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu na rua Caldeirão Grande, no bairro Baixão do Sinésia.
A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico legal (IML) de Irecê.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Da redação
Homem morre após caminhão bater no fundo de carro – Foto: Divulgação
Um homem identificado pelo prenome de Antônio morreu na noite desta segunda-feira (26), após acidente na BA-160, na altura do quilômetro 13, cidade de Xique-Xique.
De acordo com informações do Blog Xiquesampa, o carro em que a vítima estava foi atingido no fundo por um caminhão. O veículo estava parado às margens da rodovia.
Além de Antônio, outras cinco pessoas, incluindo uma criança estavam no veículo. Eles foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Julieta Viana e, em seguida, foram transferidos para o Regional de Irecê. Não há informação sobre o estado de saúde das vítimas.
As causas do acidente serão investigadas. O corpo foi homem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica – DPT.
Fonte: Da redação
Na noite de sexta-feira (23), por volta das 20h10min, quando uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido encontrava-se em rondas ostensivas na BA-052, povoado Lagoa Nova, zona rural do município de Irecê, abordou uma motocicleta com dois suspeitos, que ao realizar a revista no capacete de um deles, foi encontrado escondida na espuma de proteção do referido capacete, dois invólucros plásticos contendo uma substância análoga a cocaína, totalizando 10,3 gramas.
A dupla foi apresentado à Delegacia de Irecê para as devidas providências e a motocicleta apreendida no depósito da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran.
Objetos apreendidos:
Fonte: Com informações da CIPE-Semiárido
O candidato a vereador Edilvan Messias dos Santos (PSD), conhecido como “Vanzinho de Altos Verdes”, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (21) com R$ 15,3 mil escondidos na cueca. O caso aconteceu em Carira, no sertão do Sergipe. A Polícia Militar suspeita de compra de votos.
De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, a PM foi acionada após o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) informar que dois carros estavam circulando pelo Povoado Altos Verdes, zona rural do município de Carira. Os agentes então foram ao local e encontraram material de campanha no interior de um dos veículos.
Ao revistar o vereador, os policiais encontraram o dinheiro escondido em sua cueca. “Ao ser questionado sobre a procedência do dinheiro, o infrator apenas respondeu que havia recebido um pagamento na cidade de Itabaiana e pretendia usar o valor para comprar um veículo”, informou a PM.
O material foi apreendido e o candidato conduzido até a delegacia de Carira, mas foi liberado em seguida. A Polícia Civil investiga o caso. Em nota, o Diretório Municipal do PSD em Carira disse ter reagido com “indignação” ao ocorrido e que “tomará as medidas necessárias à apuração do ocorrido e, se for o caso, procederá imediatamente com a expulsão e cancelamento da filiação do candidato infrator”.
Fonte: Revista Fórum
Conhecer as emoções e sentimentos dos estudantes foi o que levou a coordenadora pedagógica, Janaina Barros, do Colégio Estadual de Seabra, na Chapada Diamantina, a desenvolver o método de analisar e interpretar os escritos e registros no mobiliário da unidade escolar. Com essa prática, a educadora, com mais de 22 anos de profissão, conseguiu nortear o seu trabalho, buscando atrair os estudantes para um aprendizado dinâmico e criativo que os envolvia de corpo e alma no conhecimento. Mas passar por essa trajetória teve seus percalços.
O destino quis que uma futura médica tivesse sua vida transformada por um triste acontecimento. Após a morte de seu avô, Janaina se viu sem opções em São Paulo, ao passar no vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Sua mãe retornou para Seabra e, sem um apoio na grande metrópole, resolveu também voltar para o interior da Bahia. Seguindo um sonho antigo do ente querido que há pouco a havia deixado, decidiu prestar um concurso para professora do seu município, que ainda dava a possibilidade, aos primeiros lugares, de cursar Pedagogia na Universidade Estadual da Bahia (Uneb).
“Vovô foi o responsável pela criação de uma escola e igreja na comunidade em que vivia. E foi nessa unidade escolar que ele enterrou o meu umbigo no passeio, dizendo que eu seria professora. Então, nem sabia ele que a sua profecia ia se cumprir. Por isso, acredito muito que toda minha trajetória na escola pública foi definida antes do meu nascimento, pelo que meu avô acreditava: que a educação poderia proporcionar uma transformação na vida das pessoas”, conta.
A escrita nos mobiliários serviram de metodologia durante a trajetória da professora pela alfabetização e Ensino Fundamental I e II. Na Escola Municipal Ivani Oliveira, de Seabra, teve o reconhecimento por meio do projeto Tecnologias Indutoras de Aprendizagem (Teia). O trabalho lhe proporcionou o prêmio ‘Espírito Público’, concedido pelo Instituto República, em 2018.
A iniciativa deu tão certo que o projeto da educadora virou documentário denominado de ‘Prova escrita’ e vencedor do 10º Doc Futura, do Canal Futura - Foto: Divulgação/SEC
“Quando comecei a estudar sobre alfabetização, foi ficando muito claro como aproximar das escritas dos estudantes nos traz informações que são fundamentais, e não podem ser ignoradas, para pensarmos o que podemos ofertar para ele de ajuda e para que sigam aprendendo. Os projetos que realizava na escola, como formação de pais e funcionários das escolas; produção de currículos; e projetos de leitura, tinham como sustentação essas escritas feitas pelos estudantes no mobiliário e nas portas dos banheiros”.
A iniciativa deu tão certo que o projeto da educadora virou documentário denominado de ‘Prova escrita’ e vencedor do 10º Doc Futura, do Canal Futura. Como consequência, Janaína acabou sendo homenageada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com uma Moção de Aplausos. A iniciativa, aprovada por unanimidade, foi solicitada pelo conselheiro corregedor Inaldo Araújo.
“Esse filme mostra as diversas possibilidades como podemos educar nossos olhos e ouvidos ao outro. Não é apenas rotular o estudante de problemático, mas entender o que está por trás deste comportamento. Com o filme, comecei a enxergar o meu trabalho de forma diferente. É uma tecnologia educacional humanizada, que tem como base princípios. É entender as escritas como um documento, a trajetória de cada um e também do coletivo. Com isso, o trabalho abre possibilidades de uma percepção maior de coisas que estavam invisibilizadas”, afirmou. Com as dificuldades da pandemia, o trabalho não parou. Foi criado o projeto ‘Cese em ação’, no qual 60 monitores voluntários fazem o papel de interlocução entre profissionais da educação e a comunidade escolar.
“A gente fala que esses monitores, além de estreitar essa relação, têm a capacidade de traduzir as inquietações dos colegas para que a gente possa replanejar o processo de aprendizagem”, explicou Janaína, que falou sobre a sua maior conquista na educação: “Com certeza, foram os amigos. Se tenho condições de aprender, viajar, de acessar novos saberes é porque tive a oportunidade de encontrar pessoas incríveis. Por isso, o meu maior ganho são as pessoas que me levam a lugares desconhecidos na relação com o conhecimento e isso me torna, cada vez mais, sedenta por aprender”.
Fonte: As informações são de assessoria
Uma criança de 11 anos foi flagrada dirigindo uma motocicleta nesta sexta-feira (23) na cidade de Lapão, na região de Irecê. As informações são da Polícia Militar.
Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, relataram que restavam em rondas na BA-432, quando abordaram uma motocicleta, na qual estava três pessoas sendo conduzidas por uma criança de 11 anos de idade.
A PM informou ainda que o pai da criança era uma das pessoas que estava de passageiro na motocicleta, sendo que havia cedido a motocicleta para o filho conduzir, o de maior não portava CNH, nem os documentos de porte obrigatório do veículo.
A motocicleta foi apreendida e conduzida até o depósito de veículos apreendidos da cidade de Irecê.
Veículo apreendido:
- 01 (uma) motocicleta, marca Honda, modelo CG 125 Fan ES, cor preta, ano 2009, placa NTD-8944, licenciada em Barreiras-BA.
Fonte: Da Redação
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...