Plantio de milho na região de Irecê
Junho traz as comemorações de São João, São Pedro e Santo Antônio e com elas as comidas típicas desta época. Na Bahia, a mesa de guloseimas tem cheiro e sabor inconfundíveis dos pratos feitos à base do principal produto que dá cor e brilho à tradição junina, o milho.
No município de Irecê, agricultores e agricultoras familiares começaram a colheita do milho neste mês e seguem até agosto, a todo vapor, com a promessa de ser a maior colheita de milho dos últimos anos. Os agricultores são apoiados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, com entrega de insumos, como grãos não transgênicos, e assistência técnica e extensão rural (Ater).
De acordo com a agrônoma do Bahia Produtiva, Zene Vieira, que acompanha os agricultores, a expectativa é que haja aumento de 80% na produção em relação ao ano passado: “Este ano teremos uma colheita maior do que nos últimos 12 anos. No território de Irecê, a gente deve ter uma safra de aproximadamente 1 milhão de sacos de milho na região. Avaliamos que 25% seja de milho não transgênico”.
Os agricultores entregam sua produção para a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), única com produtos não transgênicos da Bahia. A cooperativa já recebeu, no total, R$ 1.4 milhão de investimento do governo estadual, por meio do edital Alianças Produtivas. Os recursos estão sendo aplicados na aquisição de um caminhão para escoar a produção, comunicação visual e embalagens, construção de galpão industrial e de uma moega e a aquisição de máquinas e equipamentos.
Plantado, colhido, secado e moído, o milho utilizado pela Copirecê na produção de produtos como Flocão Puro Milho não transgênico, Canjiquinha, Mingau de Milho Verde, Mingau Multicereais, Mugunzá e Creme de Milho, é cultivado, atualmente, por 600 famílias de cooperados de todos os municípios do Território Irecê. Juntos, elas produzem em média 75 toneladas por mês.
O agricultor Hélio Rodrigues Rocha, da comunidade Baixão dos Honoratos, no município de São Gabriel, é um dos beneficiados pelo Bahia Produtiva, e cooperado da Copirecê: “A gente só planta agora semente crioula (não transgênica) semente de boa qualidade, aumentei até minha área de produção. É uma semente que vou manter pro resto da vida. E produzir um milho bom desse jeito e já saber pra quem vou vender, pra cooperativa, me deixa muito seguro e satisfeito”.
Produtos de milho delivery
Da plantação de Seu Hélio, o milho vai para a Copirecê, onde é transformado e passa a ter valor agregado, e pode ir direto para a casa do consumidor. Os festejos deste ano são dentro de casa, mas a mesa com iguarias feitas com milho está garantida. Para quem mora em Salvador, os produtos da Copirecê, a exemplo do Flocão de Milho não transgênico, podem ser adquiridos e entregues em casa, pelas plataformas balcao.online/coophub e www.escoarbrasil.com.br. Moradores de outras localidades podem entrar em contato pelo telefone (74) 3641-3722 ou pelo Instagram @flocaopuromilho.
Fonte: Ascom/ SDR
Um veículo VW Saveiro Robust, cor branca, ano/modelo 2017 e placa Mercosul PKL-8D13, foi apreendido por uma equipe da Polícia Militar na cidade de Jussara, região de Irecê.
A apreensão ocorreu na tarde da última quinta-feira (18), por volta das 15h. Segundo a PM, o carro tinha sido furtado em Xique-Xique. O veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.
Fonte: Central Notícia
Com a entrega de mais 27 protetores faciais, ocorrida na quarta-feira (17), no prédio do IFBA Campus Irecê, já chega a 75 o número de máscaras doadas pela instituição ao município de Canarana. Esse foi o terceiro lote destinado aos profissionais de saúde daquela cidade. As primeiras 22 máscaras foram entregues no dia 02 de maio, sendo o segundo lote, contendo 26 protetores, entregue em 02 de junho de 2020.
A entrega foi realizada pela professora do IFBA, Sílvia Garcez, à Coordenadora de Enfermagem do Hospital Municipal de Canarana, Ana Carolina.
Os equipamentos doados servirão como barreiras mecânicas contra respingos, diminuindo o risco de contaminação dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente naquele município no combate à Covid-19.
Fonte: IFBA Irecê
Um homem identificado por Antônio Alves Pinheiro Filho foi morto a pauladas dentro de uma casa na cidade de Xique-Xique.
O crime ocorreu na última quarta-feira (17), na Rua 9, Bairro do Polivalente. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.
A Polícia Civil investiga o caso.
Veja outras informações da região no Central Notícia
Fonte: Central Notícia
Na manhã de quarta-feira (17), a Polícia Civil de Irecê, em continuidade com as diligências iniciadas na no dia anterior que culminaram com as prisões de Adriano Santana Nunes e Genário Santana Nunes (veja aqui), conseguiu prender Cláudio Rogério Gregório, suspeito de homicídio e associação para o tráfico de drogas.
Cláudio estava com um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Irecê. Segundo a Polícia Civil, outro envolvido nos crimes, Célio Gregório que é irmão de Cláudio Rogério, já está preso na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, onde o mandado de prisão foi cumprido.
Á época dos fatos, cinco pessoas foram apontadas como autores dos delitos. Edvaldo Pereira dos Santos, conhecido como Babau, que foi morto no ano de 2012 na cidade de Irecê, Adriano Santana Nunes e Genário Santana Nunes, presos no dia 16/06/2020, e os irmãos Célio Gregório dos Santos, que está cumprindo pena na Penitenciária Lemos de Brito e Cláudio Rogério Gregório, preso pela Polícia Civil na cidade de Irecê, diz a nota da Polícia Civil encaminhada à imprensa.
Com estas prisões, todos os denunciados estão custodiados à disposição da justiça.
Fonte: Central Notícia
Veredaores de Itaguaçu, Luciano e Eronilton - Foto: Montagem/CN
Conforme levantamento feito pelos vereadores Luciano Pereira de Souza (vereador Lú) e Eronilton Pereira de Carvalho (vereador Nicolino), que ambos fazem oposição à atual administração do município de Itaguaçu da Bahia, estes detectaram possíveis irregularidades na concorrência pública nº 001/2020, processo administrativo nº 59520.001265/2019-17 - convênio coodevasf nº 236200/2019, que tem como objeto a pavimentação asfáltica (44 quilômetros de extensão) ligando o povoado de Lages ao Baixio de Irecê (1ª etapa), cujo valor do serviço é de R$ 15.940.000,00 (quinze milhões, novecentos e quarenta mil reais) - onde o vencedor do processo licitatório foi a empresa MMS Empreendimentos. Vale ressaltar que por motivos alheios e obscuros, este mesmo processo licitatório foi cancelado anteriormente.
A estrada que interliga a comunidade de Lages ao Projeto Baixio de Irecê tem 44 quilômetros de extensão - Foto: Central Notícia
De acordo com a apuração dos parlamentares, tal processo licitatório não teve divulgação na íntegra do edital, fugindo aos princípios da publicidade e isonomia, fatos estes que leva-nos a crer que o objetivo era o direcionamento para o respectivo credor, no caso a empresa MMS Empreendimentos, frustrando a competitividade. Os fatos citados são tão relevantes que fez o Tribunal de Contas da União – TCU, procurar a administração do município de Itaguaçu da Bahia diversas vezes para tentar amenizar os vícios, sem sucesso de retorno, levando o TCU a tomar uma medida mais drástica, quando julgou procedente uma denúncia onde determinou a suspenção do processo licitatório, conforme ofício 18480/2020 – TCU/SEPROD.
“Vimos através desse conceituado site, o Central Notícias, externar e compartilhar com toda a comunidade de Itaguaçu da Bahia e região, a situação drástica e parcial da administração do prefeito Ivan Tiburtino de Oliveira e do seu grupo político que só pensam em meia dúzia de aliados e em detrimento do coletivo. A administração precisa se livrar dos interesses sombrios, pensando mais no seu povo, carente de uma saúde mais digna, uma educação mais sólida e uma política social mais inclusiva, declaram os vereadores, em nota.
Nota da Redação: A reportagem ligou para a Prefeitura de Itaguaçu da Bahia, mas as ligações não foram atendidas. O CN também não conseguiu contato com a empresa citada na matéria pelos vereadores.
Fonte: Central Notícia
Compreenda a evolução do que conhecemos hoje como Gestão de Pessoas
Uma das maiores dificuldades para muitas empresas é a gestão de pessoas. Utilizando como metáfora o corpo humano, em que na semana passada escrevi que as vendas representam o coração do negócio, os recursos financeiros representam o sangue e as pessoas representam o sistema arterial. Empresas não funcionam sem pessoas e a gestão de pessoas tem como principal foco o desenvolvimento desse time, que também é tratado como capital humano.
Com 35 anos de experiência corporativa e desde 2015 atuando à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, lido em muitos casos, como diagnóstico da gestão de pessoas nas empresas, apontando o que precisa ser melhorado, quais as mudanças importantes nesse setor para o desenvolvimento de ambos: empresa e colaboradores. Por isso, hoje trago algumas reflexões sobre o papel da gestão de pessoas.
Papel da Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas envolve alguns pilares fundamentais, que são:
O papel da gestão de pessoas é motivar, reter e capacitar colaboradores com o objetivo de melhorarem o seu desempenho e consequentemente o da empresa também. A ideia é promover ações que gerem engajamento, que estimulem o progresso desses colaboradores, melhorando os resultados, inclusive, do negócio.
Gosto de mencionar uma pesquisa que foi realizada pela Endeavor em 2016. Participaram dessa pesquisa mil empreendedores e ficou constatado que a gestão de pessoas é uma das principais dificuldades para micro, pequenos e médios empresários. As empresas podem lidar bem com a área de marketing, vendas, finanças, operações, mas gerir pessoas ainda é o principal obstáculo.
A gestão de pessoas eficiente garante que a empresa tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado, humanizado e eficaz, isso porque os colaboradores se tornam mais engajados e comprometidos com a empresa.
Evolução do que conhecemos hoje como Gestão de Pessoas
Os primeiros departamentos pessoais, como antigamente eram conhecidos, começaram a surgir por volta do século XIX e, dentre as suas principais responsabilidades, estava mensurar os custos das empresas e pouco se falava sobre a questão da produtividade.
As pessoas eram vistas pelas empresas como um passivo contábil. É possível entender ainda melhor essa simbologia com o filme Tempos Modernos, de 1936, estrelado por Charles Chaplin.
A criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) trouxe muitas mudanças, dentre elas, a preocupação das empresas em seguir essas leis trabalhistas e designar alguém que fosse responsável por acompanhar os trabalhadores dentro dessas regras, o que futuramente ficou conhecido como gerência de recursos humanos (RH).
Com o passar dos anos, a área de recursos humanos (RH) foi evoluindo, e a partir da década de 1970, o RH passou a focar nas pessoas com visão estratégica e o que antes era apenas operacional e burocrático, passou a ser humanizado e estratégico, aliás, foram criados os primeiros planejamentos estratégicos com a finalidade de manter talentos e reter funcionários.
Por que o papel da gestão de pessoas nas empresas é tão essencial?
Novamente friso que empresas são formadas por pessoas e que pessoas são o bem mais valioso de uma organização. Por muitos anos, muitas empresas mantiveram uma visão retrógrada de que o capital financeiro era o bem mais valioso.
Com um clima organizacional ruim, por exemplo, com uma equipe desmotivada, a tendência é que uma empresa perca seus bons talentos e tenha alta rotatividade de pessoas, o que também gera alto custo. O papel da gestão de pessoas também é nortear a empresa em seu desenvolvimento no mercado.
A maneira como as empresas hoje veem as pessoas que fazem parte de sua equipe tem mudado, assim como a visão das pessoas sobre as empresas. Há muito tempo que a motivação de alguém para trabalhar em uma empresa deixou de ser apenas financeira, as pessoas querem ter uma visão clara sobre as possibilidade de crescimento, desejam ser ouvidas e valorizadas.
O papel da gestão de pessoas é fazer a ponte entre os colaboradores e todas as demais áreas de gestão em um negócio. É uma relação em que todos podem ganhar. As empresas que investem em pessoas são as mais bem-sucedidas no mundo, essa valorização do capital humano também recai sobre a percepção dos consumidores sobre a marca do negócio.
Aliás, vale ressaltar que o consumidor hoje também está interessado em saber como são as pessoas que trabalham no negócio, como é a relação entre todas as equipes, como são as relações humanas por trás de uma marca que consome.
Esse desenvolvimento em gestão de pessoas deve ser constante, essa relação das empresas com os seus colaboradores precisa ser sempre repensada. Uma empresa existe por conta das pessoas que a compõe, essa valorização é essencial e o começo de uma boa gestão de capital humano.
Fonte: Biquara Contents
O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou ao prefeito e secretários de Meio Ambiente e de Obras do Município de Jacobina que paralisem, interrompam e interditem extrações minerais que não possuem licenças ambientais, autorizações de supressões de vegetação e título autorizativo da Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, o mesmo deve ser feito com relação às extrações minerais em áreas de aplicação da Lei da Mata Atlântica, já que existem alternativas dentro do próprio Município, que registra pelo menos 13 pedidos de autorização protocolados junto à ANM nos últimos anos. Além disso, explica ele, “não há comprovação de exaurimento de Jazidas fora da região de Mata Atlântica”.
Pablo Almeida informa no documento que avaliou diversos fatores, imagens, mapas, legislação, que levaram à conclusão da existência de atividades de extração mineral e supressão de vegetação em Mata Atlântica irregulares. Ele também recomendou aos gestores públicos que paralisem e interditem obras que estejam usando produtos e subprodutos de origem mineral que tenham sido objeto de extrações sem licenças ambientais, até a completa regularização da atividade. Além disso, que as obras e extrações minerais, bem como as contratações de obras e serviços de engenharia que envolvam o emprego de produtos e subprodutos minerais obedeçam a procedimentos de controle com vistas à comprovação da procedência legal dos produtos e subprodutos de origem mineral, exigindo-se, especialmente, licenças ambientais, autorizações de supressões de vegetação, bem como título autorizativo da ANM e anuências dos Conselhos Gestores de Unidades de Conservação, quando for o caso.
Ainda na recomendação, o promotor de Justiça orienta que projetos básicos de obras e serviços de engenharia, que envolvam o uso de produtos e subprodutos minerais, somente sejam aprovados pela autoridade competente caso contemple, de forma expressa, o emprego de produtos e subprodutos minerais de procedência legal. Segundo ele, o edital de licitação dessas obras ou serviços devem estabelecer para a fase de habilitação, entre os requisitos de qualificação técnica, a exigência de apresentação pelos licitantes de declaração de compromisso de utilização de produtos e subprodutos minerais com procedência legal. Já os contratos que tenham por objeto a execução de obras ou a prestação de serviços de engenharia deverão conter cláusulas específicas que indiquem a obrigatoriedade dos produtos que tenham procedência legal, dentre outras medidas. Para elaboração do documento, o promotor de Justiça considerou variados fatores. Ele verificou, inclusive, que três áreas requeridas pela Prefeitura Municipal de Jacobina para exploração mineral estão completamente inseridas no Mapa de Aplicação da Lei da Mata Atlântica, com as restrições dela decorrentes.
Fonte: MP-BA
Foto: Reprodução/ Facebook-Irecê Acontece
As articulações para escolha de pré-candidatos para as eleições deste ano já movimentam os bastidores da política em toda região de Irecê. Em São Gabriel não é diferente. O atual prefeito Hipólito Rodrigues vai para reeleição e poderá ser candidato único. Isso porque o pré-candidato Edes Rocha, escolhido pelo grupo oposicionista encontra-se inelegível. Pesa contra o ex-prefeito uma decisão da Justiça por ato de improbidade administrativa que o torna sem condições de disputar o pleito. Em certidão, assinada pelo Juiz de Direito, Alexandre Lopes, no dia 27 de novembro de 2019, o magistrado afirma que o “senhor Edes José da Rocha, nascido em 19/07/1948, residente na rua 07 de setembro, 198, centro de São Gabriel, encontra-se inelegível”.
Outro fator determinante que impede uma candidatura do ex-prefeito é o fato do mesmo não está filiado a nenhum partido político até a data desta terça-feira, dia 16 de junho de 2020. De acordo com a Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997 – artigo 9, caput), para concorrer ao pleito deste ano, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido pelo mesmo prazo. Como o ex-prefeito Edes Rocha não cumpriu essa determinação, ele fica impossibilidade de concorrer as eleições também por este motivo.
Resta saber agora se o grupo oposicionista escolherá outro nome até as convenções ou manterá Edes Rocha apenas para figurar na disputa do pleito deste ano.
Fonte: Irecê Acontece
O Sindicato dos Servidores Públicos de Uibaí - Sind/Uibaí, divulgou nota de pesar pela morte da professora Livia Oliveira Machado, que ocorreu nesta quarta-feira (17). Livia trabalhava no Grupo Escolar Antônio Carlos Magalhães, localizado na sede do município de Uibaí.
Em nota, a Diretoria do Sind-Uibaí solidariza-se com a família, amigos e colegas.
Confira a nota:
Nota de Pesar
Livia Oliveira Machado, professora, atualmente estava lotada no Grupo Escolar Antônio Carlos Magalhães, localizado na sede do município de Uibaí, servidora sindicalizada, sempre esteve engajada na luta por mais respeito aos diretos trabalhistas e por uma educação de qualidade em nosso município.
Uma mulher sempre dedicada ao trabalho e a família. Quero em nome da diretoria do Sindicato, em nome de todos os seus sindicalizados e de todos os servidores públicos do município de Uibaí, pedirmos em oração que o Divino Espirito Santo conforte a todos os corações nesta hora e conceda o refrigério tão merecido a este soldado do Bem que, combateu o bom combate, guardou a fé e agora está na morada celestial onde receberá a coroa da vida. Lamentamos a morte da grande profissional, companheira e amiga que tanto contribuiu durante sua jornada aqui na terra.
Pela grande mulher e profissional que foi e pela falta que nos fará, externamos nossos pêsames à família enlutada pela perda desta filha, irmã e ser humano de grande coração benevolente. Que Deus reserve um merecido descanso.
Livia, amiga! Descanse em paz.
Atenciosamente,
José Francolino dos Santos Souza
Presidente do Sind/Uibaí
Fonte: Central Notícia
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...