Quarta-feira, 20 de Março de 2019
Educação

A Secretaria da Educação do Estado está implantando ações voltadas ao fortalecimento das práticas esportivas no ambiente escolar como parte do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Entre as estratégias para isto, está a formação de parceria e o assunto foi discutido, na terça-feira (19), entre o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (SETRE), Davidson de Magalhães e o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Vicente Neto.

Ao destacar a importância do esporte para a aprendizagem dos estudantes, o secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre agendas em comum que estão sendo planejadas com a SETRE e a SUDESB. “Dialogamos como inserir o esporte no processo da aprendizagem e, nesta direção, nós estaremos nos preparando para dois jogos: os Jogos Universitários Brasileiros, que possuem uma coordenação nacional e acontecerão em todo o Brasil, incluindo a Bahia, e nós participaremos por conta das universidades e parcerias. Além disso, já demos início à nossa agenda dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), que também tem uma forte parceria com a SUDESB”, destacou.

Jerônimo também acrescentou que “a SUDESB e a SETRE nos apresentaram um calendário e uma estratégia de como construirmos de forma conjunta, pois em um dado momento a realização dos jogos estudantis tem uma forte participação e envolvimento da SUDESB e que possui uma qualificação com relação à infraestrutura da prática de esporte como quadras, campos, ginásios de esporte, piscinas e outros jogos que eles têm uma experiência e nós queremos dialogar para compartilhar isso”.

Para o secretário da SETRE, Davidson Magalhães, a parceria é fundamental. “Queremos dar uma nova roupagem para os jogos estudantis, com novas estratégias de divulgação, atrativos para os estudantes e uma participação mais ativa dos municípios”. Já Vicente Neto salientou que “a participação da Bahia nos Jogos Universitários Brasileiros será muito importante para o nosso Estado, pois é um evento de destaque nacional”, comentou.

JERP – No âmbito da rede estadual de ensino, a Secretaria também está instrumentalizando a rede para potencializar os Jogos Estudantis da Rede Pública, por meio, por exemplo, da construção de quadras cobertas. Além disso, estão sendo planejados a formação de professores de Educação Física e o reforço na interdisciplinaridade. Neste sentido, a SEC também está ampliando o diálogo com os municípios e as unidades escolares.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 08 de Março de 2019
Educação

Hoje (8) é o último dia para participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Aqueles que se inscreveram no programa, mas ainda não garantiram uma bolsa de estudo nas instituições particulares de ensino, podem  manifestar interesse, na página do programa.

A lista de espera vale apenas para os cursos indicados na hora da inscrição. Cada participante pôde escolher até duas opções.

Podem participar da lista de espera, apenas para a primeira indicação de curso, aqueles estudantes que não foram selecionados nem na primeira, nem na segunda chamada regular do programa. Aqueles que foram selecionados na segunda opção, mas cuja turma não foi formada, podem também se inscrever apenas para a primeira opção.

Para a segunda indicação de curso podem participar da lista de espera apenas aqueles cuja turma da primeira opção não foi formada, independentemente de terem sido selecionados nas chamadas regulares.

Próximos passos

No dia 11 de março, a relação dos candidatos participantes da lista de espera será disponibilizada para consulta pelas instituições de ensino superior.

Todos os candidatos da lista terão de comparecer às instituições nas quais estão pleiteando uma vaga, para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição. O prazo para que isso seja feito é de 12 a 13 de março.

ProUni

Ao todo, 946.979 candidatos se inscreveram na primeira edição do ProUni deste ano, de acordo com o Ministério da Educação. Como cada candidato podia escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 1.820.446.

Nesta edição são ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 são integrais e 127.075, parciais, de 50% do valor das mensalidades.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, o programa oferece isenção de tributos às instituições que aderem ao programa.

Os estudantes selecionados podem pleitear ainda Bolsa Permanência, para ajudar nos custos dos estudos, e usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para garantir parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2019
Educação

Colégio Modelo em Irecê (Foto: Reprodução/Google)

Os 400 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso público do Estado da Bahia e nomeados na sexta-feira (1°) já estão tomando posse e se dirigindo às escolas onde irão atuar, para participar da Semana Pedagógica, realizada até sexta-feira (8), em todas as unidades escolares da rede estadual. Ao todo, o Governo do Estado nomeou 600 coordenadores pedagógicos, sendo 200 na primeira nomeação, em 16 de janeiro deste ano, juntamente com 2.089 professores.

Os novos profissionais da carreira do magistério público estadual estão entusiasmado para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o eixo pedagógico das escolas. A coordenadora pedagógica Auxiliadora Guimarães, que foi nomeada na manhã desta segunda (4), na Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), comentou sobre as perspectivas de trabalho.

“Espero poder contribuir para a Educação pública na Bahia realizando um trabalho de fortalecimento da Educação Básica, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Penso na efetivação de projetos fora da sala de aula que tragam um diferencial e um estímulo a mais para que os estudantes se sintam cada vez mais motivados ao aprendizado”, afirmou Auxiliadora. 

Também nomeada nesta segunda para o cargo, a coordenadora pedagógica Geovana Rocha não escondeu a ansiedade com o novo desafio profissional. “Estou ansiosa para começar a atuar na coordenação pedagógica da escola para onde serei encaminhada. O nosso trabalho tem grandes desafios e espero contribuir com as estratégias pedagógicas para melhorar cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem, envolvendo direção, professores, estudantes e famílias. Venho da rede particular e passar no concurso do Estado foi importante na questão da estabilidade”, comentou.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019
Educação

A Faculdade Irecê (FAI) iniciará neste sábado, 26, o primeiro módulo da Pós-graduação em Urgência, Emergência e UTI. Focado em profissionais que atuam ou pretendem atuar na área, o curso tem como principal objetivo proporcionar uma formação completa, que capacite os profissionais para o desenvolvimento de ações de assistência à pacientes críticos.

Durante o curso, os alunos poderão aprofundar seus conhecimentos nas diversas fases do tratamento desse tipo de paciente, que vai do atendimento pré-hospitalar até ao trato realizado com modernas tecnologias das Unidades de Tratamento Intensivo, sempre visando uma abordagem humanizada, crítica e especializada.

Dessa forma, esse curso de Pós-Graduação, pioneiro no Território de Irecê, vem para atender à crescente demanda do mercado, que cada vez mais necessita de profissionais especializados para uma atuação de excelência em clínicas e hospitais.

Então, se você pretende atuar nesta área, não perca essa oportunidade. Inscreva-se (clique aqui) e participe das primeiras aulas que ocorrerão já neste sábado, 26, a partir das oito horas. Ao todo serão 19 módulos, totalizando mais de 360 horas de formação.

Mais informações:

(74) 3641-8000 | 99904-3106 (WhatsApp)

Fonte: Ascom/FAI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019
Educação

Começam hoje (22) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vão até sexta-feira (25) na internet. Ao todo, serão ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país.

Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019
Educação

O seletivo para 10 mil vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas, na capital e em mais 82 municípios da Bahia. As inscrições deverão ser feitas até o dia 21 de janeiro, exclusivamente, pelo Portal da Educação.

 As vagas para 42 cursos técnicos de nível médio são direcionadas para quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal, ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista. São 235 vagas disponíveis para Irecê. 

 Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios,  Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha,  Alimentos,  Saúde  Bucal,  Edificações, Informática,  Eletromecânica, Paisagismo, Dança,  Recursos Humanos e  técnico Guia de Turismo.

 Como se inscrever - No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, o curso e po turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.

 A divulgação do resultado está prevista para o dia 23 de janeiro. A matrícula dos selecionados será nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro na unidade escolar para a qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 11 de fevereiro. Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, Histórico Escolar, comprovante de residência atualizado e a comprovação das notas de Português e Matemática no ENEM conforme declarado no ato da inscrição.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019
Educação

O Campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA),  ofertará mais 60 vagas para os Cursos Superioes, assim distribuídas: 30 para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS e 30 para Manutenção Industrial - MI.

O Campus dispõe de um grade número de servidores, entre professores e técnicos administrativos em educação em diversas áreas. Biblioteca, Ginásio de Esportes e Laboratórios de Física, Química, Bilogia, Eletromecânica e Matemática equipados, fazem parte da sua gigantesca infraestrutura.

O ingresso será através do SISU 2019.1. As inscrições para participação desse sistema de seleção serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br, no período de 22 a 25 janeiro de 2019, até as 23 horas e 59 minutos, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2019, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 2.5 do  Edital do Enem 2018. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

Conheçam nossos cursos: portal.ifba.edu.br/irece

Fonte: Central Notícia/ IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 08 de Janeiro de 2019
Educação

O Projeto Voluntário Piquenique Literário Infantil - Leitura Na Praça, idealizado pelas professoras Keila Alves, Lella Queiroz, Marcela Miranda e Gêsea Porto Nasceu, em novembro de 2017, com o objetivo de mobilizar a população de Presidente Dutra, na região de Irecê, como também de cidades vizinhas para a campanha: Neste Natal faça uma criança feliz, doe um livro infantil.

O projeto conta com a colaboração do comércio da cidade, e algumas secretarias da Prefeitura Municipal para a realização do evento que acontece na Praça Lia Barreto, sempre com data antecedente ao Natal. Em 2018, o projeto realizou sua 2ª edição com uma significativa arrecadação de livros infantis e infanto-juvenis.

As idealizadoras acreditam que um livro é o melhor presente que todas as crianças podem ganhar numa data tão esperada como é o Natal e ainda se fortalecem na prática do trabalho voluntário, incentivando a população para o ato de se doar ao outro.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2019
Educação

A Secretaria da Educação do Estado ofertará 2.872 vagas para a formação de professores da rede estadual em instituições de Ensino Superior, em 2019. A iniciativa faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que desenvolve cursos de nível superior e de pós-graduação por meio da modalidade de Educação a Distância (EAD). Ao todo serão cursos distribuídos em 20 polos, ofertados por 10 instituições de Ensino Superior. As inscrições estão previstas para iniciarem em fevereiro nos sites das instituições com cursos de especialização, bacharelado, licenciatura, tecnólogo, em áreas de Cultura, Ciência, Tecnologia, Ciências Naturais e Linguagens.

O subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, explicou que houve um alinhamento com as instituições ofertantes para que os cursos estivessem vinculados às demandas do novo perfil de oferta da rede estadual de ensino. “Nós privilegiamos especializações e graduações na área da Cultura em sintonia com ações da Secretaria da Educação, como o projeto Escolas Culturais. Trazemos a novidade de cursos específicos das Ciências Naturais, aprofundando diversos tópicos neste campo como prevê o Plano Estadual e Nacional de Educação, com ofertas de Química e Biologia, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIFASV)”, destacou. Outros destaques para 2019 serão cursos de Gestão em Saúde, Tecnologias Digitais, Gestão de Escolas do Campo, Direitos Humanos, com foco nos estudos étnico raciais. “Ainda em diálogo com os municípios estaremos ofertando cursos de Administração Pública”, ressaltou o subsecretário.

As formações buscam o aperfeiçoamento dos educadores em alinhamento com diretrizes da Secretaria no sentido de fortalecer o eixo pedagógico das escolas. “Fundamentalmente queremos promover a melhoria da atuação dos professores em determinados campos, que são chaves nos Planos Estadual e Nacional de Educação, sobretudo na educação digital, no aperfeiçoamento do ensino de Ciências Naturais, onde temos pouco aprofundamento nas escolas sobre o assunto em todo Brasil e na questão da cultura, com a licenciatura de Música Popular Brasileira e Teatro. Outro ponto é o bacharelado em Biblioteconomia para criarmos um quadro que possa contribuir para a organização das bibliotecas escolares. Nessa parceria tivemos uma boa resposta das instituições, sejam as universidades estaduais e federais, e do Instituto Federal da Bahia (IFBA)”, contou Pitombo.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2019
Educação

Há cerca de 7 anos, um empresário da cidade de Morro do Chapéu,  região da Chapada Diamantina, ‘Luciano da Casa do Pão’, resolveu dar uma pequena mostra de solidariedade para ajudar estudantes da rede pública no seu desempenho escolar.

À época, Luciano começou doando um computador para o aluno que tivesse o melhor aproveitamento ao longo do ano.  A iniciativa deixou a comunidade estudantil empolgada. O projeto premia, principalmente, o desempenho escolar (notas boas) e a assiduidade.

Com o passar dos anos, a premiação foi aumentando com a participação de outros empresários e profissionais liberais no projeto. Atualmente, mais de 80 pessoas investem na educação de Morro do Chapéu, cidade conhecida pela baixa temperatura e as belezas da 'Ferro Doido'. 

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp