Quinta-feira, 12 de Março de 2020
Notícias

Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) – Foto: Divulgação

Um caso suspeito de coronavírus em Irecê é investigado em Salvador. Um paciente que não teve o nome divulgado, morador da cidade e que esteve há cerca de um mês na Itália, deu entrada nessa quarta-feira (11) na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, com sintomas semelhantes aos da doença provocada pelo coronavírus.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde  por meio da Prefeitura de Irecê informa que as medidas necessárias de condução e notificação diagnóstica já foram tomadas.

Ainda conforme a nota, o paciente se encontra em isolamento domiciliar, e os seus familiares também estão sendo monitorados. “Não há necessidade de alarme no momento, e toda e qualquer informação necessária será compartilhada por meio oficial”.

Já foram coletadas amostras para realização de exames no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado na capital baiana.

A secretaria de saúde destaca, que em função da situação reconhecida de pandemia, a orientação de precaução e cuidados, como a higienização das mãos com sabão e álcool gel, deve ser seguida por todas as pessoas.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 12 de Março de 2020
Notícias

O presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, José Francisco Ramalho Filho, vai fazer uma visita de trabalho à cidade de Irecê nesta sexta-feira, 13 de março, para cumprir agenda institucional proposta por profissionais e inspetores da região. Na programação, está prevista uma reunião com engenheiros, agrônomos, profissionais das geociências, tecnólogos e técnicos de segurança para tratar de assuntos como fiscalização profissional, relações entre profissionais e empresas contratantes e legislação profissional. A reunião está agendada para às 17h de sexta-feira (13), no Anexo da Câmara Municipal de Vereadores de Irecê, na rua João José Silva Dourado, no bairro Copirece.

Além desta conversa, a ideia é também tratar de assuntos com a imprensa, principalmente a respeito da atuação do Crea-BA na região. Em 2019, o Conselho fez uma Ação Especial de Fiscalização em março e atuou em 529 atos fiscalizatórios, com 339 infrações registradas. Para 2020, além das ações fiscalizatórios de rotina, está prevista mais uma Ação Especial de Fiscalização, para o mês de maio, quando fiscais e supervisores devem visitar obras e serviços de engenharias em toda a região, incluindo as cidades de América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Buritirama, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.

O Crea-BA é o conselho profissional responsável por fiscalizar o exercício ético e legal das profissões nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Atualmente são cerca de 70 mil profissionais e 10 mil empresas registradas na autarquia federal. A atuação do Conselho se dá na busca da garantia de profissionais habilitados nos serviços e obras, além da proteção da sociedade.

Fonte: Ascom Crea-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 11 de Março de 2020
Notícias

A deputada Jusmari Oliveira se solidarizou com a população de Irecê pelos transtornos provocados pelas chuvas na cidade e na região.

A parlamentar se colocou à disposição para, através do seu mandato, levar as reivindicações do povo de Irecê ao governador Rui Costa no sentido de buscar formar de minimizar os danos.

“Quero dizer ao povo de Irecê e de todas as demais cidades atingidas pelas chuvas que estou solidária a todos neste momento em que a cidade e a região enfrentam grandes dificuldades. Irecê tem um povo forte, unido e trabalhador que com ajuda das instâncias de governo, vai superar esse momento e continuar crescendo, gerando empregos e se desenvolvendo. Receba todos o meu abraço e estamos juntos para prosseguir na caminhada rumo ao futuro. Que Deus abençoe a todos e faça com que esse momento se transforme em superação para um longo tempo de prosperidade”, finalizou a parlamentar.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 11 de Março de 2020
Notícias

Reconhecida nacionalmente no combate à violência contra a mulher, a Ronda Maria da Penha acaba de completar cinco anos de atividades. Para marcar a data, uma solenidade promovida no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, reuniu diversas autoridades no início da noite desta segunda-feira (9).

Na ocasião, o governador Rui Costa destacou que "o ideal, no século 21, seria que não tivéssemos nenhuma ocorrência de agressão contra as mulheres. E queremos construir essa sociedade. Espero que em breve possamos ter uma sociedade sem agressão contra as mulheres. Isso é algo para ser construído como política pública, mas também com uma grande mobilização da sociedade. Todo mundo precisa se mobilizar a favor da paz e contra qualquer tipo violência, principalmente contra a mulher".

A Ronda Maria da Penha tem sede na capital e núcleos em outros 15 municípios baianos. No evento de segunda (9), o governador anunciou que a iniciativa chegará a mais oito cidades: Teixeira de Freitas, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Jequié, Irecê, Catu e Entre Rios. "A Ronda será ampliada, mas fica sempre o desejo que ela se torne desnecessária o mais rápido possível", acrescentou Rui, que foi homenageado por ser uma das pessoas que contribuíram para a existência da iniciativa.

Em cinco anos, a Ronda Maria da Penha já atendeu 6,6 mil mulheres e realizou 27 mil fiscalizações, além de 217 prisões na Bahia. "Pode-se dizer que são 217 feminicídios a menos nas estatísticas da última metade de década. Gostaríamos que a Ronda Maria da Penha não fosse mais necessária, mas, enquanto isso não acontece, trabalharemos para que cada vez mais mulheres se sintam seguras e possam denunciar agressões", afirmou a comandante da tropa especializada, major Denice Santiago, que transferiu o cargo para a major Flávia Barreto durante a solenidade.

A Ronda Maria da Penha apresenta uma metodologia que envolve o acompanhamento das mulheres protegidas por medidas judiciais, que são identificadas com a ajuda das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O projeto atende, atualmente, mais de seis mil mulheres, fazendo ações como visitas domiciliares e acompanhamento em audiências judiciais.

Como resultado de termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública (DPE), Ministério Público (MPBA) e Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Ronda Maria da Penha ainda promove palestras de conscientização e possui uma 'Carta de Serviços', com informações úteis sobre a tropa e o trabalho que desenvolve.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 11 de Março de 2020
Notícias

Foi negado, nesta terça-feira (10), pela Justiça paraguaia o pedido da defesa de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Roberto de Assis para que eles passassem e cumprir prisão preventiva em regime domiciliar. Os advogados apresentaram um imóvel de um terceiro no valor de US$ 800 mil como garantia para que o juiz Gustavo Amarilla aceitasse a prisão domiciliar, mas ele considerou insuficiente. Ambos estão detidos desde a noite da última sexta-feira (6) na penitenciária Agrupação Especializada da Polícia Nacional, em Assunção, suspeitos de utilização de passaportes falsos para entrar no país e lá devem permanecer.

Funcionários detidos

Foram presos ainda, na manhã desta terça-feira, no Paraguai, três funcionários da Direção Nacional de Aviação Civil e Migração, que permitiram a entrada do empresário Wilmondes Sousa Lira, do ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e de seu irmão Roberto de Assis Moreira, todos com documentos com conteúdo falso. As informações foram confirmadas pelo promotor federal Federico Delfino.

Os três se juntam a Jorge Rodrigo Villanueva Torales (35), um funcionário do Dinac que permitiu o acesso a Wilmondes Souza Lira em 26 de fevereiro, já com documentos contendo conteúdo falso, que havia sido preso na noite desta segunda-feira. O promotor Delfino disse ainda que já localizada a pessoa que teria sido a chave para a adulteração dos documentos. Já foi expedido um mandado de prisão a ser executado em breve.

Fonte: Revista Fórum



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 10 de Março de 2020
Notícias

Foto: Divulgação/ Hemoba Irecê

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) pede doação de sangue para atender à demanda transfusionais de Irecê e região. Os estoques estão críticos e necessitam de reposição de forma urgente.

Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue.

Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.

Os doadores podem ir ao banco de sangue (anexo ao Hospital Regional de Irecê) à Rua Noel Nutels, em frente ao TFD,  em Irecê.  O funcionamento da Hemoba para essa semana, até o próximo dia 13 de março. Segunda e quinta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h30. Terça, quarta e sexta-feira, das 08h às 12h.

Para mais informações, o telefone é (74) 3641 0379.

Compareça, seu gesto de doação pode salvar vidas!

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 09 de Março de 2020
Notícias

O vereador Aristides Dourado ‘Borisco’ (PSB) foi internado às pressas no Hospital Regional de Irecê, após ter sofrido um mal súbito na manhã deste sábado (7). O parlamentar esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, segundo informações repassadas pela família, faz exames de tomografia para esclarecer o diagnóstico.

A princípio, os médicos informaram aos familiares que a suspeita é de um Ataque Isquêmico Transitório (AIT) – um tipo de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico AVCI), um quadro de menor risco e mais fácil de tratar – disse um parente.

Borisco sentiu-se mal após o café da manhã, por volta das 10h da manhã. Ele relatou ter sentido uma forte dor na nuca. Familiares o conduziram ao Hospital regional de Irecê, onde recebeu atendimento médico.

Fonte: Caraíbas Fm



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 09 de Março de 2020
Notícias

O irmão do senador baiano Otto Alencar (PSD), Cícero Alencar, ex-prefeito do município de Itarantim, faleceu no começo da tarde deste sábado (7) após sofrer um infarto agudo do miocárdio em Itapetinga.

Segundo o site Política Livre, o sepultamento será neste domingo (8), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O horário do enterro será às 16h, conforme divulgou a família.

Cícero ensaiava ser pré-candidato a prefeito de novo do município de Itarantim para o pleito de outubro deste ano. Ele administrou a cidade entre 1993 e 1996.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 07 de Março de 2020
Notícias

Com indignação e revolta. Foi assim que o deputado estadual Jacó (PT) recebeu nesta semana a denúncia de moradores de Xique-Xique, que se queixam da qualidade da água que anda saindo das torneiras da cidade.

Com cor amarelada e aparência poluída, a água distribuída em áreas do município é de responsabilidade do prefeito Reinaldinho (MDB) e da SAAE, empresa autônoma de água e esgoto da cidade.

“É revoltante ver o descaso do prefeito com esse problema do abastecimento. Essa questão já se arrasta a muitos anos e Reinaldinho, no seu terceiro mandato, não resolve o problema”, reclamou Jacó. “Nosso mandato não vai se calar sobre essa situação”, avisou.

O petista lembrou que a população de Xique-Xique está abandonada com o descaso da gestão municipal e que ingerir a água com aparência amarelada pode fazer mal a saúde. “O prefeito Reinaldinho tem uma postura de coronel. Ele faz isso para as pessoas ficarem doentes e dependentes do favor dele como estratégia de se perpetuar no poder. É o que chamamos de indústria da seca. Manter as pessoas dependentes do gestor municipal”, completou.

Jacó também criticou as políticas da prefeitura para a área de saúde. “O prefeito não quis se associar a policlínica do governo do estado e os equipamentos de saúde da cidade não atendem a população do município”, disse.

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Março de 2020
Notícias

Amanda Malaquias conta das dificuldades que passou ao chegar em São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal

Direto do povoado de Lagoa Grande, na cidade de Ibipeba, região de Irecê, Amanda Malaquias enfrentou a correria da cidade de São Paulo em busca de seus sonhos. Deixou a casa dos pais para estudar e trabalhar como modelo. De lá para cá, a baiana conquistou uma vaga no elenco fixo de Bailarinas do Faustão e concluiu sua faculdade de administração. À reportagem ela contou um pouco da carreira, dos cuidados com o corpo e dos planos para o futuro.

A história de Amanda lembra a de muitos brasileiros. Sem condições de se manter na capital baiana para estudar, ela viu em São Paulo a oportunidade de alcançar voos maiores e embarcou para morar com um tio e assim economizar nos gastos. Os pais ficaram em Ibipeba.

"Tenho muita gratidão pelo meu tio Bira Malaquias, pois só vim para São Paulo com incentivo e a ajuda dele. Ele sempre me apoiou. Posso dizer é meu segundo Pai!"

Amanda Malaquias ao lado dos pais — Foto: Arquivo Pessoal

A adaptação não foi fácil. Acostumada com a vida de interior em um vilarejo simples com aproximadamente 900 habitantes, a baiana conta que se assustou com a movimentação da cidade da garoa:

“Me assustei com o trânsito, com a quantidade de gente, com a grandeza dos prédios, enfim, me assustei com tudo. Tudo que estava vivendo era muito diferente do que tinha vivido até os meus 17 anos.”

"Dificuldade mesmo foi para aprender a me virar em cidade grande com tudo diferente do interior que vim, aprender a andar sozinha a pegar ônibus."

Estudando e modelando, Amanda começou os trabalhos na TV Globo como figuração em alguns programas, até que surgiu a oportunidade de participar do balé do Ding Dong, que abriu as portas para o contrato fixo.

“Após algumas semanas eu estava ensaiando e me apresentando no Programa do Faustão no Ding Dong. Após 18 meses participando do Ding Dong, passei no teste e fui contratada para o elenco fixo do Balé do Faustão.”

Planos para o futuro

Além de participar do Balé do Faustão, Amanda segue com a carreira de modelo e planeja entrar em uma pós-graduação em administração de empresas. Com o mundo artístico batendo à sua porta, ela também sonha em se tornar atriz e quem sabe, voltar a participar de concursos de Miss, que começou aos 15 anos e rendeu vários títulos.

“Comecei nesse mundo de Miss aos 15 anos e conquistei vários títulos, entre eles Miss Bahia Juvenil, Vice Miss Brasil Juvenil, Miss Brasil Global, Miss Model Internacional, entre outros.”

“Quero em breve ingressar em curso de teatro para quem sabe no futuro estrear em novelas na empresa que trabalho. Tudo o que tenho em mente para o futuro é para ser realizado em conjunto com a carreira de bailarina.”

Sem medir esforços para realizar seus sonhos, Amanda contou que recentemente pôde colocar mais um deles em prática, e falou sobre os cuidados que tem com o corpo.

“Realizei mais um sonho, que foi colocar silicone nos seios. Confesso que foi uma escolha maravilhosa, pois estou realizada com meu corpo!”

Amanda Malaquias após realizar sonho de colocar silicone — Foto: Arquivo Pessoal

“Cuido do corpo malhando, no mínimo 3 vezes por semana. Tenho parcerias com clínica de estética, dentista, academia, etc pois para manter o peso e definir o corpo precisamos de profissionais de várias áreas. Também evito frituras e refrigerante nem de longe.”

Fonte: As informações são do Gshow



Compartilhar no Whatsapp