Foto: reprodução
A fila de pedidos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cresceu 46,6% durante a greve de 114 dias do órgão, entre julho e novembro do ano passado. Apesar da alta, tanto o número de pedidos pendentes como o tempo médio de espera continuam mais baixos que no governo anterior, nos critérios atualizados.
Segundo o Portal da Transparência Previdenciária, no fim de novembro havia 1.985.090 pedidos de concessão de benefícios no INSS. No fim de junho, mês anterior ao início da greve, havia 1.353.910 requerimentos em análise. Os dados de dezembro serão publicados nos próximos dias.
O tempo médio líquido de concessão do benefício subiu de 34 dias no fim de junho para 39 dias no fim de novembro. Se considerar o tempo em que o pedido ficou “em exigência com o segurado”, período em que o requerente leva para responder a pedidos de informações e atender exigências complementares do INSS, o tempo médio bruto de concessão aumentou de 36 dias no fim de junho para 43 dias no fim de novembro.
Durante toda a greve, o prazo legal de 45 dias de tempo médio para a concessão do benefício foi respeitado. Em dezembro de 2022, o intervalo estava em 76 dias no tempo médio líquido e 79 dias no tempo médio bruto.
Em relação ao número de requerentes, o INSS também informa ter havido diminuição. Segundo o órgão, em dezembro de 2022, a fila chegava a 3 milhões de pedidos, se incluir os pedidos de perícia médica, não registrados na mesma fila no governo anterior, e uma “gaveta digital” com 223 mil pedidos escondidos, só descoberta no atual governo.
“O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social esclarecem que, na fila do governo anterior, não havia o total de pessoas que aguardavam perícia médica. Atualmente é levado em conta na mesma fila o número de pedidos de perícia médica e os requerimentos de benefícios. Portanto, não há como estabelecer comparação entre o governo passado e o atual [em números oficiais]. Os parâmetros são diferentes”, destacaram o ministério e o INSS em nota conjunta.
A conta considera tanto os benefícios previdenciários (aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade), como benefícios assistenciais fora da Previdência Social, mas operados pelo INSS, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Fluxo maior
Além da greve, ressaltou o comunicado, o INSS registra o aumento no fluxo de pedidos de benefícios. Segundo o órgão, a média mensal de requerimentos de benefícios saltou de 700 mil por mês no fim de 2022 para 1,4 milhão atualmente.
Outros desafios citados pela pasta são a greve dos médicos peritos, em andamento desde outubro; a parada de sistemas em 2024, que resultou no acúmulo de 1 milhão de processos; e a não aprovação do Orçamento de 2025, que trava ações mais efetivas de controle da fila.
Ações
A nota conjunta também listou as ações tomadas para controlar a fila. Em relação ao quadro de funcionários, o INSS e o Ministério da Previdência Social destacaram a nomeação de 1.276 aprovados no concurso de 2022, a convocação de mais 353 concursados para fazer o curso de formação em 2025 e a destinação de 500 servidores para acertos pós-perícia e análises administrativas neste ano.
Os dois órgãos também citam o remanejamento de 2,1 mil servidores que monitoravam pedidos de penhora de parte dos benefícios do INSS. No fim de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os dados do sistema PrevJud, criado para agilizar o cumprimento de decisões judiciais pelo INSS, podem ser compartilhados para a penhora.
Embora a Constituição proíba a penhora de aposentadorias e pensões, o entendimento jurídico sobre o tema mudou nos últimos anos. Atualmente, sentenças judiciais autorizam a penhora de 10% as 40% dos benefícios do INSS para quitar dívidas dos segurados, sob o argumento de que a Constituição proíbe apenas a penhora do total da renda previdenciária.
A nota conjunta cita ainda mutirões de atendimento; a reformulação do Atestmed (ferramenta de perícias médicas on-line) para afastamentos de até 180 dias; o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS); e a simplificação da análise dos benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), que resultou em 800 mil processos avaliados no segundo semestre do ano passado.
O INSS também divulgou dados atualizados da revisão de benefícios por incapacidade temporária. Segundo o órgão, foram realizadas 684.262 perícias de revisão de julho a dezembro, que resultaram na interrupção de 356.422 benefícios. O processo de revisão continua em 2025.
Fonte: EBC
Foto: Reprodução
Ao completar três anos nesta segunda-feira (24), a Guerra na Ucrânia vive importante reviravolta motivada pela reestruturação do capitalismo no interior dos Estados Unidos (EUA). Tal reviravolta é marcada pela exclusão da Europa das negociações de paz, o isolamento do governo da Ucrânia e o atendimento às exigências de Moscou.
Os novos rumos da guerra são fruto da resposta de Donald Trump à perda de espaço e competitividade de economia estadunidense para, principalmente, a Ásia. com destaque para a China. Essa é a avaliação do especialista em Europa, ex-senador pela Itália em 2006, o ativista ítalo-brasileiro José Luís Del Roio.
“Pesquisas e livros dos EUA vêm alertando que todo aparato norte-americano, toda sua economia, está para estourar. A produção dos Estados Unidos é muito baixa. As tensões entre os estados são altíssimas. O nível da dívida interna é inimaginável. É uma Hollywood, parece que está tudo bem, mas está tudo mal”, destacou.
Desde o final da 2ª Guerra Mundial, a Europa - então aliado de primeira ordem dos EUA - recebe recursos do Tesouro estadunidense por meio da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. Agora, Washington diz que a Europa deve pagar sua própria segurança.
Del Roio avalia que Trump tenta uma alternativa à situação atual da economia dos EUA. “Se a alternativa é boa ou ruim, para os EUA e para o mundo, vamos ver. O que está em jogo é a reestruturação do capitalismo norte-americano a partir do seu interior”, acrescentou.
Para o analista, a Europa vai precisar se reinventar e avalia que tanto a Otan, quanto a União Europeia (UE), devem se desintegrar. “Esse terremoto interno nos EUA atinge profundamente a Europa. Agora, ela está órfã”, completou.
Para especialistas em relações internacionais consultados pela Agência Brasil, a Guerra da Ucrânia marca o início de uma nova ordem global com o fim da arquitetura de poder criada após a 2ª Grande Guerra.
O professor de relações internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elídio A. B. Marques, lembra que, quando a guerra começou, em fevereiro de 2022, a Europa vinha se aproximando da Rússia, especialmente por causa da necessidade do gás barato russo.
Elídio diz que o conflito levou o continente, em especial à Alemanha, a se alinhar de maneira incondicional à posição de Washington, que tentava isolar Moscou. “Contraditoriamente, a nova política dos EUA pode significar uma aceleração do fim do conflito na sua forma atual. Agora, com a interferência do Trump no processo, a Europa fica ainda mais rebaixada a um aliado ainda menos relevante”, completou.
Ucrânia
As exigências impostas por Trump à Ucrânia, como o acesso à recursos estratégicos do país, é visto pelos especialistas como uma chantagem e um tipo de relação que retoma à escravidão.
Bombeiro nos destroços de hotel atingido por ataque russo em Odesa, na Ucrânia
O presidente estadunidense quer controlar recursos do território ucraniano, como as chamadas terras raras, grupo de 17 elementos químicos de interesse das grandes potências. Trump alega que a Ucrânia deve retribuir a ajuda militar e financeira de cerca de U$S 350 bilhões para a guerra.
A doutora em relações internacionais e professora da FIA Business School, Carolina Pavese, avalia que a proposta viola os princípios mais básicos da diplomacia comercial.
“Uma chantagem extrema. Essa contribuição não é uma doação. Quando os EUA ajudam a Ucrânia, na verdade, estão ajudando sua própria indústria bélica porque a maior parte dela foi canalizada para armamentos produzidos nos EUA”, disse.
Para Pavese, Washington tenta reservar os recursos da Ucrânia para corrida tecnológica. "Esses elementos de terras raras são muito concentrados em poucas geografias. Os EUA querem impedir que a Europa e a China tenham acesso a esses recursos. A Ucrânia tem 20% do grafite do mundo”, completou a também professora do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Para o especialista José Luiz Del Roio, as exigências de Trump para Ucrânia remontam a uma relação de tipo escravocrata. “Isso é uma coisa implacável. É a destruição e escravidão em uma população. Mesmo que o governo ucraniano tenha sido ladrão [dos recursos enviados pelos EUA], e parece que foi, você não pode cobrar da população”, ponderou.
Nova Ordem Mundial
O professor da UFRJ, Elídio Marques, afirma que a invasão da Ucrânia marcou o fim da ordem mundial criada em 1945. “Uma grande questão para todos os atores é a de como se posicionar para se defender das ondas de turbulência produzidas por esta mudança”, pontou.
Avaliação semelhante faz Del Roio, que diz que será preciso construir um novo arcabouço institucional para as relações entre os Estados nacionais. “É necessário um esforço muito complicado. Será preciso sentar-se Rússia, China e Estados Unidos para tentar, se for possível, desenhar um novo arcabouço”, informou.
Para o especialista, não será possível excluir a Índia dessa equação e a África teria que ser levada em consideração, principalmente devido à sua expansão demográfica acelerada.
“Todo o arcabouço mundial vai ter que ser refeito. Requer muita coragem, muita inteligência, pouca ambição dos Estados e uma grande ambição à humanidade porque a situação não está boa, não. Essa mudança é justa porque a Europa era um centro mundial e hoje não é mais, e será sempre menos”, completou.
Rússia
Já a Rússia sai fortalecida no cenário global dessa guerra com a nova conjuntura, tendo suas demandas atendidas, como a aquisição dos territórios do leste e a não adesão de Kiev à Otan, avaliou a doutora pela London School of Economics, Carolina Pavese.
“Direta ou indiretamente, os EUA estão ajudando Moscou a sair fortalecida perante o continente europeu. E ela ainda continua exercendo forte influência global, como na China ou com o Irã, países com os quais, ao contrário dos EUA, a Rússia tem um canal de diálogo forte. Nesse sentido, fortalece a Rússia não só na região, mas na política internacional”, analisou.
Fonte: Agência Brasil
Na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, o Secretário de Educação, Ancelmo Machado, representou Presidente Dutra no Seminário Baiano pela Educação – Pacto pela Educação, em Salvador.
O evento reuniu secretários e secretárias de educação de toda a Bahia para discutir estratégias que promovam uma educação de qualidade e o aumento do IDEB.
“Estamos focados em transformar o futuro do nosso município através da educação”, disse.
Fonte: Ascom - PMPD
Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:
✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.
✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.
Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!
Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .
Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!
Fonte: Informe Publicitário
Foto: Reprodução
Na tarde desta quarta-feira (20), um homem de 63 anos viveu momentos de tensão ao perder o controle do carro e colidir contra a entrada de uma distribuidora de bebidas, em Ibititá, na região de Irecê. O acidente ocorreu por volta das 16h30, na Avenida Laranjeiras, bairro Riacho.
Apesar do susto, ninguém se feriu. Testemunhas relataram que o veículo, um Gol prata, subiu na calçada antes de atingir o estabelecimento. Segundo a Polícia Militar, o motorista apresentava sinais de embriaguez e admitiu ter ingerido álcool antes de dirigir.
Detido em flagrante, ele foi encaminhado à Delegacia Territorial de Ibititá para as providências legais. O caso serve de alerta para os riscos da combinação de álcool e direção, que pode colocar vidas em perigo.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por cientistas chineses detalha o encontro de um novo tipo de coronavírus que pode contaminar humanos das mesmas formas que o SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19.
O que aconteceu
Novo coronavírus foi encontrado em morcegos-anões. Cientistas apontam que esse vírus tem potencial contagioso entre humanos e animais semelhante ao vírus causador da Covid-19. Ambos se ligam à enzima conversora da angiotensina 2 (ECA-2) para infectar as células.
Vírus não foi detectado em humanos. O HKU5-CoV-2 vem da mesma linhagem do merbecovirus, que inclui vírus como o causador da Mers (Síndrome respiratória do Oriente Médio).
Testes em laboratórios indicaram que vírus pode contaminar células humanas. Os cientistas do Laboratório de Guangzhou publicaram que o coronavírus contaminou tecidos pulmonares e intestinais cultivados artificialmente com células humanas. Apesar disso, a publicação aponta que “os riscos de disseminação do vírus para humanos precisa ser investigada”.
Estudo foi liderado pela virologista conhecida como “mulher-morcego”. Shi Zhengli é uma das maiores pesquisadoras em coronavírus em morcegos, e ficou conhecida por seu trabalho no Instituto de Virologia de Wuhan, apontado por conspiracionistas como o local de origem do SARS-CoV-2.
Descoberta de vírus fez dólar subir. A moeda norte-americana fechou em R$ 5,731, com alta de R$ 0,026 (+0,46%), após operar em R$ 5,69 por volta das 13h45. A notícia também trouxe turbulências no mercado de ações, reduzindo o valor do índice Ibovespa, e gerando queda de juros dos títulos norte-americanos, considerados os investimentos mais seguros do planeta.
Fonte: As informações são do UOL.
Foto: reprodução/CML
Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ao acertar cinco dos seis números sorteados no concurso 2831 da Mega-Sena, realizado nesta última quinta-feira (20). A aposta vencedora foi registrada nas Loterias Boa Sorte.
O sorteio ocorreu no Espaço da Sorte, em São Paulo, e não ganhou na faixa principal. Com isso, o prêmio acumulado e a estimativa para o próximo concurso, que será realizado no sábado (22), é de R$ 120 milhões.
Além da aposta de Lapão, outras 103 pessoas também acertaram a quina. Já a quadra teve 8.283 apostas premiadas, cada uma rendendo R$ 1.110,70.
Veja mais informações da região no www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
Neste sábado (22), 8 times que disputam o Campeonato Baiano de Futebol entram em campo pela nona e última rodada da primeira fase. Vitória, Bahia e Jacuipense já garantiram vagas nas semifinais. Atlético e Juazeirense disputam a última vaga. Já Jacobina e Colo-Colo estão rebaixados para a Série B de 2026. A cobertura começa às 18h (pré-jogo), com a transmissão simultânea pela TV aberta de Atlético e Vitória, em Alagoinhas, e de Bahia e Juazeirense, em Salvador. A TVE exibe também as partidas entre Porto e Barcelona de Ilhéus; e Jequié e Jacuipense, pelo http://youtube.com/tvebahia.
O Vitória é o atual líder com 18 pontos, vindo de uma sequência de quatro vitórias e um empate nos últimos jogos. Na segunda colocação está o Jacuipense, com 16 pontos. A equipe também vive bom momento com três vitórias e dois empates nos últimos confrontos. O Bahia aparece em terceiro lugar, com 15 pontos, embalado por quatro triunfos e um empate. Fechando o G-4, o Atlético soma 13 pontos e precisa de apenas um empate para confirmar sua vaga sem depender de outros resultados.
A Juazeirense, com 10 pontos, está em quinto e ainda tem chances de classificação, mas precisa vencer e torcer por uma derrota do Atlético. Jequié, Barcelona de Ilhéus e Porto não tem mais chances de avançarem para as semifinais. Jacobina e Colo-Colo, ambos com 3 pontos cada, estão matematicamente rebaixados. Os dois times se enfrentariam na última rodada, mas solicitaram o cancelamento da partida à FBF.
As coberturas terão narração de Valter Lima, Gabriel Andrade, Rainan Peralva e Mateus Damassa, com comentários de Rodrigo Araújo e Nilsinho Góes, e incluem ainda a participação de Iago Ribeiro, Kauane Brito, Julia Lisboa, Juraci Santana e Marina Aragão na reportagem. O telespectador acompanha ainda conteúdos exclusivos no http://instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e x.com/tvebahia. Os torcedores poderão participar também pelo WhatsApp (71) 99626-0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente às 12h) e TVE Notícias (diariamente às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.
Em 2024, a TVE transmitiu os 51 jogos do Baianão, liderando a audiência durante diversas partidas e chegando a um pico de 71% de participação individual entre as emissoras abertas segundo o Kantar Ibope. Na Internet, a transmissão da final do campeonato foi a maior live da história da Bahia no Youtube com mais de 700 mil aparelhos conectados simultaneamente, além de alcançar 26 milhões de visualizações ao longo do campeonato.
A TVE é a casa do futebol baiano, e transmite com exclusividade todas as partidas da elite do Baianão para mais de 270 municípios baianos que recebem o sinal digital da emissora, alcançando mais de 12 milhões de pessoas. A emissora também exibe competições como Série B, Feminino, Copa Nordeste, Intermunicipal, Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Copa 2 de Julho, garantindo que torcedores de todo o estado acompanhem o futebol baiano e nacional.
Serviço:
TVE transmite todos os jogos da última rodada do Baianão neste sábado
Quando: Sábado (22), a partir das 18h (pré-jogo)
Onde: TVE e Youtube.com/tvebahia
Fonte: Ascom/Irdeb
Instagram/Reprodução
Internado há quase uma semana para tratar uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco, de 88 anos, vem apresentando melhoras em seu quadro de saúde. Mas, de acordo com o jornal britânico The Sun, o Vaticano já estaria ensaiando o funeral do pontífice.
A publicação contou que os integrantes da Guarda Suíça, responsável pela segurança do comandante da Igreja Católica, já estariam passando por um treinamento para a cerimônia de despedida. A medida teria sido tomada, segundo fontes, porque o Papa teria dito a assessores próximos que teme não sobreviver.
Apesar da divulgação do preparo, o capitão da Guarda Suíça, Christian Kühne, negou à agência de notícias católica KNA, nesta quarta-feira (19/2), que ele e seus homens estejam se preparando para o funeral e afirmou que tudo está normal, com os protocolos mantidos.
Fiéis lotam as ruas
O jornal relatou também que fiéis de toda parte do mundo têm lotado as ruas próximas ao hospital Gemelli, em Roma, onde o pontífice está.
O Vaticano revelou, na última segunda-feira (17/2), três dias depois da internação, que ele estava lutando contra um “quadro clínico complexo” que envolvia uma “infecção polimicrobiana do trato respiratório”.
Fonte: Metrópoles
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...