Veículo apreendido pela polícia
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, solicitou apoio da polícia na última sexta-feira (11) para checar uma denúncia sobre extração ilegal de areia nas imediações da Lagoa Itaparica, na zona rural do município de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco.
De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, os responsáveis pela extração não estão autorizados a praticar a atividade no local, já que a área é de proteção ambiental.
No local foi apreendido uma caçamba, CAR/caminhão /Basculante , placa NKD-6513, licença de Aparecida de Goiânia/GO, utilizada para o transporte da carga.
O motorista e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local.
Fonte: Central Notícia
Aconteceu, na manhã dessa sexta-feira (11), no antigo Projeto Rondon, o encerramento e DIA D da 3ª Semana do Bebê. Com orientações em saúde, massagem shantalla, vacinação, atividades lúdicas, educativas e culturais, a ação foi voltada às mães, gestantes, pais, responsáveis, professores das creches municipais, bebês e crianças de até três anos.
Mãe de Isis Valentina, de sete meses, Ana Maria da Cruz, elogiou a iniciativa. “Está tudo maravilhoso. Minha filha já tomou a vacina, e agora estamos aqui nos divertindo. É muito bom termos essas atividades gratuitas para nossas crianças.”.
Para o secretário de Educação, Agnaldo Freitas, “é importante que as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social trabalhem em parceria para desenvolvermos cada vez mais ações de cuidado da nossa população”. O secretário destacou ainda a atuação da Prefeitura de Irecê em projetos para gestantes, crianças e idosos do município.
Fonte: Ascom - PMI
Os alunos Gabriel Porto, 4º ano de Informática, e Vanessa Santos, 3º ano de Eletromecânica, do Campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), conquistaram medalhas de prata na 2ª fase da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, edição 2019. Participantes da modalidade teórica da competição no nível 5, os mesmos alcançaram 78 e 73 pontos respectivamente.
Vanessa valoriza muito o apoio recebido dos professores. "Agradeço aos professores Lucas Simões e Laís Farias por todo apoio e disponibilidade, eles foram profissionais de suma importância para a motivação e aprendizagem durante todo o processo que antecedeu a OBR" destaca.
Gabriel também destaca o poio dos docentes e do seu grupo de estudo. "Apesar do curto período de preparação, as aulas e os encontros foram de grande ajuda para a conquista das medalhas. Gostaria de agradecer ao professor Lucas e à professora Laís pelas aulas que, com certeza, me deixaram mais preparado. E a Vanessa e Tifani pelo empenho e trabalho em grupo". Seu desejo e de que " o grupo cresça para que mais pessoas possam fazer a prova ano que vem" finaliza.
Lucas Simões, um dos professores que está à frente desse projeto, destaca a relevância dessa conquista. "A nossa participação foi surpreendente. De 13 alunos que fizeram a primeira fase, 3 foram para segunda etapa e desses 2 premiados com pratas. Com notas acima de 70%", comenta o professor. "Iniciamos o projeto de robótica a menos de 1 ano, e os resultados já se mostram algo maravilhoso. Os professores desse projeto, Cássio Lima, Lais Farias e eu, estamos muito felizes pelas conquistas deles. Eles ainda podem concorrer a uma vaga na universidade com essa premiação". acrescenta. "Isso é sensacional", finaliza empolgado o professor.
Da difusão da robótica:
Essa foi a primeira participação do campus Irecê na competição, que a partir da difusão da Robótica no IFBA em geral, proporcionado através de editais da Pró-reitoria de Extensão, vem construindo ambiente para motivar e incentivar o desenvolvimento dos projetos de robótica educacional pelos discentes. O IFBA tem formado multiplicadores nos campi para estimular a continuidade e permanência dos discentes na Instituição, aumentando a auto estima e estimulando o pensamento criativo.
Várias ações tem sido feitas com intuito de difundir conhecimento tecnológico através da realização e participação em oficinas, workshop e mostras tecnológicas dos projetos desenvolvidos, possibilitando aos professores e estudantes a criação de ecossistema que estimule as equipes dos campi do IFBA a participarem de mostras e campeonatos tecnológicos, como por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Robótica, modalidade teórica e prática e a Mostra Nacional de Robótica - MNR.
Fonte: IFBA Irecê
A droga apreendida pelo delegado Alex Nunes e equipe
Irecê - Neste sábado (12), agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes – DTE, em Irecê, após trabalho investigativo, flagrou um homem que tinha o objetivo de viajar para a cidade de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, onde entregaria uma quantidade de droga.
Segundo a DTE, os suspeitos que iriam receber o material também foram identificados e presos.
O trio foi identificado por Igor Antunes Rodrigues da Silva, Pablo Nascimento Cruz e Marcio Pereira da Cruz.
Ainda conforme a unidade especializada, foi apreendido um tablete de cocaína pesando 1 quilo e 20 gramas, avaliado em R$ 40.000,00 reais.
Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Irecê onde permanecem à disposição da Justiça. Em nota, a polícia ressaltou a importância da colaboração da comunidade na elucidação de crimes. “Mais um trabalho realizado pela Polícia Civil com ajuda da sociedade”.
Você sabe de algum crime relacionado ao tráfico de drogas em sua cidade? Não se cale. Entre em contato com o Disque Denúncia da DTE - Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. Sua identidade será mantida em sigilo. A DTE atende Irecê e mais 22 cidades da região.
WhatsApp: (74) 9.9936-5812
Fonte: Central Notícia
O governador Rui Costa chegou à cidade do Vaticano, na Itália, por volta das 9h da manhã (4h da manhã no Brasil) acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, para assistir à cerimônia de canonização de Irmã Dulce.
“Já aqui no Vaticano, numa grande expectativa, uma grande emoção, neste dia histórico para a Bahia e para todos que têm fé em Deus, e todos que gostam de ajudar o próximo de ver esse exemplo de vida que agora é santificada, a nossa Irmã Dulce, Santa Dulce dos Pobres”, afirmou o governador.
Fonte: Secom-BA
Em 12/10/2019, o Conselho de Segurança da cidade de Xique-Xique, juntamente com a CIPE Semiárido e a 5ª CIA PM, promoveram uma comemoração em homenagem ao Dia das Crianças, aproximando as crianças da Polícia Militar e proporcionando um maior estreitamento com a população da cidade de Xique-Xique.
Foi disponibilizado um stand demostrando equipamentos, fardamentos e fotos da história da CIPE Semiárido e distribuído lanches e sorvetes com a realização de diversas brincadeiras com palhaços e brinquedos montados na área do quartel, como pula-pula e escorregadeiras, onde as crianças se divertiram e alegraram o seu dia.
Fonte: As informações são da CIPE-Semiárido
Durante o mês de outubro e até o início de novembro, gestores e técnicos municipais de saúde de 249 municípios baianos participarão de encontros de formação com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros locais. Em Irecê, o encontro acontece na próxima quinta-feira, dia 17, das 8h30 às 16h30, no Auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), localizado na Rodovia BA 148, km 1800 – Bairro Vila Esperança.
As formações fazem parte da iniciativa Selo UNICEF e são voltadas, neste ciclo, à melhoria das políticas públicas voltadas à saúde das crianças e adolescentes. Estratégias para interiorização de crianças e adolescentes migrantes também farão parte da agenda.
A Bahia é um dos 18 estados com municípios participantes do Selo UNICEF – são 1.924 municípios na atual edição (2017-2020), distribuídos na Amazônia e Semiárido. A agenda completa dos 45 encontros de formação está disponível em selounicef.org.br.
Agenda do 5º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF na Bahia:
Polo
Datas
Vitória da Conquista
2 e 3 de outubro
Senhor do Bonfim
15 de outubro
Irecê
17 de outubro
Feira de Santana
30 e 31 de outubro
Barreiras
6 de novembro
Mais detalhes:
selounicef.org.br
Entre os temas trabalhados nas capacitações estão iniciativas de valorização da primeira infância, a exemplo da Semana do Bebê, de prevenção da desnutrição ou peso alto em meninas e meninos, incluindo o aleitamento materno e a importância de uma alimentação saudável, e o acesso ao pré-natal adequado. Também serão discutidos a implementação e o funcionamento adequado de serviços qualificados para a atenção integral à saúde de adolescentes e ações de promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos, além da prevenção de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis junto a adolescentes e jovens.
Situação no Brasil
Nas duas últimas décadas, o Brasil se destacou por reduzir significativamente a mortalidade infantil (até 1 ano) e na infância (até 5 anos). No entanto, em 2016, pela primeira vez em 26 anos, as taxas de mortalidade infantil e na infância cresceram. E, desde 2015, as coberturas vacinais – que vinham se mantendo em patamares de excelência – entraram em uma tendência de queda.
lém disso, os avanços não alcançam todos. No Brasil, meninos e meninas indígenas têm 2,5 vezes mais risco de morrer antes de completar um ano do que as outras crianças brasileiras. A desnutrição infantil é um grave problema entre as populações indígenas, e aparece como uma das principais causas básicas de morte. Também relacionada à má nutrição está a obesidade. O aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, sal e açúcar, com baixos teores de vitaminas, tem comprometido a saúde de crianças e adolescentes.
O Selo UNICEF
A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Visite www.unicef.org.br.
Fonte: Ascom - CDJBC
Ampliar a rede de comunicações da segurança pública e garantir mais agilidade no atendimento à população de Irecê, centro norte da Bahia, e em outras 23 cidades do entorno. Este é o principal objetivo do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) do município, inaugurado há pouco mais de dois anos.
O Cicom significa um incremento no poder de resposta da Polícia Militar, contando sempre com o apoio da comunidade, fazendo o papel de denunciar os delitos, para a redução dos índices criminais em Irecê e região.
A unidade integrada disponibiliza um número de telefone que permite à população fazer essas denúncias via aplicativo Whatsapp, para casos de investigação de homicídios e tantos outros crimes.
O Cicom enfatiza que a proposta auxilia nos trabalhos investigativos da Polícia Civil. O contato pode ser feito através do número (74) 9.9803-7636.
Fonte: Central Notícia
Uma mulher que não teve o nome revelado foi presa por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, na manhã desta quinta-feira (10) na cidade de Irecê.
Segundo a corporação, a suspeita foi flagrada embalando cocaína nos fundos de uma residência localizada na Rua Severiano Moitinho, Bairro Novo Horizonte. Os militares adentraram ao imóvel ao perceber movimentação estranha. O dono da casa autorizou a entrada dos policiais ao local, conforme nota da polícia enviada à imprensa.
A mulher e a droga foram encaminhadas à DTE - Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê.
Material apreendido:
Fonte: Central Notícia
Foi aberta oficialmente, na noite desta quinta-feira (10), a 1ª Feira Regional de Negócios Multissetorial de Irecê (Fernacc), realizada por meio de Parceria Público Privada (PPP), que ocorre na Praça Clériston Andrade reunindo mais de 200 expositores dos mais diversos setores.
Em discurso, o prefeito anfitrião Elmo Vaz, destacou a importância econômica e comercial da cidade para a região e Bahia. “Estamos prestigiando hoje a maior feira de negócios que Irecê já viu; uma oportunidade para troca de experiências e apresentação de produtos e serviços. Nossa cidade tem uma imensa importância comercial para a região e para a Bahia. Parabenizo a Lúcia Gonçalves, idealizadora desse projeto”, explanou Elmo Vaz.
O evento segue até domingo (13), aberto gratuitamente ao público das 9h às 22h. A estimativa é que 20 mil pessoas de toda da região visitem a feira diariamente. Já a estimativa de negócios é da ordem de R$ 5 milhões.
Fonte: Ascom - PMI
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...