Domingo, 26 de Julho de 2020
Notícias

A médica Cilmara Melo, natural de Salvador e residente em Jacobina, município da Chapada Norte, foi a primeira profissional que atua na região a testar a vacina experimental contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. “É meu dever como profissional da saúde contribuir com a ciência e trazer essa segurança à população”, explica a ginecologista e sócia de uma clínica. Ela tomou a dose na última quarta-feira (22) e virou notícia na região.

Melo foi selecionada entre os profissionais da área da saúde que se voluntariaram, em todo o país, para a participar dos testes das vacinas. O ato de coragem e altruísmo da médica será fundamental para que os pesquisadores cientistas entendam o funcionamento da vacina e assim finalizar a última etapa na produção, que é a comprovação da sua eficácia. Cilmara recebeu a dose da vacina em um laboratório na capital baiana. Antes, passou por uma série de exames e avaliações do seu estado geral de saúde.

Os voluntários serão acompanhados por cientistas brasileiros e supervisão internacional por um ano, período considerado suficiente para coletar resultados que comprovem, ou não, a eficácia do imunizante. É regra, no mundo científico, que toda vacina deve, obrigatoriamente, passar por importantes fases até a sua aprovação e produção em escala: fase pré-clínica, estudos em animais e, por fim, em humanos. Só após essas fases é possível atestar se a vacina produz anticorpos, se é realmente eficaz e protege contra o vírus.

A vacina de Oxford foi produzida com a junção de proteínas do Sars-Cov-2 e o adenovírus inativado. Nesta última fase de testes a ideia é descobrir se a vacina produz uma resposta de memória imunológica nos pacientes testados. Em outras palavras, no organismo da ginecologista Cilmara Melo pode já estar circulando uma das possíveis saídas para a maior pandemia do século, que é, sem dúvida, um ato de coragem e de grande contribuição com a Ciência.

Fonte: Jornal da Chapada com texto base de Tamara Leal



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Julho de 2020
Notícias

Vítima dormia em quadra esportiva abandonada, quando teve corpo incendiado — Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem identificado por Jonatan Rodrigues dos Santos, de 35 anos, natural de Irecê, teve 70% do corpo queimado enquanto dormia em uma quadra esportiva abandonada na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado.

Segundo o portal G1, o suspeito de atear fogo na vítima foi preso na quinta-feira (23). De acordo com a Polícia Civil, Luís Carlos Bispo, conhecido como “Salvador”, foi preso no Terminal Rodoviário de Luís Eduardo Magalhães, quando tentava fugir para Irecê.

À polícia, o suspeito disse que cometeu o crime por vingança já que, segundo ele, a vítima havia tentado contra a vida dele em 2018.

A vítima foi encaminhada ao Hospital do Oeste, em Barreiras. Familiares disseram na imprensa que o estado de saúde de Jonatan é estável.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Julho de 2020
Notícias

Cento e vinte e cinco trouxinhas de maconha e uma balança de precisão foram apreendidas durante diligências  da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Irecê, nesta sexta-feira (24).

A droga estava com um adolescente, no bairro Fundação Bradesco, naquela cidade. O garoto será encaminhado ao Ministério Público (MP), para que sejam tomadas as medidas socioeducativas.

O material, localizado a partir de investigações realizadas pela equipe da especializada, seguirá para perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: Ascom - DTE



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 25 de Julho de 2020
Notícias

Uibaí é um dos municípios que está na lista estabelecida pelo Governo da Bahia

Mais 22 cidades baianas terão toque de recolher a partir do próximo domingo (26). Destas, 18 estão localizada na Região de Irecê. A medida passa a vigorar em América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí. Integram a lista, as cidades de Bonito, Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, e Presidente Jânio Quadros e Tapiramutá, de acordo com publicação que será feita no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25).

Fica estabelecida, das 18h às 5h, a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas. A medida adotada pelo Governo do Estado nessas cidades tem validade até 2 de agosto e visa conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia.

Também nessas 22 cidades fica autorizado, das 5h às 16h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

Durante os horários de restrição, estão autorizados, excepcionalmente, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Toque de recolher em outros 23 municípios

Neste momento, outras 23 cidades baianas estão com toque de recolher em vigor. Com decreto válido até o domingo (26), a restrição inclui Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, Ibirataia, Conde e Terra Nova.

Em Juazeiro, Cachoeira, Coribe, Correntina, Poções, Santa Maria da Vitória e São Félix, decreto estadual estabelece a restrição de locomoção noturna até o dia 29 de julho. Já em Cocos e Feira da Mata, a medida do Governo do Estado está vigorando até 30 de julho.

Todas as medidas adotadas nessas 55 cidades estão em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 24 de Julho de 2020
Notícias

A região de Irecê tem 19 cidades com transporte intermunicipal suspenso. A medida adotada pelo Governo da Bahia tem o objetivo de combater a propagação do coronavírus.

Nesta sexta-feira (24), Ipupiara, que faz parte do território de Irecê, entrou na lista de municípios com o serviço interrompido. Apenas Ibipeba segue sem a proibição no transporte.

Até o último boletim divulgado pelo Núcleo Regional de Saúde, a região de Irecê contabilizava 1200 casos confirmados da Covid-19, sendo 390 ativos, 795 recuperados e 15 mortes.

Confira abaixo a lista dos municípios da região que estão com transporte intermunicipal suspenso. A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Municípios que estão com transporte suspenso na região:

  1. América Dourada
  2. Barra do Mendes
  3. Barro Alto
  4. Canarana
  5. Cafarnaum
  6. Central
  7. Gentio do Ouro
  8. Ibititá
  9. Irecê
  10. Itaguaçu da Bahia
  11. Ipupiara
  12. João Dourado
  13. Jussara
  14. Lapão
  15. Mulungu do Morro
  16. Presidente Dutra
  17. São Gabriel
  18. Uibaí
  19. Xique-Xique

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 24 de Julho de 2020
Notícias

As restrições são renovadas por mais uma semana - Foto: CN

Em razão da pandemia de Covid-19, a Gestão Municipal torna público um novo documento válido por 08 dias, a partir de 00h deste sexta-feira,  24 de julho de 2020, que renova restrições no município.

Poderão abrir, estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência/urgência, laboratórios de análises clínicas, clínicas veterinárias, lojas de produtos para animais, óticas, distribuidoras e revendedoras de água e gás, postos de combustíveis, correios, padarias, açougues, supermercados/congêneres, farmácias, lava jatos, oficinas, autopeças, borracharia e casas de materiais de construção, que funcionarão em horário normal; os salões de beleza e centros de estética deverão funcionar apenas com horário marcado e com os funcionários devidamente equipados com EPIs.

O serviço de delivery estará permitido para restaurantes, lanchonetes e sorveterias das 11 às 00h, apenas para entrega de alimentos.

As lojas de móveis, conserto de celulares e ou vendas, confecções, sapatos, acessórios, tecidos e outros seguimentos funcionarão das 10 às 16h.

O transporte intermunicipal, atividades religiosas de qualquer religião, aglomerações com mais de 05 pessoas e qualquer forma de venda de bebidas alcoólicas estão suspensas. As restrições presentes no último decreto, não citadas neste, estão renovadas.

Fonte: Ascom - PMJ



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 23 de Julho de 2020
Notícias

O comércio funciona da seguinte maneira:

Essenciais:

Seg a Sex:

06h às 17h

Sáb e Dom:

06h às 16h

Não essenciais:

Seg a Sex:

08h às 16h

Sáb e Dom:

08h às 12h

Academias:

Segunda a domingo das 5h às 16h

Postos de Combustível e Farmácias:

Segunda a Domingo das 06 às 20h

Toque de Recolher: (Acolher)

Das 21h às 05h

Igreja aberta com restrições

Transporte Somente Intramunicipal

Bares Fechados, funcionando só Delivery

Feira Livre com barraqueiros locais e cadastrados

Todos os detalhes serão publicados no decreto e a fiscalização será intensificada

Fonte: Ascom - PMSG



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 23 de Julho de 2020
Notícias

Após rondas realizadas na noite de terça-feira (21), na Avenida Raimundo Bonfim, em Irecê, uma equipe da Polícia Militar abordou um homem em uma moto em atitude suspeita. Com eles, a PM encontrou uma porção de um pó esbranquiçado aparentando ser cocaína e uma porção de erva verde aparentando ser maconha

Segundo a corporação, ao ser questionado pela polícia, o suspeito informou que em sua residência tinham outras porções de entorpecentes. Ao chegar o local, a PM encontrou mais drogas.

A droga apreendida foi encaminhada à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Material apreendido:

  •  9 invólucros contendo uma erva verde aparentando ser maconha, pesando aproximadamente 16,5 kg.
  •  Uma porção contendo aproximadamente 2 gramas de uma erva verde aparentando ser maconha;
  • Uma porção contendo aproximadamente 07 gramas de um pó esbranquiçado aparentando ser cocaína;
  • Um aparelho celular.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 23 de Julho de 2020
Notícias

O paciente será tratado em um hospital de referência em Salvador - Foto: Divulgação/PMGO

Um idoso, diagnosticado com coronavírus em Gentio do Ouro, na região de Irecê, foi levado para a capital baiana na manhã desta quarta-feira (22).

Segundo a prefeitura, o paciente estava internado na área do isolamento do Hospital Municipal de Gentio do Ouro desde o último domingo (19), onde deu entrada com quadro suspeito e, após ser realizado teste para a Covid-19 teve o resultado positivo.

Com estado de saúde delicado, o idoso foi transportado por uma ambulância até um aeroporto da cidade e, em seguida, ele foi transferido para Salvador por meio de uma UTI aérea.

Casos confirmados

De acordo com o último boletim divulgado pela secretaria de saúde do município, Gentio do Ouro contabilizava 164 casos confirmados da Covid-19, sendo 41 ativos e 123 recuperados. No momento, três casos estão sendo investigados no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 22 de Julho de 2020
Notícias

Há dois dias, a Prefeitura de Irecê confirmou a morte causada pela Covid-19 de um idoso de 108 anos que morava Associação Beneficente ao Ancião de Irecê (ABAI).

A reportagem conversou na manhã desta quarta-feira (22) com Adriana Dourado, Assistente Social da casa de repouso. Ela disse que existe um número expressivo de idosos e funcionários da ABAI infectados com o novo coronavírus, mas que muitos deles já estão curados.

Segundo Adriana, a morte do idoso constatada pelo médico local, como sendo natural, mas no dia seguinte, o Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, apresentou o resultado positivo para Covid-19.

Atualmente, existem 33 idosos que residem na ABAI. Destes, 32 tiveram resultados positivos para a doença. Cinco já estão recuperados. Adriana disse ainda que desde fevereiro as visitas à instituição foram suspensas. “ Sempre tivemos todos os cuidados e prevenção, inclusive com o uso de máscaras e protetores faciais, álcool em gel e respeito ao distanciamento social. Sinceramente não sei como vírus veio parar aqui. Precisamos de muitas orações”, falou.

Dos 22 funcionário da ABAI, alguns foram testados positivo para o coronavírus. Conforme a assistente social, 5 estão recuperados, outros em casa, e 6 já trabalhando normalmente.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp