Nota de Esclarecimento
A CN Comunicação & Marketing, através de seu proprietário Luciano Castro, vem a público esclarecer que não contratou nenhuma pesquisa eleitoral no município de Irecê.
A pesquisa em questão, registrada no TSE sob o número BA-03261/2024 em 30/09/2024, tinha previsão de divulgação para este domingo, 06 de outubro
"Fiquei surpreso neste sábado à noite quando pessoas ligadas à campanha do candidato a prefeito Figueredo me informaram sobre a pesquisa, mencionando que minha empresa seria a contratante. Esclareço que nunca contratei pesquisa alguma em Irecê", afirmou Luciano Castro, que também é proprietário do site Central Notícia.
Luciano reforça que nunca participou de negociações, não fez acordo e não foi contatado sobre a contratação de pesquisa.
A pesquisa, incluisve, foi proibida de ser divulgada por decisão do juiz eleitoral Fernando Antônio Sales Abreu.
A empresa lamenta o uso indevido de seus dados e espera que o equívoco seja devidamente corrigido esclarecido.
Texto atualizado às 15h53 de domingo, 06 de outubro.
Fonte: Da Redação
Alta produtividade em setembro dificulta a comercialização do produto na região – Foto: Agricultura Irrigada
A oferta excessiva de cebola tem gerado uma forte pressão sobre os preços no Nordeste, especialmente na Região de Irecê (BA), no Vale do São Francisco (BA/PE) e em Baraúna (RN).
Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, o mercado regional enfrentou dificuldades devido ao alto volume disponível, resultado do pico de produtividade no mês de setembro.
A região de Irecê, grande produtora de cebola, tem encontrado obstáculos para comercializar o produto, já que importantes centros do Nordeste estão sendo abastecidos pela produção potiguar, como Fortaleza (CE) e Natal (RN).
De acordo com dados do Hortifrúti/Cepea, a queda nas cotações, aliada aos altos custos de colheita, tem levado muitos produtores a desacelerar a atividade. Cebolas que não atingem o calibre adequado estão sendo descartadas no campo.
Em Irecê, o preço da cebola amarela híbrida beneficiada registrou uma queda de 7,2%, fechando a R$ 18,80 por saco de 20 kg. Esse cenário agrava a situação dos agricultores locais, que enfrentam dificuldades para escoar a produção e manter a lucratividade.
Veja mais informaçções da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Duzentos promotores de Justiça eleitorais fiscalizarão as eleições nas zonas eleitorais da Bahia (180 no interior e 19 na capital) no próximo domingo, dia 6, quando cidadãos de todo o país irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Na Bahia, 33.229 candidatos concorrem aos cargos, sendo que a grande maioria (32.877) disputa vaga nas Câmaras de Vereadores. O estado conta com 11.283.507 eleitores. Desse total, 52% são mulheres e 48% homens, segundo o ‘Guia das Eleições 2024’, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
Até ontem, dia 3, o Ministério Público da Bahia recebeu 2.228 notícias de fato sobre supostas irregularidades, como assédio eleitoral, violência política de gênero, abuso de poder político ou econômico, corrupção eleitoral e propaganda irregular. Os promotores de Justiça eleitorais deram andamento a 1.191 desses casos, que totalizaram 487 procedimentos, entre denúncias criminais, ações, recomendações, investigações próprias e requerimentos de instauração de inquéritos policiais para apuração dos fatos, prevenção e saneamento de irregularidades. Outras 704 notícias de fato foram arquivadas em razão da falta de elementos básicos para abertura ou continuidade da investigação ou por haver procedimentos em curso sobre o mesmo objeto. As demais notícias ainda estão em andamento.
Desde o dia 6 de agosto, o MP deu início a uma série de alertas aos candidatos às eleições para que ficassem atentos às proibições impostas pela legislação, sobretudo aos agentes públicos, no sentido de evitar favorecimento de candidaturas na disputa eleitoral. O promotor de Justiça que coordena o Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais do MPBA (Nuel), Millen Castro, registra que “no próximo domingo, os promotores e as promotoras eleitorais atuarão fiscalizando as seções eleitorais e recebendo, nos cartórios eleitorais, eventuais denúncias de irregularidades para evitar desequilíbrio na disputa e permitir que todos tenham o livre exercício do direito ao voto”. Ele ressalta que o trabalho do MP não acaba no dia 06 de outubro, pois as notícias recebidas anteriormente continuarão sendo investigadas para que, até a data da diplomação, infratores eleitorais sejam responsabilizados.
Fonte: MP-BA
Foto: Ricardo Valarini Constantino/MS
O governo federal enviou, na madrugada desta sexta-feira (4), kits de medicamentos e insumos para cidades do Amazonas que enfrentam uma das mais severas secas na região.
Os 54 kits vão permitir atendimento a 81 mil pessoas (cada kit pode atender 1,5 mil pessoas) por um período de 30 dias nos municípios mais impactados.
De acordo com o Ministério da Saúde, na semana passada a titular da pasta, Nísia Trindade, se reuniu com os secretários de saúde da região Norte do país para ampliar o diálogo sobre as necessidades de cada estado.
Na mesma data, o ministério iniciou a campanha Se tem fumaça, tem que ter cuidado, para alertar a população e gestores de saúde sobre os riscos que a poluição do ar representa para a saúde pública.
A pasta também disponibilizou uma página dedicada ao tema, em que a população pode encontrar orientações sobre os cuidados com a saúde e como se proteger durante o período de queimadas.
A ideia é mobilizar a sociedade para adotar medidas preventivas e reduzir os impactos à saúde provocados pela exposição à fumaça.
Fonte: Agência Brasil
Candidato do MDB aparece com 52,44% dos votos válidos, confirmando favoritismo
A dois dias das eleições, Juninho Rocha (MDB), candidato a prefeito de São Gabriel, deve confirmar o favoritismo nas urnas, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto IPEX, encomendada pelo portal TVS1.
De acordo com o levantamento, Juninho aparece com 47,59% no cenário espontâneo, enquanto Mateus Machado (PT) pontua com 41,84%. Outros 7,59% disseram que estão indecisos, 1,38% não souberam responder e 1,60% votariam em branco ou nulo.
No cenário estimulado, Juninho lidera com 46,90%, e Mateus pontua com 42,53%. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os votos brancos e nulos da contagem final, Juninho tem 52,44% e Mateus Machado 47,56%.
A pesquisa ouviu 435 eleitores no mês de setembro. O levantamento tem margem de erro de 4,60 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-09236/2024.
Fonte: Com informações do portal TVS1.
O comício de encerramento da campanha de Juninho Rocha(MDB), reuniu milhares de pessoas na Praça Minervino José Vaz.
O evento contou com a presença de eleitores, apoiadores e lideranças de todas as regiões do município, destacando o entusiasmo em torno da candidatura de Juninho.
A concentração começou com um arrastão que percorreu a principal rua da cidade, atraindo uma multidão.
Durante o comício, Juninho Rocha, falou sobre a importância da escolha consciente e apresentou propostas importantes para o futuro de São Gabriel “ Estamos felizes e com o coração cheio de alegria pela confiança e pelo apoio que o povo de São Gabriel tem depositado em mim. Isso só aumenta ainda mais a minha responsabilidade em fazer a melhor gestão que São Gabriel já viu”, afirmou.
O político liderado por Hipólito Rodrigues, juntamente com Zé Carlos da Cebola, demonstrou força e organização durante toda a campanha, mostrando o favoritismo de Juninho Rocha nesta disputa eleitoral de 2024.
O comício realizado nesta quinta-feira (03), evidenciou o apoio massivo que o candidato vem recebendo, consolidando sua posição como principal concorrente na corrida para a prefeitura.
O clima de alegria e empolgação tomou conta da praça, com os apoiadores vibrando a cada discurso. O encerramento da campanha de Juninho Rocha foi marcado por uma grande demonstração de apoio popular, fortalecendo ainda mais sua candidatura e deixando os eleitores na expectativa para as eleições no próximo domingo, dia 06 de Outubro.
Fonte: Ascom - Juninho Rocha
Levantamento mostra Emiliano Neto com 55,94% das intenções de voto, enquanto Babaco tem 35,59%; pesquisa aponta favoritismo do candidato do PP
A mais recente pesquisa eleitoral registrada no município de Ipupiara confirma o favoritismo de Emiliano Neto (PP) na disputa pela prefeitura.
A consulta, realizada pela empresa TML de Souza Paiva Publicidades entre os dias 27 e 29 de setembro, ouviu 450 eleitores e traz Emiliano com uma ampla vantagem sobre seu adversário Marcus Vinícius, conhecido como Babaco (PSD).
Conforme os dados divulgados, na modalidade espontânea – quando os entrevistados não recebem os nomes dos candidatos – Emiliano Neto aparece com 55,94% das intenções de voto, enquanto Babaco tem 35,59%. Além disso, 8,47% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram.
Com essa vantagem superior a 20 pontos percentuais, Emiliano Neto desponta como o grande favorito a vencer as eleições, que acontecem no próximo domingo, 06 de outubro.
A pesquisa tem margem de erro estimada de 4,5% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O número de identificação da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BA-06369/2024.
Com a votação se aproximando, a pesquisa apenas consolida o que já é percebido nas ruas: Emiliano caminha para uma vitória sólida. O entusiasmo crescente entre seus apoiadores reflete a confiança de que o resultado das urnas será apenas a confirmação da preferência popular.
Enquanto isso, Babaco enfrenta uma tarefa árdua e quase impossível, com pouco tempo para tentar reverter uma desvantagem tão severa.
Fonte: Da Redação
Fotos: Patrícia Aráujo/Divulgação Embasa
O grande rio avistado pelo italiano Américo Vespúcio, no dia 4 de outubro de 1501, tem o nome do santo do dia e é apelidado carinhosamente de Velho Chico. É o quinto maior rio do país, passa por sete estados e percorre 8% do território brasileiro. Dentre muitas funções, o São Francisco é um manancial essencial para o abastecimento público de água tratada, no qual a Embasa capta água para atender 36 municípios – alguns deles, situados a centenas de quilômetros das margens do Velho Chico.
“A atividade da Embasa depende da saúde do rio para levar água potável a vários municípios. Por isso, fazemos a nossa parte para que ele continue a ser essa potência em disponibilidade de água. Investimos continuamente em eficiência na operação dos sistemas que captam no São Francisco, na implantação de sistemas de esgotamento sanitário, instalação de mais pontos de acesso dos imóveis à rede coletora de esgoto nos municípios onde prestamos serviços, e na recuperação de nascentes em pontos onde captamos água”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.
Hoje, a Embasa precisa lidar com as consequências de diversos problemas ambientais que afetam o rio São Francisco. A extração das matas ciliares para produção de carvão, formação de pastos e de áreas agricultáveis, a mineração e o garimpo assorearam o leito em vários trechos, reduzindo a disponibilidade de água durante as estiagens típicas do semiárido. Com a calha rasa nesses pontos, o leito do Velho Chico também sofre impactos do regime de regulação do seu fluxo pelas barragens das usinas hidroelétricas Três Marias (Minas Gerais), Sobradinho, Paulo Afonso, Itaparica (Bahia) e Xingó (Sergipe e Alagoas), fazendo aparecer bancos de areia e braços secos do rio, durante a estiagem, ou inundando áreas habitadas ou agricultáveis em tempo chuvoso.
No sistema adutor do São Francisco, que capta água em Xique-Xique, trata em Itaguaçu da Bahia e fornece água potável para 16 municípios da região de Irecê, o gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, conta que, em 2021, uma espécie trazida da Ásia pela piscicultura, conhecida como mexilhão dourado, se reproduziu ao ponto de entupir a tubulação das bombas da captação.
“Interrompíamos várias vezes o bombeamento para desentupir a tubulação e, com isso, parávamos com frequência o abastecimento em vários municípios, gerando muita insatisfação nos usuários do serviço. Tivemos que encontrar rapidamente uma solução e chegamos à instalação de um emissor de campo eletromagnético para evitar a proliferação do molusco”, explica Odirlei.
Já o gerente regional da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, conta que, em junho deste ano, a empresa precisou fazer uma parceria com o Exército Brasileiro para escavar um banco de areia que estava impedindo o fluxo das águas do rio para o ponto de captação do sistema que abastece Muquém do São Francisco e Wanderley. “Enquanto nosso pessoal e o do Exército escavava, instalamos uma bomba para trazer água do rio para a captação e recuperar o abastecimento desses dois municípios o mais rápido possível”, lembra.
Saneando o São Francisco - Na relação com o Velho Chico, a Embasa avançou ao longo dos últimos 17 anos na cobertura de atendimento nos municípios situados em sua bacia. Atualmente, 31 municípios contam com sistemas de esgotamento sanitário operados pela Embasa que coletam, tratam e fazem a disposição adequada de efluente de acordo com a legislação ambiental vigente. Atualmente, a empresa está investindo aproximadamente R$ 103,8 milhões para ampliar o acesso ao serviço nesses municípios, buscando atender as metas do marco legal do saneamento básico até 2033.
Em mais dois municípios situados na bacia, a Embasa está implantando a infraestrutura que vai coletar e tratar o esgoto de parte das respectivas sedes municipais. Em Irecê, o investimento é da ordem de R$ 66,7 milhões (recursos OGU e Embasa) para a implantação da 1ª etapa do sistema de esgotamento sanitário (SES). Já em Jeremoabo são cerca de R$ 21,3 milhões (Codesvasf e Embasa) investidos em obra já avançada com conclusão prevista para dezembro deste ano.
Ao coletar e tratar a água utilizada nos domicílios, a Embasa garante que o esgoto doméstico, que tem alto potencial poluidor e disseminador de doenças, seja manejado e destinado adequadamente, evitando que esse resíduo líquido seja descartado diretamente no solo ou em cursos d´água e rios que formam o São Francisco.
Plantando água - O Viveiro Educador é um projeto socioambiental da Embasa voltado à recuperação de nascentes através do plantio de matas ciliares, buscando o envolvimento das comunidades do entorno. Nas 13 regionais da empresa no interior, existem estufas da Embasa ou de parceiros onde são cultivadas espécies de árvores nativas. As mudas são plantadas em áreas de mata degradada, para reabilitar nascentes que desapareceram ou estão com pouca vazão, e em cinturões verdes nas estações de tratamento de esgoto ou projetos paisagísticos em estações de tratamento de água.
A empresa mantém seis viveiros para a produção de mudas de espécies vegetais da Caatinga e do Cerrado, biomas existentes no território da bacia hidrográfica do São Francisco (BHSF). Ingá, Ipê-branco, Ipê-roxo, Ipê-rosa, Ipê-amarelo, Jacarandá Mimoso, Vinhático, Angico, Jenipapo, Mulungu, Cedro-rosa, Tamboril e Jequitibá fazem parte do repertório de mudas cultivadas. Nos plantios, quando possível, as comunidades ribeirinhas participam da ação. As atividades do Viveiro Educador incluem também palestras, passeios ecológicos, doação de mudas e Ecofeiras de educação ambiental.
Municípios abastecidos pela Embasa captando diretamente no rio São Francisco: Irecê, Central, Ibipeba, Uibaí, Ibititá, Presidente Dutra, Cafarnaum, Canarana, Jussara, América Dourada, São Gabriel, Barro Alto, João Dourado, Lapão, Itaguaçu da Bahia, Abaré, Glória, Paulo Afonso, Santa Brígida, Chorrochó, Ibotirama, Morporá, Wanderley, Muquém do São Francisco, Barra do Mendes, Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Matina, Guanambi, Caetité, Candiba, Pindaí, Lagoa Real, Brumado (Samambaia e localidades rurais) e Rio do Antônio (Ibitira).
Municípios situados na BHSF com coleta e tratamento de esgoto: Abaré, Barreiras, Campo Formoso, Canápolis, Chorrochó, Gentio do Ouro, Glória, Ibitiara, Ibotirama, Ipupiara, Irecê, Jacobina, Jaguarari (Pilar), Jeremoabo, LEM, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Muquém do São Francisco, Ourolândia, Paulo Afonso, Santa Brígida, Umburanas, Várzea Nova, Guanambi, Botuporã, Jacaraci, Rio do Pires, Rio de Contas, Caturama e Iuiu.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...