Quarta-feira, 04 de Março de 2020
Notícias

Extintas da natureza há 20 anos, 52 aves da espécie Cyanopsitta spixii, as ararinhas-azuis, retornam ao seu habitat de origem, no município de Curaçá, na Bahia. As aves chegaram da Alemanha hoje (3), no Dia Mundial da Vida Selvagem, que tem como objetivo celebrar a fauna e a flora e alertar para os perigos do tráfico de animais selvagens no mundo.

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira acompanhou de perto a repatriação das ararinhas-azuis. “O retorno das aves ao bioma caatinga representa o resgate, o sonho e a esperança. A Sema e Inema vão atuar na fiscalização do entorno da Área de Proteção Ambiental, não só por conta das ararinhas, mas para coibir o tráfico de outras aves, como o papagaio”, destaca o secretário.

Também estiveram presentes o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira; o presidente da instituição alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP), Martin Guth; o coordenador regional do Inema, Anselmo Vital e diversos técnicos dos órgãos ambientais.

Do Aeroporto de Petrolina, as aves foram encaminhadas para o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-Azul, construído em Curaçá e que possui aproximadamente 30 mil hectares. As espécies passarão por um processo de adaptação e treinamento para viverem em liberdade na Área de Proteção Ambiental da Ararinha-Azul, que conta com 90,6 mil hectares. As unidades de conservação foram criadas pelo Governo Federal e a construção do Centro e o projeto de reintrodução são custeados pela ONG ACTP. A primeira soltura está prevista para 2021.

Fonte: Ascom - Sema



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Março de 2020
Notícias

Cerca de 25 metros do cais desabou - Foto: Divulgação

Parte do cais, cerca de 25 metros, desabou na madrugada desta terça-feira (03), próximo ao encontro dos Rios Grande e São Francisco na cidade de Barra.

De acordo com populares, o desabamento ocorreu por volta das 4h da manhã e a causa do desabamento foram as fortes chuvas que ocorreram durante a segunda-feira (02). Algumas casas construídas em parte mais baixas da cidade ficaram inundadas por causa do temporal.

Algumas casas ficaram inundadas por conta da forte chuva - Foto: Divulgação

Na cidade, os moradores e frequentadores pedem que o local seja devidamente sinalizado para evitar acidentes.

De acordo com Juan Félix, secretário de governo do município de Barra, choveu entre 40 e 50mm. “ Foi uma chuva rápida e forte, mas descartamos qualquer possibilidade de pessoas serem desalojadas ou desabrigadas, já que esses alagamentos em algumas residências são comuns quando chove forte e acontecem em pontos isolados da cidade”, disse ao Central Notícia.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 02 de Março de 2020
Notícias

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, ajuizou ação civil pública contra o Município de Morro do Chapéu pedindo que a Justiça determine, em caráter emergencial, a suspensão da atividade de licenciamento ambiental feita pelo Município de Morro do Chapéu. Segundo o promotor de Justiça, o Município não possui capacidade técnica para assumir o licenciamento ambiental, “já que não tem equipe técnica concursada e multidisciplinar responsável pela atividade”, destacou.

Na ação, o MP pede que a atividade fique suspensa até que o Município estruture devidamente o órgão ambiental, com servidores administrativos e técnicos concursados,  além do Conselho Municipal de Meio Ambiente com atuação efetiva, bem como com as reformas legislativas indicadas no relatório da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de 2019. No relatório da FPI consta que o Município de Morro do Chapéu não tem equipe técnica capacitada para licenciar, apesar do Município emitir licenças; e não possui Conselho Municipal de Meio Ambiental ativo desde, pelo menos 2015, sendo que licenças ambientais foram emitidas neste período, em desconformidade com o que é preconizado pela Lei Complementar Federal 140.

O MP pede também que o Município encaminhe ofício à Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA), órgão integrante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), informando a sua não capacidade técnica e administrativa, para que o Estado exerça a competência supletiva para o licenciamento dos empreendimentos e atividades de impacto local. Como pedido final, o MP requer que a Justiça determine que o Município revise a Política Municipal de Meio Ambiente, no prazo máximo de seis meses; mantenha um órgão específico de Meio Ambiente, destacando servidores exclusivos para este setor, no prazo de três meses; e promova, de forma continuada, a capacitação dos técnicos que atuam no Sistema Municipal de Meio Ambiente, permitindo o aperfeiçoamento das ações da equipe de monitoramento e de fiscalização do município. Pablo Almeida informou que o MP chegou a propor a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a finalidade de regularizar o Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma) de Morro do Chapéu, mas a prefeitura não aderiu à proposta. “A regularização dos Sismumas nos municípios baianos é uma ação do ‘Município Ecolegal’, que integra o rol de programas da Gestão Estratégica do MP”, afirmou.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 02 de Março de 2020
Notícias

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido) e Companhia Independe de Polícia de Proteção Ambiental – Lençóis (CIPPA/Lençóis) realizaram na última sexta-feira (28) patrulhamento ao longo do curso do rio São Francisco, no município de Xique-Xique.

Em nota, a corporação informou que durante o patrulhamento, as guarnições visitaram os povoados de Gado Bravo, Amarracouro e ilha do Amarracouro, onde mantiveram contato com diversas famílias, realizando a checagem de algumas motocicletas que foram localizadas.

“Na ilha do Amarracouro foi mantido contato com alunos e professores da Escola municipal Juvenal Alves Pereira, onde na oportunidade foi explanado para aquele público a importância do trabalho preventivo realizado por aquelas equipes da Polícia Militar” – finaliza a nota.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 02 de Março de 2020
Notícias

Everton Kenndy, 22 anos, que caiu de um prédio localizado na região central da cidade de Irecê, morreu no último sábado (29) no Hospital Regional de Irecê (HRI) onde estava internado.

O acidente aconteceu no final da tarde do último dia 21 de fevereiro, quando o rapaz e um colega realizavam a manutenção de um aparelho de ar condicionado de uma clínica. Segundo o site da Caraíbas FM, Everton recebeu uma descarga elétrica e foi jogado contra a fiação de alta tensão e caiu de uma altura de cerca de dez metros sobre uma grade.

A vítima sofreu queimaduras graves em 60% do corpo. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Irecê – DPT. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 01 de Março de 2020
Notícias

São Gabriel - Na madrugada deste domingo (01) por volta de 04h30, quando no circuito de uma festa, populares informaram que na entrada da Rua Deocleciano Miranda  tinha uma homem caído ao solo e que possivelmente teria sofrido uma emboscada, pois estava sangrando pelo nariz e pela boca, com o rosto bastante machucado e desacordado. A vítima foi identificada por Álvaro Henrique Alves de Almeida, 27 anos.

Ao chegar no local foi confirmado o fato e de imediato foi mantido contato com os plantonistas do hospital local onde foi deslocado uma ambulância e, em seguida foi realizado os primeiros procedimentos, posteriormente foi transferido para o Hospital Regional de Irecê, mas segundo o médico, sem maiores gravidades.

Fonte: As informações são da Polícia Militar



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Fevereiro de 2020
Notícias

Foto: Reprodução/ Rede Social

Um jovem identificado por Fabiano José Francisco, de 23 anos, conhecido por Chicão foi morto na madrugada deste sábado (29) na cidade de Central, região de Irecê.

Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 02h20 na rodovia BA-052, em frente às casas populares. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu a vítima ferida com vários cortes ocasionados por arma branca (faca), que veio a óbito ainda no deslocamento para o Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Ribeiro.

Ainda não há informação sobre possíveis autores e nem a motivação para o crime. No entanto, populares disseram à polícia que quatro homens que estavam dentro de um carro, armados com faca desferiram vários golpes na vítima.

A PM fez buscas, mas até o fechamento dessa reportagem não havia localizado nenhum suspeito. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê (IML). Não há informação sobre horários do velório e sepultamento.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020
Notícias

O militar já comandou o 7º BPM em Irecê - Foto: Divulgação

Um coronel da Polícia Militar identificado por Zeliomar Almeida Volta, 67 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (28) após um acidente de carro na BR-116, no trecho da cidade de Serrinha.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou ao G1 que o carro da vítima capotou, saiu da pista, caiu em um barranco e parou dentro de um lago. O PM morreu ainda no local.

Caminhonete do coronel cai dentro de um lago após sair da pista e capotar - Foto: Divulgação

A PRF suspeita que o acidente foi causado pelo derramamento de óleo na pista, ainda durante madrugada desta sexta, já que outros acidentes também acontecem no local.

O militar estava há seis anos na reserva e serviu à corporação por 43 anos. Há cerca de 20 anos, ele comandou o 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Irecê. “Uma grande perda para a PM da Bahia. O coronel Zeliomar, quando capitão, foi meu instrutor na Academia da Polícia Militar. Comandou a então 4ª CIPM/Irecê. Foi comandante do Batalhão de Choque da PM entre 2004 e 2008. Comandou o 18° BPM/Pelourinho, o Comando de Policiamento Especializado e o Comando de Operações da PM. Homem probo, zeloso e querido pelos seus colaboradores. Uma perda, realmente”, escreveu o major Carlos Maltez em um grupo de WhatsApp da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido).

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020
Notícias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Irecê torna publica a lista das pré-matrículas homologadas da primeira edição de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos aprovados devem realizar o procedimento de confirmação de matrícula, presencialmente, conforme calendário apresentado a seguir.

Data da confirmação da matrícula: 09 a 13/03/2020

Horário: das 08h às 12h e 12h às 18h

Para confirmar a matrícula, é necessário apresentar a documentação, conforme o edital de convocação e a Lei de Cotas (modalidades de concorrência) e das ações afirmativas do IFBA.

Contatos: (74) 3688-6706; E-mail: cores.irece@ifba.edu.br

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020
Notícias

Morreu na manhã desta quinta-feira (27/02), aos 72 anos, Valdir Espinosa, técnico campeão carioca pelo Botafogo em 1989 e da Libertadores pelo Grêmio em 1983. Recentemente, pediu para ser afastado do cargo de gerente de futebol do alvinegro, para fazer uma cirurgia na região do abdômen. O ex-treinador estava internado no CTI desde o último fim de semana e o quadro piorou devido a uma pneumonia. Ele acabou não resistindo à operação. O Glorioso ofereceu General Severiano para o velório. O clube está em contato com a família e em breve vai dar mais detalhes.

Valdir Espinosa começou a carreira como lateral-direito, em 1970, pelo Grêmio. Mas, não atuou muito tempo como atleta. Foram apenas 8 anos de jogador profissional. Ele se destacou mesmo como treinador. Assumiu o comando do Esportivo, time do Rio Grande do Sul, estado em que Espinosa nasceu. Em 1980 foi para o Ceará, onde foi campeão cearense e, no ano seguinte, comandou o Londrina para o título do paranaense.

Em 1982, Espinosa foi contratado pelo Grêmio. Lá, ele fez história. Foi campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes, contra o Hamburgo, em 1983. Teve uma passagem pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, entre 1984 e 1985, retornou ao Grêmio em 1986 e conquistou o Campeonato Gaúcho daquele ano em cima do Internacional, maior rival.

Ele teve uma passagem de duas temporadas no Cerro Porteño, do Paraguai, até assumir o Botafogo, em 1989. O alvinegro estava numa seca de 21 anos sem títulos. Então, com Espinosa no comando, a equipe conseguiu conquistar o Campeonato Carioca daquele ano, em cima do maior rival, Flamengo, com uma vitória por 1 a 0, gol de Maurício.

Valdir Espinosa ainda passou por alguns grandes clubes, como Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG e Vasco da Gama. Mas, os títulos que conquistou como treinador foram o Supercampeonato Paranaense, em 2002 pelo Athletico, e o Campeonato Brasiliense de 2005, pelo Brasiliense.

Em 2016, assumiu o cargo de coordenador técnico do Grêmio, trabalhando ao lado de Renato Gaúcho, função que já tinha feito quando o treinador comandou o Vasco, em 2007, e o Fluminense, em 2009. No imortal, Espinosa conquistou a Copa do Brasil de 2016 e participou de parte da campanha do título da Copa Libertadores da América de 2017. Após ser demitido, ficou sem trabalhar até este ano, quando foi contratado pelo Botafogo para a função de Gerente de Futebol.

Fonte: Rádio Tupi



Compartilhar no Whatsapp