Segunda-feira, 15 de Março de 2021
Educação

A oportunidade é INÉDITA! Chegou a UNOPAR WEEK, uma semana de OFERTAS: qualquer CURSO 100% ONLINE POR 149 reais/mensal. 

Garanta agora sua matrícula com o MAIOR DESCONTO DO ANO na Unopar Irecê!

Você não pode perder! Não dá para deixar passar! SÃO MAIS DE 50 CURSOS superiores, com duração de 2 a 5 anos, para você escolher o seu.

Para tudo que está fazendo! FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO, garanta sua vaga e COMECE HOJE mesmo seu CURSO SUPERIOR na melhor EAD do Brasil. É pra vc virar o jogo!

WhatsApp: 74 99904-3106/99932-0795

Telefone: 74 3641.8000/4234

Fonte: Unopar Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 15 de Março de 2021
Educação

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Governo do Estado investirá mais de R$ 30 milhões na construção de novas escolas nos municípios de Presidente Dutra, Serrolândia, Ituaçu e Floresta Azul. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesse sábado (13), no Diário Oficial (DOE), o resultado da licitação. As novas unidades escolares seguem um novo padrão adotado pelo Estado, com uma ampla infraestrutura que contempla, além das salas de aulas, equipamentos como bibliotecas, laboratórios, quadra coberta, campo de futebol society e auditório.

“A construção destas unidades escolares faz parte do programa do Governo do Estado, que prevê a implantação de 60 novas escolas na Bahia, até 2022. É um compromisso do governador Rui Costa e que estamos cumprindo com a requalificação da rede física das nossas escolas, com o objetivo de dotar a rede estadual de ambientes mais atrativos e adequados à aprendizagem dos estudantes”, afirmou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Em 2020, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, o Estado entregou três novas escolas: o Colégio Estadual do Campo Anderson França, no município de Prado; o Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, em Campo Formoso; e o Colégio Estadual Professora Maria Tereza de Oliveira, em Novo Triunfo.

Além disso, também estão sendo implantados os Complexos Poliesportivos Educacionais, cujo objetivo é fortalecer as práticas esportiva, artística e cultural no currículo escolar. Os equipamentos serão dotados de infraestrutura para a realização das diferentes modalidades esportivas, como ginásio de esportes, piscinas, campos de futebol e pista de atletismo, dentre outros. Neste ano, foi entregue o Complexo Poliesportivo Educacional em São Gonçalo dos Campos, integrado ao Colégio Polivalente. Em 2020, foi entregue o Complexo Poliesportivo Educacional em Conceição do Coité.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 12 de Março de 2021
Educação

No Campus do IFBA em Irecê serão ofertadas 75 vagas - Foto: Reprodução

Por conta da pandemia da covid-19, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) fará a seleção para o Processo Seletivo Gratuito para os Cursos Técnicos com base nas notas do histórico escolar, num formato virtual e não presencial. A instituição publicou os editais do Processo Seletivo para os cursos técnicos – 2021 com a oferta de 2.997 vagas para Bahia.

As inscrições serão realizadas até o dia 16 de abril de 2021 no site. O processo será todo on-line e gratuito. “A inscrição será gratuita para garantir que nesse momento de crise os estudantes em qualquer lugar da Bahia possam se inscrever para os nossos cursos”, explica a reitora Luzia Mota.

As vagas são para os cursos técnicos profissionais, nas formas Integrada (Ensino Médio junto ao profissionalizante), Subsequente (profissionalizante para quem já terminou o Ensino Médio) e Concomitante (profissionalizante concomitantemente ao Ensino Médio de outra Instituição). São 1589 vagas para os cursos Integrados, 1358 vagas para os cursos Subsequentes e 50 vagas para os cursos Concomitantes. Os estudantes poderão escolher até duas opções de curso de uma mesma forma no campus de sua escolha.

No Campus de Irecê serão ofertadas 75 vagas no total, sendo 25 para o cada curso, Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica, Biocombustíveis e Informática.

Para a realização da inscrição, os estudantes que ainda não tiverem obtido o histórico escolar a tempo pela escola poderão, excepcionalmente, apresentar declaração de histórico escolar assinada pelo responsável pela escola conforme modelo disponível no edital ou “atestado escolar” onde constem as notas e o nome completo do candidato (em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável da escola) ou o conjunto dos boletins (em papel timbrado, carimbado e assinado pela escola). Mas na hora da matrícula o histórico escolar será obrigatório.

As notas analisadas serão: dos 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitantes; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes. As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas ao sistema do Processo Seletivo conforme o anexo da tabela de equivalência de conceitos e notas.

O IFBA reservará 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos (subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário-mínimo per capita) e étnico-raciais (candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas). Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.

“Estamos fazendo um grande esforço para garantir a realização desse processo para continuar dando oportunidade dos jovens entrarem na instituição. As mudanças são emergenciais, não são mudanças definitivas. O processo de 2021 é um processo emergencial e a opção pela análise do histórico escolar se dá pelo fato de sabermos que desse modo poderíamos fazer o processo remotamente e ao mesmo tempo poderíamos deixá-lo mais inclusivo, já que a análise de histórico é uma seleção processual, que leva em consideração a vida do estudante durante os últimos anos de estudo. Queremos cada vez mais tornar o acesso ao IFBA mais democrático e inclusivo e a sociedade pode ter certeza de que esses estudantes terão políticas de permanência e êxito dentro da instituição e eles poderão construir seus projetos profissionais dentro do IFBA”, explica a reitora Luzia Mota.

As vagas dos cursos Integrados são para os campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Para os cursos Subsequentes as vagas disponíveis são dos campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Ubaitaba e Vitória da Conquista. Para os cursos Concomitantes as vagas são para o Campus Lauro de Freitas.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 02 de Março de 2021
Educação

Realizar uma Pós-Graduação na Faculdade Irecê - FAI, lhe trará grandes benefícios, não apenas ao currículo, que terá grande destaque, mas também à sua performance como profissional. 

Mais conhecimento, ampliação de networking, aumento de possibilidades de carreira, desenvolvimento de competências específicas. Há inúmeros benefícios na realização de um curso de pós-graduação, mas a escolha do Curso e da Faculdade requer cautela: é preciso ter maturidade e autoconhecimento para identificar o que melhor direcionará você e sua carreira, na qualificação profissional e na aquisição de conhecimentos específicos para potencializar seu crescimento e direcionamento na vida profissional.

CONSOLIDE AGORA SUA CARREIRA! Essa é Sua Chance de complementar a sua formação acadêmica, atualizar-se, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho. Especialize-se com os melhores professores do mercado na FAI. Essa é sua oportunidade de aprender na prática com os melhores Especialistas, Mestres e Doutores do mercado, referências nas áreas do Direito, da Saúde, da Educação e do Marketing, além de ter acesso disponível à extensa biblioteca física e virtual,  para potencializar seus estudos.

Veja a lista de cursos de pós-graduação (lato sensu), por área de conhecimento, oferecidos pela FAI:

DIREITO (7 cursos)

Direito Civil e Processo Civil (Turma 2)

Direito do Agronegócio

Direito Municipal e Gestão Pública

Direito do Trabalho e Previdenciário

Direito Penal e Criminologia

Direito de Empresa e do Consumidor

Prática Processual Multidisciplinar

Vale destacar que a recente decisão do STF no julgamento da ADI 4219 declarou que o curso de pós-graduação em Direito vale como tempo de atividade jurídica para fins de concurso público que exige essa residência.

EDUCAÇÃO (1 curso)

Educação Inclusiva com Ênfase em Libras

SAÚDE (2 cursos)

Urgência, Emergência e UTI

Vigilância Sanitária e Gestão da Qualidade de Alimentos

MARKETING (1 curso)

Marketing Digital e Mídias Sociais

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO, clicando aqui no link.

Ou fale com o departamento comercial pelos telefones: (74) 9.9904-3106/ 99932-0795

O Edital está disponível na página.

Fonte: Ascom - FAI



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 13 de Fevereiro de 2021
Educação

Ao todo serão ofertadas 29 vagas – Foto: divulgação/IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus de Irecê, comunica que estão abertas as inscrições, no período de 12/02/2021 a 17/02/2021, para o Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas remanescentes dos cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Manutenção Industrial.

Ao todo serão ofertadas 29 vagas, sendo 13 para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e 16 para curso de Tecnologia em Manutenção Industrial.

O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas para ingresso no semestre letivo de 2020.1, com início em 2021.

O candidato deverá efetuar sua inscrição exclusivamente pela internet através do link disponível no edital.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
Educação

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 divulga nesta terça-feira (19) os nomes dos candidatos aprovados na primeira chamada. A informação estará disponível no site.

Os selecionados terão até a próxima quarta-feira (27) para comprovar as informações prestadas na inscrição. O resultado da segunda chamada ocorre em 1º de fevereiro.

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Um dos critérios de seleção é o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a nota desta edição só será divulgada no fim de março. Por isso, a seleção do Prouni deste primeiro semestre adotou as notas do Enem 2019.

Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro (primeira chamada) e 1º de fevereiro (segunda chamada).

Para participar, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:

  • ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • ter alguma deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Critérios de renda

O Prouni dá direito a bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades:

bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;

bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Lista de espera

Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro.

A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020
Educação

A aluna Clara Souza de Oliveira (4º ano Eletromecânica) conquistou Medalha de Ouro. Os alunos Lucas Nunes Miranda e Rodrigo Alberto Moreira de Souza (ambos 4º ano Informática) conquistaram Medalha de Bronze.

A OBA, maior olimpíada científica do Brasil, é voltada aos estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Seu objetivo é 'levar informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens'.

O professor de Física e representante da Olimpíada no Campus, George Loula, destaca que essa conquista 'irá motivar ainda mais os alunos a participar das edições dos próximos anos. E também a dar continuidade aos estudos nas áreas afins'.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020
Educação

​Mais um “Novo Curso” é autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira, 27 de julho, a Faculdade Irecê, por meio de Portaria nº 500 de 26 de novembro de 2020, sem visita in loco, o Curso Superior de Graduação em Educação Física, Bacharelado. A autorização aconteceu com dispensa de visita do MEC, por conta do desempenho e qualificação acadêmica, mais uma vez, já consolidados pela Faculdade Irecê. O Bacharelado em Educação Física será ofertado na modalidade presencial, sendo um dos cursos mais aguardados no território de Irecê.

O curso de Educação Física Bacharelado Presencial da FAI formará profissionais para atuar na melhoria da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida da população, na conquista e na promoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, equilibrando o pessoal e o profissional. Além de aprender tudo sobre esportes, atividades físicas e recreações. Durante o curso, o Educador Físico em formação estudará sobre o corpo humano para atuar na prevenção e no controle de doenças, na reeducação motora, no rendimento físico e esportivo e no acompanhamento de grupo de riscos.

A FAI agora passa, com todo rigor, compromisso, seriedade e qualidade acadêmica, a ofertar 13 Cursos Superiores: Educação Física Bacharelado, Fisioterapia, Nutrição, Administração, Direito, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Farmácia e Medicina Veterinária.  Tornando-se referência em Educação Superior no interior da Bahia pelos reconhecidos serviços educacionais ofertados, a FAI qualifica a oferta dos cursos com a melhor equipe de professores especialistas, mestres e doutores, em uma moderna estrutura de excelência, 16 laboratórios equipados, ampla biblioteca física com mais de 14 mil livros e uma digital com mais de 10 mil volumes, propiciando aprendizagem teórica, prática e o profissionalismo tão exigidos pelo mercado.

O Vestibular

As inscrições para o Vestibular 2021 da FAI podem ser realizadas através da página www.faifaculdade.com.br/vestibular. O candidato também pode optar em utilizar a Nota do Enem(2010-2019) para ingressar em um dos 13 cursos ofertados.

A PROVA será on-line e acontecerá dia 10 de janeiro.

Mais informações sobre os Cursos,  Bolsas(ProUni), Financiamentos(FIES e ProFai) e Descontos fale com os atendentes através dos telefones: (74)9.9904-3106 / 9.9932-0795 / 3641.8000/4234

Fonte: Ascom - FAI



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020
Educação

A Secretaria da Educação do Estado realiza, até a próxima segunda-feira (7), a matrícula para os selecionados no Programa Universidade para Todos (UPT). O UPT é desenvolvido em parceria com as universidade (UNEB, UESC, UESB, UEFS e UFRB), com o objetivo de contribuir para o ingresso dos estudantes no Ensino Superior. A matrícula é feita exclusivamente on-line, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira. O passo a passo para o processo em cada universidade está disponível no Portal da Educação. Neste ano, foram ofertadas 12.105 vagas, totalizando 17.232 inscritos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

No ato da matrícula on-line o candidato contemplado preencherá uma ficha contendo informações pessoais e escolares, um termo de compromisso atestando a veracidade das informações e cadastrará uma senha pessoal e intransferível. No retorno às atividades na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola), o estudante irá fazer a comprovação com a apresentação dos documentos, constantes no Edital SEC/CEPEE 011/2020.

As atividades do UPT intensivo estão estruturadas para serem desenvolvidas, com 6h diárias de estudo, com atividades regulares e complementares, utilizando de recursos digitais e/ou tecnologias de informação e comunicação como plataformas digitais, vídeoaulas, aulas on-line ao vivo, lives semanais, com conteúdos preparatórios, concurso de redação, simulados, aulões virtuais interdisciplinares, repositório de aulas e trilhas de aprendizagem.

Os estudantes serão acompanhados e monitorados diariamente, para assegurar o engajamento na realização das atividades propostas para o fortalecimento da aprendizagem. Havendo a possibilidade de retomada presencial, as atividades nos municípios e nos polos de funcionamento, conforme anexo II do edital, passarão a ser ofertadas na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola).

Início das aulas

Assim como ocorre no formato presencial, na primeira semana acontecem as aulas inaugurais, que esse ano será de 08 a 11 de dezembro, oportunidade para o acolhimento dos cursistas e apresentação da metodologia das atividades do Programa. Além disso, serão promovidas palestras e rodas de conversas com apresentação das políticas de assistência e permanência estudantil, depoimentos e vivências de cursistas egressos e professores sobre a experiência do Ensino Superior, dentre outros temas.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 19 de Novembro de 2020
Educação

Mais de 5.000 profissionais já foram aferidos em todo o Brasil - Foto: Divulgação/IETTAAM

Atenção Central e região, vocês sabiam que podem adquirir o diploma técnico reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC em apenas 3 meses? Isso mesmo, em apenas 3 meses. Isso é possível graças ao Programa de Certificação por Competência Profissional. Esse programa tem como objetivo validar os conhecimentos práticos de trabalhadores que já atuam em uma determinada área, mas que ainda não possuem o reconhecimento técnico feita por uma Instituição de Ensino vinculada ao MEC.

A Certificação por Competência Profissional não se trata de um curso, mas sim de uma aferição técnica, amparada na Lei 9394/96, na qual o candidato passará por duas avaliações: a documental e a teórica.

Por exemplo, você que já trabalha há anos como eletricista, já possui um vasto conhecimento prático, você pode se submeter ao Programa de Certificação por Competência Profissional, no qual irá entregar a documentação que comprove que já trabalhou como eletricista, após a comprovação documental, você será avaliado teoricamente por meio de uma prova, caso alcance a nota necessária, você será Certificado com o Diploma de Técnico Eletricista reconhecido pelo MEC e válido em todo o território nacional e o melhor de tudo que você só paga se passar na prova.

As vantagens de se ter um curso técnico é que você poderá participar de concursos públicos da sua área especifica, poderá se inscrever no seu conselho de classe, consequentemente, poderá assinar laudos, elaborar projetos e etc, logo terá uma melhor remuneração e reconhecimento profissional.

A Unidade Central – Regional Bahia em parceria com o Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia- IETAAM, está oferecendo a Certificação por Competência Profissional nas seguintes áreas técnicas:

  • Administração
  • Agente Comunitário
  • Agricultura
  • Agrimensura
  • Aquicultura
  • Automação
  • Construção Naval
  • Contabilidade
  • Edificações
  • Eletrônica
  • Eletrotécnica
  • Energia Renováveis
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Informática
  • Logística
  • Manutenção Automotiva
  • Mecânica
  • Prótese Dentária
  • Mecatrônica
  • Meio Ambiente
  • Metalurgia
  • Mineração
  • Nutrição
  • Petróleo e Gás
  • Radiologia
  • Refrigeração e Climatização
  • Segurança do Trabalho
  • Telecomunicações

Mais de 5.000 profissionais já foram aferidos em todo o Brasil, faça como eles e seja um técnico e desenvolva sua carreira.

Para mais informações entre em contato através do fixo (74) 3655-1398 ou Whatsapp (74) 99982- 5407, ou visite nossa Unidade Central – Regional Bahia, localizada na Praça Cantídio Pires Maciel, 228 – Centro – Central Bahia.

Fonte: Ascom - IETAAM



Compartilhar no Whatsapp