Sexta-feira, 14 de Junho de 2019
Educação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inicia hoje (11) as inscrições do processo seletivo simplificado destinado à contratação de professores substitutos para os campi Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.

Ao todo, são ofertadas 109 vagas, distribuídas em diversas áreas do conhecimento, entre as quais, Atendimento educacional especializado, Artes, Enfermagem, Engenharia elétrica, Física, Matemática, Informática, Sociologia, Filosofia e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Para o campus Irecê são 02 (duas) vagas: Filosofia e Mecânica

As inscrições serão realizadas até o dia 4 de julho, através do preenchimento de formulário online e pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$70,00. Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa devem declarar e comprovar hipossuficiência de recursos financeiros, conforme edital.

Entre os requisitos para concorrer à seleção, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos; possuir a formação acadêmica exigida na área e não ser servidor ocupante de cargo efetivo integrante das carreiras de magistério. O processo seletivo será composto por duas etapas: prova de desempenho e avaliação de títulos.

Mais informações podem ser obtidas na página da seleção e pelo e-mail substituto2019.ifba@ifba.edu.br.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Junho de 2019
Educação

As Inscrições para o Programa Universidade Para Todos estarão abertas à partir de amanhã, 11 de junho. Para o próximo semestre estão disponibilizadas 33 bolsas (entre integrais e parciais) para os cursos de Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária e Psicologia da Faculdade Irecê - FAI.

Para se inscrever no Programa para o segundo semestre de 2019 é preciso ter participado do Enem de 2018 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

As inscrições estarão abertas até o dia 14 de junho e estão disponíveis à estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para mais informações, acesse: http://siteprouni.mec.gov.br/

Fonte: Ascom - FAI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Junho de 2019
Educação

Já está disponível o Termo de Adesão, firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e o Ministério da Educação (MEC), para a edição 2019.2 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Através do documento são definidos os cursos a serem ofertados no sistema pelas Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras.

Para essa edição do Sisu, o IFBA ofertará 1.030 vagas, distribuídas entre 28 cursos superiores e 12 cidades baianas. As graduações englobam diversas áreas de conhecimento: Ciências sociais aplicadas, Ciências humanas, Engenharias, Ciências exatas e da terra.

Para o Campus Irecê, temos 60 vagas, sendo 30 para Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 30 para Manutenção Industrial. Veja aqui!

As inscrições iniciam na próxima terça-feira (4) e seguem até o dia 7 de junho, gratuitamente, através do site do Sisu. Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio e realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018.  Para realizar a inscrição, o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha do Enem 2018.

Mais informações podem ser obtidas na página do IFBA e na sessão “Tire suas dúvidas” do Sisu.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 19 de Maio de 2019
Educação

Como forma de valorizar a carreira do magistério público estadual, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, publicou neste sábado (18), no Diário Oficial (D.O), a progressão nos graus da carreira de 22.763 educadores da rede estadual de ensino. Com o mesmo objetivo também foi publicada, no Diário Oficial, a mudança de padrão por conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de 754 educadores, sendo 731 professores e de 23 coordenadores pedagógicos.

Ao todo, de 2015 a 2019, já foram concedidos pelo Estado mais de 100 mil benefícios, como gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional, promoção nos graus e progressão funcional por avanço vertical na carreira do magistério público estadual dos Ensino Fundamental e Médio.

A progressão da carreira contempla os 22.763 professores e coordenadores pedagógicos que concluíram o curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, ofertado na modalidade à distância no ambiente virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a promoção no grau da carreira do magistério, os educadores tiveram um ganho real de 14% no vencimento básico, divididos entre os anos de 2018 e 2019, sendo que 6% da promoção foram antecipados pela inscrição do modulo II, em setembro de 2018. O investimento total do Estado com a medida gira em torno de R$ 348 milhões.

Sobre o curso – As aulas do curso on-line, também conhecido como CATE 3, foram realizadas fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitou aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem. O curso teve a carga horária integral de 120 horas e foi constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro teve três etapas divididas em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados; TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração; e Avaliação do Módulo. O segundo módulo também teve três etapas divididos em: TDIC para Organização e Criação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; e Avaliação do Módulo. 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 16 de Maio de 2019
Educação

O IFBA Irecê ofertará no mínimo 120 vagas através da nota do ENEM 2019. Para ter acesso às vagas os candidatos deverão participar dessa edição do exame e se inscrever no Sisu no próximo ano. As inscrições no ENEM poderão ser feitas através do site enem.inep.gov.br/participante até o próximo dia 17 deste.

Os cursos ofertados pelo IFBA Campus Irecê são Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Manutenção Industrial (MI). O Curso de ADS, recebeu nota 04, numa escala de 0 a 5, em avaliação feita pelo MEC . O mesmo também já teve seu reconhecimento homologado.

Além dessas, a instituição também disponibiliza milhares de vagas espalhadas pelos seus 23 campi, atendendo inúmeras cidades em todo o território baiano.

Não fique de fora, inscreva-se!

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 29 de Abril de 2019
Educação

Com o mote “Fora da escola não pode!”, a Prefeitura de Irecê, através das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e em parceria com o CMDCA e Conselho Tutelar, promoveu o “dia D” de combate à exclusão escolar. A ação aconteceu na última sexta-feira (26), no bairro Baixão de Sinésia.

”Cumprindo um dos desafios do Selo Unicef, cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e permanência do aluno na escola”, explicou Hilma Souza, articuladora do Selo Unicef, salientando a importância da Busca Ativa Escolar nesse processo.

Participaram da ação o prefeito de Irecê, Elmo Vaz; o secretário de Educação, Agnaldo Freitas; o secretário de Assistência Social, Rafael Sydharta; além da equipe do Nuca, agentes comunitários de Saúde, professores e gestores da Escola Sinésia Caldeira Bela.

Busca Ativa Escolar - Trata-se de um aplicativo gratuito, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A plataforma tem como objetivos identificar, registrar, controlar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
Educação

Os secretários estaduais e municipais da Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal que estão participando do lançamento da Agenda de Aprendizagem, em Salvador, debateram durante toda esta quinta-feira (25), primeiro dia do evento promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e União Nacional dos Dirigentes de Educação, sete temas estratégicos e considerados de prioridade máxima para melhorar o processo de aprendizagem em todo o país. Divididos em grupo de trabalho, os gestores discutiram: Financiamento, Base Nacional Comum Curricular em Regime de Colaboração, Ensino Médio, Gestão Escolar, Avaliação, Formação de Professores e Inovação e Tecnologia.

A perspectiva é promover o alinhamento interinstitucional das temáticas abordadas, com vista a ações integradas entre os entes federados, para que sejam alcançadas as metas de expansão qualitativa da Educação Básica pública, estabelecidas no Plano Nacional de Educação. No que se refere, por exemplo, ao financiamento, discutiu-se a incorporação definitiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) ao texto da Constituição Federal, conforme previsto nas PEC 15/15 e 24/17, com reelaboração de seu caráter redistributivo e com o aumento da complementação da União. Sobre o ponto do Ensino Médio, abordou-se o que está apontado na Agenda da Aprendizagem, a exemplo, da continuidade do Programa de Apoio à Implementação da BNCC - ProBNCC: recursos, fomento ao tempo integral, aprovação da BNCC da formação de professores e financiamento de consultores para apoiar a implementação nos Estados.

O Secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou que este é um momento de construção coletiva. "Além do debate

 dos temas estratégicos nacionais, nós tratamos durante todo o dia de hoje de temas específicos e, por isso, as oficinas vêm, naturalmente, garantir conhecimento e aperfeiçoamento do que nós pensamos neste que é um momento de formação", afirmou. O secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amâncio, também destacou os desdobramentos da oficina. "A definição dos sete temas surgiu nos grupos de trabalho do CONSED e, hoje, estamos fazendo a integração do MEC e da UNDIME nestas temáticas.  Nas oficinas, coletamos sugestões e propostas para o aperfeiçoamento destes temas que serão discutidos daqui para frente. E este trabalho balizará o trabalho em rede, em todo o país", destacou.

A cooperação entre os entes federados é um dos pontos das oficinas destacados pela secretária de Educação do Estado do Pará, Leila Freire. "Esta atividade parte do pressuposto do regime de colaboração, de não pensarmos em política educacional só no âmbito municipal ou estadual, mas em transformar ações que estão acontecendo em territórios distintos, em políticas públicas pensadas em algo amplo para o Brasil". O secretário de Educação do Estado de Rondônia, Suamy de Abreu, também fez uma avaliação sobre as discussões com os outros gestores. "Este é um momento fabuloso, pois estamos socializando as nossas experiências, conhecendo o que o outro está fazendo e criando uma unidade do Sistema Nacional Articulado de Educação, que não existe de direito, mas existe de fato, a partir desta integração dos estados com a UNDIME", afirmou.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Educação

Temas estratégicos para o fortalecimento da Educação Básica foram apresentados pela Secretaria da Educação do Estado ao Conselho Estadual de Educação (CEE), nesta terça-feira (23), durante sessão plenária na sede do CEE, em Salvador. O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre as ações que estão sendo implementadas para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino e, também, abordou questões prioritárias para a gestão educacional do Estado, a exemplo do regime de colaboração com os municípios.

Durante a atividade, Jerônimo Rodrigues falou sobre o papel do Conselho e sobre a importância deste diálogo com os conselheiros. “Desde a nossa chegada na Secretaria que a determinação do governador e o meu olhar sobre a importância do Conselho é fundamental para a gente planejar, acompanhar e executar as políticas. Afinal de contas, o Conselho é responsável pelo monitoramento das políticas expressas no Plano Estadual de Educação, do Currículo Bahia, e por fazer as ordenações necessárias para o funcionamento do ensino particular e dos cursos das universidades estaduais. Tudo isso passa obrigatoriamente pelo Conselho, que tem uma responsabilidade de compartilhar conosco a gestão da Educação no Estado da Bahia”, destacou.

Para a presidenta do CEE, Anatércia Contreiras, a integração do Conselho com a  Secretaria é fundamental. “O Conselho tem buscado fortalecer a relação com a Secretaria e seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), visto que a entrada de processos para a Educação Básica se dá pelos NTE, e isso é muito importante para contribuir tanto para a execução do trabalho dos núcleos quanto para o do Conselho”, salientou.

A conselheira Solange Maria Ribeiro, representante do Sistema S, também falou sobre este alinhamento. “Além das nossas contribuições na política da Educação, O CEE também fiscaliza, sendo realmente um parceiro do sistema de ensino tanto público quanto particular, efetivamente, estando mais próximos de todas as redes”.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
Educação

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) abrirá seleção de mestrado profissional interdisciplinar em Ciências Ambientais, no Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD), localizado em Lençóis (Praça Horácio de Matos, 854, Centro). O edital será divulgado em site oficial até 2 de maio com todos os detalhes, e as inscrições acontecerão até o dia 31 do mesmo mês.

Conforme dados do site institucional da Uefs, o objetivo do programa é qualificar os mestrandos/docentes para contribuir no desenvolvimento de múltiplas competências, aprimorar e construir práticas pedagógicas, construir políticas pedagógicas e instrumentos de gestão voltados à educação para o desenvolvimento sustentável, utilizando-se do contexto ambiental.

A ação pode ter a compreensão de qualquer forma de ensino, formal ou não, professores ou não, membros de ONG’s, servidores de órgãos ambientais, liderança e comunitárias ou formadores de qualquer área. O calendário parcial previsto e divulgado pela Uefs aponta para 13 e 14 de junho os dias da prova escrita, além dos dias 11 a 14 de julho para as entrevistas e projetos; e 16 de agosto para o início das aulas.

Para participar é preciso confirmar a intenção de matrícula clicando aqui.

Fonte: AScom - Uefs



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 15 de Abril de 2019
Educação

Estão abertas, partir desta segunda-feira (15) e seguem até o dia 30 de abril, as inscrições para o Mais Futuro, programa estadual de assistência estudantil. A iniciativa oferece auxílio financeiro para os estudantes das universidades Estaduais de Feira de Santana (UEFS), de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade do Estado da Bahia, (UNEB), que estejam em condições de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no CadÚnico, além de oportunidades de estágio no setor público. As inscrições devem ser feitas pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Lançado em 2017, o programa Mais Futuro já beneficiou 10.480 estudantes com auxilio permanência, que implicou, até o último mês de março, em um investimento superior a R$ 36 milhões. O valor da bolsa é de R$ 300 para quem estuda a até 100 quilômetros de onde mora, e de R$ 600 para os que vivem a uma distância maior, pois para estes há a necessidade de moradia temporária na cidade onde estudam. Ainda existe a opção de uma bolsa complementar, que terá valor variável, de acordo com atos normativos de cada instituição estadual de Ensino Superior. A lista dos estudantes homologados será publicada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e divulgada por cada uma das Universidades em seus portais eletrônicos.

Atualização cadastral - Os estudantes devem estar atentos para o registro atualizado no cadastro centralizado de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para fazer essa atualização é preciso ir até o setor responsável pelo CadÚnico ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora. Caso não saiba onde fica o local de cadastramento, o interessado pode buscar essa orientação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Em muitas localidades, o próprio CRAS realiza o cadastramento das famílias. Candidatos ao programa Mais  Futuro também não devem possuir vínculo empregatício e não ter concluído qualquer outro curso de nível superior. O incentivo garante a permanência desses estudantes nas salas de aula e a conclusão dos cursos de graduação.

A estudante Quetilen Souza é uma das beneficiadas do Mais Futuro e faz Fonoaudiologia na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Salvador. Ela destacou que sem o programa seria muito difícil a sua permanência na UNEB. “Acho que um dos grandes benefícios é podermos seguir sem uma dependência dos pais. Minha família não tem muitas condições e a bolsa ajuda a poupá-los de mais esse custo. Com o auxílio, divido um aluguel com outras colegas e ainda utilizo para adquirir materiais para as disciplinas. Sou muito grata porque vim de Botuporã, a 712 Km, perto da divisa com Minas Gerais, e tenho a condição de estudar em Salvador no curso que escolhi para minha profissão”, ressaltou.

Políticas para a juventude – Além do Mais Futuro, o Estado também tem outros dois programas voltados aos estudantes. O Partiu Estágio garante estágio remunerado aos universitários e o Primeiro Emprego possibilita aos estudantes egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino a primeira experiência no mundo do trabalho.  

Fonte: Ascom - Secretaria de Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp