Foi negado, nesta terça-feira (10), pela Justiça paraguaia o pedido da defesa de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Roberto de Assis para que eles passassem e cumprir prisão preventiva em regime domiciliar. Os advogados apresentaram um imóvel de um terceiro no valor de US$ 800 mil como garantia para que o juiz Gustavo Amarilla aceitasse a prisão domiciliar, mas ele considerou insuficiente. Ambos estão detidos desde a noite da última sexta-feira (6) na penitenciária Agrupação Especializada da Polícia Nacional, em Assunção, suspeitos de utilização de passaportes falsos para entrar no país e lá devem permanecer.
Funcionários detidos
Foram presos ainda, na manhã desta terça-feira, no Paraguai, três funcionários da Direção Nacional de Aviação Civil e Migração, que permitiram a entrada do empresário Wilmondes Sousa Lira, do ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e de seu irmão Roberto de Assis Moreira, todos com documentos com conteúdo falso. As informações foram confirmadas pelo promotor federal Federico Delfino.
Os três se juntam a Jorge Rodrigo Villanueva Torales (35), um funcionário do Dinac que permitiu o acesso a Wilmondes Souza Lira em 26 de fevereiro, já com documentos contendo conteúdo falso, que havia sido preso na noite desta segunda-feira. O promotor Delfino disse ainda que já localizada a pessoa que teria sido a chave para a adulteração dos documentos. Já foi expedido um mandado de prisão a ser executado em breve.
Fonte: Revista Fórum
Foto: Divulgação/ Hemoba Irecê
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) pede doação de sangue para atender à demanda transfusionais de Irecê e região. Os estoques estão críticos e necessitam de reposição de forma urgente.
Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue.
Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.
Os doadores podem ir ao banco de sangue (anexo ao Hospital Regional de Irecê) à Rua Noel Nutels, em frente ao TFD, em Irecê. O funcionamento da Hemoba para essa semana, até o próximo dia 13 de março. Segunda e quinta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h30. Terça, quarta e sexta-feira, das 08h às 12h.
Para mais informações, o telefone é (74) 3641 0379.
Compareça, seu gesto de doação pode salvar vidas!
Fonte: Central Notícia
O vereador Aristides Dourado ‘Borisco’ (PSB) foi internado às pressas no Hospital Regional de Irecê, após ter sofrido um mal súbito na manhã deste sábado (7). O parlamentar esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, segundo informações repassadas pela família, faz exames de tomografia para esclarecer o diagnóstico.
A princípio, os médicos informaram aos familiares que a suspeita é de um Ataque Isquêmico Transitório (AIT) – um tipo de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico AVCI), um quadro de menor risco e mais fácil de tratar – disse um parente.
Borisco sentiu-se mal após o café da manhã, por volta das 10h da manhã. Ele relatou ter sentido uma forte dor na nuca. Familiares o conduziram ao Hospital regional de Irecê, onde recebeu atendimento médico.
Fonte: Caraíbas Fm
O irmão do senador baiano Otto Alencar (PSD), Cícero Alencar, ex-prefeito do município de Itarantim, faleceu no começo da tarde deste sábado (7) após sofrer um infarto agudo do miocárdio em Itapetinga.
Segundo o site Política Livre, o sepultamento será neste domingo (8), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O horário do enterro será às 16h, conforme divulgou a família.
Cícero ensaiava ser pré-candidato a prefeito de novo do município de Itarantim para o pleito de outubro deste ano. Ele administrou a cidade entre 1993 e 1996.
Fonte: Política Livre
Com indignação e revolta. Foi assim que o deputado estadual Jacó (PT) recebeu nesta semana a denúncia de moradores de Xique-Xique, que se queixam da qualidade da água que anda saindo das torneiras da cidade.
Com cor amarelada e aparência poluída, a água distribuída em áreas do município é de responsabilidade do prefeito Reinaldinho (MDB) e da SAAE, empresa autônoma de água e esgoto da cidade.
“É revoltante ver o descaso do prefeito com esse problema do abastecimento. Essa questão já se arrasta a muitos anos e Reinaldinho, no seu terceiro mandato, não resolve o problema”, reclamou Jacó. “Nosso mandato não vai se calar sobre essa situação”, avisou.
O petista lembrou que a população de Xique-Xique está abandonada com o descaso da gestão municipal e que ingerir a água com aparência amarelada pode fazer mal a saúde. “O prefeito Reinaldinho tem uma postura de coronel. Ele faz isso para as pessoas ficarem doentes e dependentes do favor dele como estratégia de se perpetuar no poder. É o que chamamos de indústria da seca. Manter as pessoas dependentes do gestor municipal”, completou.
Jacó também criticou as políticas da prefeitura para a área de saúde. “O prefeito não quis se associar a policlínica do governo do estado e os equipamentos de saúde da cidade não atendem a população do município”, disse.
Fonte: Ascom - Deputado Jacó
Amanda Malaquias conta das dificuldades que passou ao chegar em São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal
Direto do povoado de Lagoa Grande, na cidade de Ibipeba, região de Irecê, Amanda Malaquias enfrentou a correria da cidade de São Paulo em busca de seus sonhos. Deixou a casa dos pais para estudar e trabalhar como modelo. De lá para cá, a baiana conquistou uma vaga no elenco fixo de Bailarinas do Faustão e concluiu sua faculdade de administração. À reportagem ela contou um pouco da carreira, dos cuidados com o corpo e dos planos para o futuro.
A história de Amanda lembra a de muitos brasileiros. Sem condições de se manter na capital baiana para estudar, ela viu em São Paulo a oportunidade de alcançar voos maiores e embarcou para morar com um tio e assim economizar nos gastos. Os pais ficaram em Ibipeba.
"Tenho muita gratidão pelo meu tio Bira Malaquias, pois só vim para São Paulo com incentivo e a ajuda dele. Ele sempre me apoiou. Posso dizer é meu segundo Pai!"
Amanda Malaquias ao lado dos pais — Foto: Arquivo Pessoal
A adaptação não foi fácil. Acostumada com a vida de interior em um vilarejo simples com aproximadamente 900 habitantes, a baiana conta que se assustou com a movimentação da cidade da garoa:
“Me assustei com o trânsito, com a quantidade de gente, com a grandeza dos prédios, enfim, me assustei com tudo. Tudo que estava vivendo era muito diferente do que tinha vivido até os meus 17 anos.”
"Dificuldade mesmo foi para aprender a me virar em cidade grande com tudo diferente do interior que vim, aprender a andar sozinha a pegar ônibus."
Estudando e modelando, Amanda começou os trabalhos na TV Globo como figuração em alguns programas, até que surgiu a oportunidade de participar do balé do Ding Dong, que abriu as portas para o contrato fixo.
“Após algumas semanas eu estava ensaiando e me apresentando no Programa do Faustão no Ding Dong. Após 18 meses participando do Ding Dong, passei no teste e fui contratada para o elenco fixo do Balé do Faustão.”
Planos para o futuro
Além de participar do Balé do Faustão, Amanda segue com a carreira de modelo e planeja entrar em uma pós-graduação em administração de empresas. Com o mundo artístico batendo à sua porta, ela também sonha em se tornar atriz e quem sabe, voltar a participar de concursos de Miss, que começou aos 15 anos e rendeu vários títulos.
“Comecei nesse mundo de Miss aos 15 anos e conquistei vários títulos, entre eles Miss Bahia Juvenil, Vice Miss Brasil Juvenil, Miss Brasil Global, Miss Model Internacional, entre outros.”
“Quero em breve ingressar em curso de teatro para quem sabe no futuro estrear em novelas na empresa que trabalho. Tudo o que tenho em mente para o futuro é para ser realizado em conjunto com a carreira de bailarina.”
Sem medir esforços para realizar seus sonhos, Amanda contou que recentemente pôde colocar mais um deles em prática, e falou sobre os cuidados que tem com o corpo.
“Realizei mais um sonho, que foi colocar silicone nos seios. Confesso que foi uma escolha maravilhosa, pois estou realizada com meu corpo!”
Amanda Malaquias após realizar sonho de colocar silicone — Foto: Arquivo Pessoal
“Cuido do corpo malhando, no mínimo 3 vezes por semana. Tenho parcerias com clínica de estética, dentista, academia, etc pois para manter o peso e definir o corpo precisamos de profissionais de várias áreas. Também evito frituras e refrigerante nem de longe.”
Fonte: As informações são do Gshow
Instituto Médico Legal – IML de Irecê – Foto: Central Notícia
Um rapaz identificado por Josué Félix Tarrão, 22 anos, natural de Central, foi assassinado a tiros na noite dessa quinta-feira (05), por volta das 22h30, na cidade de São Gabriel.
Populares disseram à Polícia Civil que a vítima transitava na companhia de outra pessoa pela Travessa Boa Sorte, quando ouviram estampidos, logo em seguida a vítima Josué saiu correndo e a cerca de 100 metros, caiu ao chão vindo a óbito no local. Segundo a PC, a vítima participava de uma farra em uma residência no bairro Masambão II e, teria saído para comprar bebida alcoólica.
O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê (IML). A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou cerca de 110 mil alevinos para associações comunitárias de quatro municípios do Médio São Francisco baiano. Aproximadamente 400 famílias foram beneficiadas. Os alevinos — 90 mil de tambaqui e 20 mil de tilápia — foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, que é vinculado à 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa.
“A distribuição de alevinos destinados ao cultivo visa ao fortalecimento da atividade da piscicultura no contexto da agricultura familiar do oeste baiano, como alternativa de renda. Isso melhora as condições de vida dos homens do campo, viabiliza um bom funcionamento da economia e proporciona alimento saudável na mesa”, afirma Rodrigo Souza, técnico da Codevasf no Centro de Xique-Xique.
As diversas localidades beneficiadas estão situadas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Serra do Ramalho e Sítio do Mato. A ação busca fortalecer a piscicultura familiar e artesanal na região e ocorreu na última semana.
“Desde a conclusão da reforma do Centro, em novembro de 2017, já foram entregues, em peixamentos e doações destinadas ao cultivo, um total de 2,2 milhões de alevinos, sendo 583 mil somente em 2020. Atualmente estão sendo produzidas quatro espécies: duas espécies nativas do São Francisco (curimatã e pacamã) e duas espécies destinadas ao cultivo (tilápia e tambaqui)”, acrescenta Rodrigo Souza.
Fonte: Ascom - Codevasf
Aconteceu no Gran Fest, Irecê, solenidade de formatura das turmas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Irecê. Pais, amigos e demais familiares, puderam acompanhar de perto esse ato solene.
Também marcaram presença no evento o Diretor-Geral do Campus, Prof. Jeime Nunes, a Diretora de Ensino, Ana Carolina Guedes, os coordenadores dos cursos de Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática, Profa. Gilma Brito, Filipe Gomes e Gustavo Falcão Paim respectivamente, além de outros professores, técnicos e trabalhadores terceirizados do Campus.
Após a bela e emocionante entrada dos formandos com seus respectivos padrinhos, o Diretor-Geral abriu a solene cerimônia dando parabéns a todos os formandos. Em seguida houve a execução o Hino Nacional.
Em seus discursos, carregados de emoção, os(a) oradores(a) de cada turma fizeram uma breve descrição das trajetórias que tiveram que percorrer até esse dia. Além de demostrarem muita gratidão pela instituição e seus professores.
Pedro Henrique, Técnico em Eletromecânica, pauta seu discurso na gratidão. O discente agradece aos familiares, a quem dedica sua vitória. "Gratidão, mamães e papais, vovôs e vovós, irmão e irmãs, titios e titias, primos e primas, amigos e amigas, namorados e namoradas. Dedicamos essa vitória a vocês, por tanto se empenharem em prol da nossa formação". Ele também lembra dos professores e colaboradores do IFBA. "Não podemos deixar do falar do inigualável seu Ney, que acredito falar por todos, não mediu esforços para nos aconselhar e nos consolar 'naqueles' momentos difíceis". "Gratidão a todos os professores maravilhosos que passaram por nossa turma", pontua.
Giovana Sousa, Técnica em Biocombustíveis, faz uma retrospectiva de momentos vividos com a turma. "...Hoje somos o que um dia sonhamos, olha quantas coisas construímos. Quantas salas temáticas não já forma vencidas? Quantas questões de fenômenos e transporte não já foram vencidas, mesmo quando parecia que não ia dar?...". "...Vocês foram incríveis nesses anos, foram fortes, e se tornaram pessoas melhores...". destaca. A mesma também mostra gratidão aos professores, que "...nunca foram só professores, sempre foram nossos amigos, nos ensinaram a viver e valorizaram tudo que éramos, para que hoje nos tornássemos tudo que somos. A vocês, professores, nossa verdadeira gratidão, os que tiveram que ir embora, os que permaneceram e que chegaram nesse ano letivo, vocês são nossa inspiração...", externa a concluinte.
Lucas Santana, Técnico em Informática, falou da mudança que a escola lhes proporcionou: "... Na caminhada pela intuição a mudança foi capaz de transformar crianças em adolescentes com mentalidades totalmente diferentes". Lucas também destaca a união da turma: "Todos se uniram como numa família, onde há semelhanças, discórdias e oposição, mas há também a união que aparece nos momentos de maiores necessidades para o bem geral". Ele reconhece que a instituição os fez "fortes e nos preparou para o ritmo do mundo". "E agora"? pergunta ele. O mesmo responde: " Agora seguimos nossas vidas, com a dor da saudade e vontade de levar consigo todas as pessoas que participaram e influenciaram um pouco nossas vidas. E agora? Nós sofremos com a despedida e a ideia de que dificilmente nos juntaremos novamente. E agora? Nós trilharemos novos caminho, com novas pessoas, mas sem nunca esquecermos daquelas com quem convivemos durante anos e aprendemos com uma certa peleja a gostar e admirar..."
Fonte: IFBA Irecê
O pentacampeão mundial Ronaldinho Gaúcho foi preso, em Lambaré, na região de Assunção, no Paraguaio, na noite desta quarta-feira (4). De acordo com informações publicadas pelo Portal R7, Ele foi detido numa operação da polícia local com um passaporte falso em um quarto de hotel. Segundo o Ministério do Interior do país, houve uma operação de invasão à suíte do Hotel Resort Yacht y Golf Club Paraguayo, em que Ronaldinho Gaúcho estava.
Por lá, os policiais teriam encontrado os documentos adulterados nos nomes do ex-jogador e do irmão. A denúncia se originou de uma denúncia policial feita pelo Departamento de Identificações da Polícia Nacional. Agentes policiais ficaram na porta do quarto de Ronaldinho e do irmão. Os dois são esperados para outro depoimento frente ao Ministério Público, às 8 horas.
Em sua mais recente postagem nas redes sociais, o pentacampeão mundial falou sobre um cassino no Paraguai. “Trouxemos o melhor de Las Vegas ao Paraguai e você é nosso convidado especial para viver momentos incríveis, com muitos jogos de azar”, disse. Em depoimento, Ronaldinho e o irmão disseram à polícia que foram ao Paraguai a convite de Nelson Belotti, dono do cassino Il Palazzo. Além disso, fizeram eventos para a fundação “Fraternidade Angelical”.
Fonte: Portal R7
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...
Foto: Patrícia Araújo / Acervo Embasa A Embasa apresentou na noite da qu...