Sexta-feira, 06 de Novembro de 2020
Notícias

A Adutora do Feijão continua funcionando normalmente, e o fornecimento de água nas cidades de Barra do Mendes, Ibititá, Ibipeba, Canarana, Barro Alto e Cafarnaum está sendo regularizado.

As equipes da Embasa trabalharam até as 22h de ontem (05) para concluir a substituição do transformador da captação. A Adutora do São Francisco já opera com sua capacidade plena. Desde a noite de ontem, foi retomado o abastecimento das cidades de João Dourado, América Dourada, Jussara e São Gabriel.

Os colaboradores da área operacional da Embasa continuam auxiliando na limpeza e drenagem de casas e ruas de Irecê. Uma retroescavadeira e 3 caminhões combinados (hidrojato) continuam à disposição da Prefeitura Municipal de Irecê.

Fonte: Ascom- Embasa/ Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Novembro de 2020
Notícias

No dia 28 de julho, na cidade de Irecê, foi encontrado um homem morto vítima de arma de fogo nas proximidades do ‘bairro Preá’.

Após investigações da Polícia Civil de Irecê, chegou-se ao nome do autor do crime chamado Kesley da Silva Neri, indivíduo bastante conhecido pelas forças policiais.

Foram realizadas várias diligências para prendê-lo, no entanto o mesmo fugiu para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, foi então representado pela prisão temporária, sendo deferida pela comarca de Irecê.

Continuando as diligências, a Polícia civil após 10 dias do crime conseguiu apreender o veículo utilizado no crime, sendo um veículo prisma com restrição de furto/roubo.

No dia de hoje, após informações fornecidas pelo CICOM, uma equipe da Polícia Civil saiu em diligência abordando diversos veículos, logrando êxito ao encontrar o foragido Kesley no interior de uma Van que seguia para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, momento em que foi preso em decorrência do mandado.

Kesley foi então apresentado na Delegacia Territorial de Irecê. Kesley responde por 04 tráficos de drogas, um roubo, um porte ilegal de arma de fogo e agora também aos crimes de homicídio qualificado e receptação dolosa.

Por fim, mais uma vez a atuação em conjunto entre a Polícia Civil de Irecê e o CICOM  logrou êxito e mais um homicida foi retirado de circulação.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Novembro de 2020
Notícias

Em entrevista nesta quarta-feira à TV Itapoan, o superintendente de Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Luz, explicou que o Estado adotou medidas para minimizar os estragos provocados pela chuva, que atingiu fortemente 09 municípios baianos nesses últimos dias, felizmente sem registro de morte.

Paulo Sérgio lembra, inclusive, que diversos órgãos do Estado estão prestando apoio ao trabalho nos municípios de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Novembro de 2020
Notícias

Segundo a coligação, a rádio estava sendo renumerada para tentar impulsionar a candidatura da oposição de São Gabriel

Atendendo pedido formulado pela coligação do candidato Hipólito Rodrigues, o juiz da 95ª Zona Eleitoral, Dr. Alexandre Lopes concedeu medida liminar determinando a imediata suspensão dos pagamentos da Câmara de Vereadores de São Gabriel destinados à Rádio 101 News.

 Segundo a representação, o candidato Ninho de Enock(PSD),pratica conduta eleitoralmente vedada pois vem realizando publicidade institucional, por intermédio da rádio 101 News, em período vedado pela legislação eleitoral.

Ainda de acordo com a ação, Enock também realizou gastos com publicidade institucional acima do limite legal, tendo em vista que até o dia 15.08.2020, o atual presidente da câmara e candidato de oposição gastou 10.000% acima da média dos dois primeiros quadrimestres dos três anos anteriores ao ano eleitoral.

Como penalidade pelas condutas vedadas ditas praticadas, a Coligação Juntos para São Gabriel seguir em Frente, pede que Ninho de Enock e a Rádio 101 News sejam condenados ao pagamento de multa no valor de R$ 100 mil reais.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Novembro de 2020
Notícias

Com as fortes chuvas que vêm caindo na região, nos últimos dias, a Embasa vem enfrentando sérias dificuldades para regularizar e manter o abastecimento de água em Irecê e toda a região.

Desde a última segunda-feira, a Adutora do São Francisco opera com vazão 33% abaixo da sua condição normal de operação. Um transformador queimado, por uma descarga elétrica, tirou de operação um dos equipamentos da captação. Devido às condições da estrada de acesso, o transformador ainda não pôde ser substituído. Havendo melhora no tempo, o serviço será concluído amanhã, quinta-feira (05).

A Adutora do Feijão, que estava reforçando a oferta de água na região, ainda não pôde entrar em operação, devido às condições das estradas, que estão intrafegáveis impedindo a chegada das equipes da Embasa até as estações de bombeamento. Soma-se a isso as constantes quedas de energia nas unidades operacionais.

Na cidade de Irecê, principalmente, as fortes enxurradas levaram redes distribuidoras em alguns bairros, causando o desabastecimento.

Todas as equipes operacionais da Embasa estão em campo, corrigindo vazamentos, ajustando equipamentos, buscando regularizar o abastecimento de água em toda a microrregião.

 Solidariedade - E mesmo com todas estas dificuldades, a Embasa ainda encontra tempo para contribuir em minimizar os impactos causados pela chuva à população. “Nossas equipes estão em campo com bombas para ajudar a drenar residências inundadas, retroescavadeira abrindo valas para retirar a água acumulada nas ruas. Toda a nossa força de trabalho está engajada na coleta de alimentos, agasalhos para serem disponibilizados às unidades de acolhimento dos desabrigados”, informou o gerente regional da Embasa em Irecê, Odirlei Rocha.

Fonte: Ascom -Embasa Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Novembro de 2020
Notícias

A Faculdade AGES de Irecê está recebendo doações para as vítimas da chuva no município. Podem ser doadas roupas em bom estado, colchões, roupas de cama e alimentos não perecíveis.

Os materiais podem ser entregues no campus da AGES (R. Ângelo Dourado de Queiroz, 27, Centro) hoje (4), entre 13h e 15h, e, nos outros dias da semana entre 9h e 11h.

As chuvas que atingiram Irecê nos últimos dias causaram o alagamento de ruas, lojas e casas, deixando desabrigados. O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho também foi atingido.

Fonte: Ascom - AGES



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Novembro de 2020
Notícias

Uma ação de solidariedade foi lançada nesta segunda-feira (2) pelo 7ª Batalhão da Polícia Militar (BPM) com a finalidade de arrecadar donativos para as vítimas das fortes chuvas que atingem o município de Irecê, na região da Chapada Diamantina.

Roupas, alimentos, cobertores e colchões começaram a ser entregues às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade devido à tempestade. "Quando percebemos que a chuva estava fora do normal entramos em contato com o comandante regional, coronel Valter Araújo, e decidimos colocar a estrutura do batalhão à disposição para receber doações", declarou o comandante da unidade tenente-coronel Carlos Augusto.

Ainda segundo o oficial, as equipes também estão atuando com orientações à população sobre os locais com maiores alagamentos para evitar possíveis acidentes. Interessados em participar da ação podem entregar a doação na sede do 7º BPM, localizada na Rua Fundação Bradesco, em Irecê. "Vamos continuar com a arrecadação de donativos até o fim desse período de fortes chuvas", acrescentou.

Fonte: Ascom - SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Novembro de 2020
Notícias

O Governo do Estado declarou situação de emergência em nove municípios baianos afetados por chuvas intensas. A decisão, assinada pelo governador Rui Costa, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4) e valerá pelo prazo de 90 dias.

A situação de emergência considera os danos provocados pelas chuvas às atividades econômicas e à população dos municípios de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão

De acordo com o decreto, "fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução".

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Novembro de 2020
Notícias

Imagem registrada por moradores

Depois que muitas famílias ficaram desalojadas por causa da forte chuva que atingiu a cidade de Irecê na noite desta segunda-feira (02), ações para ajudar a essas famílias estão sendo realizadas. A ação envolve secretários do governo e o 7º Batalhão de Polícia Militar.

A campanha começou desde à noite de ontem. Qualquer pessoa pode fazer as doações levando alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos à Creche do bairro Silva Pereira, Escola ACM (Recanto das Árvores) e Colégio Odete. O IFBA e o colégio Modelo também já disponibilizaram seus espaços para abrigar as famílias.

Transtornos

A Defesa Civil Estadual informou que choveu cerca de 200 milímetros e que o número de famílias desalojadas passa de 100. Essas pessoas estão sendo encaminhadas para escolas do município. A chuva, que superou a média esperada para todo o mês de novembro, ocorreu na noite desta segunda (02).

Nota do prefeito Elmo Vaz

Desde as primeiras horas da grande chuva que tomou conta de Irecê na noite de ontem, as nossas equipes já estavam nas ruas trabalhando para acolher e ajudar as famílias e pessoas que mais precisaram, tanto com abrigo, quanto com alimentação, cobertor, colchão etc.

A previsão do tempo indica que os próximos dias também serão chuvosos, portanto continuaremos a postos para tomar as medidas necessárias.

Agradeço ao Secretário Agnaldo Freitas pelo vídeo e pelo apoio e a todos que estão trabalhando em prol do nosso povo, assim como às pessoas que estão ajudando com doações.

Vamos vencer mais esta batalha.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Novembro de 2020
Notícias

Irecê - Um trecho da rodovia BA-052, conhecido como 'Baixa do Pai Véi', ficou temporariamente interditado por conta da chuva que caiu na noite desta segunda-feira (02).

De início, acreditava-se que tinha ocorrido um rompimento na pista. O prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), chegou a divulgar um áudio alertando os condutores que fossem trafegar pelo o trecho, que liga Irecê a Xique-Xique, Central, Jussara, São Gabriel, Presidente Dutra, Uibaí e outros municípios da região para que tivessem cuidado.

“A guarnição da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv, se deslocou para a cidade de Irecê onde detectou, que após muita chuva ficou acumulada muita água na rodovia na entrada da cidade e, fez ronda até perto da cidade de Central não detectando nenhum dano considerado, apenas um pedaço pequeno do acostamento da rodovia”, diz a nota da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O trânsito ficou parado nos dois sentidos por causa do nível da água que subiu e tomou a pista.  Mesmo com lentidão, o trânsito voltou a fluir no trecho da rodovia ainda durante à noite.

Fonte: Da redação



Compartilhar no Whatsapp