A Polícia Civil, através da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê (DTE) com apoio da Delegacia Territorial de Irecê e o Serviço de Inteligência (SI) da coordenadoria, prendeu em flagrante delito, na cidade de cafarnaum, região de Irecê, Izaque Santana dos Santos por ter em sua posse um tablete e meio de maconha prensada que seria comercializada naquela cidade. O homem foi abordado em sua residência, após diversas denúncias que apontavam o local como ponto de venda de substâncias ilícitas.
O suspeito que é natural do município de Mundo Novo/BA, possui uma ficha criminal bastante extensa, respondendo pelos delitos de tráfico de drogas, roubo, latrocínio, homicídios e tentativas de homicídio no município de Mundo Novo. Izaque é considerado um indivíduo de extrema periculosidade, tendo inclusive fugido da cadeia de Morro do Chapéu, sendo recapturado e posto em liberdade em fevereiro do corrente ano.
Feito o contato com a Polícia Civil De Mundo Novo, a equipe policial foi informada de um mandado de prisão em aberto contra o Izaque. O indivíduo foi autuado no crime de tráfico de drogas permanecendo à disposição da justiça.
Material apreendido:
Fonte: Polícia Civil
O Governo do Estado encaminhou, nesta sexta-feira (09), 926.623 mascaras reutilizáveis de tecido e TNT para 175 municípios, pertencentes a 21 Territórios de Identidade da Bahia. Também foram enviados 13 mil litros de álcool 70% para secretarias estaduais. A ação visa proteger a população do coronavírus e faz parte da força tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Desenvolvimento Rural (SDR), com o apoio do Corpo de Bombeiros.
“O governo continua enviando insumos de forma sistemática para toda a Bahia com o objetivo de manter a população protegida do coronavírus, uma vez que a pandemia ainda continua. Vale destacar que a produção destas máscaras gera renda para milhares de pessoas”, ressalta o secretario estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 12 milhões de unidades, gerando renda em toda a Bahia.
No território Litoral Sul, são 53.500 mascaras para Itabuna, Ilhéus, Coaraci, Ibicaraí, Itapitanga, Pau-Brasil, Camacan, Itaju do Colônia, São José da Vitória, Arataca, Buerarema, Floresta Azul, Mascote, Una, Itajuípe, Itapé, Santa Luzia, Ubaitaba, Uruçuca, Barro Preto e Canavieiras. Já na Costa do Descobrimento, os municípios Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Belmonte e Guaratinga recebem 27.500 unidades.
Para o território Extremo Sul, foram enviadas 39.500 mascaras para Teixeira de Freitas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Medeiros Neto, Vereda, Jurucuçu, Prado, Itanhém, Alcobaça, Lajedão e Ibirapuã. No território Sisal, as 60.900 máscaras são para Conceição do Coité, Valente, Tucano, Serrinha, Retirolândia, São Domingos, Teofilândia, Coaraci, Candeal, Barrocas, Monte Santo e Nordestina.
No Semiárido Nordeste II, 43 mil unidades são para Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Banzaê, Nova Soure, Santa Brígida, Coronel João Sá, Fátima, Jeremoabo, Ribeira do Amparo, Sítio do Quinto, Antas e Euclides da Cunha. Já no território Itaparica, os municípios são Paulo Afonso, Glória, Abaré e Rodelas recepcionam 17 mil unidades. No Médio Rio de Contas: Jequié, Ibirataia, Itagibá, Ubatã, Itagi, Apuarema, Boa Nova, Gongogi, Ipiaú, Barra do Rocha, Nova Ibiá e Manoel Vitorino recebem 53.500 máscaras.
Para o Sudoeste Baiano, as 72 mil máscaras foram enviadas para Vitória da Conquista, Cândido Sales, Caetanos, Poções, Licínio de Almeida, Mirante, Planalto, Ribeira do Largo, Barra do Choça, Encruzilhada e Presidente Jânio Quadros. No Médio Sudoeste da Bahia, as 42 mil mascaras são para: Itapetinga, Itororó, Caatiba, Macarani, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves e Potiraguá.
Para o território Bacia do Jacuípe, as 30 mil máscaras foram para Capim Grosso, Pintadas, Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Serra Preta, Gavião, Várzea do Poço e Várzea da Roça. Na região de Irecê, as 51.400 unidades são para Lapão, Cafarnaum, Irecê, Ibititá, Xique-Xique, Mulungu do Morro, Canarana, João Dourado, Jussara, Presidente Dutra e Uibaí.
No Sertão do São Francisco, as 71 mil unidades foram para Remanso, Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Uauá, Campo Alegre de Lurdes, Sobradinho, Ourolândia, Jacobina, Umburanas, Saúde, Miguel Calmon, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Pindobaçu e Filadélfia. Para a Bacia do Paramirim, as 28 mil unidades são para Boquira, Macaúbas, Paramirim, Caturama e Érico Cardoso.
Para o território Velho Chico, as 49 mil máscaras são destinadas para Bom Jesus da Lapa, Barra, Carinhanha, Paratinga e Ibotirama. Na Chapada Diamantina, Seabra, Morro do Chapéu, Piatã, Iraquara, Rio de Contas e Utinga recebem 47 mil unidades.
Já para o Sertão Produtivo, os 55 mil itens são para Brumado, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora, Caetité, Palmas de Monte Alto e Dom Basílio. No Piemonte do Paraguaçu, Itaberaba, Ruy Barbosa, Santa Terezinha, Rafael Jambeiro, Piritiba e Mundo Novo recebem 34.867 unidades. No território Bacia do Rio Grande, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Santa Rita de Cássia, Buritirama, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, São Desidério, Correntina, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Cocos e Coribe recebem 78.956 unidades.
O Governo do Estado executa a distribuição das máscaras diretamente para municípios e secretarias, para uso nas unidades de saúde e para a população, sendo vedada a vinculação e utilização política na entrega.
Fonte: Ascom - Seplan
Um farmacêutico de 36 anos morreu vítima da Covid-19, em Irecê, no norte da Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (08), segundo informações do site Líder Notícias.
No dia 26 de setembro, Leonardo Aquino foi internado com sintomas de febre, dispnéia, dor toráxica e desconforto respiratórios. Depois que foi diagnosticado com Covid-19, ele apresentou complicações em seu estado de saúde e foi encaminhado para a unidade de tratamento intensivo (UTI).
Até o momento, Irecê registrou 29 óbitos decorrentes da doença desde o início da pandemia. Existem 158 casos ativos e 1705 foram recuperados. 4 pessoas estão internadas e 123 aguardam resultado.
Fonte: Da Redação
Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreenderam no final da tarde de quarta-feira (07), uma motocicleta Honda, modelo Biz, cor preta, placa OUH-1754 com restrição de furto/roubo, na comunidade Soares, município de América Dourada, região de Irecê. As informações são da CIPE Semiárido.
A corporação informou que as características consultadas da motocicleta eram as mesmas, porém o chassi era outro, ao ser consultado o chassi, apresentou restrições de roubo, sendo a placa original OUH-2594 de Feira de Santana.
Ainda segundo a PM, o proprietário não foi encontrado e o veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Irecê para as devidas providências.
Fonte: Da Redação
Trinta e oito mil pés de maconha foram erradicados nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Campo Formoso, Jacobina, Irecê, João Dourado e Xique-Xique durante operação finalizada na manhã desta quinta-feira (8). A ação, iniciada no último dia 30 de setembro, contou com equipes das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Semiárido e Caatinga, Polícia Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar e Exército Brasileiro.
“A Operação Muçambê já vem há quatro anos localizando as drogas na região conhecida como ‘polígono da maconha’. Estamos utilizando a tecnologia do georreferenciamento para identificar as roças, com essas informações, realizamos a operação”, informou o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez Filho.
As roças foram incineradas e parte da droga apresentada na Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro.
Fonte: SSP-BA
O SIND-UIBAÍ, enquanto entidade representativa de todos os servidores do município de Uibaí, vem esclarecer a todos os servidores e a sociedade em geral que é acessível a todos os servidores as receitas deste município através no site do Banco do Brasil, como mostra o quadro de receitas a seguir. É muito importante os servidores terem conhecimento das receitas e poder fazer um comparativo e verificar que os atrasos salariais dos servidores do quadro efetivo que vem ocorrendo desde o mês de abril, não foram causados por falta de receitas e sim por falta de gerenciamento dos recursos públicos.
Arrecadação do município de Uibaí, no terceiro trimestre de 2020, dados colhidos através do site do Banco do Brasil.
O quadro acima mostra que a Folha de Pagamento do quadro de servidores efetivos do município (quadro estes que todos também tem acesso consultando o site do TCM - https://www.tcm.ba.gov.br/portal-da-cidadania/pessoal/ ), compromete apenas cerca de 27% da arrecadação do município. Estamos no 7º dia útil do mês de outubro e grande parte dos servidores ainda não receberam os vencimentos do mês de setembro e como se não bastasse a Gestão Municipal além de pagar o salário dos servidores com atraso, que já é uma prática de desrespeito para com os servidores que prestam serviços o mês inteiro e na hora de receber seus salários a Gestão alegando falta de recursos paga a seus servidores, POR ORDEM ALFABÉTICA, retalhando a folha de pagamento. Total falta de respeito com os servidores municipais. O quadro acima mostra que acompanhamos diariamente, passo a passo a entrada de recursos e sabemos que não é falta de recursos e sim mau gerenciamento dos recursos públicos. A questão é preocupante pois já fechamos o 3º trimestre do ano e podemos observar que foram meses de boas receitas pois, mesmo com toda a problemática da Pandemia (COVID-19), a média da receita mensal é suficiente pra cobrir a folha de pagamento do quadro de servidores efetivos. Os recursos que vem sendo arrecadado pelo município não justificam os sucessivos atrasos salariais que estão ocorrendo no município. Portanto cobramos e exigimos do Poder Executivo a imediata regularização da folha de pagamento até o 5° dia útil do mês subsequente. Diante dessa situação a Assessoria Jurídica do Sindicato já adotou todas as providências necessárias e cabíveis. Precisamos ficar atentos, pois, a tendência é piorar para o servidor e aquelas categorias que não estejam unidas estará fadada ao fracasso da carreira.
"Lembre-se juntos somos e sempre seremos mais fortes!"
Atenciosamente,
DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO UIBAI
Fonte: SIND-UIBAÍ
Durante sessão realizada por meio eletrônico, nesta quarta-feira (07), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram procedente o termo de ocorrência formulado contra o prefeito de Ibipeba,na região de Irecê, Demóstenes de Souza Barreto Filho, pelo pagamento de R$76.644,66 em juros e multas, com danos ao erário, decorrentes do atraso no adimplemento de obrigações previdenciárias no exercício de 2019. O relator do processo, conselheiro substituto Alex Aleluia, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurado eventual ato característico de improbidade administrativa.
Além disso, os conselheiros do TCM também determinaram o ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, no valor de R$76.644,66. O prefeito ainda foi multado em R$5 mil. A relatoria ressaltou que o pagamento de multa e juros só ocorreu devido a omissão do gestor, que não efetuou adequadamente sua obrigação legal de repassar/recolher as contribuições previdenciárias no prazo e montante exigidos na legislação.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM-BA
O coordenador do Centro Integrado de Comunicação (CICOM), em Irecê, o capitão da Polícia Militar da Bahia, Lourival Tavares de Barros Júnior, sua namorada Kaila Dourado de Oliveira e a filha dela sofreram um grave acidente em um trecho da rodovia BA-052. As informações são do site Bnews.
O acidente ocorreu na tarde do último domingo (04), por volta das 15h, entre Mundo Novo e Porto Feliz. Eles estavam retornando de Salvador para Irecê. De acordo com a Capitão Tavares, a culpa do acidente é da empresa que realiza obras na via e não sinalizou o local.
Segundo Tavares Júnior, por conta do pó de brita espalhado na pista, o carro que dirigia derrapou, capotou várias vezes e caiu em uma ribanceira. “Kaila e Beatriz ficaram desacordadas por alguns minutos e eu não. Logo saí do carro e fui em busca de socorro. Duas horas depois demos entrada no Hospital de Piritiba", disse Lourival.
Fonte: Da Redação
O II Congresso Multidisciplinar da FAI terá como tema “inclusão da pessoa com deficiência” que abrangerá todos os cursos da instituição, com abordagens comuns e específicas sobre as conquistas históricas na perspectiva dos direitos humanos da pessoa com deficiência, através de políticas públicas, projetos educacionais e reflexões práticas.
O Congresso Multidisciplinar da FAI surge como alternativa para unir diferentes formações acadêmicas, profissionais e a sociedade na perspectiva de discutir, debater e apresentar estudos com temas relevantes para a sociedade de Irecê e Microrregião. Nesse sentido, a inclusão da pessoa com deficiência e suas conquistas históricas foi tema escolhido, pois, através dele, a FAI irá divulgar entre acadêmicos e a sociedade estudos e reflexões sobre as conquistas e as necessidades de diversas áreas da inclusão na perspectiva dos direitos humanos.
O evento acontecerá online nos dias 29, 30 e 31 de outubro e ofertará relatos de experiências, palestras e minicursos gratuitamente.
Fonte: Ascom - FAI
Sede do Governo de João Dourado (Gabinete do prefeito e Secretarias) alugado por R$ 6.000,00 em benefício de Eliene Cardoso - Foto: Divulgação
Irmãos, primos e primas fazem parte de uma casta de privilegiados joãodouradenses, que recebem fortunas em salários e contratos de aluguéis e serviços que estão acima da realidade do mercado, enquanto 67% da população vive com menos de um Salário Mínimo. As investigações continuam e podem chegar a mais de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) segundo os vereadores que fazem o levantamento dos privilégios da família Cardoso na Prefeitura.
Uma minuciosa investigação nas contas da Prefeitura de João Dourado, feita junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), revelou um contexto desconhecido da maioria das famílias joãodouradenses. Enquanto mais de 51% da população, segundo dados do (IBGE/2018) vive com até ½ (meio) Salário Mínimo e 67% com até no máximo um Salário Mínimo, alguns poucos felizardos da família Cardoso, tradicional na política local, abocanha mais de R$ 2.900.000,00 (dois milhões e novecentos mil reais) em empregos com generosos salários e aluguéis de imóveis com valores acima da média do mercado imobiliário. As afirmativas são dos vereadores Carlos Átila Araújo, Cristiano Oliveira de Souza, Élcio Loula Dourado e Rute Pereira de Brito Borges que lançaram o movimento “João Dourado com transparência e igualdade social”.
Mais de 51% da população em João Dourado vivem com menos de meio de Salário Mínimo (R$ 527,50)
De acordo com os documentos apresentados pela prefeitura, em suas prestações de contas, verifica-se uma verdadeira farra de nomeações da família com ganhos generosos e locação de imóveis e serviços de carros de som com valores aviltantes.
A investigação é fruto de um movimento dos quatro vereadores, denominado “João Dourado com transparência e igualdade social”, que tem a finalidade de garantir a otimização dos investimentos públicos de João Dourado, a partir do controle social, transparência e participação social nas decisões da administração pública local. “Iniciamos este movimento, visando por em prática o velho discurso da participação cidadã, que muitos falam, mas poucos praticam. Nosso intuito é fazer com que os recursos do município sejam bem aplicados, que as prioridades das comunidades sejam definidas pela população e que se evite privilégios na prefeitura, o que causa prejuízos a quem mais precisa. A maior parte da população não consegue um exame, um simples medicamento, mas tem gente rica com muitos privilégios”, disseram os vereadores em manifesto conjunto.
Entre os documentos catalogados, constam contratos com os médicos Danilo Cardoso e Deivid Costa Cardoso Dourado, no valor de R$ 871.039,00 (oitocentos e setenta e um mil e trinta e nove reais). Heliofabio Cardoso Dourado, por prestação de serviços de carro de som, tem contrato de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais), Cassiano Mille Cardoso Dourado conseguiu benefício de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) e Eliene Cardoso Dourado tem três imóveis alugados, dois para o setor de merenda escolar e outro para a secretaria de saúde, com valores que somam R$ 126.000,00 (cento e vinte e seis mil reais).
Entre os comissionados, servidores nomeados pela Prefeitura, constam diversos membros da família, que é uma das mais ricas da cidade e que gozam dos melhores salários dos órgãos do município. Dentre eles, para não citar todos, contam: Alana Cardoso Dourado com R$ 121.000,00 (cento e vinte e um mil reais) recebidos no período de 2017 a setembro de 2020; Diego Cardoso Dourado recebeu R$ 293.000,00 (duzentos e noventa e três mil); Glênia Salum Cardoso Araújo, tem soma de salários no mesmo período, que totaliza R$ 159.280,00 (cento e cinquenta e nove mil, duzentos e oitenta reais); João Alberto Cardoso D. Filho R$ 122.863,00 (cento e vinte e dois mil, oitocentos e oitenta e três reais); Paulo Cefas Nunes Dourado, R$ 292.160,33 (duzentos e noventa e dois mil, cento e sessenta reais e trinta e três centavos); Victor Cefas Salum Cardoso, R$ 318.240,00 (trezentos e dezoito mil, duzentos e quarenta reais) e Agamenom Cardoso Dourado Junior, R$ 216.000,00 (duzentos e dezesseis mil reais).
“Todas as pessoas são irmão, primos e primas de Diamerson Cardoso Dourado (Di Cardoso), principal articulador financeiro e coordenador da campanha eleitoral de 2016, que elegeu o atual grupo que governa o município. É Di Cardoso também, o mentor da distribuição de cargos e contratos para a família na prefeitura. Ele também recebeu sua fatia: R$ 78.850,00 (setenta e oito mil, oitocentos e cinquenta reais) foi o valor recebido por Di Cardoso, por 13 meses de atuação como agente político na prefeitura”, afirmam os vereadores.
No total, são 21 membros da família empregados com os mais altos salários, e alguns que não estão empregados, tem contratos de locação de imóveis e contratação de serviços. “Não estão todos na planilha, estamos cruzando informações, mas as cifras dos contratos com vigência até dezembro deste ano podem chegar a mais de R$ 5 milhões de recursos que a prefeitura paga à família Cardoso”, apontam os vereadores.
“Não temos dúvida nenhuma de que recursos destinados à família Cardoso, beneficiária de contratos e empregos com generosos investimentos financeiros, seriam melhor aplicados em obras estruturantes, serviços de saúde, assistência social e moradia para a população que mais precisa”, ponderam os vereadores, chamando a atenção para o carro de som. “São R$ 12.000,00 (doze) mil reais por mês. O carro todo não vale R$ 60 mil e a prefeitura já pagou por serviços, R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) ao parente de Di Cardoso. Enquanto isso faltam medicamentos e exames para a maioria da população”, concluem.
Di Cardoso: “tem que perguntar à gestão responsável”
Procurado pela redação do site Cultura&Realidade, ao qual foi informado parcialmente do teor desta matéria, Di Cardoso, PL, apontado pelos vereadores como o articulador do acesso dos seus familiares nas entranhas do governo, não quis falar sobre o assunto, resumindo-se em dizer que “esse assunto tem que perguntar a gestão responsável”.
A mesma abordagem foi enviada ao Secretário de Governo, Paulo Cefas, mas até o momento da postagem desta matéria, a redação não recebeu nenhum retorno.
Dono da veraneio avaliada em R$ 30 mil, Heliofabio teve seu contrato aditivado por três vezes seguidas, totalizando R$ 240 mil – Foto: Câmara de Vereadores/Ascom Bancada da Oposição
Di Cardoso, articulador da família na estrutura da Prefeitura de Joao Dourado – Foto: Facebook
Fonte: Da Redação do site Cultura & Realidade com Informes da Câmara de Vereadores de João Dourado
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...