Quarta-feira, 12 de Junho de 2019
Esporte

O jovem do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, Ulan Bastos Galinski, de apenas 20 anos, vem se destacando como uma das principais promessas do mountain bike nacional. Atualmente ele mora em Governador Valadares, mas sua infância contribuiu muito para o atleta que tem se tornado. “O que sou hoje é graças ao lugar de onde eu vim. Nasci no Vale do Capão, um pequeno povoado na Chapada Diamantina com cerca de 2,5 mil habitantes. É um lugar muito livre que chamamos de ‘Vale Encantado’, rodeado de montanhas e muita natureza”, contou o ciclista.

“Tive uma infância muito livre. Como lá não tem violência, desde os 5 anos já saía sozinho na rua, então já fiz muitas loucuras. Nadava na enchente, pulava das cachoeiras, subia em árvores e também descia com jaca nos dentes e roubava frutas dos vizinhos”, afirmou rindo enquanto rememorava o passado. “Sou muito grato à minha infância, acho que uma das maiores dádivas de Deus é a parte da infância, já que ela é muito importante para a formação de um ser humano”.

Como era de se esperar, tamanha liberdade colocou Ulan em contato com a bicicleta desde muito cedo, principalmente porque ela era seu maior meio de transporte. A magrela era utilizada para fazer obrigações como ir para a escola e também nos momentos de diversão, como visitar os amigos ou jogar futebol.

Inspirações

A vida de competidor de mountain bike de Ulan começou apenas no final de 2013, quando ele tinha cerca de 14 anos. Logo de cara, a inspiração veio de dois exemplos da Bahia: Alexandre Arthur e Anilton Marques, os melhores mountain bikers do estado naquela época. “Eles eram campeões e aquilo virou febre! Todos os meus amigos começaram a competir! Inclusive, fui o último a começar. Então, fui fazer uma coisa em conjunto com meus amigos e foi assim que fui parar na minha primeira etapa do Campeonato Baiano”, relembrou.

Animado, Ulan passou a levar as coisas mais a sério, procurou um treinador e mergulhou de cabeça nas planilhas. A dedicação rapidamente gerou frutos e, em 2016, ele já colecionava dois títulos baianos de mountain biking, o que rendeu para o atleta um bom destaque local.

Saindo do Capão

A verdade é que um país do tamanho do Brasil certamente está repleto de grandes talentos esportivos que jamais serão descobertos. Para piorar, o mountain bike está longe de ser um esporte barato, não só pelo equipamento, mas também pelo custo envolvendo treinamento e as constantes viagens para competir. Por isso, em uma primeira fase de sua carreira, Ulan precisou trabalhar como garçom para poder sustentar sua vida competitiva.

Obviamente, dividir as atenções entre treinos, estudos e trabalho está longe de ser a melhor opção para um atleta. Por isso, o projeto Adote um Atleta da TSW, sua atual patrocinadora, caiu como uma luva na vida da jovem revelação – o exemplo de Ulan mostra a importância deste tipo de projeto que visa encontrar jovens que têm talento e precisam de apoio.

“É um projeto muito bacana para incentivar o pessoal em nível estadual. Nele, cada lojista adota dois ou três atletas, e foi aí que apareceu o cara que eu chamo de ‘anjo da guarda’, o ‘Maurício TSW’, representante da marca na Bahia. Ele me convidou para fazer parte da TSW Team Bahia em 2016”, contou.

Com o apoio para pagar inscrições e hospedagens, Ulan pode focar 100% em sua carreira de ciclista, primeiramente com objetivos estaduais e depois nacionais. Mais uma vez, o empenho gerou bons resultados, com ele conquistando a vitória na terceira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike na categoria Junior.

“Foi então que me descobriram em nível nacional. Em 2017, a TSW me fez uma proposta: caso conseguisse bons resultados naquela temporada, no próximo ano seria contratado como atleta na equipe oficial. Tive bons resultados e consegui manter uma constância, e aí fechamos este contrato. A partir de 2018, passei a ser atleta profissional da TSW Racing Team, a equipe oficial da marca”, contou.

Segundo o jovem atleta, uma de suas missões como esportista é justamente incentivar o maior número possível de jovens, usando sua própria trajetória para mostrar que atingir seus sonhos é possível. “Isso eu aprendi graças a ele”, explicou. Porém, o objetivo de Ulan, que saiu do Vale do Capão, conquistou a Bahia e agora se prepara para ganhar o Brasil é ainda maior. “Quero um dia ser atleta olímpico”.

Para esta temporada, Ulan pretende continuar sendo constante, apostando sua estratégia na conquista de pontos. “Quero me manter entre os três primeiros em minha categoria e entre os dez na Super Elite. Quero vencer o Campeonato Brasileiro de XCO, fechar o Brasil Ride entre os três melhores na categoria América e terminar o ano ainda na liderança do ranking na minha categoria”, explicou.

Para isso, certamente ele deve seguir com o foco nos treinamentos, além de apostar em algumas tecnologias como o canote retrátil e as bicicletas com suspensão integral. “Por enquanto ainda prefiro as hardtail pela minha característica de escalador, elas respondem melhor quando ataco na subida. Mas acho que vou mudar de opinião em alguns meses”, afirmou Ulan deixando um mistério no ar.

Fonte: Informações do site Pedal



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Junho de 2019
Esporte

A seleção brasileira venceu com tranquilidade o Catar por 2 a 0 em amistoso disputado nesta quarta-feira, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no primeiro teste antes do início da Copa América. A vitória, no entanto, foi ofuscada pela lesão de Neymar.

O camisa 10 deixou o campo com 20 minutos de partida após levar uma pancada e torcer o tornozelo direito. Ele foi para o vestiário com gelo na região machucada e deixou o estádio de muletas para realizar exames antes do intervalo. Com isso, deverá ficar de fora do amistoso de domingo contra Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e é dúvida para a estreia no torneio continental, dia 14, contra a Bolívia, no Morumbi.

Antes de a bola rolar, Neymar avisou que a partida seria uma das mais difíceis da carreira, pois fora de campo enfrenta uma acusação de estupro. As arquibancadas do Mané Garrincha demonstraram apoio ao jogador. Torcedores levaram cartazes e gritaram o nome dele. Após o apito do árbitro, o camisa 10 da seleção foi caçado em campo e sofreu duas faltas antes dos cinco minutos iniciais. Na segunda, se machucou.

Neymar seguiu em campo. Ele viu Richarlison receber cruzamento de Daniel Alves e abrir o marcador de cabeça, aos 15. Mas não conseguiu comemorar. Foi para o banco de reservas e começou a chorar. Pouco depois, desceu para o vestiário.

Everton substituiu o craque da seleção. O Brasil dominava a partida e ampliou o marcador aos 23. Richarlison tocou para Gabriel Jesus, que dominou na área e tirou do goleiro para marcar o segundo. Poderia ainda ter vindo o terceiro na etapa inicial. O árbitro inicialmente marcou uma mão na bola dentro da área. Philippe Coutinho se posicionou para bater o pênalti, mas o VAR anulou a marcação.

No segundo tempo, a seleção brasileira tirou um pouco o pé, deu mais campo para o adversário. Mesmo assim ainda era superior e poderia ter ampliado em chute cruzado de Gabriel Jesus. Tite notou o cansaço da equipe e colocou David Neres no lugar de Richarlison.

O Brasil estava satisfeito com o resultado e Tite passou a trocar os jogadores. Entraram Fernandinho, Paquetá, Alex Sandro e Militão. Nos acréscimos, o Catar teve um pênalti assinalado pelo VAR - o goleiro Ederson derrubou Abdulsalam na área. Mas Khoukhi acertou o travessão. Vale lembrar que para a partida Tite ainda não contou com Robreto Firmino e Alisson, que faturaram a Liga dos Campeões pelo Liverpool no sábado. Eles encontrarão o restante do elenco em Porto Alegre para o amistoso de domingo.

Fonte: Notícia ao Minuto



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Esporte

O Bahia manteve na noite de hoje (26) o 100% de aproveitamento como mandante no Brasileirão. Na Fonte Nova, em partida válida pela 6° rodada da competição, o Esquadrão venceu o Fluminense por 3 a 2, e chegou à terceira vitória sob seus domínios. O resultado faz com que a equipe suba três posições na tabela, e passe a ocupar a 8° colocação, com dez pontos.

O placar da partida foi aberto pelo Bahia, aos 15 minutos. Após contra-ataque puxado por Gilberto, Artur balançou as redes com um chute cruzado. A alegria baiana, no entanto, durou pouco. Três minutos depois, Pedro converteu pênalti de Nino em cima de Yony González, e deixou tudo igual na Fonte Nova. Aos 29, o oportunismo de Gilberto colocou o Esquadrão na frente novamente. O atacante roubou a bola do goleiro Agenor, e, livre, só empurrou para o gol.

Aos 23 do segundo tempo, de pênalti, Gilberto ampliou a vantagem do tricolor baiano. Antes, o atacante havia desperdiçado a penalidade. O juiz, no entanto, viu adiantamento de Agenor, expulsou o goleiro, e mandou que fosse feita nova cobrança. O Flu diminuiu o resultado com João Pedro aproveitando rebote de Douglas, mas não chegou ao empate.

Na quarta-feira (29), o Bahia volta a campo para uma decisão. Às 21h30, o Esquadrão enfrenta o São Paulo, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, a equipe precisa apenas de um empate para se classificar.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 26 de Maio de 2019
Esporte

Foi realizado neste sábado (25) na Arena Central, localizada na cidade de Central, região de Irecê, o Segundo Encontro Regional de Atividade Física, evento que faz parte do  Projeto ‘Vida Ativa Heitor Viva Mais’, idealizado pelo empresário Jorge Edilson Carvalho Brito.

O encontro contou com a participação de três cidades e um distrito (Central, Gentio do Ouro, Irecê e Mirorós) e tem o objetivo de realizar ciclos de palestras, momentos de lazer e gincanas aos participantes.

Já em sua segunda edição, o evento é considerado como um dos principais em Central na área de Educação Física, sendo uma referência para o desenvolvimento e consolidação de ações voltadas para o setor.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 26 de Maio de 2019
Esporte

Na noite deste sábado (25), no estádio do Governador Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador, o Canaã Esporte Clube venceu o Bahia pelo placar de 1 a 0 no tempo normal, levando a final para a disputa de penalidades. O time do Bahia venceu por 5 a 3 a disputa de pênaltis e conquistou o título do Baianão Sub-20.

No primeiro jogo da decisão [sábado, o tricolor bateu o Canaã por 1x0, no estádio Joviano Dourado Lopes, em Irecê. Por isso que com o resultado de ontem, a decisão foi para os pênaltis, já que o agregado ficou empatado em 1 a1.

Torcedores de Irecê e região assistiam ao jogo com muita emoção. Apesar de não trazer a taça para Irecê, o Canaã mostrou que é uma equipe talentosa e de um futuro promissor.  

 Parabéns Canaã!

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 25 de Maio de 2019
Esporte

O Canaã Esporte Clube (Irecê) decide com o Bahia o título do Campeonato Baiano Sub-20. Com a vantagem, o Bahia precisa apenas de um empate para conquistar o título. O jogo da volta é neste sábado (25), às 19h15, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

No primeiro jogo da decisão [sábado passado] o tricolor bateu o Canaã por 1x0, no estádio Joviano Dourado Lopes, em Irecê. Apesar do triunfo do Esquadrão, foi o Canaã quem começou melhor a partida. O time de Irecê pressionou o Bahia na primeira etapa, mas abusou de perder gols.

Vale lembrar que na semifinal da competição, o Canaã desbancou o Vitória, em pleno Barradão, então favorito ao título.

O jogo de hoje será transmitido ao vivo em um telão na Praça do Requintes, em Irecê, a partir das 19h.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 19 de Maio de 2019
Esporte

Na tarde deste sábado (18), o time sub-20 do Canaã Esporte Clube perdeu pelo placar de 1 a 0 para o Bahia, no primeiro jogo de disputa pelo título do Campeonato Baiano Sub-20.

A partida foi realizada no estádio Joviniano Dourado Lopes, em Irecê. O Canaã atuou com Ganjão; Gabriel, Bruno, Prates e Alan; Zum, Ângelo e Soares; Iago, Wesley e PH.

Com o resultado, o time de Irecê precisa vencer por dois gols de diferença o próximo jogo no Pituaçu, em Salvador. Em caso de triunfo com saldo de um gol, a taça será definida nos pênaltis.

Matéria relacionada:

Canaã e Bahia jogam em Irecê na primeira partida da decisão do Campeonato Baiano Sub-20

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 18 de Maio de 2019
Esporte

A primeira partida da final do Campeonato Baiano Sub-20, entre Canaã e Bahia, acontece às 15h deste sábado (18), no Dourado, em Irecê.

Em busca do título do Campeonato Baiano Sub-20, o Canaã Esporte Clube enfrenta nesta sábado (18) o Bahia, às 15h, no estádio Joviniano Dourado Lopes, em Irecê, pelos primeiros 90 minutos dos 180 que definirão o campeão do Campeonato Baiano da categoria.

Para chegar na final, o time de Irecê despachou o favorito Vitória na disputa por pênaltis em pleno estádio Manoel Barradas,  enquanto o Bahia – que busca o bicampeonato seguido – eliminou o Vitória da Conquista.

O jogo de hoje promete muita emoção! Venha apoiar o Vento Forte do Sertão.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 06 de Maio de 2019
Esporte

Neste domingo (05), o Canaã Esporte Clube (Irecê) – Vento Forte do Sertão e PFC-Cajazeiras empataram em 2 a 2, no José Rocha, e Jacobina, em jogo válido pela Série B do Campeonato Baiano.

Com o resultado, o time de Irecê está na quinta posição e eliminado da competição, atrás apenas do lanterna Galícia.

A definição da segunda vaga na final ficou para a última rodada, marcada para o próximo domingo (12), às 15h. O vice-líder Unirb e o quarto colocado PFC-Cajazeiras se enfrentam em Cachoeira. No terceiro lugar, Doce Mel recebe o Canaã, em Ipiaú. Já o finalista e líder Olímpia joga contra o Galícia, em Salvador.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp