Dinheiro e droga apreendidos – Foto:divulgação/PM
Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreendeu na noite de domingo (14), entorpecente, dinheiro e um smartphone. Segundo a corporação, a apreensão ocorreu no bairro Lagoa do Tió, em Irecê.
Em nota, a guarnição disse que foi informada através de denúncia anônima que um dos chefes do tráfico na Lagoa do Tió, estaria na avenida Guararapes. ‘Após proceder a abordagem foi encontrado o entorpecente, o dinheiro e um smartphone. Diante do fato, o material e o suspeito foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Irecê”, explicou.
Material apreendido:
Fonte: Da redação
Prefetura de Irecê - Foto: Google
Um decreto publicado pela Prefeitura de Irecê, revogou o ponto facultativo do Carnaval de 2021. O documento foi publicado no último dia 04 de fevereiro. O ponto facultativo estava previsto para os dias 16 e 17 de fevereiro.
Fica mantido o ponto facultativo no dia 15 de fevereiro de 2021. Lembrando que o feriado em comemoração ao dia do comerciário, em Irecê e região está mantido, pois o mesmo foi firmado através de um acordo sindical entre o SINCOM e o SECIR.
Fonte: Ascom - CDL
O corpo foi removido para o IML de Barreiras
Na madrugada deste domingo (14), por volta das 03h, um homem identificado por Elivan Nascimento Salustiano da Silva, de 25 anos, natural de Irecê, foi vítima de homicídio por arma de fogo na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. As informações são do Blog Braga.
Segundo a publicação, o crime ocorreu após uma discussão dentro de um bar. Pelo menos dois tiros atingiram o ireceense que morreu no local. Em seguida o suspeito fugiu.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de LEM.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da redação
Agência do Banco do Brasil de Irecê: Foto/Central Notícia
Em razão da pandemia de covid-19, muitos estados e munícipios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles de carnaval.
Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informa que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16/02 - segunda e terça-feira de carnaval - não haverá atendimento ao público nas agências.
Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.
Fonte: Agência Brasil
O Senado aprovou na última quarta (10) um Projeto de Lei que proíbe a desativação de hospitais de campanha enquanto não houver, nas localidades em que eles tenham sido implantados, ampla vacinação contra o novo coronavírus. De acordo com o texto aprovado, a “ampla vacinação” se refere a 70% da população brasileira. O projeto segue para a Câmara.
Além disso, os hospitais de campanha só poderão ser desativados em determinado município ou estado caso haja leitos disponíveis em sua rede de saúde. O relator do projeto, Marcelo Castro (MDB-PI), acatou emendas que estabeleceram os critérios condicionantes específicos para fechamento ou não dos hospitais de campanha. Castro valorizou a importância dos hospitais de campanha para o atendimento à população.
“A instituição dos hospitais de campanha tem sido medida de grande importância para assegurar a manutenção da assistência prestada frente a grande demanda decorrente do surto de covid-19 no Brasil.”, disse. E prosseguiu “Essas unidades de saúde, ao acolherem os casos leves e moderados da virose, têm oferecido imprescindível suporte à rede de saúde convencional, a qual tem estado demasiadamente sobrecarregada com os casos mais graves da doença”.
Alguns senadores entenderam que o projeto se trata de uma “interferência indevida” à autonomia dos estados e municípios. Para eles, cada ente federativo conhece sua realidade bem o suficiente para saber quando deve fechar hospitais de campanha, baseados em dados de saúde e financeiros. A maioria dos parlamentares, no entanto, entendeu que a proposta é benéfica e apenas garante o atendimento.
“Estamos dizendo que os hospitais de campanha só podem ser desativados se tiver na central de regulação leitos suficientes para poder fazer face à desativação. Ou no caso de ter mais de 70% da população vacinada. Uma coisa ou outra”, defendeu o relator da proposta. Tanto ele quanto outros senadores lembraram que novas variantes do covid-19 estão surgindo no país, com riscos de aumento de casos e agravamento de quadros de saúde no país.
Fonte: Agência Brasil
Em até 60 dias será licitada a obra de duplicação do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, que passará a ter 225 leitos, sendo 20 novos de UTI e 90 de enfermaria, ao término das intervenções. A boa notícia é do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que inspecionou a unidade nesta quinta-feira (11) e compartilhou a informação com os 19 secretários municipais de saúde da região durante um encontro para apresentar a estrutura, serviços, fluxos e canais de comunicação disponíveis da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com as prefeituras.
De acordo com Vilas-Boas, “serão implantados serviços de hemodinâmica, cirurgia cardíaca, neurocirurgia e oncologia, inclusive, com radioterapia. O governador Rui Costa determinou a ampliação e descentralização dos serviços de alta complexidade, evitando assim, que os pacientes precisem se deslocar para a capital a fim de obter tratamento especializado”.
O secretário estadual da Saúde ainda explicou que “as intervenções contemplam leitos de internação adulta, obstétrica, neonatal, oncológicos, além da ampliação de salas cirúrgicas e a implantação de um Centro de Parto Normal (CPN)”, detalha Vilas-Boas, ao ressaltar ainda que estima-se um investimento superior a R$ 30 milhões apenas nas obras de duplicação.
Vacinação contra a Covid-19
A macrorregião de Saúde Centro-Norte já imunizou mais de 15,5 mil habitantes, o que corresponde a 79,8% dos públicos-alvo da primeira fase de imunização contra a Covid-19. Os dados estão disponíveis em painel, que possibilita aferir o quantitativo de doses distribuídas e aplicadas em todos os 417 municípios da Bahia.
Fonte: Ascom - Sesab
Instituto Médico Legal – IML de Irecê – Foto: Central Notícia
Um rapaz identificado por Weslei das Virgens Araújo, de 31 anos, foi assassinado na cidade de Irecê na noite dessa quarta-feira (10), por volta das 18h30. As informações foram passadas ao CN pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (11).
De acordo com a polícia, Weslei era evangélico e trabalhava na cidade vendendo bilhetes de loterias. O crime ocorreu no bairro Ginásio de Esportes. Pelo menos um tiro atingiu a vítima, que ainda foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Regional, mas não resistiu e faleceu por volta das 23h18.
O corpo do rapaz foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.
Ainda não há informações sobre a identidade dos suspeitos e nem sobre a motivação do crime. O caso está sob investigação da Polícia Civil.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Central Notícia
Servidor público da prefeitura de Uibaí morre em acidente de carro - Foto: Montagem/CN
Um servidor público da prefeitura de Uibaí, na região de Irecê, morreu em um acidente de carro na manhã desta quarta-feira (10), em João Dourado.
Em nota de pesar divulgada nas redes sociais, a prefeitura disse que o servidor é Raimundo Carlos Fernandes de Souza, conhecido por Raimundinho.
Confira a nota na íntegra
É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do servidor do município, Raimundo Carlos Fernandes de Souza. Raimundinho, como era carinhosamente conhecido, partiu na manhã desta quarta-feira, vítima de um acidente de carro, mas vai deixar a saudade e um legado de muito trabalho. Raimundinho cumpriu sua missão com muita determinação e alegria. Servia a todos sempre com um sorriso aberto no rosto e nos deixará muitas lembranças boas.
Pedimos a Deus que console a família e os amigos neste difícil momento de despedida.
O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê. Ainda não há informação sobre horário do velório e sepultamento da vítima.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Prefeito decreta luto pela morte de Raimundinho: Descanse em paz, guerreiro!
Em virtude da morte trágica de Raimundo Carlos Fernandes de Souza, nosso querido Raimundinho, ocorrida nesta quarta-feira (10), no uso de suas atribuições, o prefeito Birinha Levi decretou luto oficial por três dias em todo território de Uibaí. O decreto leva em consideração “o enorme prestígio” de Raimundinho “junto a todos os segmentos da sociedade”. “Deixa o plano inferior para entrar definitivamente no plano superior e na história deste município... Não mais estará fisicamente presente entre nós, mas permanecerá vivo nas nossas recordações”, destaca o documento oficial. Descanse em paz, guerreiro!
Condolências aos familiares, resignação a todos amigos e colegas de trabalho!
Fonte: Central Notícia
As drogas estavam sendo levadas para Irecê — Foto: PRF/Divulgação
Nessa segunda-feira (08), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu drogas em um ônibus que trafegava na BR-365, em Patos de Minas.
Segundo o portal G1, um passageiro de 28 anos foi preso em flagrante. De acordo com a ocorrência, o rapaz seguia de São Paulo para Irecê, quando o veículo com placas de Minas Gerais foi abordado pelo Grupo de Patrulhamento Tático.
Após verificação, os policiais encontraram no interior do veículo 15,5 kg de cocaína e 5,5 kg de maconha, além de dois pássaros da fauna silvestre. A polícia não deu detalhes da prisão.
O suspeito e as drogas foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.
Há uma semana a polícia havia feito outra apreensão de droga que vinha de São Paulo para Irecê. Na oportunidade, a Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 70 quilos de maconha em um ônibus abordado em Monte Azul (MG). Uma das passageiras relatou ser a proprietária da droga. Segundo ela, estaria trazendo a droga da cidade de SP com destino a Irecê, onde iria ser comercializada (veja aqui).
Fonte: Da redação
Foto: reprodução
As contas do ex-prefeito da cidade de Barra do Mendes, na região de Irecê, relativas ao exercício de 2019 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). De acordo com o órgão, o prefeito à época, promoveu a abertura de créditos adicionais por excesso de arrecadação sem recursos disponíveis, o que comprometeu contas. A decisão contra o ex-prefeito Armênio Sodré Nunes, conhecido por Galego, foi proferida na sessão dessa terça-feira (09).
O relator Ronaldo Sant’Anna, determinou ao ex-prefeito uma multa no valor de R$7 mil pelas irregularidades apuradas pela equipe técnica. Também foi determinado ao gestor o ressarcimento aos cofres municipais na quantia de R$23.629,50, com recursos pessoais, em razão da ausência de processos de pagamentos sobre a saída do numerário.
O município apresentou no exercício uma receita arrecadada de R$37.839.785,22 e promoveu despesas no valor total de R$37.603.898,17, o que revelou um superávit orçamentário de R$235.887,05. Foi comprovada, no entanto, a abertura de créditos adicionais suplementares sem suporte legal, em afronta ao artigo 167 da Constituição Federal – o que impõe a punição com a rejeição das contas.
A despesa total com pessoal em 2019 do município de Barra do Mendes alcançou R$14.701.565,37, que correspondeu a 41,89% da receita corrente líquida do município, cumprindo, assim, o percentual de 54% previsto na LRF.
De acordo com o órgão, o então prefeito Armênio Sodré Nunes respeitou os índices constitucionais, com investimento de 27,08% dos recursos específicos na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo é de 25%, de 19,05% nas ações e serviços de saúde, sendo o mínimo de 15%. E de 75,88% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais no exercício do magistério.
O relatório técnico também registrou, como irregularidades, descumprimento da Lei Federal n° 11.738/08, tendo em vista que 59,71% dos professores estão recebendo salários abaixo do piso salarial profissional nacional; realização de licitação na modalidade inadequada; deficiência de publicidade de atos de inexigibilidade e dispensa; ausência de cotação de preços; e contratações diretas mediante inexigibilidades de licitações em desacordo com as exigências legais.
Na mesma sessão, as prefeituras de Maragojipe e João Dourado, da responsabilidade dos prefeitos Vera Lúcia Maria dos Santos e Celso Loula Dourado, respectivamente, também tiveram suas contas de 2019 rejeitadas pelo TCM. No caso de Maragojipe, a gestora não comprovou o recolhimento de multas da sua responsabilidade. Já em João Dourado houve a extrapolação do limite para gastos com pessoal, que alcançou 54,36% da receita corrente líquida do município, quando o máximo permitido é 54%.
Os conselheiros do TCM aprovaram uma multa de R$3,5 mil à prefeita Vera Lúcia dos Santos pelas irregularidades identificadas durante a análise das contas. Não foram imputadas penalidades ao prefeito Celso Loula Dourado em razão do seu falecimento em setembro do ano passado.
Cabe recurso das decisões.
Fonte: TCM-BA
Neste sábado (26), o prefeito de Presidente Dutra e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê...
O município de Irecê deu início a um grande mutirão de exames, realizado na sede da Policlínica Regional, como parte de uma par...
Foto: Reprodução Na madrugada desta segunda-feira (21), um motorista fic...
Sede do INSS - Foto: Reprodução O presidente do INSS (Instituto Nacional...
Foto: Reprodução Na noite da última terça-feira (22), por volta das 18h1...