Foto: reprodução
A Polícia Civil da Bahia intensificou as ações de segurança antes do Carnalapão 2025 e prendeu três suspeitos envolvidos em furtos e roubos de celulares durante eventos festivos na região.
A operação ocorreu na segunda-feira (17), em Irecê, com a participação das equipes da Delegacia Territorial do Lapão, do CATTI/Diamantina e do Serviço de Inteligência da 14ª Coordenadoria Regional.
As investigações apontaram que os suspeitos atuavam há meses em festas populares, como a Festa da Cebola, João Dourado, Festa da Pinha, Presidente Dutra, Festa dos Caretas, em Canarana e o Aniversário da Cidade de Lapão. O grupo aproveitava grandes aglomerações para furtar celulares dos foliões.
Diante das provas reunidas, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva dos envolvidos, que foi autorizada pela Justiça da Comarca do Lapão. Os suspeitos foram localizados no bairro Paraíso, em Irecê, e levados à delegacia para os procedimentos legais.
A ação reforça o compromisso das forças de segurança em combater crimes durante eventos festivos, garantindo maior tranquilidade aos participantes.
Veja mais informações da região no www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução
Com a promessa de aprimorar parceria com a Polícia Federal e de centralizar os canais de denúncia de vítimas de golpes financeiros, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram nesta terça-feira (18) a Aliança Nacional de Combate a Fraudes Bancárias e Digitais. A iniciativa pretende atuar tanto na prevenção como na repressão de golpes e crimes cibernéticos.
Resultado de um acordo técnico firmado em agosto do ano passado entre o ministério e a Febraban, a aliança teve a criação discutida desde setembro de 2024 por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Direitos Digitais da pasta. Um comitê gestor formado pelo Ministério da Justiça e a federação definirá diretrizes para a aliança. Fóruns de discussão bimestrais discutirão as ações e acompanharão a evolução das iniciativas propostas.
Por fim, três grupos temáticos traçarão estratégias para as ações escolhidas. Cada grupo corresponde a um tema prioritário definido pelo grupo de trabalho. O primeiro pretende desenvolver boas práticas de prevenção, detecção e respostas, por meio de campanhas de conscientização e investimento na melhoria da identificação de identidade para a abertura de contas por meio eletrônico.
O segundo grupo buscará aperfeiçoar critérios e protocolos para o compartilhamento e o tratamento de dados. O grupo pretende aprimorar a Plataforma Tentáculos, criada pela Febraban e pela Polícia Federal em 2018 e que resultou em 200 operações, 445 mandados de busca e apreensão e 85 prisões.
O terceiro grupo abordará o atendimento de vítimas e a capacitação de agentes. Entre as medidas em elaboração, estão a centralização de canais de denúncia e a criação de protocolos de atendimento a crimes cibernéticos em delegacias.
Segundo o Ministério da Justiça, 36% dos brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de golpe em fevereiro de 2024, com pessoas acima de 60 anos sendo mais vulneráveis. Os crimes mais recorrentes são a clonagem ou a troca de cartões bancários (44%), golpe da falsa central de cartões (32%) e pedidos de dinheiro por suposto conhecido no WhatsApp (31%).
Iniciativa
Enfatizando a necessidade de colaboração entre os setores público e privado, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que a inteligência e a capacitação técnica representam a melhor maneira de combater os crimes digitais.
“A resposta mais eficiente à criminalidade que aviltamos é a que se dá com inteligência, capacidade técnica e implementação de medidas de prevenção, detecção e finalmente repressão. A aliança sintetiza esses objetivos e vai ao encontro de uma demanda da sociedade que é de construirmos um ambiente virtual mais seguro e confiável, no qual a impunidade deixe de reinar”, declarou.
Epidemia
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, comparou o aumento dos crimes pela internet a uma epidemia e ressaltou a necessidade de articulação entre os diversos setores da sociedade. Embora seja coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Febraban, a aliança tem a participação de representantes de entidades de outros setores, como de tecnologia da informação, da indústria de telecomunicações e do varejo.
“Vários segmentos do setor privado estão representados, como o setor bancário, o setor financeiro, a indústria de pagamentos, a indústria de tecnologia, de telefonia, o varejo. O poder público, com suas frentes reguladoras, as forças de segurança pública. Isso mostra uma aliança não só plural, não só diversificada, mas também multifacetada porque é um crime que precisamos enfrentar dessa maneira”, destacou.
Além da plataforma conjunta com a Polícia Federal, o presidente da Febraban destacou iniciativas da entidade para combater o crime digital nos últimos anos, como um laboratório conjunto de segurança cibernética dos bancos. Desde 2020, o laboratório treina agentes bancários, fornece capacitação em inteligência, faz simulações e padroniza a contratação de fornecedores.
Em 2023, destacou Isaac Sidney, a Febraban montou um grupo de repressão com 21 instituições de vários setores da sociedade que resultou em 2,5 mil prisões em ações conjuntas com o poder público. Na prevenção, o presidente da Febraban mencionou a realização de campanhas de conscientização próximas a datas comemorativas, quando as tentativas de golpes aumentam.
Fonte: Agência Brasil
Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:
✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.
✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.
Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!
Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .
Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!
Fonte: Informe Publicitário
Pela primeira vez na história de Jussara, o município passa a ter representatividade na Mesa Diretora da União dos Municípios da Bahia (UPB). O prefeito Tacinho Mendes foi confirmado como Conselheiro Fiscal Titular da entidade, em chapa homologada nesta terça-feira (18), em Salvador.
"É com muita satisfação que compartilho essa conquista histórica para nossa cidade. Estar na Mesa Diretora da UPB é um passo importante para defender os interesses de Jussara e de todos os municípios baianos", celebrou Tacinho.
A chapa “União de Verdade” é presidida pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e tem como objetivo fortalecer o municipalismo e ampliar as conquistas para as cidades da Bahia. Durante o evento, também foi confirmada a eleição do prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, como presidente da FEC Bahia.
Para Tacinho Mendes, a presença de Jussara na direção da UPB representa mais avanços e voz ativa nas decisões que impactam diretamente a vida da população. "Vamos juntos continuar trabalhando e lutando por mais investimentos e melhorias para nosso povo", concluiu o prefeito."
Fonte: Ascom- Tacinho Mendes
Morro do Chapéu se consolida como importante polo de vitivinicultura na Chapada Diamantina — Fotos/Instagram
O município de Morro do Chapéu, conhecido como a “Capital do Vinho” da Chapada Diamantina, viveu um momento de celebração e crescimento do enoturismo no último sábado (15).
A Vinícola Vaz foi o centro da Vindima de Verão, evento que marcou o início da colheita das uvas e atraiu cerca de 250 participantes, incluindo autoridades como a prefeita Juliana Araújo e o secretário estadual da Agricultura, Wallison Tum.
A vindima, que representa a colheita das uvas e encerra um ciclo de trabalho no cultivo, foi uma oportunidade para fortalecer o setor vitivinícola local, com o apoio de proprietários de vinícolas e investidores específicos no potencial da região.
Jairo Vaz, proprietário da Vinícola Vaz, destacou os avanços no setor, com investimentos voltados para o crescimento da vitivinicultura.
A cidade comemora duas vitórias por ano, no verão e no inverno, o que demonstra uma alta capacidade produtiva de seus vinhedos.
Fonte: Da Redação
“Mais do que fazer uma doação de recursos, aqui estamos falando da doação de tempo, afeto e amor de todos os envolvidos nessa causa tão nobre”, destacou o prefeito.
O início da gestão do prefeito Murilo Franca tem sido marcado por uma atenção especial ao social, especialmente às instituições que realizam trabalhos voluntários, como é o caso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que, desde o ano 2000, presta assistência integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
O prefeito visitou a instituição, interagiu com os acolhidos na casa e assinou um novo convênio, proporcionando a ampliação e o aprimoramento dos serviços oferecidos pela APAE, garantindo a continuidade de atendimentos essenciais e fortalecendo as ações de inclusão e acolhimento. Para o gestor, a parceria representa mais um passo para assegurar a todos que precisam um suporte adequado e de qualidade.
“Não tenho dúvida de que este convênio vai ajudar muito a APAE, mas, para além disso, reforça que a Prefeitura está sempre de portas abertas para apoiar essa causa tão nobre. Sou parceiro e amigo dessa instituição, que tem um papel fundamental na nossa cidade”, destacou Murilo.
A APAE acolhe mais de 140 crianças, o que faz este projeto grandioso ser ainda mais importante na vida de todas as famílias assistidas.
A instituição conta hoje com 31 colaboradores, entre professores, atendentes terapêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e psicopedagogos, além de uma ampla rede de apoio dentro da casa. Representando a APAE, a diretora Isângela Matos celebrou a renovação do convênio como um marco para a instituição.
“Esse apoio da Prefeitura nos permite manter nossas portas abertas, renovando esperanças e garantindo um atendimento digno a cada assistido. Aqui, a diferença se dissolve na união e no acolhimento”, afirmou.
Como marca registrada, o olhar voltado para o social tem sido destaque no início da gestão de Murilo. “Mais do que fazer uma doação de recursos, aqui estamos falando da doação de tempo, afeto e amor de todos os envolvidos nessa causa tão nobre”, disse o prefeito, que também celebrou, no início do ano, a nova parceria com a Associação Beneficente Ao Ancião de Irecê (ABAI).
Fonte: As informações são de assessoria.
Investimentos e parcerias são a chave para o desenvolvimento contínuo do município
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, iniciou a semana com mais uma importante conquista para a cidade. Nesta terça-feira, 18, o gestor esteve em Salvador para uma audiência com o secretário Sérgio Brito, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), e o deputado estadual Ricardo Rodrigues.
Durante o encontro, foi anunciada a liberação da iluminação pública para o trecho da BA-225, que vai do contorno de Presidente Dutra até o Ponto do Mocotó.
"Essa conquista é um grande passo para a segurança de quem transita por essa rodovia, ajudando a reduzir os riscos de acidentes e oferecendo mais conforto aos motoristas e pedestres", afirmou Robertão por meio de suas redes sociais.
O prefeito, que trabalha sem parar pelo município, ressaltou seu compromisso com a melhoria da infraestrutura local.
“Sigo firme na missão de trazer mais qualidade de vida para a nossa população e continuar na busca de mais recursos e investimentos que impulsionem o desenvolvimento da nossa cidade”, completou.
O trabalho do prefeito Robertão, sempre em busca do desenvolvimento, reforça o comprometimento constante em transformar Presidente Dutra em uma cidade cada vez mais melhor para todos.
Fonte: Da Redação
Foto: Arquivo/MDS
O Ministério da Saúde recomenda que todas as gestantes do país façam suplementação de cálcio para prevenir a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, problemas causados pela hipertensão que são a maior causa de nascimentos prematuros e de morte materna e fetal. A nova estratégia será adotada no pré-natal do Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo protocolo busca reduzir a morbimortalidade materna e infantil, especialmente entre a população negra e indígena. Em 2023, quase 70% das mortes causadas por hipertensão foram entre mulheres pretas e pardas. O cálcio ajuda a regular o metabolismo, mantendo a pressão arterial em níveis normais.
As gestantes devem tomar dois comprimidos de carbonato de cálcio 1.250 mg por dia a partir da 12ª semana de gestação até o parto. Essa dose garante a ingestão de 1.000 mg de cálcio elementar por dia, o que é a quantidade mínima necessária para reduzir o risco de complicações.
Gestantes
O medicamento já faz parte da farmácia básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e é oferecido pelas unidades de saúde, mas caberá aos municípios, ao Distrito Federal e aos estados adquirir os comprimidos na quantidade necessária para atender a todas as gestantes.
Desde 2011, a Organização Mundial da Saúde recomenda a suplementação de cálcio para gestantes com baixo consumo do micronutriente e mulheres com alto risco para pré-eclâmpsia. A orientação já era seguida pelo Ministério da Saúde, mas a prescrição era feita apenas para gestantes com risco detectado.
De acordo com a nota técnica do ministério, a mudança para a prescrição universal se baseia em pesquisas oficiais que mostram que tanto as adolescentes quanto as mulheres adultas no Brasil consomem menos da metade da quantidade recomendada de cálcio por dia.
As gestantes também devem manter a suplementação de ácido fólico e ferro, que é prescrita de forma universal desde 2005. Por isso, precisam ficar atentas aos horários de ingestão, já que o cálcio e o ferro devem ser tomados em ocasiões diferentes, para não prejudicar sua absorção.
Lexa
As complicações causadas pela hipertensão na gravidez ganharam notoriedade recentemente após o episódio o com a cantora Lexa. Sua filha recém-nascida, Sofia, morreu três dias após o parto prematuro, causado por pré-eclâmpsia com síndrome de Hellp.
Algumas situações aumentam o risco de desenvolver a condição: primeira gestação; gravidez antes dos 18 e depois dos 40 anos; pressão alta crônica; diabetes; lúpus; obesidade; gestação de gêmeos e histórico familiar.
Nesses casos – ou quando a alteração na pressão é detectada no início da gestação -, a gestante precisa de acompanhamento especial e pode receber a prescrição para tomar o medicamento AAS [ácido acetilsalicílico] em conjunto com o cálcio.
Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução
Na manhã desta segunda-feira (17), a Polícia Militar de Canarana foi acionada para verificar uma denúncia sobre um homem armado na comunidade de Lagoa do Zeca, zona rural do município.
Ao chegarem ao local, os policiais avistaram um suspeito em uma motocicleta próxima a um bar. Assim que viu a presença da equipe, ele fugiu em alta velocidade.
Durante a perseguição, os policiais notaram que o suspeito descartou um objeto. Após interromper momentaneamente a busca, retornamos ao ponto onde o item foi deixado e encontramos um revólver Taurus calibre 38, de numeração 27680.
O homem conseguiu escapar da polícia e não foi localizado até o momento. A arma apreendida foi encaminhada à Delegacia Territorial de Canarana, onde o caso será investigado.
Veja mais informações da região no www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...