Sábado, 30 de Novembro de 2019
Notícias

Na noite dessa sexta-feira (29), por volta das 21h, o fisioterapeuta Alfredo Victor de Oliveira Matos se apresentou à Polícia Civil de Juazeiro, região norte do estado. Ele é suspeito de mandar matar Rafaela Gomes de Souza, 27 anos, que desapareceu da cidade de Lapão, na região de Irecê, no último dia 20 de novembro depois que recebeu uma ligação telefônica.

A informação sobre a prisão do suspeito só foi divulgada pela Polícia civil de Juazeiro no final da manhã deste sábado (30),  por questões de segurança.

O corpo de Rafaela foi encontrado na tarde de sexta-feira (29) em um lixão desativado, em Irecê. A Polícia Civil prendeu Ramon da Silva Santana, 22 anos, terceiro suspeito de envolvimento no crime. A sua prisão foi crucial para ajudar os investigadores a localizar o corpo da jovem que estava parcialmente queimado.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 30 de Novembro de 2019
Notícias

O público visitante da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontece até domingo (1º), no Parque de Exposições de Salvador, conferiu, nesta sexta-feira (29), atividades como o III Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o “Encontro de Educação Integral, Profissional e Tecnológica: a modelagem australiana em debate”. As duas atividades, realizadas em auditórios localizados no âmbito da feira, tiveram como um dos temas abordados a Educação Profissional e Tecnológica.

Durante o simpósio, o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, fez uma apresentação sobre o tema “Educação Profissional e Tecnológica na Bahia: desafios e perspectivas de formação na atualidade”. “A Educação Profissional na Bahia está presente nos 27 Territórios de Identidade e nós passamos a ter duas ofertas grandes: o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e a Tecnológica, que caracteriza a nossa política para a juventude, acima de tudo, os jovens do campo e da cidade. Passamos a ter também o nosso PROEJA e que caracteriza, junto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o nosso compromisso com jovens e adultos no processo de ensino e escolarização. Nós temos hoje, mais de 90 mil jovens matriculados na Educação Profissional e Tecnológica, em 46 Centro Territoriais de Educação Profissional (CETEPs) e 35 Centros Estadual de Educação Profissional (CEEPs)”, destacou.

O simpósio também contou com o protagonismo estudantil. O estudante Oséias Ribeiro da Silva, 17 anos, do curso técnico em Agropecuária do Centro de Educação Profissional (CEEP) em Recursos Naturais do Centro Baiano, localizado em Xique-xique, apresentou o projeto “Arte ribeirinha: vivência e valorização da cultura local”. “O nosso projeto tem o objetivo de fazer com que o artesanato e a arte dos ribeirinhos sejam mais valorizados, pois são muito talentosos e precisam ser reconhecidos regionalmente”, afirmou.

Também participaram do simpósio o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes; o pró-reitor de Extensão do IFbaiano, Rafael Trócoli; o representante das Escolas Família Agrícola da Bahia, Tiago Pereira; e o coordenador executivo da Casa Civil, Almerico Biondi; que debateram sobre a relação entre a oferta de cursos de Educação Profissional e as demandas da Agricultura Familiar nos territórios.

No encontro sobre Educação Integral, Profissional e Tecnológica, os participantes conheceram a modelagem do ensino Profissional e Tecnológico da Austrália através de uma apresentação do diretor geral da William Angliss Institute, Bruce Bradfield. “Na Austrália, nós também passamos por um processo de reforma e, por isso, nós podemos compartilhar a experiência australiana da reforma do sistema educacional com essa dinâmica de inserção econômica e produtiva da população e, também, podemos ajudar a Bahia neste processo”, comentou.

Fonte: Ascom - Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019
Notícias

Policiais encontraram corpo de Rafaela em lixão em Irecê — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na tarde desta sexta-feira (29), o corpo de Rafaela Gomes de Souza, 27 anos, foi encontrado enterrado em uma cova rasa no antigo lixão, em Irecê. Rafaela sumiu de casa na última quarta-feira (20) após receber uma ligação telefônica.

Os policiais chegaram ao local depois de terem detido Ramon da Silva Santana, 22 anos, terceiro suspeito de envolvimento no crime. Segundo a polícia, ele receberia R$ 500 reais pela empreitada criminosa.

Rafaela era moradora da localidade de Vila Castro, no município de Lapão, região de Irecê.

Na quarta-feira (27), a Justiça decretou a prisão preventiva do fisioterapeuta Alfredo Victor Oliveira, mentor intelectual do crime e de Érito Dias, conhecido por Rato, segundo participante no feminicídio. Eles continuam foragidos.

Ainda conforme a polícia, a vítima sumiu no dia 20 de novembro e a família registrou um boletim de ocorrência do desaparecimento no dia 23 na delegacia de Irecê. Ao delegado responsável pelo caso, Geraldo Vilaboim, Victor disse que vinha sendo chantageado e extorquido por Rafaela com quem mantinha um relacionamento extraconjugal. 

Os investigadores e a perícia foram acionados. O corpo da mulher foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade, onde vai passar por exames para apontar as causas da morte. O crime gerou repercussão nacional.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019
Notícias

Local onde ocorreu o fato - Foto: Central Notícia

Uma mulher matou o companheiro e depois cometeu suicídio dentro da casa em que os dois moravam, na localidade de Queimadas, zona rural do município de Central, região de Irecê. O caso foi registrado pela polícia no início da manhã desta sexta-feira (29).

A polícia chegou até o imóvel onde estavam os dois, depois que vizinhos acionaram a equipe. “Pelo cenário do crime, verificou-se, a princípio, que Maria Edineide de Santana Furtado agrediu seu companheiro, Divalcir Furtado de Albuquerque, com golpes de machado na cabeça, e, em seguida, cometeu suicídio por enforcamento, utilizando-se de uma corda”, diz trecho de uma nota da Polícia Civil enviada à imprensa.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e removeram os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

De acordo com a Polícia Civil, o casal estava sofrendo com depressão, após a morte recente de um filho, causada por acidente de trânsito. Um inquérito será instaurado para esclarecer o caso. Não há informações sobre local do velório e data do sepultamento.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019
Notícias

Diante dos diversos roubos a transeuntes que estão ocorrendo nesta cidade, sempre com as mesmas características (dois homens em uma motocicleta). No dia de terça-feira, 26/11/2019, a equipe do Serviço de Investigação desta Unidade Policial, em diligencia, conseguiu recuperar um aparelho Samsung J5, que fora roubado no dia 24/11/2019, na cidade de Irecê, sendo encontrado na casa duas pessoas, sendo elas apresentadas nesta Delegacia e diversos aparelhos celulares e a quantia de R$ 2.000,00.

Verificou-se que a casa pertencia a Kelbert Marley Dourado Feitosa, sendo identificado como dono do veículo utilizado no referido assalto, motocicleta Honda Fan 150, placa NZU-3D44, moto foi flagrada por câmeras de segurança.

No dia seguinte, ou seja, quarta-feira (27), Kelbert se apresentou com advogado, sendo interrogado e negado todas as acusações, sendo então liberado. Realizando diligências no fórum dessa cidade, constou que o mesmo possuía mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas e quando o mesmo estava saindo com seu advogado do fórum foi realizado acompanhamento, logrando-se êxito no cumprimento da prisão do indigitado, sendo apresentado na Delegacia Territorial de Irecê.

Por fim, Kelbert também responderá pelo crime de roubo, sendo investigado em outros crimes contra o patrimônio ocorridos nesta cidade.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019
Notícias

Os territórios indígenas tiveram uma perda de 423,3 km² de floresta para o desmatamento entre agosto de 2018 e julho de 2019, segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), programa coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e obtidos pelo UOL. O número representa uma alta de 74% em relação ao território desmatado no mesmo período do ano anterior, que foi de 242,5 km².

A terra do povo indígena Ituna/Itatá, localizada no Pará, foi a mais desmatada. A área protegida teve 119,92 km² desflorestados, o equivalente a 28,33% do total. Trata-se de um dos povos isolados – sem contato com o homem branco – que restam na Amazônia. A área de conservação fica próxima ao município de Altamira, considerado o mais desmatado do Brasil.

Também foram bastante afetadas as áreas dos povos Apyterewa (85,25 km²), Cachoeira Seca (60,2 km²), Trincheira Bacajá (34,62 km²) e Kayapó (20,04 km²), todas localizadas no estado do Pará. As terras indígenas são 4% do total desmatado na Amazônia Legal durante o período. No total, 10,1 mil km² de floresta foram desmatados entre agosto de 2018 e julho de 2019.

Fonte: UOL



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019
Notícias

Um homem, que segundo a polícia, estaria extorquindo pessoas na cidade de Xique-Xique, foi apresentado à delegacia de Polícia Civil da cidade na manhã de quarta-feira (27), por volta das 09h.

De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, o suspeito foi identificado por possíveis vítimas.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019
Notícias

Lapão - A Justiça decretou na tarde desta quarta-feira (27) a prisão preventiva do fisioterapeuta Alfredo Victor Oliveira, suspeito de ter encomendado a morte de Rafaela Gomes de Souza, de 27 anos, que estava desaparecida há uma semana.

O corpo de Rafaela ainda não foi localizado. À autoridade policial, Alfredo, após entrar em diversas contradições, confessou ser o mandante do assassinato.

Alfredo e Rafaela mantinham um relacionamento amoroso. Ele é casado e disse à polícia que vinha sendo chantageado por Rafaela.

Matérias relacionadas:

Mulher que estava desaparecida em Lapão é assassinada, diz suspeito em depoimento

Mulher desaparece em Lapão e preocupa familiares

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019
Notícias

O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta terça-feira (26), nas imediações da antiga Esagri, em Irecê.

Segundo as primeiras informações, a vítima foi identificada por Adriano de Souza dos Santos, 28 anos, natural de Barreiras.

De acordo com a polícia, pelo menos cinco tiros atingiram o rapaz. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal – IML.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019
Notícias

 

O humorista Charles Guttenberg, mais conhecido como Rapadura, morreu na tarde desta terça-feira (26), em um hospital de Jundiaí, no interior de São Paulo. Ele ficou nacionalmente conhecido por participar do programa “A Praça é Nossa”, do SBT.

Rapadura passou por uma cirurgia no intestino e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em nota, o hospital diz que o paciente sofreu falência de múltiplos órgãos depois da operação.

Horas antes, o perfil de Rapadura havia publicado que ele seguia na UTI e tinha estado de saúde considerado grave. "Continuem orando por ele", pedia o administrador da página.

Não há informação sobre o velório e enterro do humorista.

Na semana passada, o artista publicou um vídeo no Facebook avisando aos fãs que passaria por uma cirurgia no intestino e que, por isso, estava internado.

Fonte: Correio 24h



Compartilhar no Whatsapp