Segunda-feira, 04 de Maio de 2020
Notícias

O sanfoneiro Cicinho de Assis e sua filha Julie de Assis (ex-The Voice Kids) são as atrações da live solidária que o deputado estadual Jacó (PT) promove nesta segunda-feira (4), a partir das 20h, em sua página no Facebook. O objetivo é arrecadar alimentos, materiais de limpeza e higiene para moradores da periferia, sem teto, lgbts e trabalhadores afetados pela pandemia do novo coronavírus.

"Essa live é importante porque vamos tornar nossa quarentena mais harmoniosa e alegre, a cultura nesse momento é fundamental pra aliviar a pressão e melhorar a vida de todo mundo. Mas vamos também solicitar ajuda para categorias que estão muito fragilizadas, a exemplo dos  artistas. Estamos numa guerra e precisamos salvar a vida, garantir a alimentação das pessoas. É como se diz no sertão, 'primeiro o bucho, depois o luxo'", diz o deputado.

Para Cicinho de Assis, que faz aniversário nesta segunda-feira (4), será uma noite especial, em que não faltarão os clássicos do forró, de Luiz Gonzaga a Elba Ramalho, Dominguinhos e Flávio José, e sucessos do pop brasileiro (Lulu Santos em ritmo nordestino) interpretados por Julie, que chegou à semifinal do The Voice Kids em 2016 e vem galgando espaço nos palcos baianos com graça e talento. Três convidados também estarão na live: Timba Sanfoneiro, Adeuson Viana e Cezzinha.

Baiano de Senhor do Bonfim, Cicinho de Assis herdou o gosto musical do pai, que também era sanfoneiro. Tocou cinco anos com Gilberto Gil, e, desde 2000, desenvolve um trabalho próprio, que valoriza o forró pé de serra. Na capital e no interior, marcou presença nas principais festas juninas. Desde o ano passado, vem trabalhando em dupla com a filha Julie: eles chegaram a gravar um CD com 10 músicas. 

"É muito triste esperar o ano todo pra se apresentar no São João, aí acontece essa pandemia, porque o artista fica feliz quando tem contato com o público. Eu vivo da música, só sei fazer isso. Mas com fé em Deus vai passar, agora a saúde é mais importante, a festa vem depois", afirma.

A live solidária com Cicinho de Assis e Julie de Assis nesta segunda-feira (4) é uma promoção do mandato do deputado Jacó e tem o apoio do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), União Geral dos Trabalhadores (UGT-BA) e Brigada Solidária Salvador.

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 03 de Maio de 2020
Notícias

Motocicleta foi localizada desmontada (Foto: Polícia Militar)

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Semiárido conseguiram recuperar uma motocicleta que havia sido furtada nas imediações do Conjunto Habitacional Raul Braga, em Xique-Xique, a cerca de 113 quilômetros de Irecê.

De acordo com a corporação, a moto já estava completamente desmontada para comercialização das peças. Na diligência, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil local uma pessoa por receptação. A apreensão do veículo ocorreu na tarde da última terça-feira (28).

Ainda conforme a PM, foram realizadas buscas no sentido de prender o autor do furto, mas até o fechamento dessa reportagem, ninguém havia sido localizado.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 03 de Maio de 2020
Notícias

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizaram neste sábado (2) uma ação civil pública conjunta para que a Caixa, a União e o governo da Bahia tomem providências para evitar aglomerações de pessoas nas filas e nas agências da instituição financeira, atendendo às normas e orientações que visam resguardar a saúde dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19.

A ação pede, em caráter de urgência, que a Justiça Federal determine a adoção de medidas, sob pena de multa de R$30 mil por dia para todos os municípios atendidos pela Procuradoria da República na Bahia.

Na ação são apresentados diversos registros fotográficos, vídeo, e notícias com relatos de aglomerações de pessoas nas proximidades de agências bancárias na Bahia, especialmente após a aprovação do repasse do auxílio emergencial do Governo Federal. Os MPs pedem que a Justiça Federal aprecie o pedido com urgência em razão do comprovado agravamento da situação nos últimos dias (28 a 30 de abril de 2020), e para que as medidas administrativas e logísticas estejam implementadas no atendimento das agências já a partir de segunda-feira, 4 de maio.

Para os representantes dos MPs, as aglomerações de pessoas, no entorno das agências, tornam-se um grave problema de saúde pública no atual cenário de pandemia. Considerando a velocidade de transmissão e a inexistência de vacina ou medicamento comprovadamente eficaz, o distanciamento social é a principal medida apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por especialistas da área epidemiológica para evitar o contágio, diminuindo a curva de transmissão do novo coronavírus.

Os MPs já haviam expedido, em 6 de abril, recomendação à Caixa, para que implementasse providências necessárias à organização das filas no atendimento ao público das suas agências e correspondentes bancários. Diante do agravamento da situação, agora os MPs requerem determinação judicial que obrigue a Caixa a adequar seu atendimento às diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde, acompanhando as diretrizes dos decretos estadual e municipais já publicados.

O órgão deverá implementar, com o apoio da União e do Governo do Estado, de forma imediata, medidas par limitar o número de pessoas nos locais de espera; organizar filas para atendimento com distância mínima de 2 metros, demarcando no piso das agências o distanciamento necessário; promover a distribuição de senhas com hora marcada para atendimento; criar mecanismo de agendamento, incluindo organização por ordem alfabética e limitando, assim o número de pessoas por dia na agência; promover a constante limpeza do ambiente e disponibilizar produtos para higienização das mãos aos usuários e funcionários; estender o horário de funcionamento das agências e promover a abertura aos sábados; regularizar o funcionamento de todos os caixas eletrônicos internos e externos às agências; entre outras medidas.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 02 de Maio de 2020
Notícias

Na última quinta-feira, dia 30 de abril de 2020, a guarnição da CAESA que realizava rondas rurais no povoado de Achado, município de Irecê, recebeu denúncia de moradores locais, sobre a existência de uma dupla contumaz na prática do crime de roubo.

Ressaltando que ao final das tardes eles costumavam estar nas proximidades da rua do campo e em seguida percorriam o povoado e vicinais empunhando uma arma de fogo, roubando transeuntes e causando o temor na localidade.

Prontamente a guarnição diligenciou ao local mencionado. Ao chegar ainda foi possível visualizar algumas pessoas empreendendo fuga logo que perceberam a aproximação da viatura.

Os policiais realizaram a varredura no perímetro e encontraram abandonada ao solo uma arma de fogo, com munições intactas. Todo material foi devidamente apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Irecê.

Material apreendido:

  • 01 Espingarda, marca CBC, calibre .32, n° de série 08173;
  • 02 Munições  intactas, calibre .32.

Fonte: Com informações da Caesa



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Maio de 2020
Notícias

A deputada federal, Lídice da Mata (PSB-BA) informou que pedirá ao secretário Mauricio Barbosa (SSP) uma investigação para o atentado contra o radialista Fábio Márcio apresentador do Jornal Livre, da Rádio Aymore FM, no município de Piritiba.

Fábio Marcio prestou queixa na delegacia local e relatou que sofreu tentativa de homicídio após terminar o programa.

Em depoimento, ele contou que seu carro foi alvejado por desconhecidos quando trafegava pela BA-131.

Lídice afirmou ainda que também acionará  os sindicatos dos radialistas e de jornalistas para dar um suporte ao profissional.

Fábio Marcio que atuou em emissoras de rádio de Jacobina, Morro do Chapéu e Irecê.

Fonte: Ascom - Lídice da Mata



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 30 de Abril de 2020
Notícias

Fruto de emenda parlamentar do deputado federal Adolfo Viana (PSDB) a pedido do pré-candidato a prefeito de América Dourada, Fernando Dourado, Fernandão, o Diretor Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – Dnocs, Lucas Lobão, esteve no distrito de Soares, nesta terça-feira, 28, para fazer a entrega de um sistema de abastecimento de água e dar a ordem de serviço para as obras de requalificação da estrada vicinal que liga Soares à comunidade de Sertão Bonito.

São 15km de rodagem de qualidade, que vai favorecer com mais qualidade de vida, as famílias das comunidades Lagoa Verde 1, 2 e 3, Terra Nova, Alegre, Baixinha, Queimada dos Vianas, Queimada dos Beneditos, Sapecado, Sertão Bonito e outros aglomerados adjacentes.

ORDEM DE SERVIÇO

A comitiva chegou em Soares de Baixo por volta das 14h30, sendo recebida na propriedade de Ronaldo Bagano, onde foi assinada a autorização da ordem de serviço de requalificação da estrada.

“Cerca de 30 dias atrás, Fernando Dourado, a quem, pela intimidade, chamo de Fernandão, solicitou a recuperação desta estrada, abertura e instalação de poços e sistema de abastecimento de água. Ele me disse que o sofrimento do povo estava grande. Algumas famílias com dificuldades para beber e cuidar dos filhos e alguns produtores com problemas para transportar a produção agrícola. Imediatamente determinei o atendimento”, disse o coordenador no ato da assinatura.

“FERNANDÃO, A CARA DO HOMEM DO CAMPO.

POUCO CONVERSA E MUITO TRABALHO”

Ele ressaltou que a missão do Dnocs é investir na oferta de estruturas que permitam as famílias viverem bem no campo. “As famílias que vivem no campo oferecem o que há de mais sagrado para a vida de todas as pessoas, das comunidades pequenas às grandes cidades, que é o alimento, que deve ir à mesa das pessoas ao menos três vezes ai dia. Portanto, Fernandão tem nos solicitado investimentos para oferecer às diversas comunidades de América Dourada, as condições essenciais para os agricultores: água e estrada. E estamos aqui trabalhar”, afirmou o coordenador do Dnocs.

Lobão concluiu dizendo: Vejo em FERNANDÃO, o retrato do homem do campo, trabalhador. Que quer na política, ajudar a vida de quem mais precisa”.

Fernandão agradeceu a Lucas Lobão e falou do seu compromisso. “Estamos aqui para trabalhar. Chega de conversa fiada e promessas que nunca se cumprem. Quando resolvi entrar na política, foi para resolver o que de fato interessa ao povo da minha terra, pois nada vence ao trabalho”, disse o pré-candidato, filho de tradicional família agrícola de América Dourada e representante comercial para o Estado da Bahia, das Indústrias de Papel Sapel/BA.

Durante o ato, também compareceram o ex-prefeito Sinobelino Dourado, Vereadores e pré-candidatos a vereador, além do atual vice-prefeito do município, Má Diassis e outras lideranças do município.

Fonte: Agência de Notícias Vitória Contatos



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 30 de Abril de 2020
Notícias

O Tribunal de Contas dos Municípios acatou a denúncia formulada contra o prefeito de Morro do Chapéu, Leonardo Rebouças Dourado Lima, em razão de gastos irregulares e excessivos com publicidade em contrato com a empresa “Laura Interação e Propaganda Ltda”. O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos Silva, determinou a devolução do dinheiro gasto ilegalmente e a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que se apure possível crime de improbidade administrativa. O prefeito foi multado em R$6 mil. A decisão dos conselheiros foi tomada na sessão desta quarta-feira (29/04), realizada por meio eletrônico.

No processo de apuração da denúncia os técnicos do TCM chegaram à conclusão de que houve superfaturamento nos preços dos serviços contratados e pagos. E também que teriam sido feitos pagamentos a uma emissora de rádio – cujo sinal não chega à sede do município – pela transmissão de informativos à população.

Também foi constatada a ausência, na contratação do serviço, de publicação do edital da tomada de preços no Diário Oficial do Estado, o que restringiu a participação de eventuais interessados. A empresa Laura Interação e Propaganda Ltda. foi, assim, a única participante da licitação, “com preços além dos limites da razoabilidade e economicidade”, segundo os técnicos do TCM.

O conselheiro relator informou que o total do gasto com produção e ou veiculação de publicidade para a emissora rádio somou R$262.324,48 entre 2017 e 2018, e que o prejuízo pela não prestação do serviço e superfaturamento foi de R$151.203,83. Por esse motivo, foi determinado o ressarcimento deste valor, com recursos pessoais pelo prefeito.

O relator determinou ainda que o prefeito se abstenha da prorrogação do contrato celebrado com a empresa, sob pena da lavratura de termo de ocorrência e da sua consequente responsabilização pessoal em relação aos valores pagos.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Abril de 2020
Notícias

O IFBA campus Irecê através da Direção-Geral torna público o Edital 01/2020 - Auxílio Estudantil Emergencial - Covid-19.

O Edital é destinado aos estudantes, regularmente matriculados nos cursos Técnicos de Nível Médio, na forma Integrada e Subsequente, na modalidade de EJA - Educação de Jovens e Adultos, e nos Cursos de Graduação do IFBA Campus Irecê.

 O auxílio financeiro em caráter emergencial, previsto na Resolução nº 08, de 17 de abril de 2020, tem a finalidade de estender a proteção social aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, agravada pelos impactos causados pela pandemia do COVID-19, que por alguma questão não consigam suprir despesas que garantam a permanência e o êxito nos estudos, até quando perdurar a Calamidade Pública, no limite da dotação orçamentária.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 28 de Abril de 2020
Notícias

Safra 2020: Consórcios de sorgo e milho no município de Central, na região de Irecê

Cooperativas, agricultores e associações rurais de diversas cidades baianas têm escoado a produção de itens da agricultura familiar através de uma plataforma online criada por uma startup baiana fundada por quatro participantes de um hackathon de inovação realizado em 2018 numa universidade de Salvador cujo tema eram as problemáticas da agricultura familiar. Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as entregas para a capital baiana estão isentas do pagamento da taxa de entrega.

A startup é a Escoar,  empresa que atua, conforme explica uma das sócias, Suzana Calmon, junto a produtores de Irecê, Piatã (na Chapada Diamantina), Uauá, Ribeira do Pombal, Ilhéus, Jequié,Varzea Nova, Monte Santo e Presidente Tancredo Neves, através de duas maneiras: para o consumidor final, a partir de uma loja virtual, e com o atacado, onde busca estabelecimentos que queiram comprar para revender os pedidos para a cooperativa - nessa modalidade, os parceiros é que se tornam os responsáveis pelo atendimento e pela entrega.

A gratuidade de entregas em Salvador, segundo Suzana, se deu como uma maneira de contribuir com os produtores, que têm encontrado grandes dificuldades em escoar as suas produções. "Muitas das cooperativas estão fechadas. Encontram dificuldades em renovar pedidos e fechar novos. Assim que começou a pandemia, entramos em contato com algumas que já forneciam para a gente para saber sobre os seus estoques", justifica.

Uma dessas é a Copirecê (Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê). Ao Bahia Notícias, uma das responsáveis pela associação, Vamary Santos, diz que a entidade conta com mais de 500 produtores rurais cooperados e tem encontrado o comércio online como uma alternativa. "Nossa forma de escoamento mudou um pouco, fortalecemos as parcerias com site de vendas online e passamos a usar mais as redes sociais da cooperativa para indicar aos clientes quais os parceiros (varejistas/atacadistas) próximos que estão com entregas delivery", ressalta.

 E Vamary completa: "Com início do isolamento social a nossa rotina mudou, algumas pessoas do grupo de risco trabalham home office, aqueles que precisam trabalhar play office estão seguindo as devidas orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde] e da Secretaria de Saude do Município de Irecê, adquirimos mascaras, álcool gel, luvas, disponibilizamos de pias com água e sabão na entrada para higienização das mãos".

Através da nova modalidade, alimentos derivados de milho não transgênico, a exemplo de flocão para cuscuz, creme de milho, mungunzá, xerém, canjiquinha e mingaus chegam com mais facilidade para o consumidor.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 28 de Abril de 2020
Notícias

Em dia de saque do Auxílio Emergencial, fila enorme é registrada na agência da Caixa de Irecê - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (27), em meio à pandemia da Covid-19, multidões se aglomeraram em filas no sentido de tentar sacar os R$ 600 do auxílio emergencial do Governo Federal na agência da Caixa Econômica Federal, em Irecê. Muitas pessoas chegaram a dormir na fila para garantir atendimento.

Ainda durante a manhã de ontem, era impressionante a extensão da fila que tomou conta da Praça Mario Dourado Sobrinho. Alguns usavam máscaras para proteção da boca e nariz, mas o distanciamento mínimo não era respeitado.

Como sacar o auxílio emergencial

Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM.

Calendário de saques:

  • 28 de abril: nascidos em março e abril
  • 29 de abril: nascidos em maio e junho
  • 30 de abril: nascidos em julho e agosto
  • 4 de maio: nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio: nascidos em novembro e dezembro

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp