Terça-feira, 26 de Novembro de 2019
Notícias

O deputado estadual Jacó (PT), que esteve em São Paulo no fim de semana acompanhando o 7º Congresso do PT, parabenizou a deputada federal Gleisi Hoffmann pela recondução à presidência do Partido. Gleisi foi eleita neste domingo com 71% dos votos. O vice-líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia destacou também o resultado obtido por Valter Pomar, dirigente nacional da Articulação de Esquerda, e que obteve 12% dos votos através da Chapa 220 – Optei pelo Socialismo, Lula Livre/ Em Tempos de Guerra a Esperança é Vermelha.

Pomar recebeu o apoio da corrente PT de Todas as Lutas, que faz parte do campo Optei e deverá compor a direção nacional do Partido. O PT de Todas as Lutas na Bahia tem entre seus integrantes o deputado Jacó e o secretário nacional de movimentos populares do PT, Ivan Alex.

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Novembro de 2019
Notícias

O Ministério da Saúde liberou R$ 5 milhões para 101 municípios baianos. O recurso é destinado à aquisição de equipamentos odontológicos para os municípios que implantaram Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família. O repasse foi publicado do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25).

Conforme a pasta, a medida tem entre os objetivos o incentivo a reorganização da atenção à Saúde Bucal na atenção básica; a necessidade de ampliação do acesso da população brasileira às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal; e a necessidade de melhorar os índices epidemiológicos em saúde bucal da população brasileira.

A publicação destaca que os recursos financeiros são destinados à aquisição de cadeira odontológica completa, que inclui equipo odontológico, unidade auxiliar e refletor.

O valor repassado para cada município varia de acordo com o número de novas equipe de Saúde Bucal implantadas. "Para cada Município teve como referência o valor unitário da Cadeira Odontológica Completa, para o ano de 2020, constante na Relação Nacional de Equipamentos e Materiais Permanentes financiáveis pelo SUS (Renen) no Sistema de Informação e Gerenciamento de Equipamentos e Materiais Permanentes para o SUS (Sigem)", frisa o texto publicado no DOU.

O Ministério ainda orienta que caso o gestor municipal já tenha adquirido a cadeira odontológica do para as equipes de Saúde Bucal, nas Unidades Básicas de Saúde, os recursos financeiros poderão ser utilizados para aquisição de outros equipamentos odontológicos, de acordo com a necessidade do atendimento e com a Renen.

Os municípios beneficiados são: Água Fria, América Dourada, Anagé, Anguera, Antas, Arataca, Barreiras, Barro Alto, Belo Campo, Biritinga, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Buerarema, Caculé, Caetité, Cairu, Campo Formoso, Canarana, Capela do Alto Alegre, Cícero Dantas, Conceição do Almeida, Coribe, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Firmino Alves, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Governador Mangabeira, Guajeru, Guanambi, Ibicaraí, Ibicoara, Ibicuí, Ibirapitanga, Ibitiara, Ilhéus, Ipecaetá, Itaberaba, Itaju do Colônia, Itamari, Itapé, Itapebi, Itiruçu, Itiúba, Jaguaquara, Jaguarari, Jaguaripe, Jiquiriçá, João Dourado, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Mairi, Maracás, Maragogipe, Mata de São João, Miguel Calmon, Mulungu do Morro, Nazaré, Nova Fátima, Novo Horizonte, Paripiranga, Pé de Serra, Pedrão, Pindobaçu, Porto Seguro, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Retirolândia, Riacho de Santana, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Salvador, Santaluz, Santanópolis, Santo Estêvão, São Domingos, Saúde, Seabra, Serra Dourada, Serrolândia, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanque Novo, Tanquinho, Teolândia, Tremedal, Uma, Urandi, Valente, Várzea do Poço, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Novembro de 2019
Notícias

Acontecerá no próximo dia 26, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFBA) Campus Irecê o I Simpósio de Manutenção Industrial e Eletromecânica.

O evento acontecerá no turno vespertino a partir das 13h30. Focado no relato de experiências profissionais nas áreas de Manutenção Industrial e de Eletromecânica, o mesmo contará com a participação de Ângelo Vaz, Gerente de Manutenção da Embasa e Renério Reis, mecânico da Yamaha em Irecê.

No Simpósio terá também atividades práticas no laboratório de Fabricação Mecânica e Elétrica.

Segundo Sílvia Garcez, professora do curso de Manutenção Industrial, e membro da comissão organizadora, "o simpósio visa aproximar os futuros profissionais da prática cotidiana através de relatos de experiências e atividades práticas".

As inscrições estão abertas até 24/11/2019, no seguinte link

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019
Notícias

Na noite de sábado (23), uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, durante Operação Força Total, em ronda no povoado de Lagedo do Pau D'arco, município de Lapão, abordou uma motocicleta onde foi constatado o chassi raspado. As informações são da CIPE-Semiárido.

A corporação informou, em nota, que no momento não foi possível confirmar a procedência da motocicleta por falta de sinal no sistema de consulta, sendo  apresentada na delegacia de Irecê, onde posteriormente foi constatado restrição de furto/roubo. .

O condutor se apresentou na delegacia onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019
Notícias

A economia do Médio São Francisco, na Bahia, ganhará reforço com o início da operação das etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, localizado entre os municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu. Na última sexta-feira (22), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, assinaram os contratos de concessão que autorizam a ocupação dos lotes e o início da operação do projeto de irrigação.

A previsão é de que com a ocupação desses lotes sejam gerados cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos a partir de um investimento de cerca R$ 1 bilhão realizado pela Codevasf até o momento. Com a conclusão das nove etapas do projeto, a região terá uma oferta de 120 mil empregos diretos e indiretos.

A solenidade foi realizada na Estação de Bombeamento Principal (EBP) do projeto de irrigação e contou com a presença de agricultores que ocuparão os lotes, do diretor da Área de Infraestrutura e Desenvolvimento Integrado da Codevasf, Sérgio Costa, e do superintendente regional da Companhia em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento, além de parlamentares e autoridades locais.

O ministro Gustavo Canuto destacou na cerimônia desta sexta-feira o estímulo ao desenvolvimento regional associado ao projeto de irrigação. “Estamos aqui novamente para trazer desenvolvimento, progresso e oportunidade. Como foi bem dito, ninguém aqui quer esmola, ninguém quer assistência, mas condições para o seu sustento e [para] fazer por onde. É com isso que o governo federal se preocupa: em dar condições. O sertanejo é antes de tudo um forte, e é isso que a gente precisa fazer: usar essa fortaleza que existe em cada um de vocês”, afirmou.

O presidente da Codevasf celebra o fortalecimento da economia regional. “O Projeto Baixio de Irecê promoverá desenvolvimento e será indutor de investimentos na região do Médio São Francisco. Devem surgir 25 mil empregos diretos e indiretos em futuro próximo. Haverá ainda aumento na arrecadação de impostos, que poderão ser convertidos em benefícios para a própria população em áreas como infraestrutura, educação e saúde”, destaca Marcelo Moreira.

Baixio de Irecê BAA assinatura do contrato deu novo ânimo ao agricultor Juraci Souza. Filho de produtores rurais, ele agora planeja o início da produção em seu próprio lote. “Eu não tenho palavra para expressar a grandiosidade que é a entrada em operação do projeto Baixo de Irecê. Num momento como esse, você poder produzir é maravilhoso. Nós temos água, temos solo e um clima favorável e faltava apenas esse ponta pé do Governo Federal. Agora vamos iniciar o plantio o quanto antes para colher o mais rápido possível”, revela.

Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê

O Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê está sendo implantado pela Codevasf em nove etapas, numa área de 93,5 mil hectares, sendo cerca de 48 mil hectares de área total irrigável. Na solenidade desta sexta-feira, foram entregues mais de 11 mil hectares de área irrigável das etapas 1 e 2 do projeto – a previsão é de que a ocupação dessas áreas seja concluída até 2022. Os lotes entregues foram disponibilizadas por meio de seleção pública. Os habilitados assinaram o contrato de concessão para que possam iniciar a ocupação dos lotes e a produção agrícola.

BaixioNa área da etapa 1 do projeto de irrigação, foi autorizada a ocupação de 163 lotes com tamanhos de entre 6 e 30 hectares, destinados a pequenos irrigantes, 16 lotes empresariais e um lote para cooperativa. Na área da etapa 2, foi liberada a ocupação de 22 lotes com tamanhos aproximados de 1.300 a 5.800 hectares, que serão ocupados pela empresa Irriga Bahia, vencedora da licitação para concessão de direito real de uso (CDRU), e duas unidades com pouco mais de 600 hectares.

A previsão da Codevasf é de que a exploração agrícola se concentre na fruticultura, com produção de banana, mamão, goiaba, melão e limão nos lotes dos pequenos produtores. Nos lotes médios e grandes, a perspectiva é de produção de grãos, como soja, milho, sorgo e feijão. A produção estimada anual é de aproximadamente 16 mil toneladas de frutas e 83 mil toneladas de grãos nas áreas liberadas para ocupação.

Dois setores da etapa 1 já estão aptos a iniciar o processo produtivo: o setor 1, com 318 hectares, e o setor 4, com 282 hectares. A Codevasf estima que, quando estiver em plena produção, as duas etapas entregues movimentem por ano na região cerca de R$ 140 milhões em valor bruto de produção (VBP). Com a implantação de todas as nove etapas, o VBP deverá chegar a R$ 500 milhões.

A Companhia também autorizou a realização de obras complementares para distribuição de energia, montagem de estações de recalque e melhorias em vias de acesso, como na estrada de interligação da rodovia BA-052 ao projeto de irrigação, com extensão de 42 quilômetros.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 23 de Novembro de 2019
Notícias

Caminhão tomba na BA-046, na região da chapada diamantina – Foto: Divulgação/PM

Um caminhão carregado de cebola tombou na manhã desta sexta-feira (22) na BA-046, rodovia que interliga os municípios de Ruy Barbosa a Itaberaba, na Chapada Diamantina.

Segundo a Polícia Militar, o caminhão saiu da região de Irecê com destino ao sudeste do país. O veículo ficou completamente destruído. As causas do acidente serão investigadas.

O motorista de prenome Fabrício, morador de Irecê, teve apenas ferimentos leves. Ele foi socorrido para uma unidade hospitalar da região onde foi medicado e em seguida liberado.

A carga de cebola foi saqueada por populares.

Vídeo:

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 23 de Novembro de 2019
Notícias

O flagrante ocorreu no distrito de Soares - Foto:Divulgação

Na última quinta-feira (21), a Polícia Militar realizava rondas no distrito de Soares, no município de América Dourada, região de Irecê, e apresentou um homem à delegacia local após ser flagrado embriagado dirigindo um veículo.

Segundo a PM, o motorista foi parado depois de ser flagrado realizando manobras arriscadas em via pública.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o motorista não portava documentação obrigatória. O veículo, um Pálio/Weekend, cor prata, placas DHS-6849, licença de Mauá/SP, assim como o condutor, foram encaminhados à Delegacia Territorial de América Dourada.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 23 de Novembro de 2019
Notícias

Após um longo período de especulações, foi confirmada nesta sexta-feira, 22, a morte do apresentador Gugu Liberato, aos 60 anos de idade. Na quarta-feira, 20, Gugu sofreu um acidente doméstico em sua residência em Orlando, nos Estados Unidos, e foi hospitalizado em estado grave. Segundo sua assessoria de imprensa, ele caiu de uma altura de cerca de quatro metros, quando fazia um reparo no ar condicionado no sótão, e sofreu uma lesão na cabeça, com sangramento intracraniano. “Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral”, diz o comunicado oficial divulgado nesta noite à imprensa. Gugu teve a morte cerebral confirmada pelo neurocirurgião brasileiro Guilherme Lepski, chamado aos Estados Unidos pela família.

“Após ver as imagens dos exames em detalhes, [o médico] confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante da mãe [de Gugu] Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo”, diz o texto. Gugu deixa três filhos: João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.

“Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente”, diz a família. “Fica a saudade, ficam as lembranças – que são muitas – e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.”

Ainda serão definidos detalhes do traslado do corpo ao Brasil, e o velório e enterro.

Fonte: Veja



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Notícias

360 mil pessoas em 16 cidades no centro norte baiano. Em comum, um privilégio: poder contar com água tratada e encanada na torneira, vinda de um dos maiores rios brasileiros, o São Francisco. O caminho é longo. 132 quilômetros de tubulação, 12 estações de bombeamento, uma estação de tratamento de água em Itaguaçu da Bahia.

A obra de implantação do Sistema Adutor do São Francisco, finalizada em 2013, se configurou como a alternativa de abastecimento para uma população que tinha apenas uma opção de manancial, a Barragem de Mirorós, que servia também para irrigação e encontrava-se numa situação de colapso.

Quando inaugurada, a obra atendia oito cidades na microrregião. Desde agosto de 2018, passou a atender as 16 cidades devido à suspensão do uso da Barragem de Mirorós para abastecimento humano, definida pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A oferta de água do Sistema Adutor do São Francisco aumentou de 1.400 metros cúbicos de água por hora para 2.200 m3/h em 2018, representando um incremento de 43%  - Foto: Divulgação/Embasa

Hoje, estão em operação 12 estações, que bombeiam a água entre Xique-Xique e Irecê, além da estação de reversão, que leva água até a estação de tratamento de água de Ibititá. Lá, a água é distribuída para as cidades que eram antes atendidas por Mirorós. Todas essas estruturas de bombeamento são controladas remotamente por uma central de controle, conferindo maior eficiência operacional ao funcionamento do sistema.

A oferta de água do Sistema Adutor do São Francisco aumentou de 1.400 metros cúbicos de água por hora para 2.200 m3/h em 2018, representando um incremento de 43%. O Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê, alimentado pelo Rio São Francisco, é um dos maiores sistemas da Bahia.

Cidades atendidas pela Adutora do São Francisco: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, além dos respectivos povoados.

Fonte: Ascom - Embasa



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Notícias

Com perspectiva inicial de geração de cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos,  o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, estarão em Xique-Xique, nesta sexta-feira, 22 de novembro, às 10 horas, para assinar os contratos de concessão que autorizam a ocupação dos lotes e o início da operação do Projeto Público de Irrigação Baixio do Irecê.

O projeto público de irrigação está localizado entre os municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu, na região do Médio São Francisco. Para implantação das duas primeiras etapas, foram investidos até o momento pela Codevasf cerca de R$ 1 bilhão. No total, o projeto Baixio do Irecê terá 9 etapas, numa área de 93,5 mil hectares, sendo 48 mil hectares de área total irrigável.

A solenidade de autorização para ocupações dos lotes será realizada na Estação de Bombeamento Principal (EBP) do projeto de irrigação, localizada em no município de Xique-Xique (BA).

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp